Campanha morna e sem sal

0

Campanha morna e sem sal

 

A campanha eleitoral ainda não ganhou as ruas de Aracaju. Além das carreatas organizadas por um ou outro candidato a prefeito e algumas visitas a feiras-livres, nada foi feito para criar o clima de disputa. Quase não se vê carros de som fazendo barulho nas ruas da capital (o que é uma maravilha) e até o número de veículos plotados é reduzidíssimo. Há quem garanta que os candidatos estão se resguardando para a propaganda eleitoral no rádio e na televisão, quando pretendem apimentar o debate. E qual o motivo dessa frieza? Uns culpam a falta de dinheiro para azeitar a disputa. Seja o que for tudo leva a crer que, diferente de 2006, quando a campanha para governador chegou ao clímax, a disputa para a Prefeitura de Aracaju vai ser morna e sem sal até o fim. Vamos esperar pra ver se esse caldo engrossa, ou se a contenda eleitoral deste ano será mesmo uma sopa rala e sem tempero.

 

Escolaridade do eleitor

 

Os candidatos sergipanos a prefeito, vice e vereador estão disputando os votos de 1.369.639.  Desses, 713.744 são mulheres e 655.586 homens. Apenas 309 não informaram o sexo. Conforme a Justiça eleitoral, Sergipe possui 136.626 eleitores analfabetos. 288.207 sabem ler e escrever com dificuldade e outros 510.256 não concluíram o ensino fundamental. 66.256 cursaram todo o primeiro grau e 183.382 não chegaram a concluir o ensino médio. Os que encerraram essa fase escolar somam 126.985. Cerca de 3% dos eleitores sergipanos têm formação superior e 26.172 não conseguiram concluir uma faculdade.

 

Voto por idade

 

E eleitorado jovem cresceu em Sergipe. Segundo os dados da Justiça Eleitoral, com 16 e 17 anos de idade – quando o voto ainda é facultativo – existem 42.662 eleitores. Outros 109.247 têm idade entre 18 e 20 anos, quando a votação já é obrigatória. Entre 21 e 24 anos, Sergipe tem 157.758 eleitores. 357.893 estão na faixa etária de 25 a 34 anos. Com idade entre 45 e 69 anos são 354.166. Com mais de 70 anos, quando o voto é facultativo, existem em Sergipe 49.089 eleitores e a partir de 79 anos são apenas 23.604 cidadãos aptos a votar nas eleições de outubro próximo.

 

Desemprego é fogo

 

Um estudo feito durante 20 anos constatou que perder um emprego pode causar depressão mais duradoura do estado de espírito dos entrevistados do que eventos como viuvez e divórcio. Os resultados mostram que o desemprego deprime mais os homens do que as mulheres. Mas em outras ocorrências, de maneira geral, a reação entre os sexos é muito semelhante. No caso de outros eventos traumáticos, tais como viuvez e divórcio, o estado de espírito foi abalado, mas depois houve uma recuperação. Em eventos positivos, tais como casamento e paternidade, o impacto sobre as pessoas foi passageiro.

 

De volta à Câmara

 

E o candidato a vice-prefeito de Aracaju, Pedrinho Valadares (DEM), assumiu ontem (15) uma cadeira na Câmara Federal em substituição ao deputado Jerônimo Reis (DEM), que se afastou do Parlamento para cuidar da campanha eleitoral dos aliados de Lagarto. Em seu 1º discurso, Pedrinho disse que retornou à Câmara para defender a população brasileira, “aqueles que não têm voz e votos nesta Casa, na defesa de um debate de alto nível para solucionar os grandes problemas da Nação”. Então tá!

 

Déda faz cobrança

 

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), precisou de apenas uma hora para cobrar mais disposição de seus auxiliares. Reunido ontem (15) com todo o secretariado, o petista alertou para os cuidados necessários durante a campanha eleitoral, pediu mais empenho de todos e solicitou a elaboração de um relatório sobre as ações que estão sendo desenvolvidas em cada Secretaria. Antes que algum auxiliar pedisse a palavra, Déda deu a reunião por encerrada.

 

Líder partidário

 

O deputado sergipano Eduardo Amorim assumiu ontem (15) a liderança do PSC na Câmara Federal. “O propósito é fazer com que o partido seja mais respeitado na Casa e que o crescimento do PSC em todo o País tenha reflexo na nossa atuação”, afirmou o novo líder. Ele prometeu buscar a unidade que vem marcando a bancada do PSC na atual Legislatura e estimular a discussão de temas importantes para a sociedade brasileira. Aguardemos, portanto!

 

Luto

 

A cidade de Itabaiana está de luto pela morte do empresário Aguinaldo Oliveira de Jesus, o “Garrincha” e a esposa deste Maria Mendonça de Jesus. Os dois perderam a vida ontem (15) na orla de Atalaia, em Aracaju, quando a moto em que trafegavam foi colhida por uma caminhonete. Segundo testemunhas, “Garrincha” tentou trocar de pista subindo no canteiro central e não percebeu o veículo que se aproximava. O empresário possuía em Itabaiana uma casa especializada em peças para instrumentos musicais e era um apaixonado por motocicleta.

 

Reajuste explicado

 

O aumento da quantidade de biodiesel adicionada à mistura vendida nos postos não é a única explicação para a subida no preço do combustível registrada nas últimas semanas. Segundo a ANP, isso ainda é reflexo do reajuste do produto em 15% nas refinarias ocorrido em maio deste ano. Desde o dia 1º de julho, o diesel vendido nos postos de combustíveis deve ter 3% de biodiesel na mistura. Antes, o percentual era de 2%.

 

Quer ficar rico?

 

A Mega-Sena pode pagar R$ 21 milhões para quem acertar as seis dezenas no sorteio desta quarta-feira (16). Aplicado na poupança, o prêmio renderá cerca de R$ 135 mil por mês. Sem nem mesmo mexer na bolada, quem acertar as dezenas pode comprar, a cada trinta dias, cinco carros populares com todos os opcionais. Se desejasse, teria em sua garagem, em um ano, pelo menos 10 dos carros mais procurados das montadoras brasileiras. Boa sorte.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários