Caos! Governo Sergipe sem certidão!60 dias sem pagar obras Proinvest

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E os empresários que têm contratos com o governo de Sergipe que sonhavam num 2019 melhor depois de um trágico e melancólico 2018 patrocinado pelos governos Jackson/Belivaldo já perderam as esperanças.
O caos está instalado no governo de Sergipe. Enquanto “o governador de fato de Sergipe” se preocupa em ocupar os espaço de poder com seus indicados a gestão que já era capenga se esfacela num caos total.

A Secretaria da Fazenda não tem jeito. Pode colocar o melhor técnico do mundo se não tiver força e a garantia que pode implantar medidas de governança de verdade de nada adianta. Como melhorar as finanças do governo se quando recebe a autorização do governador de direito logo após recebe outra determinação do “governador de fato” para não alterar o “status quo” que beneficia alguns poucos?Os empresários que fornecem ao governo, prestam seus serviços ou realizam obras estão desesperados. Um exemplo são os recursos do Proinvest que fez alguma obra está há 60 dias sem receber nada. E a desculpa? Governo sem certidão negativa.

Aqui é Sergipe Del Rey! Aqui as punições aos gestores param nas duas fronteiras, nos rios Real e São Francisco.

Num Estado sério, com os poderes realmente independentes, um impeachment já estaria em andamento. É a única ação para salvar Sergipe do caos instalado.

 

Bahia: lidera investimentos em 2019 e lidera redução de gastos. Matéria do Valor divulgada ontem,23, mostrou que a Bahia é o estado que mais investiu nos primeiros meses de 2019, com 4%. Sergipe também investiu, mas está entre os três que aumentaram as despesas: Mato Grosso do Sul (46%), Rio Grande do Sul (36%) e Sergipe (30%). Enquanto isso a Bahia que lidera os investimentos com 4%, lidera também a redução das despesas com uma queda de 36%.

Atrelamento a André Moura O blog foi informado que alguns prefeitos estão recebendo o apoio de parlamentares da bancada federal para viabilizarem uma nova entidade englobando os municípios sergipanos. Tudo porque uma entidade vem atrelando o desejo de André Moura em manter o comando da Codevasf em Sergipe quando todos desejam mudanças, já que colocam emendas e o “pai da criança” é sempre o ex-deputado. Vários prefeitos estão se somando a causa.                                                               

Garibalde lamenta falta de apoio de Edvaldo para que o secretário do Meio Ambiente desenvolva um trabalho melhor Ao explicar uma nota publicada na coluna Plenário do jornalista Diógenes Brayner, sobre uma indicação para diretoria da Fundat, o deputado estadual Garibalde Mendonça disse que “não há necessidade de diretoria na FUNDAT”, justificando que já tem um espaço político no governo da capital com a indicação do secretário do Meio Ambiente, Augusto César. “Está realizando um excelente trabalho e o que precisa é de mais apoio de Edvaldo para desenvolver mais ações em favor do povo de Aracaju”, alfinetou.

Privatizações: Correios sim! Petrobras jamais! O blog deixa claro para alguns leitores a posição sobre as possíveis privatizações que a imprensa nacionalmente vem anunciando. A possível privatização dos Correios não afetará ninguém. Aliás, em Sergipe até o Sedex 10 não tem. Não fará falta. Já a privatização da Petrobras o blog é contra. Por uma questão de estratégia econômica e soberania nacional. Enxugar a empresa e algumas subsidiárias é o caminho melhor.

1.100 casas em Aracaju O prefeito Edvaldo Nogueira sanciona hoje, 24, às 11h30, no Centro Administrativo da PMA, a lei que autoriza o empréstimo, junto ao Governo Federal, para a construção de 1.100 casas do Pró-Moradia. As casas possibilitarão a retirada das famílias da ocupação das Mangabeiras, localizada na zona Sul da cidade.

Posse no TRE-SE E o juiz Leonardo Souza Santana Almeida foi empossado ontem,23, à tarde, como membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), na classe de juiz de direito titular sucedendo a juíza Dalquíria de Melo Ferreira.

Emdagro: empregados aguardam homologação de representante Os empregados da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro, do interior e da capital, foram às urnas para escolher o seu representante no Conselho de Administração da empresa (CONSAD) no último dia 11 de Abril. Apesar do esforço contrário dos assessores diretos da diretoria da Emdagro, o candidato Paulo Alves filho, Técnico Agrícola e Economista, obteve 131 votos (51,37% dos votos válidos), contra 124 votos (48,63% dos votos válidos) do candidato Adailton dos Santos, Engenheiro Agrônomo. No processo, foram registrados três votos em branco e 13 votos nulos, totalizando 271 votantes.

Voz dos trabalhadores Por acreditarem que Paulo é a certeza de uma voz que falará em nome de todos os trabalhadores com qualidades já demonstradas à frente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Sergipe – SINTER/SE, os empregados aguardam, com bastante expectativa, que o Governador homologue, de forma democrática, o nome do eleito como representante legítimo dos trabalhadores no CONSAD.

Violência e economia Num discurso embasado por dados do “Monitor da Violência” o deputado estadual Luciano Pimentel elogiou a SSP e o governo do Estado pela significativa redução nos índices de violência em Sergipe. Ele aproveitou para lembrar que estes números ajudam na melhoria da qualidade de vida e no crescimento do turismo no país.

USP Na tribuna, Luciano Pimentel destacou que o referente levantamento foi desenvolvido pelo portal G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e reúne números de todo Brasil, com resultados positivos para o país. A pesquisa, explicou o deputado, apresenta um comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018 e 2019, registrando uma queda de quase 30% no número de mortes violentas em Sergipe no primeiro bimestre deste ano.

5º lugar “Sergipe está em quinto lugar no ranking nacional dos estados que mais reduziram os índices de assassinatos, levando em consideração que em 2018 foram registradas 198 mortes violentas, já no mesmo período deste ano o número caiu para 139”, pontuou.

Posse como vereador de Aracaju Ontem, 23, tomou posse como vereador, Armando Batalha Júnior (Cidadania), que assume a vaga do Palhaço Soneca (Cidadania), licenciado da Casa Legislativa por 121 dias em decorrência de uma cirurgia de hérnia umbilical. Aos 35 anos, Armando Batalha é advogado com experiência na área criminal e professor universitário.

Substituição Em seu primeiro discurso na Câmara Municipal de Aracaju, Armando Batalha fez questão de ressaltar que essa não é uma posse festiva e sim, uma função administrativa que visa substituir um parlamentar licenciado. “Desejo plena recuperação ao Palhaço Soneca, que tem feito um bom mandato nesta Casa. Que no final da sua licença possa retornar os trabalhos com muita saúde”, desejou.

Agradecimentos Armando Batalha Júnior ressaltou a figura do vereador Elber Batalha Filho, seu primo, dizendo que será um período de grande aprendizagem por causa da sua experiência. “Elber representa muito bem o nome de nossa família aqui dentro, tenho orgulho de ser seu primo”, disse. Por fim, agradeceu o apoio incondicional de sua mãe Iolanda, seu pai Armando Batalha (ex-prefeito de São Cristóvão e ex-deputado), dos avós Batalhinha e Madalena Góes, que foram vereadores da casa, além dos amigos e demais familiares.

Dia da Caatinga As experiências sustentáveis de produção na Caatinga serão a temática central do Encontro Convivendo com o Semiárido: Produção e Sustentabilidade Hidroambiental em comemoração ao Dia da Caatinga, que acontecerá no Centro Xingó de Convivência com o semiárido em Piranhas/AL, no dia 27 de abril, das 8 às 17 horas.

Debates A programação prevê pela manhã, debates com a participação de especialistas em torno da sustentabilidade hidroambiental da caatinga e das questões produtivas. Durante a tarde, estão previstas oficinas práticas onde o público participante poderá conhecer um pouco mais sobre boas práticas de convivência com o semiárido. A iniciativa é dos projetos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. Confira todos no site: www.opara.org,br

 Crea-SE mobiliza Conselhos Regionais para atuarem em ação conjunta contra aprovação da MP 873/2019 Primeiro foi uma Ação Parlamentar no Congresso Nacional com deputados e senadores que formam a bancada sergipana. Agora, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) mobiliza os Conselhos Profissionais do Estado e as entidades de classe para uma atuação conjunta contra a  emenda 166  da Medida Provisória 873/2019 e o Projeto de Lei nº 1885/20129 que visam tornar facultativo  o pagamento das anuidades dos Conselhos de Fiscalização de Profissões Regulamentadas.

Representantes Em reunião com representantes dos Conselhos Regionais de Odontologia; Enfermagem; Biologia, Medicina Veterinária; Farmácia; Arquitetura, Corretores de Imóveis e Técnicos Industriais,  o presidente do Crea-SE, Arício Resende Silva fez uma explanação sobre o processo de tramitação da Medida Provisória que torna opcional o pagamento da contribuição sindical  e destacou as consequências  e prejuízos que a Medida trará, caso seja aprovada. Também reiterou a importância da unidade neste momento ao propor ações conjuntas, a exemplo da instalação de um Fórum para discussões e consultas sobre o assunto.

Nota oficial Também sugeriu a divulgação de uma nota oficial sobre o posicionamento dos Conselhos e uma nota técnica externando os devidos esclarecimentos com foco nos critérios jurídicos que revelam as diferenças entre a contribuição sindical e a anuidade.  “As autarquias e sindicatos diferem na essência de suas atividades”, disse Arício Resende ao lembrar que a cobrança da anuidade dos Conselhos é garantida pela Constituição e pelo Código Tributário Nacional e que a MP tem como alvo os sindicatos e não os conselhos profissionais, complementa ele.

Reunião com bancada parlamentar sergipana Outra proposta apresentada foi à realização de uma reunião-almoço no dia 20 de maio com a participação de todos os Conselhos e entidades de classe com os deputados federais e senadores de Sergipe. “É uma oportunidade para ampliar o debate sobre o assunto e reforçar o pedido de apoio da bancada sergipana para derrotar essa MP”, afirma o presidente do Crea-SE. Cientes da importância da ação conjunta, as propostas apresentadas foram aprovadas, por unanimidade, pelos participantes da reunião.

 Laranjeiras: Palestra leva conhecimento sobre recursos hídricos Cerca de 75 meninos e meninas estudantes da Escola Estadual Antônio Nobre, localizada no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, aprenderão um pouco mais sobre a valorização da água na manhã desta quinta-feira, 25, quando participarão da palestra “A importância do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos para a vida”.

Projeto Azahar A atividade inaugura as ações no campo da educação ambiental previstas no Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Petrobras, por meio do projeto Petrobras socioambiental.

Palestra lúdica Ministrada pelo professor Cristyano Ayres Machado, Pós Doutorando em Recursos Hídricos- UFS, membro do Grupo de pesquisa Acqua da UFS e colaborador do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, a palestra terá metodologia lúdica e participativa, sempre buscando promover a interação entre as crianças e a comunidade local com temas contextualizados com os objetivos do programa de educação ambiental do projeto e com a realidade na qual a comunidade escolar está inserida. “Buscaremos fazer a relação entre o conhecimento acadêmico, a sala de aula e a realidade na qual as crianças estão inseridas”, resumiu o professor.

Sobre o projeto Desenvolvido em Laranjeiras, mais especificamente voltado para as comunidades de Pedra Branca e Bom Jesus, o projeto Azahar: Flor de Laranjeiras tem o objetivo de contribuir com a promoção da segurança hídrica na região, por meio da racionalização, conscientização e efetivação de um projeto de educação que contribua para o aproveitamento, o cuidado ambiental e com os recursos hídricos. Para atingir este objetivo, o projeto realizará ao longo dos próximos dois anos ações de monitoramento hídrico, educação ambiental, restauração florestal e pesquisa científica no rio Sergipe.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                               

Luiz Fontineli convidado para realizar concerto musical em Lisboa O músico sergipano Luiz Fontineli recebeu o convite da direção da Casa do Brasil em Lisboa para a apresentação musical do concerto Vidas Secas no período de 21 a 27 de setembro deste ano. A Casa do Brasil em Lisboa é um espaço de referência não só em Portugal, mas em toda Europa. Este convite vai abrir outras portas para Luiz Fontineli em vários países europeus porque competência e qualidade cultural não faltam para o artista sergipano. Para conseguir viabilizar a viagem foi criada uma vaquinha para a compra das passagens. Acesse aqui.

Concurso do CREF20/SE A Justiça Federal em Sergipe suspendeu, através de liminar concedida pelo Juiz Edmilson da Silva Pimenta, o Edital Nº1 do concurso para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva do CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SERGIPE CREF20/SE, até que se adeque a regra do Edital do Concurso adotando-se o regime jurídico único, previsto na Constituição Federal para novas admissões de pessoal no Conselho réu ou até o julgamento da ADPF-DF 367, da ADC-DF 36 e da ADIn 5367/DF, fato que se dará em 12/06/2019. A ação popular movida por Igor Fernando Acioly Silva Baima, já tinha obtido parecer favorável do Ministério Público Federal. O principal argumento é que o Conselho adotou o regime celetista como forma de contração, o que não é possível pelas regras vigentes. A decisão deve ser cumprida imediatamente. Clique aqui para ler a íntegra da decisão.

SINDMUSE pede apoio a OAB/SE Na segunda-feira, 22, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, por meio de suas Comissões de Controle dos Gastos Públicos e a de Licitações e Contratos, dando andamento aos trabalhos a que se propuseram em relação a chamada “Máfia dos Shows”, reuniram-se com representantes do Sindicato dos Músicos do Estado de Sergipe (SINDMUSE) com o propósito de acompanhar todo o histórico, inclusive no que se refere às denúncias, inquéritos e ações judiciais existentes sobre o caso. Na oportunidade, as Comissões deram voz aos representantes dos músicos que falaram sobre as supostas ilegalidades que acometeram/acometem as licitações e os contratos públicos dos eventos e shows realizados por alguns Municípios de Sergipe. Após ouvir os representantes dos músicos, os Presidentes das Comissões, Dr. Luciano Vieira e Dra. Gabriela Brasil, explicaram que o papel da OAB/SE não é de fiscalizar, mas sim de acompanhar casos como esse, pugnando pela boa aplicação das leis e do erário, sempre buscando o bem maior que é a sociedade, e, nesse sentido, irão buscar mais informações nos órgãos responsáveis pela fiscalização de tais fatos.

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Gente Sergipana – Ronaldo Gomes de Oliveira “Caã”. Por Antônio Samarone

Ouvi de um velho professor de artes: “Sergipe é o deserto das artes, com o grande oásis da pintura.”

Assisti a uma conferência de Mário Brito na SOMESE, e fiquei convencido: somos um paraíso de grandes pintores. Nunca entendi! A que se deve essa enxurrada de bons pintores em Sergipe?

Em outros campos, música, literatura, cinema, teatro, os talentos são poucos, no dizer do mesmo professor, na pintura existe um esbanjamento. Diz um velho ditado: “em Sergipe temos muitos poetas e pouca poesia.” Maldade ou não, já ouvi isso de poetas.

Quando querem explicar o talento de Caã, os entendidos apelam: “também, filho de J. Inácio… Você queria o quê? Certo, então a explicação é genética?

Espero uma resposta: o que explica o esplendor da pintura em Sergipe, desde do final do Século XIX?

PELO TWITTER

www.twitter.com/Diogoringenberg Não são boas as perspectivas de uma democracia cujo presidente do Congresso Nacional não enxerga na liberdade de imprensa um princípio inegociável.

www.twitter.comFreiJoaoPaulo Meu tão querido São Jorge protegei-nos de todo perigo, de todos os inimigos, de todo pecado e de toda maldade! Intercedei por nós e por nossas famílias!

www.twitter.com/clovis_silveira Não perca seu tempo tentando explicar o certo para essa gente, estão sofrendo de alguma doença que só os fazem ter ódio!

www.twitter.com/elberbatalha O governo do estado acabou com turismo em Sergipe! O setor virou moeda de troca eleitoral . Não temos mais voos para Ssa, nossa malha aérea foi reduzida drasticamente, o trade turístico amarga duras perdas e a população sergipana perde empregos em vários seguimentos do setor!

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“A única revolução realmente digna de tal nome seria a revolução da paz, aquela que transformaria o homem treinado para a guerra em homem educado para a paz porque pela paz haveria sido educado. Essa, sim, seria a grande revolução mental, e portanto cultural, da Humanidade. Esse seria, finalmente, o tão falado homem novo.“ José Saramago.

Tudo depende da pose… Parece uma águia romana, mas é uma Fluvicola nengeta, a nossa humilde Lavadeira, fazendo a corte, se preparando para um namorico. (Foto e texto Antonio Samarone).
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais