Campanha eleitoral: tenham bom senso!

Tem jeito não! Há vários dias que este espaço vem alertando e pedindo aos membros da Justiça Eleitoral providencias para o uso abusivo dos carros de som. Mas não tem jeito. Apenas em alguns municípios os juízes eleitorais tomaram as devidas providencias. Na maioria, como Aracaju, os carros de som transitam com um volume muito alto e não respeitam os raros momentos de tranqüilidade das pessoas dentro de suas residências.

 

Por essas e outras, muitos brasileiros, estão desencantados com a política que se pratica no Brasil. Nesse tempo  de campanha eleitoral municipal, que os políticos candidatos e os partidos tenham pelo menos o bom senso de respeitar a tranquilidade e o trabalho de cada cidadão, que, nos seus escritórios, lojas e nas próprias residências, ficam atormentados com tanto barulho produzido pelos carros de propaganda, com seus altos falantes, todos os dias, em todos os cantos da cidade e em qualquer hora, especialmente nas horas que precisam trabalhar, ver e ouvir televisão ou música, estudar, conversar ou simplesmente descansar.


E ainda tem o outro lado:  nessa questão da campanha eleitoral, via carros de propaganda, é que as mensagens , músicas e slogans gravados, na maioria das vezes, é ruim, ridículo e sem nenhuma imaginação! Promessas sem base na realidade, slogans copiados de outros candidatos em outros estados e até um, “rídiculo do rídiculo”, copiou o slogan de um candidato a presidente dos Estados Unidos! É o caso de Almeida que tenta imitar Barak Obama, o que já vem gerando, (eleitor é fogo!) alguns apelidos e piadas! Em todo caso, o eleitor pelo menos tem o direito de fazer algumas gozações com tantas palhaçadas!


Mas voltando aos carros de som: Ainda há tempo para que os juízes eleitorais tomem alguma providencia, principalmente em Aracaju.

 

“Alumínio” pode virar ferrugem em Itabaiana

Em Itabaiana, tem um candidato a vereador, de nome Alumínio, que já foi visto deixando nas casas envelope com seu santinho e dentro uma carta denegrindo o nome da candidata a prefeita adversária, Maria Mendonça. Ele não assina a carta, coloca como se fosse anônima. A Justiça Eleitoral local já foi alertada e o “Alumínio” pode pegar “ferrugem” antes do tempo e ir para o ferro velho, ou seja, pode ter sua candidatura impugnada. O eleitor não aceita mais baixaria, não seria melhor cada um apresentar suas propostas? A Justiça Eleitoral de Itabaiana recebeu também denúncias de textos agressivos postados no site do candidato Luciano Bispo, que são colocados como de eleitores.

 

Opep nativa

Deu na coluna Painel da FSP de hoje, 15:As recentes declarações de Lula sobre a necessidade de um novo marco regulatório para explorar o petróleo da camada pré-sal e seu desejo de usar as receitas na “reparação dos pobres deste país” levaram os Estados produtores a acelerar a mobilização para enfrentar um debate que afeta diretamente seus cofres. Na próxima quinta, Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Paulo Hartung (PMDB-ES) e Marcelo Déda (PT-SE) se reúnem no Rio. Dias depois, promoverão encontro ampliado, com sete governadores. O discurso em gestação é o seguinte: tudo bem criar novas regras para o pré-sal, mas nada de mexer na legislação atual dos royalties, que o grupo considera “justa” por “ressarcir os produtores pela extração de recurso não-renovável”.

 

Indiciados da Operação Fox

A Operação Fox, realizada pela PF e maio de 2006, depois deste tempo todo acabou a fase de investigação e indiciou todos os 35 presos em alguns Estados. Em Sergipe foram seis prefeitos, um deles, da região metropolitana, passou mais de um ano traumatizado e não podia ver polícia perto dele. Mas hoje, por conta da impunidade, anda com desenvoltura nas rodas sociais como se nada tivesse acontecido. E a grande quantidade de dinheiro apreendida no apartamento dele parece que não fez falta…

 

Sertão: Déda vai hoje a Monte Alegre e Poço Redondo

No início da noite de hoje, 15, o governador Marcelo Déda participa de um arrastão na entrada da cidade de Monte Alegre em apoio a candidatura à reeleição do prefeito Aragão. De lá segue para Poço Redondo, onde inaugura o comitê do candidato a prefeito Frei Enoque. De lá, segue para Canindé onde deve dormir.

 

Sertão: no sábado Déda vai a Canindé e Porto da Folha

Já amanhã, 16, Marcelo Déda passa toda manhã em Canindé do São Francisco, participando de atos de apoio a candidatura de Orlando Andrade e a tarde segue para Porto da Folha, onde o petista Manoel de Rosinha é candidato à reeleição.

 

Inabilidade política de Júlio Santana

O juiz eleitoral da 18ª Zona Eleitoral, Pablo Moreno, impugnou a candidatura do médico Júlio Santana a prefeito de Porto da Folha. Júlio, que já foi prefeito da cidade, teve três contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas cujos relatórios foram referendados pelos vereadores. Ele pode recorrer da decisão, mas o caso dele é complicado porque as contas foram reprovadas pelo legislativo.

 

Marly pode renunciar em Tobias Barreto

A notícia é uma só em Tobias Barreto. A atual prefeita, Marly Barreto pode renunciar a candidatura a qualquer momento. Desde a semana passada o candidato a vice dela deixou a disputa. A pergunta é: se Marly deixar a disputa apoiará qual candidato: Dílson de Agripino ou Diógenes Almeida?

 

Já em Lagarto…

O candidato a prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), teve duas grandes perdas essa semana. Os vereadores Cosme e Bedéu – ambos filiados ao PSB, sendo que o primeiro é presidente do partido no município -, decidiram abandonar sua campanha e apoiar o candidato do PSDB, Lila Fraga. Com a perca dos parlamentares, Valmir fica com apenas um vereador na Câmara lhe apoiando, contra três de Luiza Ribeiro e seis de Lila, que tem a maioria no Legislativo.

 

Escritório de IBAMA em Sergipe I

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, garantiu ontem, 14, ao governador Marcelo Déda a instalação de escritório do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Sergipe, que terá a função específica de emitir licenças ambientais para empreendimentos nas áreas de petróleo e gás. No último dia 23 de julho, em audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador havia sugerido a descentralização da autarquia como forma de atender especialmente as regiões Nordeste e Norte.

 

Escritório de IBAMA em Sergipe II

Déda justificou seu pedido ao presidente e ao ministro lembrando que os licenciamentos nestas áreas, às vezes, demoram cinco anos para serem atendidos, conseqüência da sobrecarga e da centralização dos trabalhos da autarquia no escritório do Rio de Janeiro. “Esta demora reduz o potencial de investimentos no Nordeste, trazendo prejuízos a Petrobras, ao país, aos estados e aos municípios, que deixam de receber royalties”, ponderou o governador.Com o novo escritório, o Ibama poderá agilizar os pedidos, gerando emprego e renda, além de ampliar a distribuição de royalties, “sem prejuízo para o meio ambiente e sem deixar de proteger o litoral nordestino”. (ASN).

 

Luta dos estudantes

Aproveitando o Dia do Estudante, comemorado na última segunda-feira, 11, o deputado federal Valadares Filho (PSB) fez um balanço das lutas da UNE e ressaltou que os desafios dos dias atuais passam pela conquista da assistência estudantil e uma universidade mais democrática. “Onde tenha lugar para negros, brancos, índios, pobres, porque a universidade brasileira precisa cumprir o papel de construir um Brasil diferente”.

 

Caminhada na Palestina

Na última quarta-feira, 13, o prefeito Edvaldo Nogueira, candidato à reeleição vibrou com uma caminhada de quase três horas no bairro Palestina, na Zona Norte. “Ficamos muito emocionados com essa grande caminhada que contou com uma imensa participação popular e mostrou que estamos ocupando as ruas da capital. Preciso do apoio e da solidariedade de todos para continuar fazendo de Aracaju um lugar cada vez melhor de se viver”, discursou.

Impressionado

 

Carreata de Mendonça Prado

Mendonça Prado, candidato a prefeito de Aracaju pelo partido Democratas, liderou  carreata pelas ruas dos bairros Capucho, Tiradentes, Lourival Baptista e Novo Paraíso, no início da noite da quarta-feira, 13 de agosto.”Estamos levando nosso nome, nossas propostas e nossa determinação a cada rua e a cada morador de Aracaju. A comitiva 25, o movimento 25, a juventude democrata e todos os nossos aliados e candidatos, estão visitando e contagiando as ruas. Só vamos parar quando ganharmos a eleição em Aracaju. Estamos na rua para mostrar a força dos Democratas”, estimulou o candidato.

 

Interessante e sem comentários, por enquanto…

Olha só que interessante no site Itnet, uma matéria comparando as pesquisas de 2004 com este ano.  http://www.itnet.com.br/col.php?mat_id=10953&col_id=1

 

Enquanto isso na sala de Justiça…

STF concede liberdade a Hugo Chicaroni, último preso da Operação Satiagraha. Ou seja, está todo mundo livre da grande operação feita pela PF e MP indiciando e  prendendo ladrões ricos. É a impunidade vencendo. Medalha de ouro para os corruptos.

 

Trova inédita de Tonho Pereba:

O Daniel se livrou

Na maior “facilidade”,

Chicaroni constatou

Que há graus de dificuldade.

 

Globo.com: Sergipe é município de Alagoas

Este nota foi modificada no inicio da tarde de hoje, 15. O portal Globo corrigiu a matéria, mas pela manhã a mesma citava Sergipe como clube de Alagoas. (a matéria foi atualizada às 1oh27), mas no link o leitor pode notar que tem SERGIPEAL. Pelo menos corrigiram o erro. Acesse o site da Globo.com:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL724052-15015,00-DECIDIDO+ITABUNABA+FICA+COM+A+VAGA+DO+SERGIPEAL+NA+SERIE+C.html,

E veja que aberração. Se fosse alguém no Nordeste que cometesse esse erro dizia que era analfabeto. Eles são o que? Achar que Sergipe é um município de Alagoas é uma desinformação sem limite para um profissional de imprensa. Vale a  indignação de todos.

 

Nota de Repúdio da PM

Nota de repúdio das associações de classe da PM ao ofício do secretário da SSP, que pretende suspender a lavratura do termo circunstanciado:  A PM já faz o Termo Circunstanciado desde 1995, nos crimes de trânsito. A partir de 2004 o Pelotão Ambiental passou a fazer o TCO, nos crimes ambientais. As leis do direito processual penal, de acordo com o art. 2º do CPP, têm vigência imediata, se o texto legal não dispuser em contrário. O art. 96 da lei 9.099/95 estabeleceu a sua vigência em 60 dias após sua publicação. O STJ firmou posição no sentido de que a lavratura do Termo Circunstanciado pela Polícia Militar é legal. O STF firmou entendimento que não é inconstitucional. Portanto, a PM tem o poder/dever de cumprir a lei 9.099/95.  Os parâmetros que norteiam a atividade policial são: A preservação da vida e a aplicação da lei. A SSP deve ter se equivocado quando determinou que a PM parasse de fazer Termo Circunstanciado até que o STF venha a se pronunciar; o que o Secretario da Segurança Pública de Sergipe deveria ter dito é: “Polícia Militar continue lavrando Termo Circunstanciado, até decisão em contrário do STF”. O secretário da SSP não tem competência legal para derrogar uma lei, esta função é do poder legislativo (uma nova lei suspendendo o efeito da anterior) ou do judiciário, se reconhecer ilegalidade (STJ) ou inconstitucionalidade (STF). O ofício do Secretário que pretende suspender a eficácia da Lei 9.099/95 é uma aberração jurídica e um atentado ao Estado Democrático de Direito. Federação Nacional dos Oficiais Militares do Brasil; Associação dos Oficiais Militares de Sergipe; Associação dos Praças de Sergipe; Associação Beneficente dos Servidores Militares de Sergipe; Associação dos Sargentos e Subtenentes da Polícia Militar; Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Associação de Assistência dos Militares de Sergipe.

 

45 anos de produção hoje, do campo de Carmópolis

No dia 15 de agosto de 1963, um novo capítulo foi escrito na história do Estado de Sergipe com a descoberta do maior campo terrestre do país em volume recuperável de óleo do Brasil, localizado na Fazenda Mercês, em Carmópolis. A descoberta do Campo de Carmópolis foi resultado de sucessivas pesquisas em nossa bacia sedimentar, iniciadas em 1955 pelo corpo técnico da recém-criada Petrobras. O campo de Carmópolis trouxe grandes investimentos ao longo dos anos, que resultaram na vinda de um significativo número de técnicos para o Estado incentivando o mercado imobiliário, além do aumento de vendas no comércio e em outras atividades como serviços médicos, escolas e prestação de serviços especializados. Hoje, 45 anos depois, estão em operação no Campo de Produção de Carmópolis com mais de 1000 poços que são responsáveis por 80% da produção da Unidade de Produção em Sergipe, abrangendo os municípios de Carmópolis, Japaratuba, Gal. Maynard, Maruim, Rosário do Catete e Santo Amaro das Brotas, gerando milhões em royalties para esses municípios. Sua produção atual é de 42000 e com os investimentos a serem realizados nos próximos anos, a produção alcançará a marca de 54000 barris por dia.

 

Retorno a produção  

Tecnologia e força da atual gestão da Petrobras e do governo Lula, fizeram com que Carmópolis retornasse a ser destaque em produção, inclusive contribuindo demasiadamente com as demais unidades da Petrobras, nas pesquisas de recuperação avançada de petróleo. Um exemplo disso é a injeção de polímeros, projeto no qual foram trabalhados experimentos para o aumento de produção e reservas de campos de petróleo de campos maduros.Carmópolis ganhou em 2006, o moderno Centro Petrobras de Desenvolvimento Sustentável que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento humano sustentável da população do Vale do Cotinguiba. O centro vem qualificar a educação de crianças e jovens, conscientizando famílias e comunidade sobre cidadania, desenvolvendo projetos de qualificação profissional e geração de renda, promovendo as transformações sociais. O Centro Petrobras de Desenvolvimento Sustentável está alinhado com o projeto Petrobras Social, que tem como fundamento gerar energia para o desenvolvimento humano sustentável. A inclusão social vem também através do projeto de Reflorestamento implantado na Fazenda Oiteiros, um modelo combina agricultura e reflorestamento, no qual uma atividade convive com a outra, apoiando-se mutuamente e onde os agricultores são capacitados para desenvolver o seu próprio Sistema Agroflorestal. (Comunicação Regional NE).

Maternidade do Hospital Primavera

Com o objetivo de proporcionar a saúde e o bem estar da sociedade, o Hospital Primavera conta com uma moderna Maternidade composta por uma equipe renomada de profissionais e com diferenciais para oferecer o melhor atendimento à mãe e ao bebê. A Maternidade do Hospital Primavera foi elaborada para cuidar do bebê, a gestante e toda a família, com uma conceituada equipe de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e muitos outros profissionais. Sob a coordenação geral do médico ginecologista e obstetra, Iuri Telles, além da médica Débora Leite, que coordenará a UTI Neonatal, e da enfermeira, Tatiana Santana, a Maternidade vem com muitos diferenciais que vão fazer dela a mais completa e moderna de Sergipe. Serão 17 leitos, 2 salas de parto e UTIN (UTI para recém-nascidos), UTI Adulta com 22 leitos, todos com a presença de médicos obstetras e enfermeiras especialistas em obstetrícia.

 

Lançamento de campanha salarial dos bancários

Na próxima segunda-feira, dia 18, a partir das 9h30, o Sindicato dos Bancários estará lançando oficialmente a Campanha Salarial 2008, no Calçadão da João Pessoa – em frente à Caixa Econômica Serigy. Na última quarta-feira, 13, o Comando Nacional entregou a pauta de reivindicações à Federação Nacional dos Bancos – Fenaban. Agora, os bancários estão na expectativa das negociações com os banqueiros.

 

Viagem à China

Diante da grande procura para a Missão Empresarial Sergipe China, o Fórum Empresarial informa aos interessados que o prazo para inscrição se encerra na próxima quarta-feira, 20. Aquele que deseja fazer a viagem deve manter contato com Jacqueline até a data estabelecida através do número 3205.9767 ou pelo e-mail secretaria@forumempresarial.org.br . É importante lembrar que, apesar da viagem acontecer entre os dias 12 e 23 de outubro são necessários diversos procedimentos referentes à viagem internacional, e por isso a urgência em confirmar presença e garantir os valores anunciados pelo Fórum.   

 

Curso para Terceiro Setor sofre alteração na data

O curso sobre Contabilidade, Aspectos Fiscais, Jurídicos, Financeiros e Tributários do Terceiro Setor que será realizado pela DEARO Marketing Social, em parceria com a Sociedade Semear, foi transferido para os dias 19 e 20 de setembro, das 09 às 17 horas, no auditório da Semear. No curso serão abordados temas sobre a legislação vigente, particularidades contábeis do Terceiro Setor, benefícios fiscais, aspectos tributários, requerimento de certificações, direitos e deveres, isenções, imunidade, estatutos, OSCIPs, certificações.A inscrição custa R$ 290,00 (à vista) ou três parcelas de R$ 120,00. O participante terá direito a todo material didático apostilado e certificado. O curso oferece, ainda, coffe-break pela manhã e tarde. Outras informações pelo (79) 3214-5800 e inscrições através do www.dearo.com.br

 

DO LEITOR

 

Artigo de uma estagiária do Estado I

O blog publica o artigo da estagiária Débora, postado no blog dela, sobre a redução do salário : A coisa mais inteligente que já criaram na face do mundo dos negócios foi o cargo de estagiário. Tem coisa mais rentável que usar a força de trabalho/ força intelectual de um jovem a preço de banana? Eu se fosse dona de empresa, só teria estagiários. Sem contrato, sem obrigações. E quando eu enjoasse da cara dele ou quando visse que ele já estava se achando seguro como num emprego de verdade, pêi! “Hasta la vista, baby”. Sem remorso nenhum.Como todos sabem, todo castigo pra estagiário é pouco. Mas para os estagiários contratados pelos órgãos e secretarias do Governo do Estado de Sergipe, castigo é arroz doce. Que nem beiço de jegue.Todos nós da classe (olá, sou uma estagiária!) ficamos muito felizes no último mês de julho, quando foi publicado no DIÁRIO OFICIAL um acréscimo considerável nas nossas merequinhas mensais. De R$ 320 + vales transportes, nós passaríamos a receber R$ 600! Alegria era pouco, diante dos planos que a gente já estava começando a fazer. Eu não que desconfiei logo (esmola demais…), mas tenho colegas que no mesmo dia foram na primeira loja de eletrodomésticos para realizar o sonho de uma geladeira nova, fizeram consórcio de moto e até cogitaram a possibilidade de comprar um apartamento na 13 de Julho, em plena Avenida Beira Mar. Saiu no DIÁRIO OFICIAL é lei. Mas os revolucionários sempre dizem: “leis existem para serem burladas”. E assim a profecia se cumpriu.

 

Artigo de uma estagiária do Estado II

Continua Débora: “Primeiro começou com o desconto dos vales transportes retroativos desde o mês de janeiro. Leia de novo: d-e-s-d-e j-a-n-e-i-r-o. Ou seja: R$ 600 – 6 meses de vales transportes = morcegos saindo de minha carteira. Bom, tava no contrato que os vales eram adicionais, mas enfim… até aí a gente agüenta. Afinal, nosso coração é novo e somos fortes que nem burros de carga. Depois veio a reclamação dos funcionários públicos – que recebem a bagatela de 400 reais e umas nicas – de que a bufunfa da gente era maior que a deles. Aí é que o aumento (providencial, diga-se de passagem… tempos de eleições, sabe comé…) foi revogado. O salário (?) baixou para R$ 415 ou R$ 300 e tanto para quem precisa dos tickets da barca do inferno. Tá certo… com a ajuda de Deus a gente agüenta mais essa. Tem nada não, a vida segue. Somos brasileiros e brasileiros só ganham bronze nas Olimpíadas (e olhe lá!). Mas agora essa foi demais. Já não bastasse tudo isso, fiquei sabendo semana passada que no nosso bendito terá descontado a grana que recebemos a mais nos mês passado. Ou seja: R$ 600 – R$ 415 = R$ 185. Colocando na ponta do lápis: R$ 415 (salário) – R$ 185 (desconto) = R$ 230. R$ 203 – vale transporte x falta de bom senso + desrespeito aos futuros profissionais = menos R$ 9 mil quinhentos e setenta e sete reais e oitenta e cinco centavos no meu bolso. Noves fora, trabalho escravo.E eu, toda revoltada acabei comentando com minha ex-chefe uma vez: “Eles fazem isso porque estagiário não se junta pra fazer greve. Se nos juntássemos aqui mesmo, tudo parava.”. Foi quando ela me respondeu com uma voz doce e suave: “Se os estagiários pararem, a gente demite todo mundo e contrata outros. Simples assim.”. Uma fofa ela, né?Tô pensando em limpar vidro nos sinais até me formar. E sei lá… com as pilas que eu vou tirar, deve dar até para abrir uma empresa. E advinhem que tipo de trabalhadores eu vou contratar?”

 

Sobre São Cristóvão I

O assessor de comunicação da prefeitura de São Cristovão,Paulo Souza enviou o seguinte e-mail rebatendo o e-mail da leitora Martha, publicado ontem:  “Sobre esta observação da internauta, caro colega jornalista Claúdio Nunes, esclareço em nome da prefeitura de São Cristóvão, na condição de assessor de comunicação, que em nenhum momento o prefeito Alex Rocha demonstrou ganância pelo poder como deixou a entender o e-mail da senhora Martha. Muito pelo contrário, o prefeito, assim como o promotor de São Cristóvão reivindicou tão somente uma eleição limpa, transparente, respeitando o Regimento Interno da Câmara, a Lei Orgânica do Município, e principalmente a Constituição Federal. Demonstrando a sua simplicidade e nenhuma ganância pelo poder, é que o prefeito foi até a prefeitura, no dia 5 deste mês, abrir a porta da prefeitura a fim de evitar que os vereadores Jadiel Campos e Luiz da Sorveteria quebrassem a porta e provocassem prejuízos financeiros a administração municipal. Que a eleição seja realizada, mas dentro das prerrogativas constitucionais, sem nenhum tipo de atropelo, como queriam os seguidores do candidato Armando Batalha, que quer o poder a todo custo. Independente do resultado da próxima eleição, o prefeito Alex Rocha o respeitará, pois este acredita que a melhor decisão será em 5 de outubro com o voto direto, democrático e transparente, que é o voto popular.

 

Sobre São Cristóvão II

Continua Paulo Souza: “Agora se querem saber os motivos que levaram os cinco vereadores apoiarem de última hora o candidato Armando Batalha, façam uma pesquisa na cidade de São Cristóvão, rapidamente saberão o que pensa a população sobre os motivos que levaram os vereadores a tomarem esta decisão no mínimo estranha. Uma dica é ler a coluna da jornalista Ritta Oliveira, do Jornal do Dia, edição de 8 de agosto, com o título As mutretas de São Cristóvão. Leiam e tirem suas conclusões. Gananciosos pelo poder são esses vereadores que não respeitaram a morte do saudoso Zezinho da Evereste e as leis, ao decidirem aprovar a todo custo a eleição logo no primeiro dia de sessão da Câmara, quando a lei diz que o prazo para realização da eleição indireta é de 30 dias, a fim de que a população possa participar indicando candidatos. Então por que esta pressa, senhores vereadores? O que se explica uma decisão relâmpago como esta? Os senhores precisam vir a público e dar uma explicação convincente a população. Admitam o erro cometido e não queiram subestimar a inteligência do povo”. ( Ascom/São Cristóvão).

 

Frase do Dia

“A tortura é a verdadeira herança maldita. Os comandantes precisam aprender a conviver com os crimes dos seus antecessores…Mesmo assim (com os seus erros) Tarso Genro esteve certo em relação aos torturadores. A tortura foi uma política de Estado durante toda a Ditadura, particularmente entre 1969 e 1977″(Elio Gaspari, Folha de SP, 13-08-2008).

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais