Brasil e Sergipe têm parlamentos que são “as caras” da maioria

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O Brasil foi chacota na imprensa mundial no fim de semana por conta da tumultuada eleição para o Senado Federal onde até um voto a mais apareceu na primeira votação que foi anulada. Com uma comissão de fiscais formada pelos próprios senadores resta uma verdade: a podridão continuará imperando no Senado.

Porém, a culpa não é do senador que tentou burlar a eleição ou de parte significativa de seus colegas que não querem as mudanças: o principal culpado é a maioria do eleitorado que critica a classe política e voto pelo momento no afã de uma revolta passageira onde escolhe “salvador da pátria” que na maioria das vezes é pior do que o anterior.

Já em Sergipe o que falar da Assembleia e seus 14 deputados que elegeram um presidente sub judice, com graves processos por improbidade administrativa que resultaram na impugnação do registro da candidatura dele e uma liminar surgida de última hora para garantir a certeza da impunidade que impera no Brasil e em Sergipe Del Rey.

Enquanto os homens exercem seus podres poderes como bem cantou Caetano Veloso, a maioria do eleitorado que chama a classe política de corrupta é a mesma que aplaude e elege muitos que estão aí servindo de chacota internacional.

A verdade é que o Brasil tem parlamentos que são “as caras” da maioria de seu eleitorado. E toda miséria é pouca para quem optou pelos “podres poderes.”

 

Valdevan 90 é a esperança da oposição Pelo quadro de Sergipe Del Rey hoje só tem um nome que dá esperança e pode organizar a oposição: Valdevan 90. O homem correto, no lugar certo.

Mãe da Lava Jato E a Delegada Érika Marena, ex-Superintendente da Polícia Federal em Sergipe, que é considerada a “mãe” da Operação Lava Jato, é um dos braços direitos do Ministro Sérgio Moro no Ministério da Justiça e da Segurança Pública, em Brasília. Embora tenha passado pouco tempo à frente da PF em Sergipe, fontes da respeitada Polícia dizem que a mesma desempenhou um excelente trabalho no estado de Sergipe. Além de ser bastante organizada, Dra. Érika colocou a PF em destaque com a realização de várias operações. Os sergipanos contam com a ajuda e o apoio da Dra. Érika para que o MJ realize um importante trabalho em terras sergipanas.

O empresário Carlos Barreto Barbosa.

Solidariedade à família de Carlos Barreto Barbosa E o blog se solidariza com a família do empresário Carlos Barreto Barbosa, que morreu na sexta-feira, 01, após um assalto na fazenda dele e passar algumas horas encapuzado. O susto foi enorme e ele sofreu um enfarto sendo conduzido a um hospital em Aracaju, mas não resistiu. O sepultamento foi no sábado pela manhã no cemitério Colina da Saudade com a presença de dezenas de amigos que foram levar a solidariedade à família e o último adeus ao empresário que foi um exemplo de cidadão.

 

Será que temos uma ADEMA de faz de contas também? O processo de hibernação da FAFEN em Laranjeiras já começa a mostrar de forma cruel seus efeitos negativos. Moradores do povoado Bom Jesus, do Bairro Pedra Branca, estão sentindo um forte cheiro de amônia devido a vazamentos. Funcionários de terceirizadas também reclamam que dentro (em alguns pontos) o cheiro é insuportável. Onde estão os órgãos fiscalizadores? Acham pouco os danos já causados por este crime que é essa hibernação? Vão esperar uma tragédia maior?

Observação de João Fontes é pertinente Um texto do ex-deputado federal João Fontes afirmando que o senador Alessandro Vieira tem uma visão do estado policialesco repercutiu nas redes sociais. A verdade é que o direito virou questão de conveniência e oportunidade. Esses mesmos que alegaram o descumprimento do regimento do Senado, em outro momento irão defendê-lo. Abstraindo a questão pontual credito que o correto seria votação aberta sempre. Nada a se esconder dos eleitores. Alessandro começou mal.

Sindiscose suspende ato contra demissões na OAB/SE Estava marcado para amanhã, 05, um ato do Sindiscose (Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades coligadas e Afins do Estado de Sergipe) contra as demissões na OAB Sergipe. Segundo o sindicato apesar da seccional anunciar que encerrou 2018 com superávit financeiro, a entidade começa o ano com a demissão de duas funcionárias sem qualquer justificativa e sem nenhum histórico de problemas disciplinares. A OAB/SE se comprometeu em receber amanhã, às8h, os representantes do Sindiscose para tratar das demissões e por isso o ato foi suspenso até o resultado da reunião.

Sugestão ao prefeito de Aracaju: realizar a recuperação da Avenida Beira Mar à noite A Prefeitura de Aracaju anunciou na semana passada que vai iniciar hoje, 04, os serviços de recuperação da Avenida Beira mar em toda sua extensão. Uma obra importante agora no horário anunciado, das 8h às 17h, será um caos em meia pista. Na administração Déda onde foram colocadas novas camadas de asfalto nas principais avenidas as obras foram realizadas a noite. Fica a sugestão, mesmo pagando mais um pouco para os funcionários o transtorno será bem menor.

Gustinho perde em primeira empreitada e não elege líder do partido na Câmara Deu no NE Notícias: Em reunião do Solidariedade para escolha do líder do partido na Câmara dos Deputados, o recém-chegado ao Congresso Nacional, Gustinho Ribeiro, fez um discurso inflamado em apoio ao deputado federal pelo Rio de Janeiro, Áureo Lídio. Gustinho, novato e ainda inexperiente nos bastidores do Congresso Nacional, foi derrotado em sua primeira empreitada como federal. Augusto Coutinho, de Pernambuco, foi o escolhido para liderar o partido.

Querendo ser o camisa 10 Pelos corredores da Câmara, um comentário feito por um experiente político, também do Solidariedade, dá conta de que o deputado federal por Sergipe precisa conhecer mais as articulações e os bastidores. “Gustinho Ribeiro chegou de meias soquetes e de chuteiras, querendo ser o camisa 10”, disse o experiente deputado.

Vereador Zé Valter toma posse na Câmara de Aracaju Toma posse nesta segunda-feira, 4, na

Zé Valter assume hoje o mandato na Câmara de Aracaju no lugar de Iran Barbosa

Câmara de Vereadores de Aracaju, o vereador Zé Valter (PSD). Primeiro suplente da coligação “Aracaju Vai Ser Feliz de Novo”, obteve 2041 votos em sua primeira disputa eleitoral e assume o mandato em decorrência da eleição de Iran Barbosa (PT) para a Assembleia Legislativa nas eleições de 2018. Zé Valter é natural de Itabaiana, funcionário aposentado pela Petrobras, e atualmente se dedica a atividades agropecuárias no município de Simão Dias.

Vereador Zé Valter toma posse na Câmara de Aracaju II Por sua vida dedicada às pessoas, ingressou na Maçonaria em 1980, na Loja Serigy, ocupando o cargo de Venerável Mestre por 5 vezes e Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe por 2 vezes, durante um período de seis anos. Para Zé Valter, o parlamento é um novo desafio em sua vida, “mas como tantos outros”, diz encarar com a mesma seriedade e vontade para ajudar no progresso do mundo e das pessoas.

Vereador Zé Valter toma posse na Câmara de Aracaju III O novo parlamentar acrescenta que chega na Câmara de Aracaju “como um menino que começou a vida hoje”, mas com um acúmulo de vida que permite ajudar, colaborar com os demais vereadores para o bom”, destaca. Zé Valter finaliza prometendo trabalhar pela cidade e pelas pessoas. Essas são as duas causas que me fizeram chegar na Câmara de Vereadores e o que prometo é muito trabalho, dedicação e fidelidade aos princípios religiosos da santíssima trindade que carrego desde sempre”. A solenidade de posse acontecerá no Plenário da Câmara de Vereadores de Aracaju, na Praça Olímpio Campos, 74, às 10h.

Cabo Didi No mesmo ato, também será empossado o vereador Cabo Didi (Rede), que assume a vaga de Kitty Lima (Rede), eleita deputada estadual nas eleições de 2018.                                  

Atenção SMTT: moto boys demarcam área na Avenida principal do Conjunto Sol Nascente. A foto ao lado é na Avenida Cerzatina Régis, via principal do Conjunto Sol Nascente, no Bairro Jabotiana em Aracaju. Os cones foram colocados por moto boys que insistem em demarcar uma área para eles. A SMTT precisa atuar firmemente no local. A população agradece.

Liderança do conjunto Augusto Franco disputará eleição em 2020 Joaquim, uma liderança importante do Conjunto Augusto Franco, é pré-candidato a vereador por Aracaju. semanalmente tem sido procurado por diversos líderes partidários querendo sua filiação.

Fábio Reis pede renovação no MDB para ficar atento ao sentimento da sociedade rompendo o modelo tradicional de debate público Através das redes sociais o deputado federal Fábio Reis, MDB, analisou as últimas ações do partido principalmente com a disputa para o Senado Federal. “Os últimos fatos mostram que nós, políticos, temos de estar atentos ao sentimento da sociedade externado pelas redes sociais. Isso representa ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade. O desafio é romper com o modelo tradicional do debate público, que morre a cada dia.”, escreveu.

Forma tradicional Segundo Fábio Reis agora é a oportunidade é abandonar a forma tradicional de fazer política, adotando uma postura ágil e moderna, com um diálogo mais próximo do cidadão. “Defendo um MDB com a mesma modernidade e agilidade do ambiente virtual, sob risco de perder sua importância no cenário brasileiro. É preciso renovar, dar espaço às novas ideias, a novos projetos que proporcionem uma transformação para melhor na vida de cada brasileiro. Somos um partido grande e forte, mas que deve acompanhar as mudanças promovidas pelas novas tecnologias e canais de interação,” concluiu.

Sinpol/SE visita SergipePrevidência para esclarecer dúvidas relacionadas a filiados aposentados Representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) estiveram na sexta-feira, 1º, no SergipePrevidência, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Administração, com o intuito de esclarecer dúvidas relacionadas à mensalidade sindical paga por filiados aposentados.

Sem desconto “Percebemos que alguns colegas aposentados continuavam filiados, mas que o valor relacionado à mensalidade sindical não estava sendo descontado. Isso significa que o sindicato estava deixando de arrecadar a mensalidade destes filiados. Entretanto, mesmo que tenham atingido o máximo de desconto em folha permitido (por conta de empréstimo, por exemplo), os associados podem efetuar o pagamento da mensalidade à parte, por meio de boleto”, destacou Adriano Bandeira, presidente do Sinpol/SE.

Participantes Para compreender melhor a sistemática realizada no SergipePrevidência, representantes do sindicato estiveram reunidos com o diretor-presidente da autarquia, José Roberto de Lima Andrade; e com Jorge Normando Guimarães, diretor administrativo e financeiro do SergipePrevidência.

Luta sindical “A mensalidade de cada associado é importante porque sem filiados não existe luta sindical. Nosso objetivo é justamente a busca contínua pela valorização destes profissionais em todas as esferas da sociedade”, concluiu Adriano Bandeira.

Dia Mundial do Câncer Dentre as doenças crônicas não transmissíveis, o câncer é a segunda causa de morte no Brasil e no mundo, perde apenas para as mortes por doenças cardiovasculares. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil nos últimos anos.

Dia Mundial do Câncer II Nesta segunda-feira, 4, Dia Mundial contra o Câncer, a Clínica Onco Hematos reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer (World Cancer Day), uma campanha de utilidade pública, busca evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da conscientização e da educação sobre a doença, além de chamar a atenção de governos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

Câncer entre as mulheres Entre os tipos de câncer não melanoma, os mais frequentes entre as mulheres são o de mama, colo de útero e intestino, respectivamente. “Os três possuem programas de rastreamento populacional para detecção precoce, por meio de mamografia, colpocitologia oncótica (Papanicolau) e colonoscopia”, ressalta o oncologista Thiago Menezes.

Entre os homens Com exceção do câncer de pele não melanoma, os três tipos de câncer mais comuns em homens são os de próstata, pulmão e intestino, respectivamente. Esses três tipos de câncer perfazem 48,5% dos casos no público masculino. O urologista alerta que, no Brasil, ainda permeia a cultura entre os homens de não procurar assistência médica de forma regular e preventiva, negligenciando os cuidados com a sua própria saúde. “Nos três tipos mais comuns de câncer citados, a detecção precoce realizada através de exames de rotina para os grupos de risco pode representar a diferença entre a cura da doença ou o óbito. Um exemplo que também serve de incentivo para os homens são as taxas de cura para câncer de próstata em até 90% dos casos quando detectados em estágios iniciais”, frisa o urologista.

Hábitos saudáveis Além da avaliação periódica e preventiva, é muito importante a prática de hábitos de vida saudáveis. “Incentivar um estilo de vida saudável, com redução do consumo de bebidas alcoólicas, carne vermelha e alimentos processados, aumentando a ingestão de frutas e vegetais, contribuem para reduzir o risco de câncer, principalmente de intestino”, salienta André Yoichi, reforçando a importância de também praticar atividades físicas regulares.

Dia Nacional da Mamografia E amanhã, 5, será celebrado o Dia Nacional da Mamografia, com o intuito de sensibilizar as mulheres sobre a importância em realizar o exame. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e a mamografia é o método mais eficiente para detectar precocemente a doença. “O exame deve ser realizado a cada dois anos para todas as mulheres a partir dos 50 anos, segundo o Ministério da Saúde ou a partir dos 40 anos, conforme Sociedade de Mastologia”, destaca o oncologista Thiago Menezes, chamando atenção para a importância de realizar o exame devido ao grande impacto na redução da mortalidade pelo câncer mais prevalente e incidente nas mulheres.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                           

Perguntar que não querem calar Por que será que a alese renova sempre o contrato de locação de imóveis com o Iplese desde 2009? Há qual será o valor desse contrato? Será que em função da reforma com o dinheiro do povo, houve um desconto no valor do contrato?

“A Rede Inteligente para Água” Do advogado e engenheiro Ailton Rocha: Ao ler este livro, chamou-me atenção o trecho referente a “A Rede Inteligente para Água”. Atualmente no Brasil, cerca de 70% da água é usada para agricultura, cerca de 5% de nossa energia vai para bombear água, mas +50% dessa água é desperdiçada. Os exemplos são infinitos e a conclusão é a mesma: mostre-me um problema de água e lhe mostrarei um problema de informação. A solução para este problema de informação é criar redes inteligentes para todos os sistemas de distribuição de água, o que vem sendo chamado de “Rede Inteligente de Água”. O plano é incorporar todos os tipos de sensores, medidores inteligentes e automação por IA aos canos, esgotos, rios, lagos, reservatórios, portos e, no final, nos oceanos. Com 40% da população terrestre vivendo dentro de um raio de 100km do litoral, é na combinação da nanotecnologia e dessalinização que residem as maiores esperanças.

Cuidados na terceira idade são realizados através da geriatria – Programa Sergipe No Ar com o geriatra Antônio Cláudio das Neves.

 

 

 

ARTIGO

O cheiro das doenças. por Antônio Samarone.

Em minha viagem pelos cheiros, duas constatações. Primeira, o cheiro é individual, como a impressão digital, cada um tem o seu. A especificidade genética se expressa também no cheiro. Segunda, as doenças têm cheiros.

A medicina antiga diagnosticava com a ajuda do olfato. Avicena aconselhava aos médicos a exercitar bem o seu faro. Segundo ele, o odor da urina do seu paciente revela a sua patologia. No final do século XIX, o diagnóstico olfativo perdeu a sua ascendência.

No fundo, trata-se de um mesmo princípio: o cheiro específico de cada um se modifica com as doenças. As afecções possuem odores próprios, que se misturam com o odor do doente. Como não exercitamos o nosso olfato, não percebemos.

Não falo das doenças externas, dos abcessos, fistulas, feridas e perebas; nem do odor das carnes deterioradas do câncer no maxilar de Freud. Não falo do hálito cetônico dos diabéticos, nem do hálito urêmico dos renais crônicos, com cheiro de peixe; não, não trato disso. Isso qualquer recém-formado em medicina sabe.

A novidade é que as doenças possuem cheiros, mesmo aquelas em que os olfatos destreinados nada percebam. Trata-se de identificar os estados psicológicos dos pacientes pela linguagem dos odores. A competência olfativa do médico permite uma forte intuição sobre o estado de saúde dos seus assistidos.

Claro, fiquei em dúvida sobre essa importância do olfato na medicina, como afirmava os antigos. Sair perguntando. Fiz a mesma pergunta a vários especialistas: você consegue suspeitar um diagnóstico pelo cheiro? As doenças possuem Cheiros? A pergunta causou espanto a maioria, e as resposta foram genéricas e vagas.

Kraepelin, psiquiatra alemão, acreditava que a esquizofrenia possuía um cheiro próprio. Procurei um velho psiquiatra sergipano, um erudito em medicina, e perguntei-lhe: a esquizofrenia tem cheiro? Ele me contou uma história:

“Trabalhei muito tempo em hospitais públicos, com precárias condições de higiene dos ambientes e das pessoas, sempre senti um cheiro diferente junto aos esquizofrênicos. No interior de São Paulo, trabalhei num hospital totalmente higienizado, tudo limpo, entretanto, quando ia atender um esquizofrênico, a minha memória olfativa identificava o mesmo cheiro. Não tenho dúvidas, a esquizofrenia tem cheiro.”

O encanto com a medicina científica monopolizou os saberes. Mesmo assim, vários princípios da medicina hipocrática retornam timidamente. Por exemplo: a medicina grega acreditava na cura natural (vis medicatrix naturae), que as doenças evoluíam para a cura, e que a função do médico era não atrapalhar.

O médico sensato, na visão hipocrática, não se avexava, assumia uma posição expectante. Existe um movimento mundial (slow medicine), que restabelece, em parte, esse princípio.

A medicina hipocrática era holística, defendia que a doença era um desequilíbrio do homem consigo mesmo, com a família, com o meio ambiente, com a sociedade e com o cosmo. Alguma dúvida? O movimento das marés e as fases da lua interferiam com o andar de várias doenças. Que nos digam os lunáticos.

Nessa volta ao passado, na Inglaterra, o National Health Service (NHS), o serviço público de saúde mais antigo do mundo, aprovou o uso de cães treinados na identificação do câncer, pelo faro, na triagem dos pacientes. Um “pet scan” natural, mais barato e sem exposição às radiações ionizantes. Os cães treinados podem detectar câncer de próstata na urina em 93% dos casos. O teste Antígeno Específico da Próstata (PSA), tem uma alta taxa de “falsos positivos”.

A Dra Claire Guest, co-fundadora da Medical Detection Dogs, percebeu que ela tinha câncer de mama depois que seu cachorro, Daisy, começou a cutucar uma área do seu peito que parecia machucada. Testes mais tarde revelaram que ela tinha dois tumores.

A ciência começa a demonstrar o que a medicina antiga afirmava: as doenças possuem cheiro, mesmo que o olfato humano não perceba.

Para se evitar mal-entendidos, o faro dos cães não substitui os demais exames e recursos usados pela medicina em seus diagnósticos dos cânceres, nem de outras doenças; apenas comprova que através do olfato, se pode suspeitar de várias patologias.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Jabbnascimento O excesso de tolerância da população gera excesso de ousadia dos líderes nos poderes, fazendo as manobras que lhes convém para manutenção do poder.

www.twitter.com/ISMARVIANA Os Tribunais de Contas concentram num só órgão as funções processuais de “investigar, acusar e julgar”, tendo a missão de fiscalizar todos os órgãos e Poderes da República, razão por que não podem depender da força de trabalho do pessoal que integra as unidades auditadas.

www.twitter.com/demori Um comentário técnico: Brumadinho está dando baixa audiência pra imprensa. O que me leva a crer que crimes ambientais que matam centenas de pessoas   viraram as novas chacinas: quase ninguém se importa. Que tristeza. Nosso país está anestesiado.

www.twitter.com/marcoslmsantana Governar é plantar árvores
Se te incomoda o calor, plante uma árvore.
Se te incomoda a falta de água, plante uma árvore.
Se você gosta de frutas, plante uma árvore.
Se você gosta de pássaros, plante uma árvore.
E se você gosta da vida, plante muitas árvores!

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

A foto é da Foz do Tramandaí.  Estão esperando acabar que a poluição acabe com o Parque Ecológico do Tramandaí? Cadê os órgãos ambientais? Depois que não tiver mais jeito vão anunciar que licitação a área para a especulação imobiliária. Podem anotar!

 

Frase do Dia

“Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca.” William Jennings Bryan.

Comentários