Capela: 100% CFEM, 73% ISS e ICMS quadruplicará

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Se prefeito de Capela Ezequiel (PR), não mudar de posição e assinar o documento concedendo a empresa Vale o uso do solo para exploração do projeto Carnalita, milhares de sergipanos perderão R$ 4 bilhões. Não é um partido, nem o governador de plantão. É o povo de Sergipe que perderá muitos recursos e centenas de empregos. No início de fevereiro acontecerá uma reunião decisiva para o projeto através do Conselho Deliberativo da Vale.

Capela ganhará muitos recursos – Segundo dados do Governo do Estado com a implantação do projeto Carnalita, onde 75% do ICMS é do Estado e o restante é rateado por todos municípios, Capela, com o valor adicionado quadruplicará sua participação no bolo.

O mesmo estudo aponta que de todo ISS gerado, Capela ficará com 73% e 100% da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) que será gerada também pela salmoura cuja única compradora será também a Vale.

Localização e empregos – A Usina que ficará no povoado Terra Dura, em Japaratuba beneficiará em muito a sede de Capela, já que fica no mesmo lado da cidade, enquanto a sede de Japaratuba fica mais distante e do outro lado da BR-101. Ou sej,a dos milhares de empregos indiretos gerados, a maioria esmagadora irá para Capela.

Contradição do prefeito – O prefeito chega a dizer na nota que a culpa é do governo de Sergipe que defendeu a implantação da Usina no município de Japaratuba e é uma decisão política porque o prefeito de lá (Japaratuba) é do PMDB. Mentira!

Audiência de André, Eduardo e prefeita com o ministro – Em maio de 2012 o senador Eduardo Amorim, o deputado federal André Moura e a então prefeita de Japaratuba, Lara Moura (PR) tiveram uma audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para tratar do projeto Carnalita e a instalação em Japaratuba (Foi quando o prefeito de Capela de então, Sukita, foi para a imprensa tecer duras criticas a André e Eduardo). Como se vê o prefeito Ezequiel ou está pessimamente assessorado ou pensar que todo mundo é burro. Aliás, Eduardo e André são os líderes dos partidos, inclusive do PR que Ezequiel faz parte. Ou seja, se tem politicagem neste caso parte do prefeito, porque até os líderes deles sabem que a decisão foi técnica.

O que é o projeto – O projeto visa diminuir a dependência do Brasil para compra de fertilizantes. A exploração da carnalita vai propiciar possa reduzir drasticamente a importação do potássio. É um investimento de R$ 4 bilhões que vai gerar cerca de 4 mil empregos diretos e muitos outros indiretamente.

Ezequiel que é prefeito e empresário sabe como o projeto Carnalita será importante para todo Sergipe.

O blog ainda acredita no bom senso do prefeito Ezequiel. Que ele repense, seja humilde, reconheça o erro e autorize o uso do solo. Os sergipanos agradecem.

Empresário sergipano engana produtores de leite do Centro-Sul da Bahia
O blog recebeu ontem, 19, um e-mail de um pequeno produtor da região Centro-Sul da Bahia contando uma história envolvendo um empresário sergipano e que hoje está até filiado a um partido político.

Incentivo a produção leiteira
Segundo o e-mail o empresário esteve em vários municípios do Centro-Sul da Bahia, se reunindo com produtores pedindo o aumento da pecuária leiteira para que pudesse comprar em grande quantidade. Foram muitas conversas e vários produtores investiram no aumento da produção e depois foram deixados de lado pelo empresário sergipano.

No Globo Rural
Agora eles estão reunindo todo material para que o programa Globo Rural, da rede Globo, possa mostrar para todo país o que o empresário sergipano fez.  O empresário pode não só prejudicar ele, mas toda família que tem membros na política.

Eliane Aquino apta para disputar o Senado
Ao contrário do que divulgado por alguns meios de comunicação a ex-primeira-dama e jornalista Eliane Aquino é filiada ao PT com domicílio eleitoral em Aracaju. Ou seja, está apta para disputar o Senado. No último final de semana com o título “Viúva de Déda, jornalista pode disputar Senado”, o Estadão publicou matéria afirmando que ela conta com o apoio do ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto

Apoio também de Lula e Dilma
Nos bastidores, conversando com alguns petistas, a informação é que um dos maiores incentivadores da candidatura de Eliane Aquino ao Senado é o ex-presidente Lula. Sem falar na presidente Dilma. Eliane retornou Aracaju nos últimos dias para início das aulas do filho João Marcelo. Não foi confirmado ainda se ela continuará à frente da Secretaria de Inclusão Social ou indicará alguém.

Crimes ambientais na região do Cotinguiba. Usinas de açúcar
O blog recebeu a informação que nos últimos meses foram vários crimes ambientais praticados na região do Vale do Cotinguiba, principalmente em Japaratuba, por conta das usinas de açúcar e álcool. As áreas de Proteção Ambiental (APAS) vem sendo devastadas por conta da falta da fiscalização. Cadê o IBama e a Polícia Federal?

Rolezinho no Shopping Jardins rolou apenas para João Carlos Paes Mendonça
O rolezinho que estava marcado para o sábado no início da noite no Shopping Jardins não rolou. Foi cancelado, mas pela manhã, o proprietário, o empresário João Carlos Paes Mendonça foi visto acompanhado de três assessores caminhado pelo local.

Rolezinho:DCE/UFS mantém assessoria jurídica disponível para resguardar direitos da juventude
O Diretório Central dos Estudantes impetrou habeas corpus coletivo para que não ocorresse qualquer espécie de discriminação, especialmente racial, no caso de ocorrer o evento intitulado “rolezinho”, convocado para o último sábado, às 18h, no Shopping Jardins, em Aracaju/SE.

Direitos resguardados

Embora a convocação do evento não tenha partido do diretório acadêmico, a diretoria recém empossada entendeu ser “fundamental tomar iniciativa para resguardar os direitos de todos os presentes no estabelecimento comercial, sobretudo em razão dos casos de estupro, espancamento e até de assassinato ocorridos nas dependências daquele Shopping. Por isso, acionamos nossa assessoria jurídica”, afirmou a presidenta Jessy Dayane.

Pedidos indeferidos
Apesar do esforço, o juiz plantonista indeferiu os pedidos. O advogado da entidade, Herick Argôlo, explica a medida: “Em razão da convocação do evento pelas redes sociais, entendeu-se fundamental a intervenção judicial para que nenhuma dessas posturas se repetisse. Não se trata sequer de analisar o mérito do evento, mas de resguardar os direitos dos frequentadores, especialmente da juventude — que pode ser discriminada, como ocorreu em outros shoppings pelo Brasil. Apesar de respeitarmos a decisão judicial, seus fundamentos não são predominantes nos tribunais. Ao final, não se adentrou no cerne da questão e não houve posicionamento ante um tema polêmico. Na eventualidade de, posteriormente, outros eventos serem marcados, insistiremos nas medidas judiciais para resguardar os direitos fundamentais”.

Salvo conduto no RJ
Acrescente-se que, logo após a iniciativa do DCE da UFS, um grupo de advogados voluntários do Rio de Janeiro impetrou um habeas corpus coletivo semelhante, relacionado a um "rolezinho" marcado para um Shopping daquela cidade. A desembargadora carioca concedeu salvo conduto coletivo para o livre direito de acesso e a liberdade de expressão de pensamento dos manifestantes, impedindo qualquer espécie de discriminação, como garante a Constituição Federal.

Imprensa usa marquise do estádio Presidente Médici. Quem é o responsável?
No ano passado este espaço publicou uma foto de um cinegrafista da TV Sergipe filmando em cima da marquise do estádio Médici. No último sábado foi a vez de uma equipe de um portal usar a marquise. Além do risco para os profissionais da imprensa fica também a cobrança pela responsabilidade de algum acidente.

Imprensa usa marquise do estádio Presidente Médici. Quem é o responsável? II
O ex-deputado Jorge Araújo questiona a responsabilidade de quem será se por acaso a a marquise desabar matando as pessoas que estão embaixo assistindo o jogo. E tem algum laudo da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros liberando a marquise para o uso da imprensa?

Cadeiras
Ainda sobre o estádio Presidente Médici quem paga mais caro para assistir nas cadeiras tem que entrar e sair pelo mesmo portão da arquibancada. Quem paga mais caro quer mais segurança e a direção do estádio deixou o portão das cadeiras fechado.

OAB/SE promove Culto Ecumênico
A OAB/SE, através da Comissão de Direitos Humanos, está promovendo, amanhã, 21, às 19h, na antiga sede da OAB, um Culto Ecumênico em razão do Dia Internacional de Combate à Intolerância Religiosa, buscando discutir políticas de enfrentamento à intolerância religiosa, além de promover a reunião das mais diversas religiões e suas lideranças.

Justa homenagem
O empresário e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto, comemora na próxima terça-feira 21, mais um ano de vida.  Há 14 anos dedicando-se a militância empresarial, Porto destaca-se pela sagacidade, levando sempre o nome de Sergipe nas importantes lutas a favor do setor. Querido pelos familiares e amigos, o dinâmico empresário do ramo de eventos recebe de todos os votos de felicidades e sucesso!

Agenda

20 de janeiro, segunda-feira. Hoje é o dia de Oxóssi, divindade da caça e da fartura, guardião da agricultura e da natureza. Também é comemorado hoje o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. A categoria dos farmacêuticos, de outra parte, festeja hoje o seu dia.
Em 1993, ocorre o plebiscito para a escolha da forma e do sistema de governo, previsto na Constituição de 1988. O resultado mantém o regime republicano e o sistema presidencialista. A consulta popular foi realizada no mês de abril. Em maio, FHC assume o Ministério da Fazenda. E em junho, PC Farias tem a prisão decretada e foge para o exterior.
“O Estado deve ser concebido como um “educador”. – Antonio Gramsci, teórico marxista italiano 1891/1937.
Acontece nesta manhã, às 8,30 horas, o primeiro Café da Manhã dos Aposentados e Pensionistas do BB de 2014. IPTU tem aumento estratosférico em Itabaiana. Segundo a ministra Tereza Campello, Sergipe ainda tem 310 mil habitantes em extrema pobreza. Max Prejuízo, vereador do PSB, anunciou apoio ao projeto de Emmanuel Nascimento, do PT, que visa a reduzir as férias dos edis aracajuanos. A redução seria de 90 para 55 dias por ano. Sopa de letras vai comandar as coligações partidárias nas eleições de 2014. Eduardo Campos retira apoio a Alckmin e Marina deverá confirmar sua presença na chapa socialista, como candidata a vice. Concurso realizado pelo TCE teve validade prorrogada por mais dois anos. “Rolezinho” previsto para o último sábado foi cancelado. Sessão especial da Academia Sergipana de Letras a ser realizada hoje vai homenagear o engenheiro, professor e acadêmico JORGE DE OLIVEIRA NETO, cujo centenário de nascimento ocorreu no dia 18, sexta-feira. A Superintendente do Banco do Brasil em Sergipe, Lúcia Helena Cuevas, visitou, na última sexta-feira, o Sindicato dos Bancários, tendo sido recebida por dirigentes daquela instituição, dentre os quais o presidente José Souza. O encontro foi considerado proveitoso por ambas as partes. Que outros da espécie ocorram, em busca de um salutar entendimento. A segunda agência ESTILO do Banco do Brasil será inaugurada nos próximos dias, no bairro Garcia. JB consegue reforço de 100 milhões para a saúde em Sergipe.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Sergipe larga na frente
Começou a Copa do Nordeste de 2014 e logo na primeira rodada os dois representantes sergipanos defrontaram-se, no último sábado à noite, no Estádio Presidente Médici, em Itabaiana. Depois de um primeiro tempo equilibrado, o Sergipe mostrou-se mais disposto na etapa complementar. O quadro rubro inaugurou o placar aos 13 minutos, através de Clóvis, e logo em seguida, aos 17, assinalou seu segundo gol, que teve como autor Bruno Gaúcho. O Confiança tentou uma reação, contudo o máximo que conseguiu foi marcar seu único tento na partida, já na fase de acréscimos, aos 46 minutos. O seu autor foi Valdo.

Público e renda
2.600 foram os torcedores que pagaram ingresso, proporcionando uma arrecadação de 39 mil, 965 reais. Em verdade, era esperada uma presença maior de torcedores das duas equipes.

Começo vitorioso
Foi de grande importância a vitória registrada pelo Sergipe diante de seu arquirrival, deixando o campeão de 2013 em uma boa situação, na tabela do torneio regional.

Reclamação
Embora tenha declarado, em suas entrevistas após o jogo, que não gosta de reclamar de erros de arbitragem, o técnico Givanildo Sales mostrou-se indignado com a não marcação de um penalty, segundo ele sofrido por Geraldo. Para a grande maioria, porém, não houve a falta máxima. Givanildo Sales disse à sua torcida que, assim como nas novelas, o que vale é o final, manifestando convicção de que a equipe vai dar a volta por cima, a começar pelo jogo de quarta-feira próxima, contra o Vitória da Bahia, no Estádio Fernando França, em Carmópolis.

Arbitragem
O árbitro Rogério Lima da Rocha dirigiu a partida, dentro da normalidade.

Sergipe em Natal
O próximo jogo do Sergipe acontecerá também na próxima quarta-feira, diante do América, em Natal (RN). Uma vitória rubra será de grande importância para as pretensões do Mais Querido.

Cai o primeiro técnico
José Carlos Amaral não é mais o técnico do Itabaiana. Para o seu lugar, está sendo cogitado o treinador Nadélio Rocha, atualmente no Estanciano.

Pisada na bola
Pedimos desculpas aos nossos leitores pela falha cometida na última coluna. O Canal Esporte Interativo Nordeste, que cobre inteiramente a Copa do Nordeste, é uma TV fechada, e não aberta.

Wilson Tavares
Um exemplo de competência e de dedicação ao rádio é Wilson Tavares, coordenador de esportes e braço direito de Augusto Júnior na Rádio Jornal. Seu amor ao trabalho é exemplo para todos os profissionais da mídia sergipana. Sua importância na 540 foi reconhecida publicamente, na semana que passou, pelo diretor-geral da rede, Augusto Júnior.

Jogo rápido
Resultados do campeonato sergipano (Taça Governo de Sergipe) – Itabaiana 3 X 1 Canindé – Socorrense 2 X 1 Coritiba – Estanciano 1 X 0 Lagarto. /// Dos considerados grandes do futebol carioca, apenas o Flamengo venceu na primeira rodada do campeonato estadual do Rio de Janeiro. /// FIFA repassa despesas para o governo brasileiro. /// Sergipe poderá fazer suas duas próximas partidas pela Copa do Nordeste no Estádio Augusto Franco, em Estância. /// Brasileirão 2014 ainda indefinido. Campeonato da série A poderá ter 24 clubes.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Hoje "Ratos e homens". Para Einstein, só duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre a primeira.

www.twitter.com/Ricadv3232  Teoria da Conspiração e o Tal do "Rolezinho" = "Apartheid" suburbano!!

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE  Coincidências estão nas coisas menores, mas saiba que outras raríssimas existem de forma maior. Analise sua vida, ela pode ser melhor.

www.twitter.com/Georg_Magalhaes "Me causa dor e constrangimento pessoas usarem da fragilidade do estado para tirar vantagem política" Joélia Silva

www.twitter.com/DjCello  "Aquele a quem você confia seu segredo torna-se senhor de sua liberdade."

DO LEITOR

Engarrafamento na BR-101 de Carmópolis à Laranjeiras
E-mail recebido: “Gostaria que o nobre jornalista convidasse os responsáveis pelo DNIT em Sergipe  para fazerem um passei em horário de pico desde a cidade de Carmópolis ate o povoado de Pedra Branca em Laranjeiras, para que os mesmos vejam como esta a situação do transito no local, com um engarrafamento absurdo pra uma BR. Sabendo que a causa de tal engarrafamento é um simples Redutor de Velocidade colocado na altura do povoado, os carros quase que param totalmente gerando assim essa fila quilometricamente absurda, quando o problema de alta velocidade no local poderia ser resolvido com uma lombada eletrônica, pois assim os carros reduziram sem precisarem parar.”

ARTIGO

De Oscar Wilde aos Mamonas Assassinas

Oscar Wilde, irlandês , dramaturgo, poeta e escritor, foi perseguido por ser homossexual, preso e humilhado perante a sociedade. Numa de suas frases mais célebres, afirmou que "A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida.." estamos falando do final do século XIX. Passado pouco mais de cem anos a banda brasileira de rock (é verdade, banda de rock) Mamonas Assassinas, que de poetas, escritores e dramaturgos, eram verdadeiros humoristas, compôs a música “Chopis Centis”.  Música esta que, depois de quase 20 anos da morte traumática de todos os componentes da banda em um acidente aéreo, reafirma, em pleno século XXI, a célebre frase de Oscar Wilde, mostrando que a vida imita a arte, muito mais que ao contrário.

Um dos maiores problemas vividos hoje nos grandes centros urbanos, e que vem tirando o sono de muitos políticos, é o famoso “rolezinho”. O problema é tão complexo que a sua discussão passa por sociólogos, artistas, especialistas em segurança pública, mas as suas conseqüências atingem mesmo a quem só queria a felicidade de um crediário nas "Casas Bahia".

Quanta gente, quanta alegria.

“Esse tal "Chópis Cêntis", É muicho legalzinho, Pra levar as namoradas e dar uns rolêzinhos”.

“Rolezinho” pode ser dado em qualquer lugar, mas no meu “CHOPIS” não… voltem para o seus “andaime”.

É forçar demais comparar os Mamonas a Oscar Wilde (e vice versa), mas ouso afirmar que há sim uma semelhança entre a perseguição, a humilhação e até mesmo a prisão, sofridas pelo dramaturgo irlandês, e a perseguição e a humilhação sofridas pelos jovens da periferia que ousaram ir aos Shoppings Center, solo sagrado da classe média brasileira.

Alguns até pensam que os jovens periféricos devem viver nas “prisões” de suas periferias.

Como diria o grande filósofo pós-moderno cearense, Falcão, a burguesia fede, mas tem dinheiro pra comprar perfume.

ARTIGO

Aracaju mostra unhas e dentes por Ribeiro Filho*

Hoje faz uma semana que um amigo me mostrou um vídeo em que um rapaz se exibia na webcam e falou que esse tal vídeo estava circulando livremente no whatsAp. Provavelmente a pessoa para quem o jovem se exibiu deve ser o autor ou autora da difusão do vídeo na rede virtual.

Não queremos aqui discutir a sorte do incauto rapaz que sem sua autorização viu sua imagem ser divulgada e linchada por todos os aracajuanos que viram tal vídeo, e não foram poucos. Durante o decorrer da semana várias pessoas de todas as idades, sexo, credo religioso, profissão, opção sexual e camada social vieram me mostrar o tal vídeo e comentar seu conteúdo.

Na maioria das vezes, algo em torno de 90 %, as pessoas introduziam o assunto em tom de fofoca homofóbica: você já viu o vídeo do advogado que se exibiu na webcam, deve ser gay? Ficava claro desde o início da conversa o julgamento desnecessário da opção sexual do rapaz, como algo negativo e pecaminoso. Primeiro exaltavam a beleza e perfeição estética do moço e depois desfiavam um rosário de sandices, permeado por um prazer mórbido de quem viu algo muito belo, mas que não estava direcionado para seu prazer.

Em alguns relatos as pessoas no seu discurso preconceituoso deixavam subscrito nas entrelinhas, que primeiro se trancaram no banheiro ou no quarto para apreciar intimamente o desempenho sexual do belo fauno, antes de sair por ai desfiando opiniões venenosas. Como se assim pudessem justificar ou compensar que todo aquele banquete lascivo, apesar de acessível, não estava disponível e não foi gravado para seu deleite, mas sim para o apreciador ou apreciadora secreta que criminosamente o jogou no Coliseu em ruínas da internet.

A Aracaju provinciana e fofoqueira se refastelou e dissecou cada milímetro do corpo do rapaz, babou com uma baba virulenta seu prazer explicito e, como no filme de Lars Von Trier “DOGVILLE”, cada habitante da provinciana Aracaju vai tentando explorar de alguma forma a vítima fragilizada pela situação exposta. No caso da trama do filme a personagem interpretada por Nicole Kidman, vê-se inicialmente protegida pelas pessoas simples do vilarejo, mas a cada cena, essas pessoas vão revelando seu caráter e sua capacidade perversa de explorar e vilipendiar aquele ser indefeso que chegou fugitiva, precisando de proteção. O filme mostra os limites da capacidade humana de exercer sua dominação perversa sobe outro ser humano em nome da bondade, da solidariedade, do amor, da moral e dos bons costumes. Diante da divulgação desnecessária e criminosa do vídeo, somos todos puritanos e santinhos, incapazes de um beijo roubado ou de um olhar de desejo para outrem, por isso podemos julgar cruelmente e sem piedade o rapaz.

Assim Aracaju, a nossa “DOGVILLE” segue carcomendo o corpo e as entranhas do incauto rapaz, que num momento de deleite expôs sua intimidade, o tão conhecido domínio insano do básico instinto, que todos já passaram ou passaram, em que, por conta do desejo, nos colocamos em situações inexplicáveis e insondáveis, onde a razão nem sempre tem campo livre. Portanto, esse rapaz não pode e não deve ser julgado à luz dessa falsa moral puritana.

Aquele ou aquela que nunca se exibiu despudoramente para o parceiro ou parceira que atire a primeira pedra (seja na webcam, ou entre quatro paredes). O problema maior que percebemos nesse linchamento desse jovem, é que em nenhum momento, nenhuma das pessoas que mostraram e comentaram preconceituosamente o vídeo, atentou para o fato de que o rapaz estava sendo vítima de uso indevido de sua imagem, de assédio moral e de outros crimes, por parte da pessoa que gravou e colocou na rede o vídeo. Que os valores e papéis estão invertidos, que a pessoa que colocou o vídeo na rede social agiu criminosamente e que deve ser processada e julgada pelo ato extremamente destrutivo.

Essa pessoa pode hoje estar namorando e seduzindo alguém próximo a qualquer um de nos, pode ser até um parente meu ou seu. E algum momento, por um motivo torpe, essa pessoa poderá descarregar na rede virtual imagens tão destrutivas quanto essas. Estamos mais uma vez diante de um caso em que a vítima é julgada e condenada, enquanto o criminoso permanece com sua identidade preservada e sua moral doentia escondida pela sociedade provinciana que só se preocupou em ter um orgasmo podre e espalhar a fofoca virulenta na rede virtual e nas conversas que rolaram essa semana por todos os lugares. Enquanto isso a pessoa que fez todo esse estrago na vida do jovem, deve estar rindo muito e se achando o herói e o dono da moral e bons costumes de Aracaju…
Acorda Aracaju, para não ter o final de “DOGVILLE” (vejam o filme de Lars Von Trier).

Ribeiro Filho
*Mestre em Sociologia pela UFS

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“Não é o bárbaro que nos ameaça, é a civilização que nos apavora.”

"Viver é adaptar-se."

Euclides da Cunha, escritor brasileiro, nasceu em 20 de Janeiro de 1866 e morreu em 1909.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais