Caos de SE, não é só culpa de Belivaldo e JB.Bancada do amém também é

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A foto acima é a atual realidade do Estado de Sergipe. No discurso, o governo está melhorando a vida de todos. Até o João de Barros melhorou de vida, pois e adquiriu casa própria com luz elétrica e, devido à criminalidade, também instalou câmera para garantir a segurança de sua família. Parabéns ao governador.

Justiça seja feita. O caos instalado pelos governos Jackson Barreto e Belivaldo Chagas têm mais gente responsável. A bancada do amém na Assembleia ajudou decisivamente a Sergipe mergulhar no caos em que se encontra. E hoje, 03, na abertura dos trabalhos legislativos, Belivaldo deve ir pessoalmente ler a mensagem governamental e agradecer à bancada do amém.

Na verdade, é mais do que uma simples adesão ou apoio ao governo. Quando os recursos públicos não estão sendo empregados corretamente é dever de todos eles fiscalizar os desmandos do Poder Executivo. E apenas menos de meia dúzia deles cumprem com seus deveres constitucionais.

Um bom exemplo recente, foi a aprovação da Lei Orçamentária de 2020, autorizando uma despesa de R$ 10 bilhões de reais, sem comprovar de onde virão as fontes de receitas. O que configura evidente fraude à boa-fé dos sergipanos e à responsabilidade fiscal; sob o olhar condescendente do MPE e da “casa do faz de contas”, que no passado respondia pelo nome de Tribunal de Contas.

Enfim, os deputados do amém e governador mangam da cara ordeira dos sergipanos, visto que a Lei Orçamentária de 2020 contempla a despesa diferida do 13° salário de 2019, que só será pago em 8 parcelas, a perder de vista em 2020, e/ou suportar o pagamento dos juros dos empréstimos que o governo do Estado, reiteradamente, faz no Banese, por interposta pessoas, seus servidores públicos, cuja operação financeira configura crime fiscal, perante a LRF, não é mesmo: Alese, TCE e MPE?

O Blog tem a consciência tranquila de ser a voz solitária da imprensa sergipana e sem amordaças, que tem denunciado a prevaricação e a condescendência criminosa de tanta gente de colarinho-branco de Sergipe Del Rey, que dá de ombros para a Constituição do Estado – senhora tão desprezada em suas práticas diárias!

Mas, enquanto houver vida restará a esperança de que o governo do Estado possa “chegar pra resolver” este ano inclusive com um gesto de galhardia: abdicar da arte bisonha de falir o Estado de Sergipe, uma vez que essa gente de cor cravo e canela merece ter um governo minimamente descente.

Alegrai-vos, Sergipanos! Eis que poderá surgir uma nova aurora, em 2020, com uma Assembleia Legislativa, um TCE e um MPE livres das amarras que os tornaram lugar comum…

 

Perdeu feio O empresário Laurinho da Bonfim tentou anular o leilão da empresa que faliu,deixando centenas de trabalhadores na mão e graças a Justiça do Trabalho eles conseguiram receber o que têm direito. Tentou e levou logo um arquivamento de cara. O blog depois conta detalhes.

Nota ASSEM: Diretoria da EMDAGRO prejudica plano de saúde dos servidores A EMDAGRO, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, já deve 29 parcelas mensais da contrapartida ao Plano de Saúde dos seus servidores, chegando a uma dívida de R$ 2.276.519,69. São 641 vidas que dependem desse repasse para ter assistência à saúde. Desde março de 2018, para evitar a falência do plano, os servidores vêm assumindo financeiramente a contrapartida da EMDAGRO. Muitos servidores já abandonaram o plano por falta de condições financeiras para bancá-lo (o número de beneficiários caiu de 841 para 641 no período de janeiro de 2018 a janeiro de 2020). A EMDAGRO é a única instituição da administração pública estadual que não vem repassando esses recursos.

Nota ASSEM: Diretoria da EMDAGRO prejudica plano de saúde dos servidores II Faz 3 décadas que a ASSEM, Associação dos Servidores da EMDAGRO, recebe a contrapartida para administrar o Plano de Saúde. Porém, nos últimos anos, por falta de compromisso da diretoria da EMDAGRO, cujo Presidente já faz 13 anos no cargo, o Plano de Saúde dos servidores vem sofrendo com os constantes atrasos e falta de repasse da contrapartida da empresa. A diretoria da EMDAGRO chegou a absurda façanha de retirar do seu custeio, na previsão orçamentária para 2019, os valores referentes a esta contrapartida, impedindo a Secretaria da Fazenda a fazer o devido repasse. Isso externa a falta de compromisso dos gestores da EMDAGRO para com os servidores que dependem da ASSEM para ter a assistência à saúde. O presidente da EMDAGRO chegou a dizer, em alto e bom som, no pátio da empresa, em frente ao auditório, que iria pedir a sua saída do Plano de Saúde e levar consigo outros sócios para que a ASSEM “quebrasse logo de uma vez”. E ele realmente saiu.

Nota ASSEM: Diretoria da EMDAGRO prejudica plano de saúde dos servidores III Diante de tal situação, restou aos servidores acionar a justiça para reparar tamanho prejuízo que a diretoria da EMDAGRO proporcionou. Felizmente, em 14 de novembro de 2019, através de decisão liminar, a justiça determinou que a EMDAGRO depositasse a sua contrapartida devida até o 5º dia útil do mês subsequente, sob pena de multa. Essa decisão foi agravada pela EMDAGRO para cassar a liminar, porém ela foi mantida pela justiça.

Nota ASSEM: Diretoria da EMDAGRO prejudica plano de saúde dos servidores IV O fato lamentável é que o 5º dia útil do mês de dezembro/2019 chegou e a EMDAGRO não obedeceu a determinação da justiça. Chegou também o 5º dia útil do mês de janeiro de 2020 e nada foi depositado. A justiça já notificou novamente a empresa, mandando efetuar o pagamento em um prazo de 15 dias úteis, sob pena de sequestro em suas contas. Este comportamento da diretoria da EMDAGRO, que já é uma regra em outros processos, vem levando a justiça a determinar multa e bloqueio de valores nas contas da empresa, dificultando a execução de programas e projetos.

Saudades dos tempos de Albano e César Franco A TV Sergipe passa por um momento realmente complicado. Parabéns à  produção do SE 1ª Edição que colocou no ar ao vivo um tal de Kaelzinho cantando uma música de apologia ao crack,  a droga mais nefasta dos últimos anos que vem destruindo milhares de lares em todo país. Vale uma nota de repúdios dos parlamentares. Aliás, se a TV ainda estivesse nas mãos dos irmãos Albano e César (in memoriam) com certeza essa apologia não seria divulgada. E não venha com a demagogia que seria censura. Já pensou em pleno meio dia os país de família almoçando com seus filhos menores escutando uma letra daquelas?

Areia Branca: ex-prefeito Sousa é pré-candidato Há quinze dias o ex-prefeito de Areia Branca, Sousa, vem se reunindo com lideranças e a comunidade do município. Sousa está propenso a retornar à vida pública por conta dos apelos das lideranças que não encontram neste momento um nome capaz de soerguer o município por conta do caos em que se encontra. Amanhã,04, Sousa concederá uma entrevista na FM Itabaiana a partir das 7h30 que promete.


Emurb tripudia com moradores de rua na Atalaia. Autoridade vai pedir explicações à  diretoria E uma autoridade fiscalizadora, a pedido dos moradores da Rua Gervásio de Araújo Souza, no Bairro Atalaia, vai pedir explicações à  Emurb do motivo que pavimentou todos os trechos da referida rua, mas deixou dois deles, entre as ruas Dr. Bezerra de Menezes e Professor Jugurta Feitosa Franco. A Emurb só fez passar a máquina para nivelar e mais nada. Os moradores estão preparando uma Ação Popular e anexando inclusive os carnês de IPTU. Algo estranho, muito estranho. E a Emurb silencia! Algo de podre na capital de Sergipe Del Rey.

 

Dores é diferente, senador? Mas em Dores o discurso do senador é diferente. A união de Mário da clínica e Fernando Lima ( ex-prefeito que foi afastado ) leva ao palanque do Senador Alessandro o ex-governador Jackson Barreto, André Moura e ainda o governador Belivaldo Chagas através de vários aliados que estarão nesse agrupamento liderado por Mário da Clínica e Fernando Lima para as eleições 2020. Ou seja, no dia 07, será consolidada e confirmada a união de peso desses políticos unindo a nova política e a velha em Dores. Agora é só esperar os próximos capítulos dessa novela sergipana.

ExxonMobil saí das bacias Potiguar e Ceará e vai concentrar investimentos em Campos, Santos, Sergipe-Alagoas A ExxonMobil está de saída das bacias Potiguar e Ceará, para concentrar seus investimentos, no Brasil, em Campos, Santos e Sergipe-Alagoas. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou ontem duas transações que marcam a saída da multinacional das concessões de exploração POT-M-475, onde a empresa detinha 35%, e CE-M-603, onde a fatia da petroleira americana era de 50%. A Exxon Mobil era operadora (líder de consórcio) de ambos os ativos. Com a saída da companhia, as duas concessões passam a ser operadas pela Ouro Preto Energia, que entrou nos dois ativos, com uma fatia de 30%. Os outros 70% de participação nos blocos são da Azibrás. (Valor).

Delegado Paulo Márcio é pré-candidato a prefeito em Aracaju pelo DC E na última sexta-feira em ato de filiação com diversas lideranças, o delegado Paulo Márcio anunciou a pré-candidatura a Prefeito de Aracaju pelo Democracia Cristã (DC). Entre as lideranças políticas presentes o deputado estadual Gilmar Carvalho, o presidente do DEM em Sergipe, Mendonça Prado, o ex-deputado estadual Nelson Araújo e o ex-prefeito de Socorro, Edson Luis.

Conectando com a Vida 2020 Nos dias 03 e 04 de fevereiro, o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da construtora Celi, inicia mais um Conectando com a Vida 2020. Os adolescentes e jovens sergipanos selecionados para o projeto são acolhidos pela equipe pedagógica e administrativa do instituto. O Conectando com a Vida materializa o sonho de Luciano Barreto Júnior através de ações socioeducativas voltadas para a preparação para o mundo do trabalho, a infoinclusão social e o exercício pleno da cidadania. Português, Matemática, Informática e Cidadania & Trabalho são os pilares da formação dos jovens que terá a duração de 10 meses.

Audiência Pública sobre “A Mulher e o Direito à Cidade” O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), em parceria com o CAU/BR, promove Audiência Pública “A Mulher e o Direito à Cidade”, a ser realizada no dia 06/02/20, das 14h às 18h, na Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), com a finalidade de refletir sobre questões ligadas a atuação e inserção das mulheres no planejar as cidades, no mercado de trabalho e na representatividade da população.

Tema Com o tema “A Mulher e o Direito à Cidade”, o evento faz parte do 1º Ciclo de Debates Mulheres na Arquitetura Nacional, Etapa Sergipe e integra a agenda de encontros itinerantes com o objetivo de consolidar política de equidade de gênero no âmbito da arquitetura e urbanismo e também a construção de cidades que atendam às necessidades das mulheres.
Palestra Na programação, a primeira palestra será ministrada pela arquiteta urbanista do Rio de Janeiro, Tainá de Paula Kapaz, que atua nas áreas de habitação popular, planejamento urbano e arquitetura pública. Especialista em preservação e gestão do patrimônio cultural, tem como interesse as iniciativas de requalificação de áreas subutilizadas da cidade e a ocupação desigual do território.

Palestras II A segunda palestra será ministrada pela professora doutora em educação Sônia Meire de Jesus, militante feminista, com experiência em educação e movimentos sociais; políticas públicas em educação; políticas de conhecimento; educação popular; gênero, trabalho e educação, entre outros.

Realização A audiência pública é uma realização do Grupo de Trabalho Mulheres Arquitetas, Nacional e de Sergipe. Em âmbito nacional, as arquitetas fomentam a criação do GT de Mulheres dentro do Fórum dos Presidentes, espaço que reúne as presidências dos CAU de todos os estados. O evento acontece no Plenário Deputado Pedro Barreto de Andrade, da ALESE. A ação do conselho tem também o apoio da Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), por meio do deputado estadual Iran Barbosa.

CT Falcão 12 Aracaju inaugura sua segunda unidade Inaugurado em Aracaju em março de 2014 o Centro de Treinamento Falcão 12, lança na próxima terça-feira; dia 4 de fevereiro, às 16 horas a sua segunda unidade na capital, o CT Falcão 12 Aracaju/Colégio São Paulo. O CT é uma franquia Fundada pelo maior jogador de futsal do mundo, o craque Falcão. Utilizando uma metodologia desenvolvida pelo ex-treinador da seleção brasileira de futsal, Fernando Ferreti e aprovada pelo jogador, em pouco tempo, o CT se espalhou por todo Brasil atraindo milhares de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. Em Aracaju o craque Sergipano Bebeto que jogou na seleção brasileira e, em vários times da liga nacional de futsal, é o responsável pelo Centro de Treinamento. Além das aulas de futsal, o CT também desenvolve o projeto que atende, através de aulas de motricidade, crianças com dificuldades na coordenação e aprendizagem motora, com diagnóstico de autismo e TDH(Transtorno de déficit de atenção), que é coordenado pela Fisioterapeuta, Ialy Nogueira Cardoso, especialista em motricidade pela USP. Na unidade do Colégio São Paulo, as aulas serão ministradas nas segundas e quartas e terças e quintas-feiras. Mais informações pelos fones: 99997-1907(Bebeto)e 99957-2915( André).

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Qual o critério para a SPU liberar a Praça de Eventos da Orla de Atalaia? De alguns empresários: “Alguma autoridade deste Estado sabe qual o critério para a SPU liberar a Praça de Eventos da Orla? Aliás, o MPF que deveria fiscalizar também o SPU sabe? O cartaz enviado por nós mostra que de 14 a 26 de fevereiro, no período do Carnaval será realizada uma feira no local. Agora quem sempre realizava eventos no local foi barrado. Será que tem politicagem no meio? Algum procurador do MPF que deve zelar pelos espaços públicos federais, como é este caso poderia tomar a frente deste assunto?”                                                                                     

SMTT bloqueando ruas De um morador indignado: Ontem, durante a festa carnavalesca na 13 de Julho, a SMTT bloqueando as ruas para controlar o trânsito, mesmo a 50 metros, permite que condutores mal educados estacionem nas calçadas.Entrei em contato, narrei os fatos, porem disseram que o agente NÃO poderia deixar o local. Argumentei que tinham 2 agentes e que os carros estavam próximos, mas mesmo assim disseram que iriam deslocar uma viatura para lavrar as ocorrências. Não entendi, mas…..”

De um morador da região Hoje (domingo) a tarde carro em cima da calçada, em frente boteco Paulo Preto, na 13 de Julho em frente a Praia Formosa. Excelente cartão de visita para SMTT.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto CERTIDÃO DE RENASCIMENTO

Há palavras que valem como certidão de renascimento.
Desapego e ternura são duas delas.
Mas a mais urgente, no Brasil de hoje,
É desrancor.

www.twitter.com/emirsader Quem fica mais tempo nos seus cargos: Abel Braga ou Regina Duarte?

www.twitter.com/ISMARVIANA “A maior recompensa pelo trabalho não é o que a pessoa ganha, é o que ela se torna através dele”. John Ruskin.

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Na juventude vestimo-nos com arco-íris e avançamos destemidos como o zodíaco. Com a idade exalamos outro tipo de transpiração – artrite, febre, reumatismo, capricho, dúvida, ansiedade e avareza.” Emerson, 1870.


Aracaju abandonada. Por Antônio Samarone (foto e texto): O Calçadão da Praia Formosa já foi um cartão postal de Aracaju. Construído por Viana de Assis e reformado por Marcelo Déda, o Calçadão da Treze está entregue as baratas. Esse mirante está interditado por falta de segurança. A ferrugem tomou conta da estrutura. É costume não cuidarmos da manutenção das obras públicas.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais