Canindé em perigo

Há cerca de um mês, dia 08 de agosto, o presidente municipal de um partido de oposição em Canindé de São Francisco e candidato a vereador nestas eleições, pela coligação do deputado Heleno Silva e Rosa Maria, invadiu a garagem da prefeitura após intimidar o servidor que estava no local mostrando uma arma que carregava na cintura. Na época em que o ex-prefeito Genivaldo Galindo comandava o município este mesmo dirigente gozava de prestígio e esbanjava arrogância.

Semana passada, no dia 29 de agosto, o ex-detento Rosivaldo Silva, 29 anos,  conhecido por "Nininho", foi assassinado no povoado Capim Grosso, em Canindé de São Francisco. Rosivaldo, após ser preso em 2003, cumpriu pena de três anos de reclusão por ser um dos coautores da morte do radialista José Wellington Fernandez, o Zezinho Cazuza. O ex-prefeito Genivaldo Galindo, acusado pelo jornalista Luiz Eduardo Costa como mentor intelectual, foi indiciado e condenado como mandante.

No último dia, 06, por volta das 18h, no posto de combustível mais tradicional da cidade, um homem conhecido por Cabral, discutiu com a proprietária do posto e, após dar um empurrão, desferiu uma tapa no rosto da empresária Lucinalva Pereira Cavalcante. Detalhe, Cabral é motorista do ex-prefeito Genivaldo Galindo, sogro da ex-prefeita Rosa Maria.

Ainda  no último dia 06, por volta das 20h, o vereador Luciano Ferreira entrou no hospital municipal, ameaçou o diretor Valdo Lacerda e proferiu uma série de palavras ofensivas ao servidor público. Detalhe, o vereador é sobrinho do ex-prefeito Genivaldo Galindo, que se encontra em liberdade condicional. Galindo participa ativamente da campanha do pastor Heleno Silva, candidato a prefeito, que tem a sua nora, a ex-prefeita Rosa Maria, como candidata a vice de Heleno.

O município de Canindé do São Francisco nos últimos anos saiu das páginas policiais e passou a ser destaque com uma agenda positiva, principalmente no campo do turismo. Canindé levou o nome de Sergipe para todo o Brasil e para o mundo.

Algo importante: a maioria esmagadora das ações negativas são frutos de pessoas de fora do município. A população de Canindé é ordeira e deseja que a cidade mantenha o atual clima de tranquilidade e paz.  Por isso o desespero de alguns.

Mandado de segurança contra censura nos programas eleitorais
O candidato a prefeito de Aracaju pelo PSB, Valadares Filho, ingressou na Justiça com um mandado de segurança para derrubar a censura aplicada aos seus programas eleitorais no rádio e na televisão, a pedido do candidato do DEM, João Alves Filho.O mandado de segurança de Valadares Filho para derrubar a liminar que estabeleceu censura a seus programas eleitorais baseia-se no artigo 5º da Constituição Federal que garante a liberdade de expressão.

Debate sobre a Zona de Expansão
Os advogados da coligação de Valadares argumentam em favor da legalidade da propaganda eleitoral do candidato ao levar para a sociedade o debate sobre um assunto pertinente à capital sergipana: a qual município pertence a área da Zona de Expansão de Aracaju.

Censura
A censura atingiu diretamente as reportagens que vinham sendo veiculadas no programa de Valadares sobre uma ação judicial movida pelo empresário José Carlos Machado, candidato a vice na chapa encabeçada por João Alves, para não pagar à Prefeitura de Aracaju o IPTU dos terrenos que possui na Zona de Expansão. Machado alega que a região do Mosqueiro, onde possui terrenos, pertence ao vizinho município de São Cristóvão.

Ação movida
As reportagens, que citavam a ação movida pelo vice de João Alves e mostravam o perigo de Aracaju ser dividida, provocaram uma onda de indignação na cidade. O assunto tornou-se o principal tema de debate político da campanha eleitoral na última semana, com repercussão na Assembleia Legislativa e na Câmara de Vereadores.

Ditadura militar
A liminar proibindo o programa de citar a ação judicial movida por Machado e vincular a ele a questão da divisão do território de Aracaju, acabou restabelecendo o clima de censura vigente durante a ditadura militar, período em que João Alves foi nomeado prefeito biônico da capital sergipana.

Desgaste  I
Um magistrado experiente em rápido bate papo com o titular deste espaço num restaurante da cidade analisou com preocupação as últimas decisões da justiça eleitoral, não com o direito de resposta, que é comum em toda eleição, mas com a reedição da censura prévia.

Desgaste II
Para o magistrado é algo não só preocupante, mas perigoso para a imagem da justiça sergipana que hoje é referencia em modernidade e eficiência para todo país. O magistrado avalia que se a “censura prévia” chegar a imprensa do sul do país, o CNJ pode ser acionado.

Portal da Transparência divulga nomes de servidores expulsos do Executivo
O site Portal da Transparência, da CGU (Controladoria-Geral da União), passou a divulgar na última quinta-feira (6) os nomes dos servidores expulsos do Executivo federal desde 2005.A lista atual contém 3.027 expulsões aplicadas a 2.552 servidores até o último dia 30 de agosto. Há mais expulsões do que servidores porque cada funcionário pode ter sido punido mais de uma vez. Além do tipo de punição aplicada, é possível obter informações como data da expulsão, órgão de lotação, unidade da federação e fundamentos legais da expulsão. Também é possível fazer download dos dados.  Veja:http://www.portaldatransparencia.gov.br/punicoes/entrada?pagina=1#paginacao

Japaratuba:professores relembraram 07 de Setembro 2011 I
Ontem, 07, na data que foi festejada a independência do Brasil, os professores de Japaratuba recordaram o acontecimento dramático que ainda comove a categoria. A opressão da administração que tentou proibir de forma agressiva a manifestação dos educadores daquele município. Na época, seguranças da prefeita bateram em dois professores do município gerando revolta dos populares, durante o desfile cívico daquele município.
                                                                      
Aniversário da rádio Liberdade AM
A Rádio Liberdade – 930 AM completou ontem, 07, 59 anos de existência. Foi fundada em 07 de setembro de 1953. Integrante da Rede Bandeirantes de Rádio, tem registrado enorme audiência, quer na capital, Aracaju, quer no interior do Estado de Sergipe. O jornalista Otacílio Leite comanda o jornalismo e o esporte da Liberdade.

Rádio Liberdade – Memória do rádio sergipano I
Segunda emissora de rádio instalada em Sergipe e a primeira pertencente a particulares, a Liberdade foi inaugurada em 7 de setembro de 1953, com motivação eminentemente política. Até então só existia, em nosso Estado, a Rádio Difusora, criada no final da década de 1930, durante o Estado Novo implantado por Getúlio Vargas. O rádio dava seus primeiros passos no Brasil e Getúlio dele fazia uso para atingir a população.

Rádio Liberdade – Memória do rádio sergipano II
Nos anos 40 e 50 tivemos a chamada época de ouro do rádio brasileiro, em que pontificava a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, cuja programação contava com o apoio oficial do governo. Em Sergipe, a coligação PSD/PR tinha conseguido eleger Arnaldo Rollemberg Garcez para suceder José Rollemberg Leite no governo estadual. A UDN – União Democrática Nacional, cujo líder máximo era Leandro Maciel, precisava de uma emissora de rádio para fortalecer sua candidatura, por sinal a do próprio engenheiro Leandro Maciel, nas eleições de 1954.

Rádio Liberdade – Memória do rádio sergipano III
Assim surgiu a Rádio Liberdade, com estúdios localizados na rua Itabaianinha e transmissores no bairro Salgado Filho e 10 kw de potência, na freqüência de 930 quilociclos, atualmente, KHZ (quilohertz). Pertencente ao próspero comerciante e industrial Albino Silva da Fonseca, a Rádio Liberdade foi uma das peças mais importantes para a eleição de Leandro Maciel, em 1954. A Liberdade revolucionou o rádio sergipano. Era uma emissora eclética, que tinha de quase tudo um pouco, em sua programação. Contava com um bom auditório, tinha programas variados (musicais, humorísticos, novelas e de auditório).

Rádio Liberdade – Memória do rádio sergipano IV
O baiano Silva Lima chegou a Aracaju e marcou época, ao microfone da então ZYM-20. Profissional versátil, Silva Lima era noticiarista, locutor oficial do Informativo Cinzano, uma das maiores audiências do rádio sergipano em todos os tempos, transmitia futebol e outros esportes, apresentava qualquer tipo de programa, enfim, era um verdadeiro fenômeno. Ressalte-se que, como àquela época não havia televisão, o rádio era uma verdadeira sensação. Também não existiam, ainda, as emissoras FM. Pode-se afirmar, sem medo de errar, que Silva Lima foi o maior nome da Rádio Liberdade e do rádio sergipano, durante décadas. O “cast”, ou seja, o elenco de profissionais da Liberdade era formado por radialistas de gabarito.

Rádio Liberdade – Memória do rádio sergipano V
Este blog destaca, a seguir, alguns dos nomes mais significativos que passaram pelo microfone da Liberdade, desde sua fundação, em 1953, além, é claro, de Silva Lima: Clodoaldo Alencar Filho (Alencarzinho), Aglaé D’Ávila Fontes, João Ribeiro do Bomfim, Sodré Jr., Santos Mendonça, Santos Santana, Cadmo Nascimento, Nelson Souza, Raimundo Almeida, Humberto Mendonça, Aloísio Lisboa, Carlito Melo, Josa (o vaqueiro do sertão), José Romário, Fernando Souza, Carlos Ferreira,  Valdomiro Santos, Acival Gomes. No esporte: Wellington Elias, Carlos Magalhães, Raymundo Luiz, Arivaldo Maia, Andrade Lima, Jota Santos, José Antonio Marques, Alcei de Carvalho, Tadeu Cruz, José Eugênio de Jesus, Alceu Monteiro, Carlos Rodrigues, Paulo Williams, Antonio Barbosa, Flodoaldo Vieira, Jota da Silva, Roberto Silva, Geraldo Oliveira, Raimundo Macedo, Pedro Luiz, Carlos Alencar, Carlos Batalha. Aerton Silva, filho de Albino Silva, dirigiu, por muito tempo, a Liberdade.

Rádio Liberdade – Memória do rádio sergipano VI
Muitos anos mais tarde, a emissora foi adquirida por um grupo liderado por Almeida Lima. Nessa fase, merece destaque Gilmar Carvalho, à frente de sua equipe jornalística. Em seguida, a direção geral foi assumida pelo grupo Torre, através do empresário José Antonio. No período mais recente, a Liberdade passou a integrar a Rede Bandeirantes de Rádio. E seu nome mais expressivo foi Carlos Rodrigues, veterano e excepcional radialista, falecido em novembro de 2011, ao lado de Otacílio Leite, jornalista e radialista, que atualmente comanda a programação jornalística e esportiva da Liberdade AM 930. Com a grade inteiramente dedicada ao esporte e ao jornalismo, a Liberdade faz um rádio moderno, à altura das exigências do público ouvinte de Sergipe. A Liberdade completa 59 anos de contribuição ao desenvolvimento do nosso Estado. Portanto, toda a família 930 AM está de parabéns.

Artesanato sergipano conquista novos mercados
A qualidade e a beleza das peças confeccionadas pelas artesãs sergipanas conquistaram o público que compareceu à Marina da Glória, no Rio de Janeiro, para participar do Encontro de Negócios de Artesanato esta semana. Além das boas vendas, as profissionais comemoraram os inúmeros pedidos de mercadorias feitos por empresários de várias partes do país.

Divulgação
Durante dois dias, oito artesãs sergipanas, que integram unidades produtivas de Aracaju, Neópolis, Santa Rosa de Lima, Divina Pastora, Pacatuba, Tobias Barreto e Lagarto tiveram a oportunidade de divulgar a sua arte. Todas elas foram vencedoras do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, que busca reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais que se dedicam a este trabalho.

Karate sergipano disputa campeonato em Salvador
Neste final de semana atletas do karate sergipano estão representando o Estado em Salvador (BA), no Campeonato Brasileiro de Semi-Contato, competindo com atletas de 18 Estados.

Clubes participantes
Participam do evento o clube União, a Askase e Banze, além das escolas Salesiano, Sesi, Coesi, Dinâmico e Arquidiocesano. Apoio da SEEL, Indaiá, Salesiano e Banguelo Sound. E a coordenação é do atleta e professor Yoakan Jócelis.

Projeto Vida Alegre
Sergipe está sendo representado pela Federação Sergipana Escolar – FESEKE, tendo o projeto Vida Alegre levado dois representantes: Emerson Taislan, 14 anos, com vários títulos como 3º lugar no sergipano; 5º lugar no brasileiro da CKIB; campeão no Nordestão Salesiano, entre outros. E Vitor Dias, 2º lugar sergipano; vice-campeão intercolegial, entre outros. O projeto Vida Alegre está transformando a vida dos garotos do bairro Industrial.

Sarau Musical/Entre Amigos-Entretenimento I
É o que pode-se chamar de uma verdadeira obra prima da música popular brasileira "Todas Elas Juntas Num Só Ser" do grande pernambucano Lenine, que para ele foi possível citar senão todas, mas quase todas as mulheres de destaque em todos os segmentos das mais variadas partes do mundo, é realmente um número quase interminável.

Sarau Musical/Entre Amigos-Entretenimento II
O que pode-se dizer de uma letra como esta, toda ela mesclada de profunda cultura e de um conhecimento incomensurável e até de difícil assimilação. Um "viva" aos que têm cultura e coragem em desenvolver um trabalho como este. Viva Lenine…  Um oferecimento dos Postos Presidente. Por Ludwig Oliveira. Clique no link. http://www.youtube.com/watch?v=y7KY5CO-bbA

Flagrantes esportivos
Seleção brasileira vence, não convence e recebe estrondosa vaia, no Morumbi. Os comandados de Mano Menezes conseguiram uma apertada vitória de 1 X 0 diante da fraca equipe da África do Sul. O gol salvador foi assinalado por Hulk, aos 30 minutos do segundo tempo. /// Na próxima segunda-feira, a seleção fará um novo amistoso, à noite, no estádio do Arruda, na capital pernambucana. /// Falando sobre a punição aplicada pela CONAF ao árbitro Cláudio Francisco e ao assistente Clériston Clay Barreto Rios, o presidente Carivaldo de Souza, da FSF, declarou que tem certeza absoluta que nosso melhor árbitro na atualidade (Cláudio) vai superar tudo isso e chegará ao quadro da FIFA. Posição tímida do dirigente máximo do nosso futebol, como sempre incapaz de qualquer gesto de protesto contra a CBF. /// O Palmeiras manteve preço promocional de ingresso para seu jogo contra o Corinthians: o torcedor vai pagar, apenas, DEZ REAIS. /// E prossegue a novela que tem como principais personagens o São Paulo, o craque Ganso e o Santos. COMENTÁRIO: Uma macaquice americanalhada ou inglesa essa história de chamar os jogos disputados por atletas que têm necessidades especiais, os outrora denominados deficientes físicos, de “paralímpicos”. Outra expressão que cabe, também, nesse caso esdrúxulo, é que se trata de uma manifestação do “complexo de vira-lata” detectado pelo genial Nelson Rodrigues. O fato é que PARALÍMPICOS é uma verdadeira aberração, um atentado à língua portuguesa. O que está sendo disputado, mesmo, em Londres, são os Jogos Paraolímpicos. As razões apresentadas para tamanha agressão ao nosso vernáculo remetem à necessidade de adaptação ao nome do comitê dos referidos jogos (em inglês). É um caso parecido com o termo BRAZUCA, com Z, para denominar a bola da próxima Copa do Mundo. O correto, obviamente, é BRASUCA, com S. Felizmente, porém, no caso dos jogos, boa parte da mídia nacional não embarcou nessa. Outro absurdo é que essa parvoíce inominável foi adotada em Portugal, a terra de Camões, Eça de Queiroz e José Saramago. Um atentado inimaginável à nossa língua portuguesa, “a última flor do Lácio, inculta e bela.”

Curtas
PEN – Partido Ecológico da Nação convida Marina Silva para candidatar-se à presidência da República pela nova legenda. /// Marina recusou o convite pela turma da nova agremiação, cujo presidente, Adilson Barroso, já conta com sete deputados federais. /// Líderes empresariais afirmam que redução da tarifa de energia não é benesse do governo. /// Candidato a vice usa espaço do direito de resposta para atacar concorrente. /// Vereador Emerson faz pronunciamento na CMA e diz que, infelizmente, a corrupção continua presente nas campanhas eleitorais. /// Duas atividades são, no momento, a bola da vez: abrir igreja ou partido político. /// Dom Henrique assistiu ao desfile na Barão ao lado do governador Déda e de outras autoridades. /// “O Judiciário tem meia dúzia de vagabundos.” A frase é de Francisco Falcão, o novo corregedor do Conselho Nacional de Justiça. /// Em pronunciamento oficial, Dilma anuncia redução nas tarifas de energia elétrica. /// Russomanno dispara em São Paulo e força Dilma Rousseff a alterar os planos e gravar mensagem em favor de Haddad. /// Senado vota, na próxima semana, o Código Florestal. /// Em Lagarto, maternidade poderá fechar em virtude de precária situação financeira. /// Plataforma aérea foi apresentada pelo Corpo dos Bombeiros. Equipamento possibilita acesso até o décimo-nono andar de um edifício. /// Professores do Estado anunciam nova greve para o dia 18. /// Seis estados, comandados pelo Rio Grande do Sul, querem mudanças na Lei do Piso Nacional.

PELO TWITTER

www.twitter.com/marciorocha1  Cara! 70% dos candidatos a vereador de Aracaju são "seriedade e competência", que patético!

www.twitter.com/Valdeterod  @GilmarCarvalho desmascara no ar @jcarlosmachado o candidato a vice de João Alves Será Amorim saindo da campanha de João?

www.twitter.com/FlavioLima_se  Um amigo ligou perguntando se percebi a coincidência de em período eleitoral sempre aparecem denúncias de perseguição a policiais militares.

www.twitter.com/leleteles   HA UM DEUS: Para abraços, há braços. Para amar, há mar!

www.twitter.com/Machu_Veio  O futuro depende dos seus sonhos! Por isto não perca tempo, vá para casa dormir.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Se o twitter tivesse sido criado por uma mulher, com certeza teria um botão "nem te conto".

DO LEITOR

Os estudantes e a greve na UFS
Por  Joseilton Nery Rocha [joseiltonnery@yahoo.com.br]: “A União de Estudantes se omitiu durante toda a greve dos técnicos administrativos e dos docentes, em relação à participação no movimento de fato, no mínimo, solidária. Verdade que alguns interesses são antagônicos, os estudantes querem aula, bem como podem existir outros de natureza político-ideológica, todavia algumas itens levantados pelos servidores técnico-administrativos e docentes são comuns aos estudantes (mais investimentos, concursos públicos, defesa dos HUs, democratização). Nem um "oi" numa assembleia. Ao emitir essa nota agora, a UEES faz média com os representados. Enquanto integrante da classe técnico-administrativa, com todo o respeito à autonomia das entidades, lamento a ausência da União dos Estudantes, bem como do  DCE/UFS no processo de greve na UFS”.

ITPS, drogas e sexo
Da Funcionária Pública há 26 anos Joselúzia de Azevedo Soares (jhoazevedosoares@ig.com.br):O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe tem vivenciado os seus piores momentos como telhados, a hidráulica e a rede elétrica em falência e vários documentos foram emitidos para a Presidência e nada foi providenciado, são seis (06) anos lutando para que o prédio não caia nas nossas cabeças.O mais chocante nesse momento está sendo quando um grupo de Cargos Comissionados e terceirizados vinha utilizado suas dependências no horário vespertino, quando o expediente encerra para os clientes externos, para o uso de drogas alucinógena e bacanal, essa prática foi descoberta a semana passada, mas que vem sendo praticada a algum tempo e com o conhecimento da Gerencia de Apoio Administrativo e o Cabo de Turma da Terceirizada, sem que nada tenha sido investigado e esclarecido e o mais agravante ainda é que a alta direção Dr. José do Patrocínio Hora Alves atual Presidente, Maria do Céu Pereira da Paixão atual Diretora Administrativa Financeira – DIRAF e Marcelo Leite Barreto atual Gerente de Apoio Administrativo GEAAD, não abriram sindicância, apenas demitiu os terceirizados envolvido. O ITPS vem descendo ladeira abaixo, administrado por vaidades e humilhações… órgão esse que tem uma história de compartilhamento com o desenvolvimento do nosso Estado está entregue, sem perspectiva de nenhuma melhoria, mas tem adquirido equipamentos de última geração, e nós funcionários há seis anos que não temos nenhum tipo de reconhecimento ou capacitação/renovação dos nossos conhecimentos.Hoje o ITPS está com seu quadro reduzido e os funcionários efetivos estão tão desestimulados em virtude do Diretor Presidente só valorizar os funcionários que tem doutorado que estão solicitando suas aposentadorias e o funcionamento das análises está sob a responsabilidade de estagiários e bolsistas, o que não bastasse todos os seus técnicos estão em desvio de função para o INMETRO. Publicou-se uma cartilha sobre Cerâmica Vermelha (ASN, 04/09/2012) e essa Presidência fechou o Laboratório de Resistência de Materiais. Está muito difícilQue esperarmos desses governantes!!!!!”

ARTIGO

Promoção Rumo ao Sucesso     Por: Esp. Robson C. de Menezes

As pessoas de sucesso gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção.
As pessoas de sucesso gostam de se promover.
As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção.
Não gostar de autopromoção é um dos grandes obstáculos ao sucesso.
No caso de quem é empregado, se a pessoa não divulgar as próprias virtudes, outro funcionário que se disponha a fazer isso passará rapidamente à sua frente na hierarquia da empresa.
Meus queridos, se você não se mostrar para o mercado e buscar agregados que o valorize ninguém irá fazer isso por você.
Esse mundo em que vivemos é capitalista, é o mundo dos negócios e do dinheiro. As pessoas com mentalidade para o sucesso buscam o crescimento e a autopromoção como forma de crescer e obter sucesso.
Observem que as pessoas com mentalidade pobre não buscam a promoção ou tem medo dela pelo fato de não suportarem as pressões consequente das promoções ou não conseguirem enxergar em si mesmas o seu alto potencial de desenvolvimento.
Robert Kiyosaki, autor de Pai rico, pai pobre, diz que todo negócio, inclusive o de escrever livros, depende de vendas, e observa que é reconhecido como um autor campeão de vendas e não como o melhor escritor. A primeira qualificação paga muito mais do que a segunda.
Caros leitores, o ponto critico depende do ponto de vista de cada um, se quer ou não, se gosta ou não, se estar disposto ou não, se suporta pressões ou não para ter promoção. Como já mencionei em outro artigo meu: “o universo lhe dará algo, se você o pagar de volta”, ou seja, nada vem de graça.
Agora irei fazer as perguntas milionárias:
Você gosta ou não de se promover? Você acredita de verdade no seu valor? Acredita em você, no seu produto ou serviço? Aguentará as pressões da promoção?
Se você tem certeza do valor do seu produto, por que escondê-lo de quem necessita dele?
Essa questão não é se você gosta ou não de se promover, mas por que precisa fazer isso. Porque tem pessoas que necessitam dele, e você necessita aumentar ainda mais seus rendimentos e mostrar suas qualidades.
Vou deixar um exercício de alta reflexão para vocês constatarem o que digo.
Observem as pessoas bem sucedidas e vejam como são excelentes na atividade da promoção, como divulgam bem seus produtos, serviços ou ideias. Digo mais, ainda colocam em uma embalagem atraente.
Depois observem as pessoas que não buscam o sucesso, e vejam como se escondem atrás de uma barreira na qual definem e não as deixam saltar rumo ao sucesso, que muitas vezes alguns desejam. Perguntem e explorem os dois tipos de pessoas, tirem suas dúvidas e depois trocaremos um brainstorming sobre esse assunto.
Meus queridos, sucesso a todos.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”. Barão de Montesquieu.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais