Calmaria natural

Ouve-se aqui e ali que a campanha eleitoral está parada, como se isso fosse uma coisa muito séria. Ao contrário do que pensam os neófitos em política, essa aparente calmaria é natural, pois as coligações estão se ajustando, os candidatos preferem o boca a boca com as lideranças, as coordenações estão envolvidas com a confecção do material de propaganda e os advogados debruçados sobre os processos de impugnações que tramitam na Justiça Eleitoral. Ademais, todos sabem que quem coloca a campanha nas ruas tão antecipadamente corre o risco de morrer na praia por falta de munição para o embate final. Portanto, os apressados devem ir se acostumando, pois essa marcha lenta dos partidos é normal e deve perdurar até o próximo mês quando começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Campo de pouso

Apesar dos milhões gastos no decorrer dos anos em anunciadas melhorias, o aeroporto de Aracaju segue com a cara de um modesto campo de pouso do interior. Basta uma chuvinha de nada para impedir pousos e decolagem de aviões. O nosso aeroporto, chamado por alguns de internacional, não dispõe nem mesmo de aparelhagem para que as aeronaves pousem por instrumento. Nem todas as rodoviárias são tão modestas.

Apoio robusto

O candidato a deputado estadual padre Inaldo (PCdoB) ganhou um apoio de peso. O deputado estadual Zé Franco (PDT) anuncia daqui a pouco que votará e pedirá votos para o religioso. A ideia do pedetista é rivalizar com o prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), que o preteriu para apoiar a esposa Sílvia Fontes (PDT). Na disputa para o governo, Zé Franco e o padre estarão em palanques opostos, pois o deputado apoia Eduardo Amorim (PSC) e o vigário comunista marcha com Jackson Barreto (PMDB).

Caiu fora

E o advogado Armando Júnior (PRP) desistiu de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Segundo o ex-prefeito de São Cristóvão, Armando Batalha (PRP), a desistência do filho se deve ao fato de o PDT integrar a mesma “chapinha”, fato que reduziu a chance de vitória de Armandinho. Resta saber agora, qual candidato a deputado estadual terá o apoio político do PRP.

Simples Nacional

O Senado aprovou ontem o projeto de lei que altera o regime de tributação das micro e pequenas empresas e universaliza o acesso do setor de serviços ao Supersimples. A matéria segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff. O texto aprovado estabelece que o enquadramento de empresas no Supersimples não será mais por categoria, mas sim pelo faturamento. A mudança permite que qualquer empresa da área de serviço, que fature até R$ 3,6 milhões por ano, ingresse no regime especial de tributação. Legal!

É candidato

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias, vulgo ‘Sukita’ (PSB), pretende mesmo ser candidato a deputado estadual. Ele disse ao jornalista Diógenes Brayner que só Deus e os capelenses podem tirá-lo da disputa eleitoral. Como estava preso durante a convenção do PSB, ‘Sukita’ registrou a candidatura do irmão, vereador Santos, porém agora pretende retirá-la e registrar a dele. Aliás, nada o impede de ser candidato, pois nunca foi condenado por um colegiado, como prevê a Lei da Ficha Limpa. Resta saber o que pensa sobre isso o comando do PSB sergipano.

Nas ruas

E a campanha à reeleição do governador Jackson Barreto (PMDB) chega às ruas amanhã, com a inauguração do Comitê Central da coligação "Agora é o Povo", localizado na avenida Barão de Maruim, em Aracaju. Marcado para as 19h, o evento reunirá lideranças e militantes dos 11 partidos. “Quero continuar o trabalho que está sendo bem feito, com Sergipe batendo recordes na agricultura, na geração de empregos, se destacando em diversas áreas”, discursa Jackson.

Sem água

Os moradores de Glória, São Miguel do Aleixo, Aparecida, Frei Paulo, Pedra Mole, Pinhão e Carira estão sem água tratada desde ontem. O fornecimento foi suspenso em função de um rompimento provocado pelas fortes chuvas na Adutora do Semiárido. Equipes da Deso estão no local para consertar a tubulação danificada, devendo o abastecimento ser retomado gradativamente após a conclusão dos serviços.

Com a maioria

O deputado federal Rogério Carvalho (PT) se reuniu ontem em Aracaju com 40 dos 56 prefeitos que reafirmaram o apoio à candidatura dele ao Senado. “Fizemos uma grande articulação política, mas é preciso debater projetos, visitar as pessoas, ouvir seus anseios e resolvê-los”, afirma o petista. A assessoria do candidato aproveitou para lembrar que nos últimos três anos Rogério conseguiu liberar para Sergipe cerca de R$ 350 milhões em recursos federais.

Estranho silêncio

Uma das bandeiras do candidato a governador Eduardo Amorim (PSC) sempre foi a saúde pública estadual que, segundo denuncia, está em petição de miséria. Estranho é que ele não fala nada sobre a grave situação em que se encontra a saúde oferecida pela Prefeitura de Aracaju. Até parece que o candidato não lê o que publica a imprensa sobre a suspensão de atendimento pelos hospitais e a precariedade dos postos de saúde municipais e das Unidades de Pronto Atendimento. Por que será que o candidato também não defende uma saúde melhor para os aracajuanos?

E-mails falsos

A Justiça Eleitoral alerta que, com a proximidade das eleições, hackers costumam enviar e-mails falsos para os eleitores. Com assuntos diversos, como cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro, entre outros, as mensagens possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso. A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails a eleitores. Portanto, mensagens dessa natureza devem ser apagadas.

Recorte de Jornal

Publicado no Correio de Aracaju em 30 de novembro de 1926

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais