Briga de cachorro grande

A eleição para a presidência do Conselho e a Superintendência do Sebrae Sergipe não terminou ontem (17) com a contagem dos votos. Pelas reações contrárias à reeleição de José Tomaz (presidente) e Zezinho Guimarães (superintendente), ainda teremos vários rounds antes do fim da peleja, que certamente será levada à Justiça. Antes que os vencedores terminassem de comemorar, os derrotados denunciaram que o pleito foi eivado de erros. Um deles, segundo alega a Associação Comercial de Sergipe (Acese), foi impedir o voto do representante do Senac, Hugo França, sob a alegação que ele havia sido destituído da função pela Fecomércio. Contrário à reeleição de Tomaz e Guimarães, o governador Marcelo Déda (PT) insinuou que existe uma caixa preta na entidade e até mesmo o representante nacional do Sebrae preferiu não votar. Taí uma briga de cachorro grande. Faz bem aquele que assisti-la de camarote.

 

Lá vem a recessão

 

Economistas calculam que o Brasil vai entrar oficialmente em recessão, tal qual o Japão e a Europa. A má notícia, segundo eles, será dada em março do ano que vem, quando o PIB deve cair pelo segundo trimestre seguido. Com a perspectiva de desemprego, as centrais sindicais pedem cláusulas antidemissão nos contratos com empresas que receberem ajuda do governo. Prepare o bolso!

 

Tuberculose mata

Muitas pessoas acham que tuberculose é uma doença do passado, quando a cura – antibióticos – ainda não existia. Mas a verdade está longe disso: a tuberculose vem sofrendo mutações e se transformou num novo tipo, para o qual não há cura. Um dos mais temidos é o XDR-TB – Extensively drug-resistant tuberculosis. Trata-se de um tipo super resistente e mortal, que não responde aos antibióticos geralmente usados contra a tuberculose. A doença não tem cura e, por isso, corre risco de se tornar uma pandemia. Cuide-se!

Debate feminino

A Câmara Municipal de Aracaju abre suas portas nesta terça-feira (18) para que as mulheres discutam a participação delas na construção de políticas públicas e partidárias. Proposto pela vereadora Rosângela Santana (PT), o debate vai começar às 9 horas no plenário do Legislativo. “Este encontro representa a constante luta das mulheres pela ocupação nos espaços de poder”, diz afirmou a petista. A reunião também vai servir de base para a campanha “16 dias de Ativismo contra a Violência contra a Mulher”, que começa no próximo dia 24.

Ameaça de multa

O prefeito de Socorro, José Franco (PPS), pode ser multado em R$ 180 mil. A punição está sendo pedida pela Promotoria de justiça do Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro. Franco é acusado de não ter cumprido um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), efetivado em uma ação civil pública em trâmite na 1ª Vara Civil. Na época, o prefeito prometeu retirar todos os bares e barracas ilegais construídos em cima de canteiros e praças, além de arborizar todo o município. Acontece que, seis meses após o prazo acertado, nada foi feito. Danou-se!

Crédito oficial

As micro e pequenas empresas que vendem produtos e serviços para o governo federal poderão ter facilidades no acesso ao crédito. O governo pretende permitir, até o final do ano, que essas empresas usem o valor a receber da União como garantia para empréstimos em bancos públicos e privados. Esse mecanismo está previsto na lei das micro e pequenas empresas, mas ainda não foi posto em prática.

Prazo maior

O Banco do Nordeste informou que o prazo de adesão para a renegociação de dívidas rurais foi prorrogado para o dia 12 de dezembro. Os clientes interessados devem solicitar o termo de adesão disponível nas agências do Banco ou na seção “Renegociação de Dívidas” no portal www.bnb.gov.br. Entre os benefícios da Lei 11.775 estão a ampliação de prazos para pagamento, a redução dos encargos por atraso e descontos em caso de liquidação antecipada dos débitos.

Exposição de moedas

Em comemoração aos 200 anos do Banco do Brasil, o CCBB Itinerante apresenta em Aracaju, entre os dias 24 de novembro a 5 de dezembro, na Galeria Jenner Augusto, a exposição “A História da Moeda no Brasil”. Parte do acervo numismático do BB, as moedas tornam-se, em sua disposição, marcas de determinado período, sejam as cunhadas por espanhóis, holandeses e portugueses, sejam as adaptadas para lugares de difícil acesso, aonde a moeda não chegava e, conseqüentemente, outros objetos passavam a desempenhar a sua função.

 

Azul em Aracaju

 

O Jornal da Cidade publica hoje que a partir do próximo dia 15, a Azul Linhas Aéreas inicia suas operações com vôos, sem conexões, e com promessas de tarifas 35% mais baratas que as da concorrência. Partindo de Campinas (SP), a companhia terá Aracaju, Recife, Londrina e Goiânia como rotas. Legal!

Imposto excesso

A carga tributária pode chegar a 78,43% do valor do presente de Natal deste ano. Quem for comprar brinquedos, por exemplo, pagará em média 34,3% em impostos. É o que revela estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Os dados mostram que o perfume importado é o presente com maior carga tributária, seguido pelos jogos eletrônicos (72,18%), perfume nacional (69,13%), uísque (61,22%), tênis importado (58,59%) e vinho (52,5%).

 

Contra a dengue

 

Será apresentada hoje a campanha educativa sobre as medidas de combate e controle da dengue. A apresentação está marcada para logo mais às 9 horas, no Espaço Sobre as Ondas, na Orla de Atalaia, em Aracaju. A apresentação ficará a cargo do governador Marcelo Déda (PT) e do secretário estadual da Saúde, Rogério Carvalho. Foram convidados para o evento os atuais e os futuros prefeitos, secretários municipais de Saúde, promotores públicos e a imprensa. Com foco na educação e no esclarecimento, a campanha vai enfatizar a importância da cada cidadão para a eliminação dos riscos de epidemia da doença.


Preferindo o fiado

As consultas ao SCPC, que sinalizam as intenções de compra a prazo, subiram 7,4% nos 15 primeiros dias de novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados ontem pelo site InfoMoney, mostraram que as consultas ao SCPC Cheque, que apontam as intenções de compras à vista, tiveram uma alta um pouco menor, de 6,9%, entre os 15 primeiros dias do mês e o mesmo período de 2007. Na comparação com o mês passado, houve queda em ambos os casos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais