Cadê a Esquerda Sergipana, onde estão os comunistas?

Como faz quase todos os sábados o blog publica hoje um texto de um da uma dúzia de leitores do espaço. Desta vez o texto é de Ricardo da Silva Nascimento:

 

Passado o calor da agitada eleição sergipana várias são as análises feitas a respeito dos resultados que as urnas mostraram.  Falou-se muito da pífia vitória de Déda e da vergonhosa derrota petista em Aracaju. Vários outros casos foram comentados, até Tiririca ganhou espaço em Sergipe. Mas, algo foi pouco comentado na mídia. Quase não se viu falar no que aconteceu com os partidos ditos de esquerda, existe um tremendo silêncio sobre esses partidos.

 

 Eu não acredito, há muito tempo em papai Noel nem em Coelhinho da páscoa, muito menos que o comunismo possa dar certo! Desculpem-me os comunistas, mas, é fato que os casos práticos em que o comunismo foi aplicado não deram certo, não há o que contestar, a história comprovou. O socialismo soçobrou junto com a URSS, em 1991. Após a queda da União Soviética, apenas, péssimos exemplos de socialismo restaram. Ou seja, queiram ou não, o socialismo não deu certo e nem dará, o mundo é outro bem diferente daquele vivido por Engels e Marx. Não adianta dar murro em ponta de faca. É um momento de reavaliar a situação, rever conceitos, inovar o discurso e se apresentar como uma opção sensata e plausível. Não adianta usar o discurso de 30 anos atrás, por que não vai colar.

 

Sendo assim, diante do fracasso da implantação do comunismo a nível mundial, onde os comunistas sergipanos ganham importância no cenário da política local? Depois de todos esses acordos, arranjos e mutações políticas de 2010 como foram as chapas: João-Nilson, Déda-Amorins, entre outras aberrações, os partidos de esquerda entrariam como uma terceira opção, uma verdadeira oposição.

 

Desta forma, os comunas e socialistas deveriam se acordar, deixar as querelas entre os partidos comunistas de lado e unir forças em torno de uma única coligação mais forte. E essa estratégia, com muito trabalho, poderá dar certo em 2014, claro e óbvio, que não me refiro ao pleito majoritário, e sim a disputa para a câmara municipal. Com uma coligação de todos os partidos comunistas, e com discurso mais coerente, focado para a política local, haverá uma pequena possibilidade (pequena mais irá existir) de se atingir o coeficiente eleitoral de um vereador. A chapa para vereador seria encabeçada pelo líder sindicalista Toeta (PSTU), pelos estudantes Zeca Oliveira (PSTU) e Sakay (PCB), os quais foram relativamente bem votados no pleito de 2010.

 

 Seria interessante se os sonhadores comunistas esquecessem um pouco o FMI, os banqueiros, o moribundo imperialismo americano e etc. e tal. Seria interessante que focassem em um plano local, dirigido para política sergipana, especificamente, e não política para internacional e outras questões que não estão na alçada de deputados estaduais e vereadores. A esquerda ganhará força e importância quando concentrar sua atuação em propostas locais, e nada mais.  Deveriam esquecer divergências programáticas entre os partidos da esquerda (PSTU, PSOL, PCB, não considero aqui o PC do B) e se unirem em torno de uma única coligação de esquerda, uma verdadeira frente de oposição as velhas práticas políticas, com coerência, moral e discurso, para de fato, fazer oposição.

 

Essa frente de esquerda teria, praticamente, como proposta fazer oposição ao governo municipal. Com credibilidade e moral, esse único vereador que não terá força para executar mudanças significativas, servirá para fazer denuncias, dar suporte a movimentos sociais, entre outras coisas. Ao menos, quebraria aquele clima monótono da câmara, onde nada acontece no plenário-puxa-saco. Admito que não sou fã do estilo de Toeta. Mas, gostaria muito de ver um debate entre Toeta e Emanuel. Como, também, gostaria de ver o Toeta naquela tribuna, animando a oposição e esquentando a orelha do líder do governo com várias denúncias e pronunciamentos incômodos, acho que seria muito diferente da pacata câmara que vemos hoje. Só por este motivo já valeira a pena votar em um desses partidos. Garanto que a câmara de 2014 ficaria muito mais animada do que na legislatura atual. Assim sendo, cadê vocês comunistas? Acordem, renovem, reciclem-se, esqueça o arcaico discurso comunista e sejam mais objetivos e sistemáticos na oposição! O mundo é outro e o momento é de reavaliar. (Ricardo da Silva Nascimento).

 

 

Processos de Pirambu I

Alguns leitores estão cobrando a publicação neste espaço de informações sobre os processos envolvendo a prefeitura de Pirambu, quando  então prefeito, Juarez Batista, entregou o jogo, dizendo que era mero “laranja” do ex-prefeito André Moura, hoje deputado estadual. O blog entrou em contato com autoridades que estão dando andamento aos processos e teve algumas boas surpresas.

 

Processos de Pirambu II

Soube, por exemplo, que serão iniciados vários depoimentos na Delegacia de Defraudações, dos empresários envolvidos nos processos. São vários, que vão desde grandes empresas, até pequenas, com a emissão de notas fiscais frias. Soube também que no levantamento minucioso feito pelo MPE descobriu-se que 5 pequenas empresas da construção civil atuavam, não só em Pirambu, mas em outros municípios emitindo notas frias.

 

Divulgação do relatório

Os leitores não se preocupem porque o blog tem o extenso relatório sobre os problemas da prefeitura de Pirambu, na gestão do laranja Juarez Batista e vai publicar aos poucos. Tem muito “empresário” envolvido, de vários ramos.

 

Entendimento no Sebrae/SE

Depois de várias conversas e reuniões chegou-se a um consenso na eleição do Sebrae-SE. O superintendente será o empresário Lauro Vasconcelos, tendo como diretores Emanoel Sobral e Marcelo Barreto. O conselho deliberativo será presidido por Antônio Carlos Araújo.

 

Obras no atual governo

No programa Liberdade Sem Censura, da FM Liberdade, apresentado por George Magalhães, o presidente da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, Luciano Barreto participou de um debate sobre as obras do atual governo e disse que a entidade não tem envolvimento de ordem política, mas defende os interesses dos pequenos e médios empresários.

 

Faltou diálogo

Sobre o problema ocorrido nesta semana, de suspensão de recebimento de faturas e medições, Luciano Barreto disse que não sabe de quem partiu, mas o problema está sendo sanado. Para ele faltou diálogo com os pequenos e médios empresários que como todos os outros, têm muitos compromissos com os funcionários no final de ano.

 

Compromissos honrados

Luciano fez questão de ressaltar o diálogo aberto pelo secretário Valmor Barbosa, no atual governo e que do ponto de vista técnico o governo vem honrando todos os compromissos com precisão e correção, com as faturas pagas rigorosamente em dia. “Coisa que não acontecia nos governos anteriores, inclusive no último de João Alves”, lembrou.

 

Atraso de obras

Para Luciano Barreto o problema de atraso em várias obras decorre do fenômeno nacional de ter mais de 10 instituições fazendo o controle – muitas vezes fazendo a mesma fiscalização – e emperrando as obras. “Isso é ruim para o país e para a sociedade”, disse, alertando que a sociedade perde muito quando uma obra é paralisada e não feita totalmente. Ele voltou a defender que as obras sejam realizadas dentro de um orçamento justo e que as empresas que não cumprirem o contrato sejam excluídas dos processos licitatórios.

 

Posse no MPE

O governador Marcelo Déda suspendeu suas férias oficiais para participar na última sexta-feira, 19, da posse do promotor Orlando Rochadel como procurador-geral do MPE de Sergipe. “Acredito que o doutor Orlando Rochadel vai traduzir na sua gestão um novo tempo do Ministério Público. Nós testemunhamos os avanços que essa instituição vem tendo e a experiência de Rochadel como integrante do Ministério Público, mas também como interlocutor frequente da sociedade e das instituições, vai possibilitar a construção de um novo momento na relação do Ministério Público com a sociedade sergipana e com os demais poderes do estado”, destacou o governador.

 

Socorro abre Campanha Estadual contra a Dengue

O município de Nossa Senhora do Socorro realiza no sábado, 20, às 8h, em frente à Unidade de Saúde Gabriel Alves, localizada no conjunto Fernando Collor, a abertura da Campanha Estadual contra a Dengue, o Dia “D”. A ação contará com a presença da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, e percorrerá o final de linha e a Avenida Principal do conjunto com uma caminhada de sensibilização.

 

Mobilidade urbana

E o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira entregou a Câmara o novo projeto de revisão do Plano Diretor e os diversos Códigos urbanos. Tem também um novo, que trata da mobilidade urbana. É um problema grave que deve ser tratado como prioridade.

 

Pedestres

Quando se fala em mobilidade urbana não é apenas resolve o problema dos automóveis particulares, mas sobretudo criar um transporte urbano de qualidade. Além disso, priorizar o pedestre. Em vários locais de Aracaju as calçadas e canteiros foram invadidos com a conveniência do poder público. Ao lado do Ceasa mesmo, no centro de Aracaju, um canteiro foi tomado por restaurantes e já está atrapalhando até mesmo a avenida. Ninguém faz nada. Até quando?

 

Presidente eleita adota o apelido de “três porquinhos” I

A presidente eleita, Dilma Rousseff, arrancou risadas da plateia petista ontem ao carimbar oficialmente o apelido -que já era voz corrente- de “três porquinhos” a seus principais assessores políticos, Antonio Palocci, José Eduardo Dutra e José Eduardo Cardozo.Apesar de ressaltar que não havia sido ela quem tinha inventado a denominação, Dilma disse que a adorou porque “era simples”.Palocci, Cardozo e Dutra receberam o apelido ainda durante a campanha porque, como os personagens da fábula infantil, estavam sempre juntos.

 

Presidente eleita adota o apelido de “três porquinhos” II

A referência de Dilma ontem foi feita em meio a um elogio à atuação dos três petistas na sua campanha.”Os três porquinhos foram muito bem-sucedidos na coordenação da minha campanha. Eu encontrei neles companheiros de todas as horas”, disse. “Sem abrir mão de outras lideranças, eu quero dirigir a eles agradecimento especial”, completou.No último mês, Dilma e outros integrantes da campanha adotaram o apelido para se referir aos hoje coordenadores da transição.Eles mesmos brincavam em público com a alcunha, além de relatar ganho de peso durante a campanha eleitoral à Presidência.Na fábula, os Três Porquinhos eram Cícero, Heitor e Prático. Ontem, questionada por jornalistas, Dilma preferiu não associar seus assessores aos nomes dos personagens da história. (FSP).

 

Aniversário da Rádio Cultura I

Conforme já registrado por este blog, a Rádio Cultura de Sergipe, emissora católica ligada à Arquidiocese de Aracaju, foi fundada em 21 de novembro de 1959. Completa, portanto, amanhã, 51 anos de existência. A Cultura é, em ordem cronológica, a quarta emissora mais antiga do nosso Estado. Em seus primórdios, transmitia em onda tropical de 60 metros e em ondas médias, atualmente AM – Amplitude Modulada, em 670 KHZ, com uma potência de 10 KW. Da solenidade de inauguração participaram várias autoridades, dentre as quais o Embaixador Sette Câmara, representando o presidente da República, Juscelino Kubitschek (JK).

 

Aniversário da Rádio Cultura II

Segundo o padre Isaías Nascimento, autor do livro “Dom Távora – o bispo dos operários”, no dia 29 de novembro de 1958, isto é, no mesmo ano em que chegou a Aracaju, Dom Távora lançou um Manifesto aos Sergipanos, em prol da construção da Rádio Cultura de Sergipe. O Manifesto é transcrito, na íntegra, na obra do Padre Isaías. Um detalhe importante é que Sette Câmara era o Chefe da Casa Civil de JK e grande amigo do bispo Dom Távora. A Rádio Cultura transmitiu, durante anos, os programas educativos do MEB – Movimento de Educação de Base, através das Escolas Radiofônicas, com aparelhos de rádio cativos espalhados em inúmeros postos no interior do Estado.

 

Aniversário da Rádio Cultura III

A emissora integrava a RENEC – Rede Nacional de Emissoras Católicas e a Cadeia Verde-Amarela, comandada pela Rádio Bandeirantes de São Paulo. Clodoaldo Alencar Filho deixou a direção da Cultura e foi substituído por Raymundo Luiz. Em 1964, já sob o regime militar, o homem do “Falando Francamente” deixa a Rádio Cultura e se transfere, com toda a equipe esportiva, para a Rádio Difusora, cujo diretor, José Ribeiro do Nascimento, o Sodré Jr., ao lado de José Eugênio de Jesus, titular de esportes, acolhe de braços abertos os profissionais comandados por Raymundo Luiz. Após a administração de Pedro da Silva Bastos, o padre Carvalho assumiu a direção da emissora católica. Em 1991, o grupo SHALOM, do Ceará, passa a dirigir a Cultura, o que persiste até hoje.O cearense João Eudes é o diretor-geral, tendo assumido em 2003, em lugar de Luiz Carlos, que retornou a Fortaleza. Este blog parabeniza todos quantos, ao longo da história, ajudaram e ajudam no desenvolvimento dos trabalhos da Rádio Cultura de Sergipe, cuja principal meta é a Evangelização.

 

Marcas indeléveis

Realizações da Igreja Católica em Sergipe, de fundamental importância para o progresso do nosso Estado: Rádio Cultura, Jornal “A Cruzada”, o “SAME”, a Faculdade Católica de Filosofia, o MEB – Movimento de Educação de Base, a PROCASE – na área do campo(reforma agrária) e a criação da Universidade Federal de Sergipe, que teve em Dom Luciano Duarte um dos seus impulsionadores, como membro do Conselho Federal de Educação.

 

Itabaiana: secretário convocado

Em discurso na Câmara de Itabaiana, o Vereador Olivier Chagas,  cobrou do líder do prefeito, vereador Jose Carlos Góis, “Carlinhos da Atlética”, resposta sobre as questões levantadas por Olivier em sessão anterior, o vereador cobrou explicações do poder executivo municipal sobre o processo de bloqueio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS dos trabalhadores municipais, e quanto a denúncia de não repasse das parcelas do crédito consignado de servidores aos agentes credores.  O vereador lembrou que, em sessão anterior, a vereadora situacionista Ivoni Lima de Andrade, em aparte concedido por Olivier, declarou que, por ordem do prefeito, o processo de bloqueio do FGTS seria encerrado, ação esta que até o momento não foi realizada.

 

Prêmio Esso de Jornalismo 2010 I

A reportagem de Roberto Cabrini sobre abuso sexual infantil – Sexo, intrigas e poder – exibida pelo SBT, com imagens do repórter cinematográfico Lula Andrade, foi a vencedora, na categoria Telejornalismo, do Prêmio Esso de Jornalismo 2010. Em 2008 Lula já tinha faturado o 8º Prêmio de Jornalismo sobre Biodivesidade promovido pela ONG SOS Mata Atlântica.

 

Prêmio Esso de Jornalismo 2010 II

Lula Andrade, como todos que são da área sabem, foi repórter cinematográfico da TV Aperipê, da TV Sergipe e da maioria das produtoras de Sergipe. Radicado em São Paulo Lula Andrade é um dos repórteres cinematográficos mais experientes da emissora de Sílvio Santos, tendo viajado meio mundo nas suas reportagens.

 

Novo pronto socorro do HUJAF

E esta semana a secretária de Estado, Mônica Sampaio, convidou os representantes de várias entidades da área para uma visita ao novo pronto socorro do Hospital de Urgência João Alves Filho que será inaugurado nos próximos dias. O mais interessante é que o presidente do sindicato dos médicos, José Menezes não atendeu o convite. Será que ele não está preocupado com a melhoria da qualidade do atendimento? Ou o radicalismo não deixar enxergar o que é bom?

 

Aracaju divulgado no Macapá

Na próxima semana, a comissão organizadora do Encontro Abrasel Aracaju e a Êxito Eventos – organizadora do Encontro que será em Aracaju em março de 2011 – vão promover ação de divulgação do evento durante o Encontro que será realizado em Macapá de 23 a 25 de novembro. O objetivo do presidente da Seccional Sergipe da Abrasel, Augusto José de Carvalho, é gerar parcerias e captar participantes para a edição sergipana do evento.

 

Ficha Limpa

Em conversa com o vereador Bertulino Menezes (PSB), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), confidenciou que, assim que chegar a suas mãos, vai sancionar o projeto de lei que torna obrigatória a ?Ficha Limpa? para o exercício de cargos públicos, no âmbito do Poder Executivo e do Poder Legislativo do Município. A propositura, que tem o apoio da OAB/SE, já tramita na Câmara Municipal e será colocado em votação nas próximas sessões. ?Depois do apoio da OAB, receber o apoio do prefeito me deixa bastante otimista quanto a tramitação do projeto?, destacou Bertulino.

 

PD na Câmara

Mesmo licenciado da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Danilo Segundo (PSB) foi acompanhar a entrega do Plano Diretor a Casa Parlamentar, pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), na manhã de sexta-feira, 10/11. O vereador foi um dos maiores defensores e que cobrou a vinda do plano diretor revisado para a CMA. Tal fato foi destacado pelo prefeito durante a entrega do PDA aos vereadores.

 

Crescimento econômico de SE

Um balanço do crescimento econômico registrado no estado de Sergipe nos últimos quatro anos. Esse foi a pauta da palestra proferida na sexta-feira, 19, pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, durante mais uma edição do ‘Almoço com Empresários’, numa promoção da Acese. Em sua fala, o secretário fez uma breve apresentação sobre o apoio que vem sendo oferecido, pelo Governo do Estado, às micro e pequenas empresas. “Implementamos uma política inovadora que beneficiou sobremaneira o acesso às compras públicas”, afirma Jorge Santana.

 

Desenvolvimento

Outro importante assunto tratado por Jorge Santana durante sua apresentação foi a criação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e do seu núcleo estadual. “Elegemos 10 APLs para receberem planos de desenvolvimento. Para cada um deles, há uma agenda a ser cumprida, um conjunto bastante vasto de ações a serem executadas”, explica ele. Em sua fala, o secretário ressaltou também a criação, pelo Governo do Estado, dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), espaços voltados à oferta de cursos profissionalizantes e serviços tecnológicos que têm como objetivo a transferência de conhecimento.

 

Mudança de conceito

A reestruturação e interiorização da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) foi um dos pontos altos da palestra. “Tivemos uma mudança no conceito da junta, que antes funcionava apenas como um cartório de registro de empresas. Além disso, este ano inauguramos também a Central Fácil”, conta o secretário.

 

Indústria

sobre a área industrial foram apresentados alguns números que revelam o crescimento do setor industrial sergipano. “Somente com a Azaléia, foram criados mais de 4 mil empregos. Na Dakota, fábrica que já foi ampliada três vezes, 1.200 postos de trabalho foram criados”, revela. Jorge Santana lembra também que a Crown Cork representa um dos maiores investimentos da iniciativa privada em Sergipe nos últimos anos.

 

Turismo

Sobre o tema do turismo, o secretário fez questão de lembrar a recriação e reestruturação da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), que havia sido extinta durante o governo anterior. “A Emsetur vem divulgando Sergipe de forma bastante agressiva como destino turístico, inclusive com participação ativa do setor privado”, afirma. Jorge Santana ressaltou também o visível aumento do fluxo turístico em Sergipe nos últimos anos. “Em 2006, a movimentação no nosso aeroporto foi de 560 mil turistas. Este ano, devemos ter mais de 1 milhão de embarques e desembarques”, conta o secretário.

 

Avaliação

 

Para o presidente da Acese, Sadi Gitz, Jorge Santana fez, em sua palestra, um elucidativo balanço do crescimento econômico registrado no estado nos últimos quatro anos. “O secretário, que já foi presidente desta casa, apresentou de forma brilhante o trabalho realizado pela Sedetec, que na minha opinião rendeu frutos bastante positivos para o desenvolvimento de Sergipe”, avalia Gitz. Fotos: Ascom / Sedetec.

 

 

Aeroportos

“Um desastre”. È dessa forma que a IATA – Associação Internacional de Companhias Aéreas classifica os aeroportos brasileiros. A declaração foi prestada pelo presidente da entidade mundial que congrega as empresas aéreas, Giovanni Bisignani. Para ele, isso representa uma grande contradição, vez que o Brasil detém o maior PIB – Produto Interno Bruto – da América Latina, mas sua infraestrutura é um DESASTRE.

 

Aperipê

A Rádio Aperipê AM testa novos transmissores. O sistema, agora, é digital. O diretor Mário Sérgio está exultante. Em 2011, haverá novidades na programação da mais antiga emissora de rádio de nosso Estado.

 

Frase antológica

 A autora é a escritora Lygia Fagundes Teles, pedindo mais senso de humor dos seus colegas: “Os escritores têm mania de reclamar. Machado de Assis era preto, pobre, gago, epiléptico e nunca perdeu o humor.”

 

Carta ao Papa

A presidenta eleita Dilma Rousseff enviou uma carta ao Papa Bento XVI. Nessa mensagem, que será entregue ao Sumo Pontífice na próxima segunda-feira, a nova titular da presidência da República afirma que espera ter “relações fecundas” com a Igreja Católica, durante seu mandato, que começará no dia primeiro de janeiro.

 

Bombas-relógio

O mundo está sentado sobre duas  bombas-relógio – os Estados Unidos e a China, segundo Ignacy Sachs, em entrevista à Folha de São Paulo. Os demais países redobram esforços para evitar uma nova bipolaridade. O chanceler brasileiro Celso Amorim afirma que os problemas brasileiros estão mais nos Estados Unidos do que na China. O argumento é simples: o Brasil fecha o ano de 2010 com saldo positivo na balança comercial com a China da ordem de 7 bilhões de dólares, mas com um saldo negativo de 5 bilhões de dólares com relação aos Estados Unidos.

 

Unit realiza 3º Encontro de Professores I De 22 a 24 de novembro, a Unit estará realizando o 3º Encontro de Formação de Professores de Sergipe. O evento está sendo realizado pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/PAPGP/UNIT), através do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão Sócio-educacional e Formação de Professor (GPGFOP/UNIT/CNPq).Para este encontro já está confirmada a presença do Prof. Arlindo Cavalcanti de Queiroz – Diretor de Programa da Secretaria Executiva Adjunta – SEA/MEC. O encontro será sediado no Teatro Tiradentes da UNIT, à Rua Simão Dias – Centro, nesta capital, devendo o Credenciamento ocorrer no mesmo local a partir das 13 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.unit.br.

 

Unit realiza 3º Encontro de Professores II

A Professora Doutora, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, que é a Coordenadora do Mestrado em Educação, informou que a finalidade deste evento é contribuir na discussão e reformulação de Políticas Públicas voltadas à construção do conhecimento na formação do professor. “O 3º Encontro de Formação de Professores de Sergipe pretende constituir-se em espaço de discussão, construção teórica, intercâmbio de pesquisas e articulação da Educação Básica com a Educação Superior, daí a ampla participação de todos os alunos do Mestrado em Educação, dos docentes e pesquisadores de Sergipe e dos professores da Educação Básica deste estado”, afirmou.

 

Musical “ O Caminho para El Dorado” I

Uma aventura musical que fala da amizade, companheirismo e trabalha os valores de comportamento. Essa é a definição da atriz e bailarina Tetê Nahas  sobre o enredo de “ O caminho para El Dorado” espetáculo musical, dirigido e coreografado por ela que tem única apresentação, na próxima quarta, 24, no Teatro Tobias Barreto, as 19h.  O espetáculo conta com mais de 200 alunos da Nossa Escola, todos em cena e com nove músicos que executarão as músicas ao vivo. “Desde 2008 quando fizemos os Saltimbancos, o público já espera o do ano seguinte.

 

Musical “ O Caminho para El Dorado” II

O Mágico de Oz superou todas as expectativas e nesse ano, tivemos a história escolhida de acordo com o tema da festa da família”, afirma a atriz e bailarina que promete novidades: ” Esse ano, vamos trazer como cenário um barco de 12 metros, onde as crianças e adolescentes darão vida aos personagens,”.  Os mais de 200 alunos estão divididos em coro, atores e bailarinos.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

DO LEITOR

 

Explicações GETAM

Do comandante do GETAM, capitão Gilmar: “Sou o comandante do GETAM e fico muito grato pelas criticas ao nosso trabalho. è verdade, temos recebidos algumas criticas sobre a abordagem do grupamento. Gostaria de ressaltar que a abordagem do GETAM é pautada em uma doutrina utilizada em todo o país. O fato de estarmos expostos numa moto tendo que se preocupar com a pilotagem nesse transito congestionado, aliado ao grau de exposição a possíveis ameaças de marginais, requer dos policias um alto grau de rigidez na abordagem. No entanto repudiamos qualquer atitude violenta, que venha a ferir os prinípios da dignidade humana. Não é concebível que possa haver constrangimentos, excessos ou destempero por parte de quem aborda. Não é essa a doutrina empregada em nosso grupamento, que recebe diariamente treinamento e orientações como agir nas abordagens. Estamos no meio de um curso onde 65 policiais estão sendo especializados na modalidade de motopatrulhamento e atuarem no GETAM, e a abordagem é a principal disciplina deste curso. Peço encarecidamente que toda e qualquer denuncia referente ao nosso grupamento que seja enviada para mim, para que possamos apurar e solucionar. Queremos a população do nosso lado apoiando e dando sustentação às nossas ações, pois a prestação dos serviços de segurança publica é um direito de todos e um dever dos profissionais de segurança pública. Assim sendo deixo meus agradecimentos, ao tempo que pedimos desculpas publicamente pelos atos isolados de alguns integrantes da cavalaria de aço da PMSE”. Capitão Gilmar, comandante do GETAM.

 

Dia da Consciência Negra na cidade de Santo Amaro

Nós que fazemos a AMASA – Associação de Moradores e Amigos de Santo Amaro, no intuito comemorarmos o 20 de novembro – Dia da Consciência Negra e Dia dos Afro-descendentes Santamarenses (lei municipal 403 de 17/06/09). Graças a iniciativa do Vereador Professor Gilvan /PT, o que antes se restringia a atividades isoladas das escolas, hoje ganha as ruas e leva a população a refletir e debater diversas questões atinentes ao tema. Graças ao  Movimento Zumbi dos Palmares Vive .  no sábado teremos a lavagem simbólica da Igreja de São Benedito, apresentações de grupos folclóricos, grupos de dança e muito reggae com a “Banda Reação” em praça pública.  No domingo encerrando as festividades realizaremos grande arrastão pelas ruas da cidade com a banda “Valneijós” É objetivo do referido movimento enseja criar mecanismos que possibilitem o auto-reconhecimento das pessoas através dos instrumentos culturais, étnicos e sociais.

 

Resposta direção do H. Cirurgia ao leitor Diogo B. de Souza

Caro leitor, Dr. Diogo Barbosa de Souza: A presidência do Hospital Cirurgia tomou conhecimento do texto enviado á coluna do jornalista Cláudio Nunes e sobre o mesmo vem prestar os seguintes esclarecimentos:

 

1- Tomamos posse na direção deste Hospital em fevereiro de 2009. Cabe aqui lembrar que sua reclamação diz respeito a meados de 2008, por conseguinte a gestão que nos antecedeu; não obstante, cabe-nos responder pela instituição mesmo sem que tenhamos sido o responsável administrativo do período.

 

2- Antes de tudo, deixo aqui o convite para que juntos compareçamos ao Setor de Contabilidade do nosso Hospital para que identifiquemos o débito outrora reclamado e, caso se confirme, assumiremos aqui mesmo a veracidade da existência ou inexistência do passivo alegado.

 

3- Cabe esclarecer ainda que estamos à disposição para que possamos fazer tratativas sobre o assunto, visto que essa gestão tem por norma não se permitir negociar dívidas anteriores a menos que estejam ajuizadas.

 

4- Afirmamos que o ilustre doutor está enganado ao afirmar que o Hospital não dispõe da referida documentação.

 

5- Para vosso conhecimento, o Hospital Cirurgia tem disponibilizado de forma transparente as sucessivas mudanças de seus administradores, tudo registrado em ata e levado a cartório, sendo consequentemente de domínio público, acrescente-se que o Hospital Cirurgia tem seus balanços publicados anualmente, os dois últimos inclusive com parecer de auditores independentes e que estão à disposição não só de Vossa Senhoria como de toda a sociedade.

 

6- Cumpre-nos dizer que no ano de 2009, o Hospital Cirurgia foi submetido à auditoria realizada pelo DENASUS, Controladoria Geral da União e o Ministério da Saúde, de modo que a providência sugerida por Vossa Senhoria em que pese providencial e importante, se faz tardia.

 

7- Por fim, dir-lhe-ia que na condição de um humilde administrador sinto-me honrado em receber a sua sugestão de uma consultoria para acrescentar novas formas de gerenciamento, ao tempo em que convidamos Vossa Senhoria para que, mesmo sem a nossa presença, compareça a este Hospital, visite-o, conheça-o, converse com os nossos funcionários e pacientes, pesquise a satisfação ou não dos mesmos e após formular seu juízo de valor tenha a certeza de estarmos de braços e mentes abertas para eventuais sugestões visando melhoria na assistência do povo sergipano que utiliza todos os serviços disponibilizados por este nosocômio.

 

8- Não poderíamos terminar este texto, escrito pelo próprio presidente da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, sem dar-lhe uma breve mostra do histórico das administrações do Hospital de tal forma a evidenciar a complexidade do tema em apreço: Já na primeira reunião do conselho desta instituição, o nosso saudoso Dr. Augusto Leite escreveu de próprio punho que o poder público não lhe estava remunerando pelos serviços prestados aos pacientes e ali residia e reside parte do dilema. A bem da verdade, o pacote de serviços ofertados pelo Hospital Cirurgia foi, é, e será sempre pago a um valor muito aquém do devido e mesmo sendo dessa forma, o Hospital Cirurgia mantém suas portas abertas à população cumprindo fiel e dignamente seu papel de filantropia. No entanto, não sem ônus à instituição, não sem dificuldades. A Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, caro doutor, é um gigante em força, em boa vontade e em pioneirismo na medicina. Toda dificuldade financeira do Hospital Cirurgia é a realidade vivida por todas as Santas Casas do Brasil, haja visto que nas últimas décadas a medicina evoluiu, modernizou-se tecnologicamente, havendo necessidade de melhorar ainda mais a remuneração pelos serviços prestados, em contrapartida, o SUS remunera somente 30 a 35% do valor gasto por cada paciente que atendemos.

 

9- Por último, queremos aqui fazer a devida justiça ao então Prefeito e hoje Governador Marcelo Déda. Conforme pode ser comprovado através do histórico contábil dessa instituição, foi sob sua administração na Prefeitura de Aracaju e depois no Governo de Sergipe que o Hospital Cirurgia se firmou como referência hospitalar em nosso Estado e para as unidades federativas circunvizinhas. Aqui, podemos afirmar orgulhosamente que na rede hospitalar prestamos um serviço importante e com qualidade que pode ser recebido por todos aqueles que nos procuram e visto por todos aqueles que têm em seu coração a necessidade de promover o bem comum.  Foi o que se deu Dr. Diogo, quando na visita da vigilante e competente representante da OAB-Sergipe, Dra. Angélica; do Ministério Público, com Dra. Euza Missano; e inclusive, a Justiça Federal por ocasião da reabertura do Serviço de Radioterapia.

 

Assim sendo, acreditamos que cabe aos usuários do Hospital Cirurgia a tarefa última de legitimar ou não o valor da instituição, bem como, é tarefa de todos, inclusive vossa, após confirmar aquilo que aqui foi exposto, corroborar a relevância do Hospital Cirurgia na assistência à saúde da população sergipana.

 

Nossas cordiais saudações.GILBERTO DOS SANTOS, Presidente da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“Não preciso de amigos que mudem quando eu mudo e concordem quando eu concordo. A minha sombra faz isso muito melhor.” Plutarco.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais