Capital Itinerante

Quem mora em Aracaju vai passar esta sexta-feira no interior. É que o governador em exercício, Belivaldo Chagas (PSB), transferiu a capital do Estado para Tobias Barreto como parte da programação do “Sergipe de Todos”, projeto do governo que levará àqueles municípios uma série de ações públicas. Amanhã, contudo, Aracaju voltará a ser a capital sergipana. Desde o início do “Sergipe de Todos”, a capital já foi transferida para 11 cidades interioranas.

 

Greve anunciada

 

Os empregados da Petrobras ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) rejeitaram a nova contraproposta apresentada pela empresa e poderão entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira. Um dos pontos mais importantes da pauta de reivindicações da FUP é a suspensão das punições impostas pela Petrobras à parte da categoria que aderiu à última paralisação. Eles querem ainda a reposição com base no índice do custo de vida do Dieese, de 3,75%, ganho real de 10% e produtividade de 5,1%.

 

Mais empregos

 

O desemprego no Brasil caiu mais do que o esperado no mês passado e atingiu o mesmo patamar verificado em setembro de 2008, quando foi deflagrada a crise financeira internacional. O nível de desocupados da População Economicamente Ativa caiu de 8,1% para 7,7%, segundo divulgou ontem o IBGE. Foi o menor índice alcançado num mês de setembro desde o início da série histórica (2002) e o mais baixo desde dezembro de 2008. A pesquisa do IBGE revelou, no entanto, um ponto fraco: a formalização se deteriorou nos últimos meses. Houve queda no emprego com carteira assinada.

 

Prescrição médica

 

O projeto de lei que regulamenta o ato médico, aprovado pela Câmara dos Deputados, traz no texto problemas que podem acabar no Judiciário. A proposta define os procedimentos que passam a ser exclusivos dos profissionais formados em medicina. Ao definir “procedimentos invasivos”, o texto não é preciso e pode dar brechas para que práticas como acupuntura, peeling facial e até mesmo tatuagem necessitem de indicação ou supervisão de um médico.

Choradeira oficial

 

O Dia Nacional em Defesa dos Municípios será realizado hoje pelos prefeitos. Segundo a Confederação Nacional de Municípios, a mobilização vai levar à população informações sobre o atual cenário de crise econômica enfrentado pelas prefeituras. Entre os pontos de destaque estão os problemas de financiamento das áreas de saúde e educação. Estão previstas para hoje ações como palestras com servidores, encontros ou atos cívicos e culturais em locais públicos, fixação de faixas e distribuição de folhetos impressos.

 

Certificação digital

 

A partir de 1º de janeiro de 2010, a certificação digital nas declarações e demonstrativos de lucros das empresas (Lucro Real, Presumido e Arbitrado) será obrigatória. Atualmente, as empresas tributadas com base no Lucro Real ou Arbitrado já são obrigadas a transmitir as declarações para a Receita Federal usando a certificação digital. A certificação digital é uma forma de garantir autenticidade no mundo eletrônico. Permite que indivíduos, empresas, governos e outras entidades realizem procedimentos e transações de maneira rápida e precisa, evitando processos burocráticos.

 

Empresarial

O salão Imobiliário, que acontecerá em Aracaju de 4 a 8 de novembro, não oferecerá apenas opções de imóveis residenciais. Durante o evento, será comercializado o primeiro prédio empresarial de Aracaju. Localizado no bairro Jardins, o empreendimento oferecerá conforto e modernidade em um espaço com oito salas por andar, sendo disponibilizadas diferentes opções de metragem, o que visa atender às necessidades de diferentes setores.

 

Mais água

Objetivando melhorar o abastecimento de água em Aquidabã, a Deso está instalando nos três poços do Povoado Cágado um conjunto de moto bomba que aduzirá água para o reservatório Alto do Cruzeiro. Por conta dessa ação, a oferta de água aumentará em 300 mil litros/dia, melhorando o abastecimento na sede do município e em vários povoados. No Povoado Curralinho, também em Aquidabã, está sendo instalado um poço para aumentar a oferta de água em 77 mil litros/dia. A previsão para as duas obras serem concluídas é de 30 dias.

 

Consumo maior

 

O consumo total de energia elétrica em Sergipe atendido pela Energisa teve um aumento em setembro passado de 1,38%, quando comparado com o último mês de agosto. A informação é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese). No nono mês deste ano, foram consumidos no Estado 159,60 GWh. Em relação ao mesmo mês de 2008, o consumo cresceu 8,65%. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento no consumo

 

Mais tempo

 

O setor de construção civil pede ao governo que mantenha a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em materiais de construção até dezembro de 2010. As entidades que representam o setor afirmam que, diferentemente do ocorrido com os setores de automóveis e linha branca, no caso dos materiais de construção, a desoneração do IPI não valeu para os estoques, já que o giro do segmento varia de 60 a 90 dias.

 

Formação falha

 

Os cursos de formação inicial não contemplam todas as competências necessárias para ser professor, na opinião de 51% dos educadores de ensino básico entrevistados para a pesquisa A Formação e a Iniciação Profissional do Professor. Apenas 18% disseram acreditar que as faculdades oferecem toda a capacitação necessária, enquanto 30% não tinham opinião sobre a questão. Apesar de apontarem deficiências nos cursos, 57% deles acreditam que a formação inicial está diretamente ligada à qualidade do ensino.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais