Canal de Xingó sairá do papel

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Há muito tempo fala-se do Canal de Xingó. Uma obra que construirá um canal de adução de 305,7km de extensão de Paulo Afonso (BA) – através do reservatório da Usina Hidrelétrica – beneficiando também Santa Brigida (BA) e chega a Sergipe, através de Canindé do São Francisco passando por Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe até Nossa Senhora da Glória. O Canal – que será por ação da gravidade – servirá não apenas para o abastecimento humano, mas também para irrigação e pecuária.

Ontem, 23, o prefeito de Canindé, Heleno Silva, recebeu uma comissão de técnicos da Codevasf/SE, que entregaram uma cópia do relatório de impacto ambiental e devem realizar uma audiência pública no início de julho. Heleno está esperançoso e acredita que a obra é a redenção para a região do Alto Sertão. E é verdade, o projeto na prática acabará de uma vez com os efeitos da seca para grande parte dos sertanejos.

A obra, que custará cerca de R$ 2 bilhões está inserida no PAC-2, e será licitada através do Regime Diferenciado de Contratação – RDC. Este regime acaba com diversos protocolos e agiliza em muito as obras.

Na prática, o Canal de Xingó é principal ação do Governo Federal para que o sertanejo possa conviver com a seca sem o sofrimento atual.
A obra do Canal de Xingó representará também o fim da indústria da seca no Alto Sertão sergipano.

Como disse o prefeito de Canindé, a obra é a redenção para a região. Espera-se que a burocracia e a ambição dos homens não atrapalhem a realização da obra.

Sugestão SMTT: Mão única em um trecho da rua Rafael de Aguiar
O blog já recebeu por várias vezes sugestões de leitores sobre o trânsito na Rua Rafael de Aguiar. Seria bom que a engenharia de trânsito da SMTT realize estudo no sentido de passar a ser mão única a Rua Rafael de Aguiar, no trecho entre a Rua Isaias A. de Jesus (Condomínio Jardim Tropical) até a Avenida Nova Saneamento, sentido sul/norte.

Roubos a bancos em SE
Quando o atual secretário da SSP, João Eloy,assumiu a pasta, em 2009, conseguiu a proeza do Estado passar quase dois anos sem um roubo a banco. No ano passado foram cerca de 12 a 15 roubos a bancos, com armas ou explosivos. Até o momento, este ano, os roubos já chegam a nove.

E a submetrallhadora foi “alugada”?
A situação é preocupante. E dentro da SSP, a corregedoria da Polícia Civil já começou a ouvir todos que trabalham na delegacia plantonista para saber do “sumiço” da submetralhadora da SSP encontrada nas mãos de assaltantes de bancos. Já pensou se descobrirem que a submetralhadora foi “alugada”? como ocorre em outros Estados? A delegada Teonice, responsável pela corregedoria, com certeza, fará uma investigação minuciosa. É preciso cortar na carne. É preciso punir com a expulsão o responsável pelo “sumiço”.

Escritório em Brasília
Circulou ontem nos bastidores da política sergipana que o ex-deputado e ex-secretário Jorge Alberto pode estar mudando de partido e trocando o PMDB pelo PRB. Com isso seria secretário do escritório de Sergipe em Brasília e o nome ficaria à disposição do partido para uma candidatura em 2014.

Obra do Hospital Senhor dos Passos é embargada e diretoria denuncia perseguição
A Prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha (PSB), juntamente com seu marido, o secretário municipal de Assuntos Parlamentares, Armando Batalha, determinou ontem,23, a Secretaria de Obras o embargo da obra de reconstrução do Hospital e Maternidade Senhor dos Passos na sede do município, denuncia a diretoria da unidade hospitalar.

Disputa política
A reconstrução que esta em fase de conclusão e que é um sonho dos moradores da cidade, vem sendo objeto de disputa política por parte do grupo do ex-prefeito Armando Batalha, segundo a diretoria do hospital. Tudo isso porque o hospital é administrado por uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, composta por uma Diretoria que presta serviços voluntários, há cerca de 65 anos, e não se submete as vontades políticas de nenhum grupo.

Convênio não foi renovado
De acordo com o vice-presidente do hospital, advogado João Garcez, "desde que a prefeita Rivanda Batalha assumiu o comando do município que o convênio da prefeitura com o hospital não foi renovado, numa tentativa de fazer com que a instituição passe por dificuldades financeiras e seja repassada para o comando deste casal de políticos”.

MPE
Vale ressaltar que parte da estrutura física do hospital já foi ocupada, e desde a segunda-feira (22) a unidade de saúde já está devidamente instalada. "Não entendo como uma prefeita que se diz aliada do governador Marcelo Déda, tenta prejudicar uma obra do próprio governo do estado", diz João Garcez. Os diretores do hospital vão procurar o Ministério Público do Estado para denunciar a explicita perseguição política.

PGE e APESE promoverão palestra sobre a PEC das Domésticas
Em mais uma ação conjunta, a Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE) e Associação de Procuradores do Estado de Sergipe (APESE), promoverão uma palestra sobre a PEC das Domésticas.

PGE e APESE promoverão palestra sobre a PEC das Domésticas II
A palestra será ministrada pelo Procurador Marcos Póvoas que,na oportunidade,  discorrerá sobre as mudanças na legislação trabalhista com o advento da Proposta Emenda Constitucional que beneficia os empregados domésticos. O evento será realizado no dia 02 de maio, às 10:30h, no auditório da APESE, situado na Praça Almirante Tamandaré, n° 76, bairro São José.O acesso é livre.

Reforma do Gonzagão I 
Na última semana, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), iniciou as obras de reforma do Complexo Cultural Gonzagão, localizado no Conjunto Augusto Franco. A obra faz parte do Plano de Recuperação das Unidades Culturais, desenvolvido pelo Governo do Estado e que prevê a melhoria de diversas unidades como o Arquivo Público de Sergipe e Biblioteca Pública Epifânio Dória.

Reforma do Gonzagão II
A reforma irá abranger a recuperação da Casa de Forró e do Espaço Cultural Gonzaguinha, dos quiosques e da bilheteria. Serão feitas melhorias nas instalações elétricas e hidro-sanitárias, na cobertura do espaço e na pavimentação. Outro ponto importante da reforma diz respeito à implantação do sistema de combate a incêndio e de adequações de acessibilidade. Vale lembrar que as obras só estão sendo possíveis graças a mais uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com o Ministério da Cultura.

Falecimento de pastor. Nota de falecimento de senador
O senador Eduardo Amorim (PSC) divulgou ontem,23, uma nota lamentando o falecimento do  pastor evangélico Edivaldo Dias Pereira, irmão do vice-presidente nacional do Partido Social Cristão (PSC), Everaldo Pereira. O pastor morreu na última segunda-feira, 22, depois de ser atingido por uma bala perdida, na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro. Além do evangélico, mais duas pessoas morreram.

Grande perda
“É com respeito que proclamo o seu caráter, o direcionamento em seus trabalhos sociais e seu idealismo, defendido ao longo da sua vida. Edivaldo Dias Pereira deixa o exemplo de cidadão, de chefe de família e de irmão. Aqueles que o conhecem tem a gratidão dos serviços que prestou à nossa terra”, disse Eduardo Amorim, acrescentando que “como líder do PSC no Senado Federal lamentamos profundamente o ocorrido e com imensa tristeza prestamos nossas sinceras condolências aos familiares e amigos por tão grande perda”.

Votos de pesar na AL
Na AL, a presidente, Angélica Guimarães (PSC) apresentou votos de pesar pelo falecimento do pastor Edivaldo Dias Pereira.Angélica ficou solidária com a família da vítima, em especial com o Pastor Everaldo. “Ficamos todos consternados com essa situação. Nesse Brasil que tanto se clama por Justiça, que as autoridades competentes tratem com muito carinho a questão da Segurança Pública. Infelizmente o Pastor Edivaldo estava na hora errada e no local errado”.

Laranjeiras tem planejamento estratégico
Representantes de diversas secretarias da prefeitura de Laranjeiras participaram de uma reunião de Planejamento Estratégico de Gestão em um hotel em Aracaju. O objetivo do prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala – PMDB) é fortalecer os projetos que estão sendo executados na cidade e todos aqueles que necessitam ser produzidos para o pleno desenvolvimento em diversos setores do município.

Projetos
Entre os projetos debatidos pelos gestores estão a construção de creches, duas novas escolas na zona expansão, centro administrativo, reforma de unidades básicas de saúde, entre outros. O prefeito e sua equipe de captação de recursos apresentaram à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e aos responsáveis pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), projetos estruturantes para execução de obras ainda este ano no município, como o saneamento e esgotamento sanitário de toda a cidade e o abastecimento de água da zona de expansão (conjunto Manoel do Prado Franco e adjacências).

Bons serviços
“Foi um dia bastante produtivo para a equipe de secretários e técnicos que fazem parte da nossa administração. Neste trabalho, conseguimos integrar os representantes de diversas secretarias e diretorias, já que o nosso intuito é trabalhar para o desenvolvimento da cidade e prestar bons serviços à população. Temos que falar a mesma linguagem em todos os setores”, afirmou Juca.

Itabaiana: Dia ‘D’ de vacinação Contra a Gripe é sucesso. Vacinas ofertadas até o dia 26
Devido ao Dia ‘D’ de Vacinação contra a Gripe, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Um grande movimento de pessoas foi registrado no último sábado, dia 20, nos postos de saúde, associações, hospital e praças de Itabaiana. Com a data definida pelo Ministério da saúde. O Dia “D” foi instituído para que todas as secretarias de saúde do país reforçassem as ações de imunização junto à sociedade, inclusive, estendendo a vacinação para fora da rede de saúde tradicional; em pontos populares da cidade. O ápice das vacinações ocorre no Dia “D” com a ampliação do atendimento para a vacinação dos munícipes.

Cuidando dos cidadãos
Para o prefeito Valmir de Francisquinho; “É de grande importância a realização dessa campanha, além de cumprir com as determinações do Ministério da Saúde, nós estamos cuidando dos nossos cidadãos idosos que muito já contribuíram e ainda contribuem com nossa cidade e as demais pessoas que se enquadram nos grupos específicos. Com isso, estamos felizes com os resultados, pois o povo está ciente da campanha e buscando o serviço ofertado pela saúde municipal de Itabaiana”, avaliou o prefeito.

Número de empreendedores continua crescendo em SE
Com o crescimento da economia, o número de empreendedores brasileiros continua evoluindo. E em Sergipe não é diferente. No mês de março, por exemplo, foram abertas 375 empresas. O índice representa um crescimento de 12% com relação a fevereiro deste ano, quando foram abertos 330 estabelecimentos.

1.117 nova empresas
No acumulado de janeiro a março de 2013, são 1.117 novas empresas. O índice é o segundo melhor de toda a história da Junta Comercial de Sergipe para o período – o primeiro foi o do ano passado, quando foram registrados 1.122 novos negócios, apenas cinco a mais que este ano.

Políticas de fomento
Para Vinicius Mazza, presidente da Jucese, o número é um indicativo importante de que os sergipanos apostam na economia e nas políticas públicas de fomento ao registro mercantil. “Mais do que isso: provam que o empreendedorismo tem ganhado cada vez mais força, o que motiva as Juntas Comerciais a buscarem novas metodologias de atendimento ao público”, esclarece.

Agente participativo
“Deixamos de ser um órgão puramente cartorial e estamos acompanhando o desenvolvimento da economia como agentes participativos, de forma que nossa atuação também garante esse interesse pelo abertura do próprio negócio”, completa Vinicius Mazza.Segundo ele, o atendimento rápido e menos burocrático aliado à tecnologia, faz com que os futuros empreendedores percam o receio de investir num negócio próprio, já que tem a garantia de processos mais ágeis e sem riscos.

Seapri coloca-se à disposição da Semed
Dando continuidade ao cronograma de visitas, o secretário da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, compareceu ontem pela manhã, 23, a secretaria Municipal da Educação. Em reunião junto com a secretária, Márcia Valéria, o secretário que estava acompanhado por alguns colaboradores falou sobre o trabalho desenvolvido pela Seapri, mostrando-se à disposição da Semed.

Projetos
Na ocasião também foram avaliados alguns projetos da Semed, que deverão ser encaminhados à Câmara Municipal de Aracaju, bem como a orientação de outros tantos. Para Márcia Valéria, a criação da Seapri chegou como um tranquilizante não somente para a Semed, mas para toda a gestão.

Laços administrativos
"Diariamente nos deparamos com algumas dúvidas ou mesmo situações burocráticas e ficamos receosos em qual atitude tomar. Essa visita nos deu a certeza que agora podemos contar com a ajuda de um órgão, que além de viabilizar algumas ações nos dará total suporte" falou a secretária. "A articulação não fica presa ao parlamento, ela tem que criar laços para que assim a administração tenha sucesso e a população tenha seus anseios sanados" disse Juvêncio.

Educação Inclusiva na CMA
Lucas Aribé ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para falar sobre a educação municipal. Ele falou sobre a sessão realizada na CMA na segunda-feira, 22, que foi em homenagem a Semana Nacional de Educação e ressaltou a importâncida da educação inclusiva nesse processo.Segundo Lucas Aribé, a educação pública precisa de um plano concreto de trabalho e a inclusão também deve ser prioridade para a gestão atual.

Educação Inclusiva na CMA II
Antes de ser vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB) já desenvolvia um forte trabalho no campo da educação inclusiva, como assessor de projetos na Divisão de Educação Especial, da Secretaria de Estado da Educação. Mas é preciso ofertar uma estrutura adequada de forma geral e a inclusiva demanda cuidados ainda mais específicos que devem ser lembrados pela Secretaria Municipal de Educação.

Aniversário Lagarto
Ontem,23, o deputado federal Fábio Reis (PMDB) usou a palavra no plenário da Câmara dos Deputados para homenagear sua cidade natal, Lagarto, que completou 133 anos no sábado (20). Na ocasião, o parlamentar lembrou da importância da Universidade Federal de Sergipe e do novo shopping como duas grandes obras do município, responsáveis pela melhoria da qualidade de vida dos Lagartenses.

Financiamento
A comissão especial criada para debater o financiamento para a saúde pública  aprovou ontem,23, requerimentos do relator da comissão, deputado Rogério Carvalho (PT-SE) que, entre outros, propõe a realização uma audiência pública com representantes do Conselho Nacional das Secretarias de Saúde (CONASS), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e do Ministério da Saúde para debater fontes de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Procedimentos TCU
O parlamentar requereu também a verificação de informações sobre os procedimentos adotados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para averiguar a eficiência, a eficácia e a efetividade dos recursos da União usados pelas três esferas de governo.“O aprimoramento do Estado, das instituições e da democracia brasileira, objeto desta comissão, é assunto intrinsecamente relacionado, tanto à estrutura federativa e à forma de distribuição dos recursos, quanto ao aspecto democrático, para o qual a transparência provida pelo TCU é imprescindível”, argumentou o deputado.

Reforço policial nas escolas públicas
Em  reunião ontem, 23, com o secretário da SSP, João Eloy, o comandante da PM, coronel Yunes e demais membros da cúpula da segurança pública, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, solicitou à SSP reforço policial no entorno de escolas públicas estaduais que têm sofrido constantes ações de delinquentes, sobretudo nos horários de entrada e saída dos alunos.

Casos de práticas criminosas
Belivaldo Chagas levou ao conhecimento das autoridades policiais casos recentes de práticas criminosas nas áreas externa e interna de escolas da rede estadual. Preocupado com a segurança e com o bem estar de alunos, professores e funcionários, o secretário solicitou reforço policial em colégios como o Dom Luciano e o Francisco Rosa, nos horários em que as práticas acontecem com mais frequência.

Invasões
O secretário ainda se mostrou aflito com as invasões aos prédios das escolas. "Toda escola tem um laboratório de informática. Já houve casos em que os bandidos renderam o vigilante, o obrigaram a abrir a porta do laboratório para depois levarem os computadores. No colégio Francisco Rosa, no Bugio, delinquentes aproveitaram o fim de semana para invadir a escola e subtrair a fiação elétrica, com o intuito de vender o cobre para comprar drogas", contou o secretário.

Promessa de reforço
Sensibilizado, o secretário de Estado de Segurança Pública, João Eloy de Menezes, prometeu reforçar o policiamento, inicialmente, nas escolas apontadas por Belivaldo Chagas. "A SSP irá intensificar as rondas da PM nessas escolas nos horários mais críticos. A Polícia Civil vai analisar todos os boletins de ocorrência envolvendo delitos nas escolas para identificar os autores e colocá-los à disposição da Justiça", garantiu Eloy.

Treinamento
Ainda segundo João Eloy, a PM realizará um treinamento com os vigilantes da rede estadual de ensino. "Será feita uma interação entre a PM e os vigilantes da Seed para que eles saibam como proceder em situações de insegurança", reforçou o secretário.Por sugestão do coronel Iunes, será estabelecida uma parceria entre as Secretarias da Segurança Pública e da Educação no tocante ao trabalho de prevenção contra as drogas.

Informações  rádio sergipano I
O baiano Carlos Batalha, atual secretário de comunicação social da PMA, atuava, em Salvador, na famosa equipe comandada por França Teixeira. Em 1975, quando veio para Sergipe, Batalha integrou a equipe da Cultura, mas mudou de prefixo e transferiu-se para a Liberdade. Foi na 930, que Carlos Batalha tornou-se o grande responsável pela mudança radical na forma de apresentar programas esportivos. Eles eram, todos, iguais, no sentido literal da palavra. Eram redigidos e lidos por uma dupla de apresentadores.

Informações  rádio sergipano II
Foi então que Batalha, batizado de “o guerreiro de todos os estádios”, lançou o estilo irreverente, improvisado, ousado, que aprendera com França Teixeira, em Salvador. Foi um marco divisório na história do rádio esportivo sergipano. A propósito, a Liberdade AM vai completar 60 anos de existência no próximo mês de setembro. Foi também na Liberdade que Raimundo Macedo, então estudante do Ateneu, iniciou sua carreira de radialista. Carregava consigo o apelido de “Pingo de Leite”. Hoje, Macedo é um veterano, com 38 anos de experiência a serviço do rádio e do futebol sergipano.

Bancada Evangélica
A cada ano, cresce o número de deputados federais que integram a bancada evangélica. Ao contrário dos católicos, que têm sido bastante tímidos na área política, as igrejas fundamentalistas têm conseguido êxito na tarefa de eleger, cada vez mais, representantes, não apenas na Câmara Federal, mas também no Senado (em menor escala) e nos parlamentos estaduais e municipais – assembleias legislativas e câmaras de vereadores.

Bancada Evangélica II
Num espaço de dois anos, foram criadas frentes evangélicas em 15 estados da federação e em centenas de municípios. Aqui mesmo em Sergipe, tanto a Assembleia quanto a Câmara Municipal de Aracaju possuem vários parlamentares ligados direta ou indiretamente às igrejas chamadas pentecostais. É cada vez maior a influência desses segmentos religiosos na vida do país.

Tecnologia sergipana tipo exportação I
O pólo tecnológico sergipano já desponta no cenário nacional e continua ampliando a vitrine ‘made in sergipe’. A INNOVAX IT, empresa sergipana que atua no nordeste, acaba de firmar uma importante parceria com a SoftwareOne, empresa originária da Suíça e principal parceira da Microsoft no mundo para licenciamento de softwares. Através da união, a INNOVAX IT passa a elaborar os projetos de análise em tecnologia, visando reduzir os custos das empresas locais e ajudando-as a licenciá-las corretamente nos sistemas da Microsoft, já que a empresa de Bill Gates tem metas de fiscalizar e rastrear 100% das suas licenças e redes de distribuição.

Tecnologia sergipana tipo exportação II
Para Adler Ismerim, diretor da INNOVAX IT, a parceria vem demonstrar o potencial tecnológico do nordeste e em especial, Sergipe. “Temos excelentes profissionais, aptos a diagnosticar as principais necessidades das empresas locais e altamente capacitados para aplicarem o que há de melhor em tecnologia no mundo, sem perder o foco do negócio e sotaque locais. Se o crescimento das empresas estiver amparado no suporte tecnológico, só se pode esperar excelentes resultados”, conclui o gestor.

MD – Mobilização Democrática
O novo partido que resulta da fusão do PPS com o PMN deverá receber, num prazo máximo de 30 dias, a adesão de inúmeros parlamentares. Nos planos da MD está o provável lançamento de José Serra como candidato à presidência, em 2014. Ocorre que os caciques do PSDB estão trabalhando intensamente para evitar a saída de Serra do partido tucano.

Carmópolis
Vem aí o "I Encontro de Filhos e Amigos de Carmópolis em Aracaju", será dia 31 de maio no Iate Clube a partir das 21h. Filhos ilustres de Carmópolis serão homenageados. Teremos duas atrações musicais: Samba de Moça Só & Auvanildo. Adquira sua mesa a partir da próxima segunda-feira através do celular (79) 9977-3304. Todas as tendências políticas de Carmópolis estão convidadas. Assista entrevista com um dos idealizadores do encontro: http://www.youtube.com/watch?v=UgRkChSq5Wc

Futebol
CAMPEONATO SERGIPANO – A rodada de número 15, que foi aberta com o jogo antecipado em que o Itabaiana derrotou o América por 3 X 1, apresenta, esta noite, as seguintes partidas: Batistão – Sergipe X River Plate. Francão – Boca Júnior X Confiança. Wellington Elias – Socorrense X América e Brejeirão – Olímpico X Lagarto. /// Cinco clubes disputam as quatro vagas do cruzamento olímpico: Sergipe, Confiança, River Plate, Socorrense e Estanciano. Boca Júnior e América são os principais condenados ao rebaixamento. Mas Olímpico e Lagarto também podem entrar no descenso. O Itabaiana corre menos perigo. /// ELEIÇÕES DA CBF – Embora estejam previstas para depois da Copa do Mundo de 2014, já há um candidato em campanha: Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians. /// O presidente corintiano Mário Gobbi garante que votará no candidato de oposição. /// Marin apóia Del Nero, que, entretanto, afirma que está muito cedo. Mas pondera que admite concorrer, se tiver apoio dos clubes. /// Após sondagem italiana, TITE diz que ficará no Corinthians até o final de 2014. /// Primeiros ingressos para a Copa já estão à disposição dos portadores de cartão de crédito. /// Brasil deixará de arrecadar 1 bilhão de reais em impostos no campeonato mundial.

Futebol II
Nicolás Leoz renuncia ao cargo de presidente da CONMEBOL – Confederação Sul-Americana de Futebol. /// Causas: problemas sociais e de saúde. /// Uruguaio deverá substituí-lo. Afastamento definitivo será na próxima terça-feira. /// Morre Turcão, ex-lateral do São Paulo, aos 86 anos. /// Ronaldo Fenômeno afirma que Espanha é melhor do que o Brasil. COPA DOS CAMPEÕES DA EUROPA – O Bayern, da Alemanha, jogando dentro de casa, aplicou uma sonora goleada no Barcelona. 4 X 0 foi o escore da partida, realizada em Munique. /// Com este resultado, o clube alemão assegurou, praticamente, sua presença nas finais da mais importante competição do futebol europeu. /// SELEÇÃO BRASILEIRA – Faz amistoso, esta noite, no Mineirão, em Belo Horizonte, contra a equipe nacional do Chile.

Memória – Aconteceu há 62 anos – (1951)
Janeiro – Getúlio Vargas toma posse como presidente da República, eleito que fora pelo voto popular. O “Gegê” nomeia para a presidência do Banco do Brasil RICARDO JAFET, o maior contribuinte de sua campanha eleitoral. JULHO – Sancionada a Lei Afonso Arinos, que estabelece que é crime a prática do racismo. Outubro – Acontece, em São Paulo, a Primeira Bienal Internacional. Dezembro – Getúlio Vargas envia ao Congresso Nacional o projeto de criação do Programa Nacional de Petróleo e da Petrobras. Isso ocorre 20 anos depois da campanha encetada pelo escritor Monteiro Lobato. O governo democrático de Vargas inicia-se em 1951 e vai até 1954. Foi um período marcado pelo nacionalismo. A campanha que tinha como slogan O PETRÓLEO É NOSSO culmina com o início da exploração do petróleo no país e com a criação de organismos como o CNP – Conselho Nacional do Petróleo e a fundação da PETROBRAS. Mas isso só viria a ocorrer mais tarde, em 1953. Em Sergipe, Arnaldo Rollemberg Garcez era empossado, em 12.02.1951, no cargo de governador de Sergipe, sucedendo o engenheiro José Rollemberg Leite. Era a continuidade, no poder, da coligação PSD/PR. Era criada a Escola de Serviço Social (Faculdade). Construiu o parque João Cleofas, um centro para exposições agropecuárias. Instituiu a CDE – Comissão de Desenvolvimento Econômico de Sergipe. Na área social, construiu um conjunto habitacional de cunho popular. Arnaldo Garcez era natural de Itaporanga D’Ajuda. Inaugurou o novo prédio do Colégio Estadual Ateneu Sergipense, que era o principal estabelecimento de ensino do Estado, face à necessidade de aumentar o número de seus alunos. Á época, os principais estabelecimentos de ensino de Aracaju eram o Ateneu, a Escola Normal (IERB) – Instituto de Educação Rui Barbosa (públicos), e o Tobias Barreto e o Jackson de Figueiredo (particulares). O desfile dos estudantes no dia 7 de setembro empolgava a população que acorria à praça Fausto Cardoso. A UDN – União Democrática Nacional, empenhava-se para quebrar a hegemonia da coligação PSD/PR. Capítulo importante nesse sentido vai ocorrer somente em 1954, com o lançamento da candidatura do engenheiro Leandro Maciel. Existiam vários jornais, na capital e no interior. A Aperipê continuava sendo a única emissora de rádio de Sergipe.

Curtas
CONTRA LIMITAÇÃO A NOVOS PARTIDOS, POLÍTICOS AMEAÇAM IR AO STF. /// PROFESSORES DO RIO GRANDE DO SUL PEDEM PRISÃO DO GOVERNADOR POR NÃO PAGAR O PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO. /// GOVERNO QUER MANTER MULTA DE 40 POR CENTO PARA DEMISSÃO DE EMPREGADO DOMÉSTICO. /// VENEZUELA ORDENA MILITARIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO E DECLARA EMERGÊNCIA. /// PARLAMENTO FRANCÊS APROVA CASAMENTO E ADOÇÃO PARA GAYS. /// COSTA RICA CANCELA CONCESSÃO DA EMPRESA BRASILEIRA OAS. /// LULA AGORA É COLUNISTA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS DO JORNAL AMERICANO “NEW YORK TIMES”. /// POLÍCIA FEDERAL VAI INTERROGAR VALÉRIO. NA PAUTA O INQUÉRITO SOBRE O EX-PRESIDENTE LULA.

Curtas II
PRESIDENTE DA CÂMARA DIZ AO STF QUE ELEIÇÃO DE FELICIANO FOI VÁLIDA. /// MÉDICOS SUSPENDERÃO ATENDIMENTO A PLANOS DE SAÚDE AMANHÃ. /// BAYERN ATROPELA, FAZ 4 NO BARCELONA E FICA PERTO DA FINAL DA CHAMPIONS LEAGUE. /// CONGRESSO DISCUTE PROJETO PARA AMPLIAR PODER DAS EMENDAS. /// AÉCIO RESPONDE A DILMA: “QUEM TORCE CONTRA O BRASIL É O PT”.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju   Amizade se constrói com respeito, cumplicidade e lealdade. A relação q ñ for pautada por esses princípios, ñ passa de um jogo de interesses.

www.twitter.com/MaxLeonardo87   Apenas duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Só tenho dúvidas quanto ao universo.

www.twitter.com/mendoncaprado   Sergipe precisa qualificar os seus jovens para trabalhar na área tecnológica. Precisa também investir no parque tecnológico. Esse é o futuro.

www.twitter.com/JoseRaimundos   O setor publico deveria pagar salários de acordo com produtividade como é no setor privado.

www.twitter.com/AlberthoJorge1   @riltonmorais NÃO SEI SE VC É UM MÉDICO AGNÓSTICO, MAS NA MINHA OPINIÃO VC É UM INSTRUMENTO DE DEUS.

www.twitter.com/dilsonramoslima   Um Deus intolerante e racista, cheio de ódio e ameaçador é obra de ficção. Só existe na cabeça dos oportunistas. #VadeRetro.

www.twitter.com/miltonalves_se festas das torcidas de Vasco e Flamengo anunciadas em Aracaju podem parecer encontro de amigos em velorio – sem animação.

DO LEITOR

Abuso e maus-tratos contra crianças: Unimed SE e a prática do desserviço, relacionamento desumano e crime
Thales Brandão,Professor Universitário e Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br: “O meu filho Thales Rafael

completou ontem, 23/04, 1 aninho – com tosse, febre e muita coriza. Ser pai é acolher o seu filho em todos os momentos com muito carinho, paz e alegria. Diante dos problemas de saúde resolvi levá-lo para o "Hospital" de Urgência da UNIMED – ao chegar no atendimento – me deparei com crianças transbordando por todos os lados na pediatria – recém nascidos, bebês de 0 – 12 meses e outros maiores. Crianças tossindo, com muita febre, VOMITANDO, gritando, CHORANDO e muitos pais em pé sacolejando os pequenos para mentalmente tentar fazer com que a UNIMED/SE entregasse um serviço digno. No primeiro atendimento o diálogo era claro: "Olha, senhor! estamos com muitas fichas se você quiser esperar vai demorar". Cheguei no hospital às 15h27 – na ocasião só existia uma pediatra para atender uma demanda GRANDE de crianças. Alguns pais questionavam para os atendentes sobre um segundo médico – e a informação era: "Pode ser que uma outra pediatra apareça às 16h. PODE SER, NÃO É CERTEZA". A "diretora administrativa" não foi encontrada para esclarecer a morosidade no atendimento. Os pais se reuniram e começaram a protestar com os atendentes que não podiam fazer nada. Uma mãe gritava: "ISSO AQUI É PIOR QUE O SUS. VOCÊ SABE QUANTO EU PAGO DE UNIMED!?". A Polícia Militar de Sergipe foi acionada e rapidamente com seu poder e despreparo (sobre consumidor) – não visitou a pediatria, não encaminhou ninguém da UNIMED/SE para a delegacia e na porta do hospital disse que os consumidores poderiam abrir um B.O na plantonista. Desserviço não é considerado como crime!? Enfim, eu e minha esposa esperamos 4 HORAS para ser atendido na pediatria. Alguns pais que aguardavam desde das 13h-14h ficaram acalmando seus filhos e brigando para que pelo menos fossem atendidos. ESTAMOS FALANDO DE CRIANÇAS: SERES SENSÍVEIS E QUE PRECISAM SER TRATADOS COM URGÊNCIA! A UNIMED/SE CONTINUA ENTREGANDO UM DESSERVIÇO, RELACIONAMENTO DESUMANO, MEDÍOCRE E CRIMINOSO. No site da UNIMED/SE consta: "Com mais de 80 mil usuários, a Unimed é líder no segmento de saúde suplementar de Sergipe. Os números registrados pela operadora apontam o motivo do sucesso." SUCESSO!? HUMANIZAÇÃO!?  Como consumidor estou enxergando uma FALÊNCIA PROPOSITAL DO ESPAÇO PRIVADO DE SAÚDE. AS CRIANÇAS NÃO MERECEM UM TRATAMENTO IRRESPONSÁVEL! NA QUALIDADE DE PAI ESTOU EXTREMAMENTE INDIGNADO E REVOLTADO. #felizaniversárioSAÚDE  Obs1.: + de 15 anos pagando Unimed com plano especial.”

Aracaju: Estado das ciclovias
Do leitor Oscar Antunes Pimentel Dantas: “Gostaria de usar seu espaço para solicitar da Prefeitura Municipal de Aracaju os devidos reparos nas ciclovias Atalaia / Centro  e Atalaia / Terminal Rodoviário de Aracaju. Existem trechos que estão intrafegáveis e, com o advento da construção do Mergulhão (trecho da Contorno Veículos) e  Viaduto do Detran,  a circulação das bicicletas se tornaram perigosas para  seus condutores. O risco de atropelamento é eminente nestes trechos. E para dificultar mais esta circulação, geralmente com as obras, buracos são abertos  e não sinalizados. Os tapumes são colocados sem critérios (eles só veem a parte das obras ) e o espaço para a circulação das bikes são divididos com os veículos, nas vias de rolagem.Uma observação se faz necessário: Por que não abrem espaço entre o Posto de Gasolina e a Contorno Veículo para os ciclistas circularem? Não vejo o porquê desta proibição, pois, pelo que apreciamos, ali circulam veículos para terem acesso às referidas empresas”.

Ônibus da Acadepol parado no meio da Avenida
Do leitor Lúcio Alves (jotalak@hotmail.com ): “No domingo, por volta das 13 horas, vinha com minha família na avenida

Canal 4, do Augusto Franco, quando esse ônibus da Acadepol, parou no meio da avenida, para que os passageiros descessem no restaurante O Renatão. Não posso assegurar que eram policiais pois o ônibus poderia estar emprestado ou a serviço de outras pessoas. O ônibus ficou parado interrompendo o tráfego, para logo em seguida, estacionar no acostamento e o motorista se dirigir também ao restaurante. Detalhes: não estava chovendo pois como todos sabem as chuvas começaram na segunda-feira, e aquela avenida e a continuação da ponte sobre o Rio Poxim. Se acontecesse um engavetamento grave, qual seria a desculpa? Com a palavra os responsáveis”.

Turismo nos festejos juninos
Do leitor Alisson Freire Batista (alifrebat@gmail.com) Lendo os portais no dia de hoje, 23/04/2013, deparei com uma manchete, no ig assim: “Embratur quer atrair os estrangeiros para festas de São João no Nordeste.Para ler a íntegra dessa matéria é clicar nesse caminho: http://bahia.ig.com.br/2013/04/23/embratur-quer-atrair-os-estrangeiros-para-festas-de-sao-joao-no-nordeste.Segundo a reportagem, 11 (onze) estados participaram de uma reunião em Brasília inclusive todos os estados nordestinos. Na visão baiana, eles querem atrair os estrangeiros que por la vão assistir a copa das confederações, para levar aos lugares que acontece os festejos juninos.Nesse contexto algumas indagações surgem para Sergipe: Qual o plano de ação de Sergipe para os festejos desse ano? Temos um plano em conjunto entre o estado e as prefeituras e a iniciativa privada? As pessoas que trabalham na cadeia do turismo foram capacitadas pelo menos para atender bem, que aqui chega, que é dos nossos problemas? Temos algum plano para atrair esse turista estrangeiro e o nacional que irá assistir aos jogos em Salvador??? é importante lembrar ano que vem tem a copa, dois anos após tem as olimpíadas no Rio. Vejo um grande momento de divulgação do estado em pleno festejos juninos que é nosso maior evento festivo e cultural.SÓ PARA SALIENTAR NÃO TENHO VÍNCULO COM NENHUMA AGREMIAÇÃO POLÍTICA. ATÉ LENDO OS NÚMEROS DO TURISMO SERGIPANO NOS ÚLTIMOS ANOS VEM CRESCENDO O QUE NOS DEIXA MUITO FELIZ, FRUTO DE UM TRABALHO DA SECRETARIA DE TURISMO, POREM QUANDO A GENTE DAR UMA SAÍDA PARA OUTROS ESTADOS VEMOS QUE TEMOS MUITO QUE MELHORAR. O estado de Sergipe possui diversas belezas naturais, uma riqueza em manifestações culturais, um história riquíssima, devemos atrair o mundo para nos ver e nos conhecer cada vez mais.Apenas sou um sergipano como muitos deseja ver nos estado desenvolvido e vejo uma das oportunidades o turismo como elo de transformação econômica e social”.

ARTIGO

Intervenção na TV Sergipe   Gilson Sousa*

Defendo veementemente uma intervenção da Rede Globo de Televisão na programação jornalística de sua afiliada em Sergipe. Principalmente em períodos que antecedem festas e eventos organizados pela emissora da família Franco. E as justificativas são várias.

A bola da vez são as ‘mega-reportagens’ feitas nos últimos dias para promover um tal de Forrozão. A coisa ocupa um tempo gigante nos telejornais, passa longe do conceito de jornalismo, e ainda exalta figuras da música que nada têm a ver com Sergipe.

Aliás, o acinte é tão grande que a emissora se dá ao luxo de enviar a outros estados uma equipe completa de profissionais da comunicação para executar a tarefa. E tudo isso, é claro, desvirtuando do sentido jornalístico. Nada do que fazem é notícia, como deveria ser. Portanto, eis o primeiro motivo para a intervenção.

Quem acompanha noticiários com frequência, por interesse próprio ou por dever do ofício, sabe que essa prática da TV Sergipe não vigora a partir de então. E essa mania de fazer autopromoção de suas festas e eventos utilizando o precioso espaço do telejornalismo precisa ter um fim.
Não é bacana ficar empurrando goela abaixo artistas de segunda linha como Gabriel Gava, Wesley Safadão, Simone e Simária, Pablo, Dorgival Dantas e outra meia dúzia de cantores e bandas de gosto duvidoso. Digo ‘gosto duvidoso’ somente para ser gentil com eles. E tudo isso, senhores e senhoras, é feito em detrimento da cultura local. O que por si só já valeria também uma intervenção.

A propósito, eu sei e todo mundo na TV sabe que quando o departamento comercial se sobrepõe ao jornalismo, a coisa desanda em relação à qualidade do trabalho. É preciso haver equilíbrio nessa relação, e a emissora em questão não está sabendo praticar o fato. Portanto esse, certamente, seria mais um motivo para a intervenção.

É bem verdade que a TV Sergipe conta com um quadro de bons profissionais da comunicação, pessoas de boa formação acadêmica, mas passa a impressão de que nada disso está sendo levado em conta na hora de produzir jornalismo de qualidade. O trivial e o factual sustentam a sua programação telejornalística.
Quando a meta é aparecer no plano nacional, parece que se contentam com as reportagens sobre roteiros turísticos ou sobre a seca que há séculos assola a região nordeste e já se transformou em pauta permanente do telejornalismo nacional. Nada mais. Nada no campo da ciência, do esporte, da educação…
Então vamos lembrar que estamos tratando de uma concessão pública, com obrigações constitucionais e deveres com a sociedade. O fato de a emissora ter um dono com seus interesses financeiros não significa dizer que ela está aí para se pautar nas autopromoções e engabelar o povo ao bel prazer. No passado, essa mesma emissora, por defender tanto interesses políticos próprios, acabou sofrendo sua primeira intervenção. Parece que não aprendeu.

Assim sendo, quer falar de música? Quer valorizar o que há de melhor por aqui? Quer educar o telespectador sergipano em relação às suas raízes? Então busquem abrir mais espaços jornalísticos para eventos como o Tributo a Irmão, que acontecerá no dia 2 de maio nos arredores do Centro de Criatividade.

Ali estarão fazendo uma merecida homenagem a Irmão, cantor aracajuano falecido em novembro de 2010, artistas como Tonho Baixinho, Paulo Lobo, Rubens Lisboa, Heitor Mendonça, Cataluzes, Elvis Boa Morte, Rogério, Sena, Amorosa, Joésia Ramos, Joaquim Antonio, João da Passarada, Olga Gutierrez, Antônio Carlos du Aracaju, Mingo Santana, Neu Fontes, Jorgival Porto, Antônio Rogério, Chico Queiroga, Jorge Ducci e alguns outros.
Aí sim a emissora dos Franco estaria cumprindo seu papel social e profissional. No mais, são por essas e outras que a TV Sergipe perde cada vez mais espaço para as concorrentes, principalmente para a TV Atalaia, que também é dos Franco, mas que trabalha alinhada à linguagem do ‘povão’, de forma proposital, e sem deixar de praticar o jornalismo na sua essência.

* é jornalista profissional e licenciado em Letras

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
"Só as verdades eternas podem encher o nosso coração". São Vicente de Paulo, santo francês, nasceu em 24 de Abril de 1581 e morreu em 1660.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais