“Candidatas laranjas são mulheres iludidas”, diz promotora eleitoral

 

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Uma matéria do site Universa, da jornalista Camila Brandalise, sobre o trabalho de uma promotora em SP, mas que serve de alerta para as candidatas em todo país:

A promotora Vera Lúcia Taberti, de São Paulo, começou um trabalho de fiscalização de candidaturas fictícias de mulheres, as chamadas candidatas laranjas, em 2016. Desde então, desenvolve um trabalho para garantir que a lei de cotas que exige um mínimo de 30% de mulheres como candidatas seja cumprida, pesquisando e fiscalizando possíveis fraudes. Nas eleições de 2020, trabalha na procuradoria-geral paulista e assessora 393 promotores eleitorais em todo o estado. Um dos focos são as candidaturas laranjas. Nas eleições de 2018, partidos apresentaram candidaturas fictícias de mulheres para desviar os valores que deveriam ser direcionados, por lei, às candidaturas femininas (ao menos 30%).

Em seu trabalho de fiscalização, teve de chamar diversas candidatas para dar explicações sobre os nomes delas constarem na lista dos partidos. E concluiu que muitas candidatas laranjas, na verdade, são mulheres iludidas, pois acreditam nas promessas do partido de fornecer toda a estrutura de campanha mas, assim que começa a corrida eleitoral, não cumpre o prometido. Não há material, não há verba, não há apoio. A candidata tenta cobrar, mas não é recebida nem consegue ser atendida por nenhum representante da sigla. “Aí já é um indício de que ela pode ter se tornado uma candidata laranja. Na verdade, laranjas são mulheres iludidas”, diz Vera.

Mas, pondera: há vários outros casos em que as mulheres sabem que estão emprestando o nome para um candidatura fraudulenta, mesmo sem ter ideia do problema que estão causando. “Em 2016, investiguei mulheres que se candidataram e receberam poucos votos. Ouvi de tudo. Teve uma que disse que entrou na sede do partido para pedir um copo de água e saiu de lá candidata. Outra chegou para falar comigo, era uma senhora que mal conseguia andar. Perguntei: ‘Você sabe o que faz uma vereadora?’. Ela disse: ‘Não faço ideia’. Falam com normalidade e nem se dão conta de que é uma fraude”.

Como não se tornar uma candidata laranja?

A promotora explica que o problema da fiscalização sobre as candidaturas laranjas é que, normalmente, elas só são investigadas depois das eleições. Portanto, é preciso focar na prevenção a esse tipo de fraude. Por isso, Vera orienta as candidatas a guardar documentos e prints de conversas com as promessas que os partidos fazem. Desde mensagens pelo WhatsApp a emails. Sugere, também, que evitem fazer acordos por telefone, a não ser que consigam gravar a conversa. Mesmo que não haja nenhuma suspeita de fraude, acumular provas é importante para poder cobrar o partido depois, caso alguma promessa não seja cumprida.

Também sugere às mulheres da mesma sigla que conversem umas com as outras. “Se notar que não está sendo atendida por ninguém do partido, que manda mensagem e ninguém responde, que é bloqueada nas redes sociais, procure outras candidatas e pergunte quem está passando pelo mesmo. Se houver mais mulheres [na mesma situação], há mais provas de que as candidaturas estão sendo usadas como fachada”, diz. Leia toda matéria aqui. 


Atenção MPE, Procuradoria Eleitoral e quem de direito: é preciso explicar o decreto emergencial em Frei Paulo por conta da “seca”. SE teve um dos melhores invernos dos últimos anos No mesmo dia que o IBGE divulgou que a produção de milho em grão em Sergipe se recupera em 2019 e aumenta em mais de seis vezes sendo reflexo de condições climáticas favoráveis em 2019, o governo do Estado decretou estado de emergência em Frei Paulo por conta da “seca”. Em Carira, no sertão, a produção será hiper este ano.

Como explicar a situação de emergência em Frei Paulo ? Frei Paulo não fica nem mesmo no sertão, mas no Agreste Sergipano, onde as produções aumentaram neste período por conta das chuvas. Lá o prefeito, Anderson de Zé das Canas, é candidato a reeleição e com o decreto poderá realizar dispensa de licitações de contratos referentes a “seca” e intervir nas áreas “afetadas” garantindo benefícios e auxílios. A oposição já está fazendo um relatório mostrando a realidade de todo o município para entregar às autoridades fiscalizadoras, inclusive à Procuradoria Eleitoral. Será que enganaram o governador?

Canos da Deso O problema é que falta água nos canos da Deso. É uma irresponsabilidade este decreto emergencial. É aguardar que uma autoridade com bom senso ingresse judicialmente para derrubar este decreto.

Rosário do Catete: contradição do PT Enquanto em Aracaju e outros municípios o PT se alvora de defensor do trabalhador, do servidor e principalmente do professor, em Rosário do Catete tem como candidato a prefeito Laércio Passos, que na gestão dele, na Prefeitura, maltratava os servidores e, inclusive, deixou o mês de dezembro sem pagar. E pasme, LP como é conhecido, é apoiado pelo senador Rogério Carvalho e o vereador professor Alex, do PT de Rosário. E aí, explique PT?

Umbaúba: MPE pede que prefeito Humberto se manifeste acerca de supostas irregularidades em construção de quadra O Ministério Público Estadual de Sergipe, através da promotoria da Comarca de Umbaúba, enviou ofício ao prefeito Humberto Costa, em 22 de setembro, solicitando que ele se manifeste no prazo de 10(dez) dias, acerca de supostas irregularidades na construção na quadra escolar no Povoado Estiva, conforme documento anexo. O blog vai acompanhar o desenrolar do processo e as explicações do prefeito, que é candidato à reeleição.
                                                                                                                                                                       
Em Aracaju, ao invés de darem exemplo no trânsito agentes vivem cometendo irregularidades A foto ao lado é de ontem, 01, na esquina da Rua Divina Pastora com Rua Lagarto, no Centro de Aracaju. É comum os agentes da SMTT estacionarem os veículos em qualquer local, inclusive em cima das faixas de pedestres, como na foto. Agora para multar é uma rapidez incrível, ficam dentro do veículo, no ar condicionado e com o celular não mão um agente é capaz de tudo. E ainda falam em mobilidade urbana numa cidade onde os agentes não dão exemplo.

Governo de Sergipe vai investir 1,2 bilhão para recuperar a economia Infonet: O Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, anunciou durante coletiva a imprensa na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro, o Programa de Recuperação da Economia do Estado. De acordo com o anúncio do gestor R$ 1,2 bilhão será investido pelo Governo em gastos públicos em diversas áreas. Desse montante, R$ 330 milhões serão investidos em obras para recuperar 441,5 quilômetros de rodovias estaduais. De acordo com o governador, o recurso está disponível e as ordens de serviço começam a ser assinadas na próxima segunda-feira, 5. Toda matéria aqui:https://infonet.com.br/noticias/economia/governo-de-sergipe-vai-investir-12-bilhao-para-recuperar-a-economia/
                                                                                                                                                               
Atenção Emsurb e Emurb Na Rua Francisco Félix da Silva, no Índio Palentim, uma árvore avançou para o leito da rua, cabe a Emsurb fazer a poda e em relação a Emurb, na mesma artéria, em frente ao número 36, existe uma lombada que está prejudicando a referida residência, tendo em vista que as águas pluviais não estão escoando, retornam e invadem a residência em frente a está lombada.

Acese: presidente participa de comissão para debater políticas públicas para setor econômico Na manhã da quinta-feira, 1º, aconteceu no Sebrae a primeira reunião da comissão especial temporária para a elaboração de propostas de apoio a formalização de políticas públicas estaduais e municipais para empresários informais, MEIs e micro e pequenos negócios. A ideia é elaborar propostas que serão apresentadas ao poder público no sentido de ajudar o setor produtivo sergipano.

  Supervisão Marco Pinheiro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e do conselho deliberativo do Sebrae Sergipe foi o supervisor do encontro, que reuniu representantes da Sedetec, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), Fecomércio, Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), Junta Comercial, além de técnicos do Sebrae.

 Setor produtivo O presidente da Acese explica que comissão deverá analisar os problemas enfrentados pelo setor produtivo e, com a ajuda dos técnicos do Sebrae, encontrar as melhores opções para a formatação de políticas públicas. Essas sugestões serão apresentadas ao Governo do Estado e para a Prefeitura. “Vamos elencar as melhores ideias e transformar isso em propostas”, garante.

 Políticas públicas “Percebemos que os empreendedores estão sofrendo com a falta de políticas públicas. Queremos trazer as ideias e contribuir, uma vez que essas entidades são estratégicas e possuem gente capacitada para sugerir os melhores caminhos. O resultado desse diálogo será a geração de emprego e renda e o fortalecimento da nossa economia”, completou Marco Pinheiro.


Atlantic Blue Condomínio: venha conhecer através da Valor o condomínio que já é um diferencial na Zona de Expansão  E neste sábado, 03 e no domingo, 04, a Valor Imobiliária estará de plantão Atlantic Blue Condomínio com toda qualidade e eficiência de atendimento aos clientes que é referência em Sergipe. A Valor fez essa parceria com a construtora J.J. que implantou um condomínio clube de alto padrão, numa das áreas mais valorizada da Zona de Expansão de Aracaju, a Aruana. O Atlantic Blue Condomínio tem alguns diferenciais como a guarita de entrada, num projeto único em Sergipe, suspensa sobre um espelho d´água, espaço zen, salão de festas com elevador para acesso ao espaço gourmet, spa, salão de jogos, academia, home cine, playground, pet play, piscina com raia e muito mais. Vale conferir, aproveite o plantão da Valor Imobiliária e agende sua visita: 99985 – 4222 e 99978 – 4222.
.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Curso de Conversation – Online e ao vivo Já estudou francês e deseja aprimorar a oralidade? Então, aproveite o valor promocional do Curso de Conversation e faça francês no conforto de sua casa! Inscreva-se gratuitamente na Aula Experimental que acontecerá no dia 5 de outubro às 8h. Faça sua inscrição em https://forms.gle/8z7V1nLeotDzfTeP7 As aulas começam no dia 19 de outubro e são ministradas ao vivo e online pelos professores através da plataforma interativa que está sendo usada desde o início da #quarentena. Matricule-se já! Para mais informações, acesse http://www.afaju.com.br/matriculas/ ou entre em contato conosco através do e-mail secretaria@afaju.com.br ou do Whatsapp 98877 7906 | 98877 7905.

 

 

 

Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wanderson_bnw/ Walmir PAPAI NOEL, Capela, Sergipe.

EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


lLive hoje, 02/10, às 20h, A escolha e a preparação para a carreira Jurídica  A edição de hoje, 02, às 20h, do Programa “Ministério Público Acadêmico” – iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça, por meio da Coordenadoria de Ensino da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) – terá como palestrantes o Promotor de Justiça e Coordenador de Ensino da ESMP/SE, Sandro Luiz da Costa, e o juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, João Paulo Pirôpo. O tema: “A escolha da carreira jurídica ideal”.Sandro Costa é Promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe e Coordenador de Ensino da ESMP/SE. Mestre e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Já exerceu os cargos de Delegado Federal, Juiz de Direito e analista judiciário do TRE-SE. João Paulo Pirôpo é Juiz Federal, mestre em Direito, especialista em Direito e Política Previdenciária, professor universitário e foi promotor de Justiça (MPSE) e advogado da União. Não haverá certificação para o público externo, portanto não é necessário fazer inscrição. Assista por aqui: https://www.instagram.com/mpacademico/

Live hoje, 02, às 19h: Lula Ribeiro com participações de Fábio Lima e Primeiro Ato Centro de Dança  O Projeto “Lula Ribeiro convida”, agora está também no Instagram, onde o cantor e compositor Lula Ribeiro, se apresenta em uma Live toda sexta-feira, a partir das 19h, sempre com convidados especiais. Nas próximas semanas, Lula terá sempre um convidado da música e um outro da dança. Nessa sexta, dia 02 de outubro, as participações serão da cantora portuguesa Cristiana Águas, e da bailarina Ana Virginia Guimarães, que dançará uma canção do Lula. No show, Lula Ribeiro interpretará músicas de sua discografia, com destaque para o mais recente CD “O amor é sempre assim”, onde apresenta parcerias com grandes nomes da nossa música, como Zeca Baleiro, Vander Lee, Alexandre Nero, e outros, e receberá a cantora Cristiana Águas, a maior referência da nova geração do fado português e a bailarina Ana Virginia Guimarães, fazendo o encontro da música com a dança.O show é uma celebração musical, para o público vivenciar do aconchego dos seus lares, o momento especial da carreira desse artista sergipano, radicado há 34 anos nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Instagram: https://www.instagram.com/lularibeiro/

 

Live aniversário 22 Anos do Clube de Arte, dia 04 de outubro, a partir das 16h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


NOTA DE REPÚDIO – CAMPANHA ADAILTON – 22 – PREFEITO DE ITABAIANA

Vimos através desta manifestar nosso mais profundo repúdio a uma nova fake news, acompanhada por disparo em massa oriundo do Paquistão (código de área 92), que visam, claramente, levar intranquilidade à sociedade itabaianense. Desta vez, milhares de mensagens estão sendo enviadas para celulares de pessoas de Itabaiana e de outras cidades sergipanas com uma afirmação descabida de que o candidato a Prefeito de Itabaiana, Adailton (22), teria processado a Prefeitura em busca de ressarcimento de valores trabalhistas.

Em verdade, após a Justiça ter dado ganho de causa, considerando procedente, o próprio Adailton informou a sua Desistência da Ação, o que equivaleu a extinção do processo, numa atitude muito diferente de determinadas pessoas, que hoje, inclusive, são candidatos ou apoiam candidaturas em campos opostos ao de Adailton, pois essas figuras públicas, além de entrarem na Justiça do Trabalho, levaram seus processos até o fim, sendo, inclusive, pagos pela atual gestão do prefeito Valmir de Francisquinho.

Mas, para além da fake news, a CAMPANHA ADAILTON – 22 – PREFEITO DE ITABAIANA reforça a indignação e a sede por Justiça ao constatar que, mais uma vez, estão se utilizando de um crime eleitoral grave, o disparo em massa de mensagens apócrifas e mentirosas, através daquela que se configura cada vez mais como sendo uma organização criminosa com ramificações internacionais. Não haverá trégua, não haverá um só segundo de descanso, pois o jurídico que representa a candidatura de Adailton tomará as providências cabíveis, inclusive em termos nacionais e internacionais, acionando todas as instâncias necessárias para que esse crime seja devidamente apurado e seus autores sejam exemplarmente punidos.

Por fim, esta nota traz a palavra daquele que, ao lado do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, tem sofrido os mais covardes ataques, seja em emissoras de rádio ligadas umbilicalmente aos seus adversários, seja no cometimento de crimes na internet. Mas nem esses percalços farão tanto Valmir, quando Adailton, desistirem de um propósito nobre: impedir que Itabaiana volte às mãos de gente perseguidora e de maus pagadores, para ficar em apenas dois péssimos exemplos que fizeram parte da política itabaianense. O passado nefasto não retornará! Com a palavra, Adailton:

“Atitude covarde, de quem se esconde atrás da internet para lançar mentiras na tentativa de atacar a imagem de quem quer que seja é crime. E assim será combatido. Disparar em massa informações para redes sociais é outro crime, que também será combatido. Mas é preciso que deixemos clara uma coisa: esses ataques não esmorecerão, não atingirão nem a mim e nem a Valmir, uma vez que nós temos firmeza de propósito e muita fé em Deus. Mas, ao tentarem aterrorizar a população de Itabaiana, esses criminosos encontrarão em mim um defensor intransigente de nosso povo. Quem ousar mentir, malograr, ofender e humilhar o nosso povo, vai se ver comigo e com nossa gente. Seremos um exército que não descansará enquanto esses facínoras, esses marginais, internéticos ou não, não forem punidos na forma da lei. E Itabaiana sabe que pode contar comigo nessa luta!”, finaliza Adailton Sousa Rezende.


PELO TWITTER


www.twitter.com/agenciapublica   Padre que luta pela proibição da pulverização aérea de agrotóxicos em Boa Esperança (ES) relata ameaças: “Jogavam couro de boi podre em frente à minha casa, ameaças por escrito. Mas isso nunca me fez parar”. https://agen.pub/Pulverizacao #ArquivoDaPública

www.twitter.com/frednavarro“Siga o dinheiro” ou “procure a mulher” são clássicos dos filmes de detetives ou policiais. Em Brasília, onde tudo é mais fácil, basta seguir um que acha o outro.

 www.twitter.com/vaticannews_pt Somos todos discípulos missionários, recorda o #PapaFrancisco. Este convite se traduz em ações pastorais e paixão missionária. Aqui em Foya, como em todo lugar, os pobres e os simples compreendem”, diz sacerdote italiano #missionário na #Libéria.

www.twitter.com/BlogdoNoblat Recomendo o ótimo livro do jornalista Pedro Doria “Fascismo à brasileira” – a história do movimento integralista. cujo lema era: “Deus, Pátria e Família”. Pois hoje, no sertão de Pernambuco, Bolsonaro pediu que os eleitores votem este ano com “Deus, Pátria e Família” no coração.

@AroeiraCartum Showbiz https://brasil247.com

 



Siga Blog Cláudio Nunes:                                             

Instragram

 Facebook

 Twitter


Frase do Dia
Calmo é o seu pensamento, calmo é o seu discurso e
calma a sua ação, daquele que, conhecendo verdadeiramente,
está totalmente livre, tranquilo e sábio. O Caminho da Sabedoria do Buddha.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais