Brasil, mostre a sua cara!

0

O IBGE deu início nesta segunda-feira o XII Censo Demográfico. Tive a curiosidade de dar uma olhada nas perguntas que serão feitas para a toda a população brasileira. É claro que meu interesse maior era sobre as questões sobre tecnologia. Na verdade são apenas três: Neste domicílio existe – 2.17 Tem telefone celular? 2.19 Microcomputador e (em caso positivo da resposta 2.19) 2.20 Microcomputador com acesso à internet.

Com estas perguntas, o Censo 2010 não vai nos ajudar muito para saber que rumo o Brasil tecnológico está tomando. Vamos poder saber, por exemplo, qual o percentual de brasileiros com acesso à rede e onde eles estão. Como as informações estão georeferenciadas poderemos ter um mapa para saber quais regiões estão mais e menos conectadas. Mas paramos por aí. Eu sei que existem perguntas de extrema importância para o país, como, por exemplo: 2.11 Existe energia elétrica no seu domicilio? (sem ela nem dá nem para ter computador!!!) ou 2.07 O esgoto do banheiro ou sanitário é lançado em… ou ainda 6.32 Já concluiu curso superior de graduação?

Com esses dados o governo poderá tomar decisões estratégicas para os próximos anos de forma a levar ao país aos rumos que os governantes querem. Porém, ainda assim, fico com a sensação que ainda vamos levar muito tempo para discutir temas tecnológicos baseados em dados reais.

De qualquer forma, o IBGE está de parabéns com o Censo 2010. A tecnologia empregada no processo está entre o que o mundo tem de melhor. Nada de questionários manuais. Vai ser tudo realmente informatizado, possibilitando que rapidamente o IBGE consiga processar e divulgar os primeiros resultados em poucos meses.

Vamos lá Brasil. Mostre sua cara!

 

UNIT está conectada

Semana passada um dos meus folows do Twitter postou uma mensagem “detonando” o Call Center da UNIT. Pouco tempo depois a UNIT respondeu (pelo próprio Twitter) ao aluno dizendo que estavam em processo de matrícula e que possivelmente isso deve ter influenciado no descontentamento do mesmo. Independente de ter sido esse o motivo, a UNIT mostrou que está conectada o que se passa na rede. Parabéns.

 

Continuando com o Twitter

Se teve gente que ficou assustada quando chegamos a 10 bilhões de tweets em apenas 4 anos, imagine que apenas 5 meses depois chegamos a 20 bilhões. É terrivelmente assustador. Hoje, com toda certeza, podemos dizer assim: se não está no Twitter não está acontecendo! Antes do final do ano chegamos aos 30 bilhões. Alguém quer apostar?

 

The Social Network

Este é o título do filme sofre o Facebook. O subtítulo do filme é o sugestivo “você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos. A data de lançamento nos EUA será 1º de outubro e nos cinemas do Brasil deve chegar em dezembro, mas antes disso poderá ser encontrado num torrente perto de você. É um filme imperdível para quem quer conhecer os bastidores do mundo da informática.

 

Tweets da semana

@marcosarmento RT @crvascodagama    Por méritos DENTRO DE CAMPO, Fernando Prass é primeiro lugar nos trending topics!

@rafaeloliveirav Em pleno Canada eu ouvi cantarem a traducao de “Vc nao vale nada mas eu gosto de vc”. Calcinha Preta, de Sergipe para o mundo!

@EloisaGaldino    Gente, vamos ajudar a repercutir, tá? A Praça São Francisco, em São Cristóvão, é Patrimônio da Humanidade. Sergipe ganhou o mundo! Viva!

@FINEP MP isenta de impostos recursos destinados à inovação nas empresas http://www.finep.gov.br//imprensa/noticia.asp?cod_noticia=2298

@ammenendez O aplicativo para iPhone da Globo News eh muito bom. O que falta para ser perfeito? Uma banda larga que preste!!!

 

iPhone com Jailbreak é legal

Lá na terra do Obama saiu uma decisão que pode matar um pouco do modelo (vencedor) de distribuição de aplicativos da Apple. Até semana passada para você poder usar algum aplicativo no seu iPhone seria necessário ter uma conta na App Store e somente a partir de lá é que você poderia fazer o download. Neste modelo, a Apple controla tudo e todos (inclusive a parte que mais interessa – o $$$$) que desejam fazer suas aplicações para rodar no cobiçado aparelho. O resultado é que poderemos ter um comércio “paralelo” (e legalizado) de venda de aplicações. Só quem sai perdendo com esse modelo é o Steve Jobs. Vamos ver o que acontece.

 

Não deixe de enviar seu comentário ou mandar um email para andresmenendez@infonet.com.br. Se estiver com preguiça de digita então mande um twett http://www.twitter.com/ammenendez

Até a próxima semana!

 

Em tempo: não, não vou falar de F1. Só digo o seguinte: valeu Barichello!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais