Caos urbano

0

O transporte coletivo da Grande Aracaju está à beira da falência. Comumente, milhares de passageiros ficam sem ônibus, enquanto os que conseguem embarcar viajam em carros mal cuidados e superlotados. Ontem mesmo, motoristas e cobradores do Grupo VCA cruzaram os braços por quase cinco horas em protesto contra o não pagamento de férias e tickets alimentação. O protesto resultou na paralisação de 200 coletivos que servem a capital, São Cristóvão, Socorro e Barra dos Coqueiros. Há poucos dias, esta mesma empresa provocou um caos no sistema ao ter apreendidos pela Justiça 66 ônibus com financiamentos atrasados. Mas, enquanto os usuários são maltratados, empilhados em latas velhas ou largados à própria sorte, os empresários do setor só pensam no reajuste do valor da passagem. Atendê-los é compactuar com a bagunça instalada no sistema e punir quem já paga caro por um transporte de péssima qualidade.

Educação

Professores de São Cristóvão e a prefeita Rivanda Batalha (PSB) estão em pé de guerra. Com os vencimentos reduzidos em quase 50%, os educadores cruzaram os braços, enquanto a prefeita diz não ter recursos para pagar o que eles reivindicam. Segundo a deputada estadual Ana Lúcia (PT), o que está acontecendo em São Cristóvão é muito grave. “Com os salários reduzidos, os professores estão atrasando as contas”, diz a petista. Que horror!

Na dele

Após ter deixado o PSB, o deputado estadual Adelson Barreto passou a ser paquerado por vários partidos. Já bateram em sua porta legendas como o PSDB, DEM, PDT e PSD. Tranquilo, o parlamentar tem ouvido as promessas e pedido tempo para pensar. Garante não ter pressa em escolher um novo ninho, pois tem até outubro deste ano para se filiar a um novo partido.

Casa nova

E o Partido Verde inaugura nova sede nesta quinta-feira. A casa nova está localizada na rua Propriá, centro de Aracaju. O PV aproveita a inauguração do novo espaço para lançar uma campanha de filiação. Quer fortalecer o grupo para as eleições de 2014, quando espera ser mais bem sucedido do que no pleito do ano passado.

Verdade

Até que enfim o governo sergipano começou a mexer os pauzinhos para implantar a Comissão Estadual da Verdade, visando apurar as graves violações aos direitos humanos praticados entre 1946 e 1988. A Procuradoria-Geral do Estado e a Secretaria de Direitos Humanos estão discutindo o projeto que cria a Comissão. Antes tarde do que nunca.

Denunciado

O vereador de São Cristóvão, Gibson Rodrigues (PSC), foi denunciado à Justiça por compra de votos na campanha eleitoral passada. O denunciante é o suplente Edvaldo da Silva Andrade, naturalmente interessado no mandato do parlamentar cristão. Cabe agora à Justiça analisar o pedido e ouvir o acusado. Aguardemos, portanto!

Pesquisa

O IBGE divulga amanhã a primeira edição da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic), elaborada durante o primeiro semestre de 2012. O objetivo do levantamento é ter uma visão mais integrada das gestões estaduais. A pesquisa traz informações sobre recursos humanos, conselhos estaduais, direitos humanos, política de gênero, segurança alimentar e nutricional e inclusão produtiva.

Carnalita

Sergipe surge como polo produtor de fertilizantes capaz de assumir o projeto central do segmento de potássio da Vale Fertilizantes. O jornal Valor Econômico publicou ontem que a empresa planeja interromper a exploração da mina de potássio na Argentina. Com essa suspensão, o projeto Carnalita torna-se o principal investimento da Vale em potássio, com um aporte de US$ 4 bilhões e capacidade de produção de 1,2 milhão de toneladas do minério.

Fato raro

Depois de receber a bancada da situação para explicar as concessões feitas aos irmãos Amorim para aprovar o Proinveste, o governador Marcelo Déda (PT) vai se reunir agora com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). O objetivo é mostrar ao demista as mudanças feitas no projeto, que deve chegar à Assembléia até o final do mês. É a primeira vez em Sergipe que um governador pede autorização ao prefeito para aprovar um projeto.

Do baú político

Prefeito de Simão Dias, deputado estadual, vice-governador – que assumiu o governo com a cassação e prisão de Seixas Dória pelo regime militar – e deputado federal por dois mandatos. Este era Sebastião Celso de Carvalho. Em recente artigo na Infonet, o professor Odilon Machado escreve que o político simãodiense foi “um membro do Partido Social Democrático, o PSD, agremiação comandada em Sergipe por Francisco Leite Neto, que juntamente com o Partido Republicano, o PR de Julio Leite, polarizaria com a União Democrática Nacional, a UDN de Leandro Maciel, a política estadual”. Segundo Odilon, após sair da política, “o ex-governador permaneceu uma notável referência de zelo ao múnus público. Um excelso, como dizia em fina ironia que se traduziu verdadeira; afinal depois de ter sido muito, virara um ex-Celso, uma brincadeira consigo próprio, como assim se gostava de definir”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários