Campanha descamba para a baixaria

Diferente de Aracaju, onde só se sabe que existe campanha eleitoral graças aos barulhentos carros de som, no interior a disputa por votos está se transformando num espetáculo de baixaria. Os concorrentes às vagas de vereador e prefeito, em sua maioria, trocaram as propostas pelos ataques pessoais. A semana passada, os adversários do candidato a prefeito de General Maynard, Dr. Evangelista (PSB), o acusaram de racista e forasteiro, embora ele tenha nascido e se criado no município. Em São Cristóvão, o vereador Israel Sarmento (PV) ameaçou contar segredos de bastidores do deputado estadual professor Vanderlê (PMDB). Ora, se o parlamentar verde sabe alguma coisa errada do peemedebista e não torna público está prevaricando. Tomara que a Justiça Eleitoral controle a situação para que as eleições no interior não se transformem numa guerra de calunias e difamações. Os eleitores também precisam fazer sua parte, punindo nas urnas aqueles que confundem a disputa eleitoral com uma rinha de galo.

Perdidos no ninho 

Com o título acima, a colunista do Correio Braziliense, Denise Rothenburg, escreve que “os integrantes da Comissão de Turismo da Câmara Federal, os deputados Albano Franco (PSDB-SE) e Fábio Ramalho (PV-MG) ficaram quase uma hora sem rumo à procura de um táxi na saída da solenidade de abertura das Olimpíadas de Pequim. E com um agravante: não encontravam um motorista que falasse inglês. Foram socorridos por brasileiros, que lhes deram uma carona até o hotel. Estavam tão embevecidos com a beleza da festa que nem reclamaram”.

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa a ser veiculada  no próximo dia 19 e vai até 2 de outubro, três dias antes do primeiro turno da eleição. Como o pleito deste ano é municipal, a divisão do tempo entre os partidos e a elaboração do plano de mídia é de competência do juiz eleitoral, a quem cabe, também, sortear a ordem de exibição da propaganda. De acordo com o Calendário Eleitoral, os juízes devem fazer o sorteio até amanhã (12). O sorteio da ordem é apenas para a exibição no primeiro dia da propaganda. 

Feriado na Justiça

Não procure a Justiça nesta segunda-feira (11). É que nesta data é feriado no Poder Judiciário em homenagem ao Dia do Magistrado. Os prazos processuais que vencerem hoje serão prorrogados para amanhã (12).

Economia em debate

Vai acontecer amanhã (12) e quarta-feira (13) o terceiro Agosto do Economista. Organizado pela Mercado, Economia e Planejamento Júnior (Empresa Júnior de Economia da Universidade Federal de Sergipe), o evento tem como tema “a Inflação Brasileira: Causas e Conseqüências”. Além de palestras com especialistas no assunto, serão realizados três mini-cursos: Mercado de Capitais, Análise Econômica com uso do programa SPSS e Cálculo do Índice de Inflação de Aracaju. O terceiro Agosto do Economista vai acontecer no Campus da UFS.

Crise da lei seca

E os donos de bares de Aracaju estão agoniados com queda registrada na venda de bebidas alcoólicas. Eles culpam a “lei seca” pela crise e informam que já começaram a ocorrer demissões. Enquanto os comerciantes reclamam, o pessoal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) festeja a redução do número de acidentes automobilísticos. Segundo o último levantamento, depois da “lei seca”, o resgate de vítimas foi reduzido em 45%. Essa informação é muito boa.

Gaúcho sergipano

O geólogo Eugênio Dezen, gerente geral da UN-SEAL (Unidade de Negócios da Petrobras para Sergipe e Alagoas), será homenageado hoje (11) com o título de Cidadão Sergipano. A solenidade está marcada para as 17 horas, no plenário da Assembléia Legislativa. Gaúcho de nascimento, Dezen é casado com uma sergipana e vive em Sergipe há 27 anos.

Dia do Advogado…

Hoje (11) é o Dia do Advogado e aniversário da lei que criou os cursos jurídicos no Brasil em 1827. O 11 de agosto é também conhecido como o “Dia do Pendura”, uma tradição do início do século passado, quando comerciantes costumavam homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça. O dia é até hoje temido por donos de alguns restaurantes de São Paulo e Recife, onde a tradição de comer sem pagar permanece.

…E também do Garçom

Este 11 de agosto também é dedicado ao Garçom, profissional que se esmera para atender bem. Eles são, em sua grande maioria, pacientes ao extremo para não estourar com determinados sujeitos que bebem além da conta e perdem o juízo. Portanto, a homenagem desta coluna aos milhões de garçons deste país, em particular a Coelhinho, Vadinho, Luciano, Luiz, João, Farias, Brás, Miguel, Bisquí, seu Álvaro, Josias, Sarará, Dias, Cabeção, etc, etc, etc… Um brinde a todos vocês!

Os patinhos de “Nego”

Nas eleições de 2002, o saudoso deputado estadual Nego da Farmácia (PL), que foi candidato com o número 22222, andou não se reelegendo. Nas últimas projeções feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral, o parlamentar aparecia sempre na suplência. Foi o bastante para que seus adversários espalhassem carros de som nas ruas de Boquim divulgando que os “cinco patinhos” (referência ao número do deputado) morreram afogados. Terminada a apuração, Nego se elege graças aos votos de Boquim e Salgado. Imediatamente seus aliados colocaram carros de som em Boquim informando que “os cinco patinhos sabem nadar”.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais