Cabelos Saudáveis

“Se você faz o que sempre fez, você obterá o que você sempre obteve.”
(Anthony Robbins)

Todos nós sabemos que o cabelo é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano).

Há em média 3 milhões e meio de fios capilares em uma pessoa adulta e crescem em média 1 cm por mês. Eles diferenciam-se dos pelos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento, além disso podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores.

Sabemos que os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto), mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica, servindo em alguns casos também como  um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.

Acima de tudo, o fio de cabelo é um pelo, mas sabidamente possui a mesma estrutura de todos os pelos do corpo humano, mas tem suas particularidades especificas.

O cabelo é um fio queratinizado que cresce na pele dos mamíferos, a sua haste é a parte do fio que emerge do couro cabeludo, sendo que é importante referir que a camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha tem pH (determina o grau de acidez ou alcalinidade de uma substancia líquida) levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH.

Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos (em cosmetologia considera-se até um pH= 6,1), portanto se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.

Principais Características Especificas dos Cabelos:

Os cabelos cacheados tendem a ser secos pela razão de seu formato em espiral, o que dificulta a hidratação dos cabelos.

Atenção: Devem ser hidratados com frequência para ficarem mais brilhantes, sedosos e não muito volumosos, sendo mais recomendado evitar penteá-los a seco, procurando penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta, desembaraçando – os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.

O s cabelos secos são aqueles que não são sedosos, devido a pouca produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, não sendo suficiente para lubrificar o cabelo até as pontas, causando pouca hidratação, consequentemente, o cabelo tem pouco brilho e é quebradiço.

Ele pode ser naturalmente seco ou pode ser adquirido pela exposição à poluição, ou ao uso inadequado de produtos capilares, dentre outros motivos, é importante salientar que no cabelo seco as escamas que compõem a camada externa dos fios abrem-se tornando-o mais vulnerável aos agentes externos , como poluição, vento , sol e processos químicos , como as tinturas e os permanentes.

O cabelo seco tem pouca irrigação nas pontas, porém recebe irrigação concentrada na raiz, o que reduz a perda de cabelo.

O tipo de cabelo mais comum é chamado de normal, ele é macio, com produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo equilibrado e regular, de modo a lubrificar o cabelo da raiz às pontas. Portanto não tem excesso de oleosidade na raiz nem ponta ressecada, em geral  dispensam grandes cuidados para exibir um aspecto brilhante e saudável.

O cabelo normal é uma característica natural, porém pessoas que têm cabelos secos ou oleosos podem equilibrar os níveis de gordura do couro cabeludo e atingir um equilíbrio equivalente ao do cabelo normal.

No caso dos  cabelos oleosos, eles ocorrem devido à produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, podem ficar com o aspecto sujo muito rapidamente, e sabe-se que passar a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem irá potencializar a sua oleosidade.

Também nesse caso ele pode ocorrer naturalmente, ou ser adquirido pela pouca regularidade na higiene, ao uso inadequado de produtos capilares, exposição a ambientes muito úmidos ou com alto teor de vapores de gordura, dentre outras causas, é bom considerar que o  cabelo oleoso tende a ter a irrigação distribuída ao longo dos fios, diminuindo a irrigação na raiz, o que aumenta a perda de cabelo.

Por fim citamos os cabelos mistos, ou seja, possuem características de cabelos oleosos e secos, o couro cabeludo é oleoso e as pontas são ressecadas e às vezes duplas, infelizmente trata-se do tipo de cabelo mais comum e por isso mesmo, é também o mais difícil de tratar.

A cor dos cabelos varia com diferentes níveis do pigmento melanina, naturais são basicamente das seguintes cores: loiros, castanhos, ruivos e pretos. Entretanto, podem ser tingidos e adquirirem praticamente todos os tipos de cores, quando ocorre  falta de melanina nos cabelos humanos isso provoca uma cor esbranquiçada nos cabelos, podendo ser um  processo decorrente do envelhecimento ou de uma doença, como o albinismo.

Consideram-se cabelos saudáveis quando cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas bem fechadas, chamadas cutículas, que protegem o interior do cabelo, sabe-se que nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular, o que mantém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo, mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.

E podemos considerar o cabelo danificado se eles apresentam um desgaste provocado por produtos químicos (permanentes, produtos inadequados, tinturas, descoloração, alisamento, etc.), além dos danos físicos (exposição excessiva aos raios UV, uso de secadores, escovação brusca), é lógico que em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, consequentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo, percebe-se com frequência que nos cabelos danificados, as escamas estão abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência, sendo por isso que eles necessitam de um tratamento profundo e intensivo.

Um boa semana e que a votação seja o resultado de um a democracia que aspiramos.

Maktub

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais