Cargos. Quem é o pai dessas “crianças”?

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Muito se fala que o Estado tem cargos em comissão em excesso (o que é verdade, conforme o blog já revelou inúmeras vezes neste espaço). Alguns chegam a estimar números que vão de 3000 a 5000. Outros, de modo jocoso, chegam a comparar o Estado com a "Dona Redonda" do seriado Saramandaia, devido à sua estrutura gigantesca e … digamos assim … “redonda”.

Porém, esses mesmos que afirmam que o Estado é um paquiderme, talvez devessem, em sufrágio à verdade cronológica dos fatos, buscar descobrir os criadores de tais cargos, pois estes não são fruto de uma geração espontânea (que surge do nada), como num passe de mágica. Noutras palavras, não foram criados às escondidas ou ao acaso, pelo contrário, foram criados historicamente segundo o processo legislativo regular, que, nesse caso, demanda o encaminhamento de proposta pelo Poder Executivo e a aquiescência dos senhores deputados.

Por acaso, essas mesmas vozes críticas que hoje se arvoram em dizer que o Estado precisa reduzir os cargos em comissão para conceder a revisão vencimental dos servidores efetivos não teriam participado, direta ou indiretamente, desse processo de “obesidade” que hoje se encontra o Estado?

Os parlamentos costuma criar CPI´s, em algumas ocasiões, sem nenhuma razão aparente, a não ser ocasionar o desgaste político de algum agrupamento político. Seria muito bom que os nobres deputados criassem uma CPI para apurar, de verdade, o que levou o Estado à sua forma anabolizada ou hipertrofiada com cargos em comissão.

Alguém sabe dizer o que levou a Previdência do Estado à UTI? Seria importante verificar qual foi a contribuição de cada governador para o inchaço da máquina pública.

Isso seria alentador, pois a população saberia quantos cargos em comissão existem de verdade no Estado e quem foram os seus pais ou criadores. Se bem que nessa hora somente uma “investigação de paternidade” para descobrir o gestor da criança ou, então, como citado antes, uma CPI, já que em véspera de período eleitoral ninguém quer ser o pai dos CC´s.

Porém, passadas as eleições, o que se observa no Executivo é uma procriação despudorada ou espúria de cargos em comissão, sem pejo ou sem vergonha das “crianças” que meses antes renegara. Todos, nessa hora, querem embalar esses “bebês”.

E você, servidor público, sabe quem são os pais dos CC´s? Esse é o nosso Estado, esse é o nosso Brasil!

Salgado: registro de preço para locação de veículos sob suspeita
O blog foi informado que o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado receberam denúncias por conta de um registro de preços da prefeitura de Salgado para locação de veículos.Pela denúncia a prefeitura fez uma licitação para cerca de 100 veículos, uma quantidade bem maior do que a necessária e o registro de preços está tendo a adesão  por outras prefeituras. O caso está sendo investigado e o blog acompanhará tudo de perto. Pelo jeito vai sobrar para mais de uma prefeitura. Em Sergipe, como diz Albano todos se conhecem, não importa se a Latitude for Leste.

Atenção DNIT: Cratera em trevo da BR-101
O DNIT Sergipe precisa promover uma intervenção urgente no trevo da BR-101 de acesso aos municípios de Siriri, Nossa Senhora das Dores e outros. Tem uma enorme cratera que além de prejudicar os veículos pode provocar grave acidente. O DNIT precisa verificar e  recuperar.

Lixão no bairro Luzia: Mais um Flagrante. Só multando
O site Click Sergipe conseguiu ontem mais um flagrante de entulhos que são despejados quase que diariamente rua Jornalista João de Menezes Barros Filho, no bairro Luzia, em Aracaju. A Emsurb vai limpar a área, mas a consciência dos moradores da região não tem jeito.

Solução é multa pesada
O blog defende o projeto de lei apresentado pelo vereador Max Prejuízo que dispõe sobre a proibição de jogar ou depositar entulho ou material de qualquer espécie em área que não seja destinada a depósito ou coleta pelo poder público. Infelizmente, somente com a multa alguns “cidadãos”, vão se conscientizar que quando faz uma reforma é preciso contratar uma empresa licenciada para recolher os resíduos. Mandar jogar o entulho na esquina mais próxima é a mesma coisa de jogar o lixo para debaixo do tapete. É falta de educação e de respeito a cidade.

Jardim Botânico em São Cristovão
O governo de Sergipe, através da Secretaria do Meio Ambiente, vem estudando a criação de um Jardim Botânico. Estudos preliminares apontam a Mata do Pratinha, em São Cristovão, como um local viável, onde é possível aproveitar o potencial natural, histórico e cultural do local.

Seminário
A Secretaria realizar no próximo dia 20, às 9,no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET, na Universidade Federal de Sergipe, um seminário para discutir a viabilidade e estratégias para a criação do Jardim Botânico.

Interdição viaduto do Detran
Neste sábado, 14, haverá interdição parcial de uma das pistas do antigo Viaduto do Detran, na avenida Tancredo Neves, Zona Sul de Aracaju, no sentido Detran/ DIA.A interrupção está programada para o período da tarde, das 13h às 17h, havendo a possibilidade dos serviços serem concluídos num período menor. A interdição se dará devido à necessidade de se fazer a passagem subterrânea da rede elétrica que irá alimentar a iluminação dos viadutos.

Obras em Socorro
Na última sexta-feira, 13, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro Fábio Henrique visitou o loteamento Novo Horizonte a fim de conferir o andamento das obras que foram retomadas no dia 21 de agosto. Na ocasião, ele verificou a planta do projeto que está sendo executado em ritmo acelerado. O gestor municipal pode também conversar com os trabalhadores e os moradores da localidade a fim de tirar dúvidas e verificar os seus anseios.

Médicos
Doze médicos desembarcarão em Sergipe nesse fim de semana. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recepcionará os profissionais que aderiram ao programa “Mais Médicos”, do Governo Federal. Dentre os que serão recepcionados, 10 são cubanos e dois intercambistas, profissionais brasileiros que se formaram no exterior.

CTB/SE apoia médicos cubanos
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Sergipe (CTB/SE) irá ao Aeroporto Santa Maria no domingo, 15, para demonstrar o apoio da entidade aos médicos cubanos que chegam ao Estado para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS). Integrantes da entidade farão uma manifestação de boas-vindas a partir das 13 horas.

Carência
“Esperamos que a chegada desses médicos cubanos possa suprir a carência que temos de profissionais da área médica nas unidades básicas de saúde do Estado. Como trabalhadores, eles merecem todo o nosso apoio”, afirmou Edival Góes, presidente da CTB/SE.

Interior
A expectativa da CTB/SE é que a população mais carente, que depende do SUS, possa ter acesso à assistência médica, principalmente nas regiões mais distantes onde não há profissionais para atendê-los. “Faltam médicos, porque muitos não querem trabalhar no interior. Por isso mesmo, os cubanos devem ser bem recebidos pelos sergipanos”, enfatizou.

Chegada
“Esses profissionais chegarão em dois voos. O primeiro será no sábado, 14, às onze horas com uma médica intercambista e o segundo no domingo, às 13h30”, disse o diretor Estadual de Atenção Integral à Saúde, João Lima Júnior.Entre os dias 16 e 20, permanecerão em Aracaju, onde passarão por um treinamento para que conheçam a realidade da Saúde Pública de Sergipe.

Equipamentos hospitalares
Nesta semana, o deputado federal Fábio Reis (PMDB) se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir investimentos na saúde em Sergipe. O parlamentar entregou ao ministro uma solicitação para que invista recursos na aquisição de novos materiais hospitalares. Entre os equipamentos estão tomógrafo, mamógrafo digital, aparelho de ressonância magnética e aparelho de Raio-X digital.

Lagarto
O parlamentar solicitou ainda a construção e a ampliação de novos leitos no hospital Nossa Senhora da Conceição, a reforma dos postos de saúde e a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Povoado Colônia 13, em Lagarto.

Novo hospital regional
Fábio também pediu ao ministro agilidade no processo de administração do novo hospital regional pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). “É preciso acelerar esse processo para que os médicos que já estão cursando medicina no campus de Lagarto não sejam prejudicados”, disse. “Além disso, será uma oportunidade para ampliar a oferta de novos serviços dentro do município de Lagarto”, completou.

Escola de Esportes em Malhador. Inauguração histórica
O município de Malhador “parou” para a inauguração na última sexta-feira, 13, da Escola de Esportes Raimundo Rodrigues de Lima, a primeira escola de esportes do interior sergipano, seguindo os moldes da Escola de Esportes Professor Kardec, inaugurada em 2012, pelo Governo do Estado.

Inclusão social pelo esporte
"Esta é a realização de um sonho meu e do governador Marcelo Déda em oferecer uma estrutura que ofereça aos jovens uma alternativa para a prática esportiva e o lazer como instrumento de inclusão. Aqui, os jovens de Malhador terão uma opção para não se aproximar do mundo das drogas e aprender lições de cidadania", disse o governador em exercício, Jackson Barreto, ao inaugurar a obra.

Atendimento a 340 alunos
A Escola de Esportes Raimundo Rodrigues de Lima vai oportunizar a prática desportiva a crianças, adolescentes e jovens de modo organizado, sob supervisão dos oito professores e educadores da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. Complementando as matérias tradicionais, os alunos terão iniciação nas modalidades esportivas. A Escola de Esportes Raimundo Rodrigues de Lima atenderá a 340 alunos e disponibilizará as seguintes modalidades: karatê, jiu jitsu, kickboxing, judô, futsal, voleibol, basquetebol, futebol de campo e badminton. A execução da obra (parte física) foi realizada pela Sedurb, através do Programa Sergipe Cidades. E o investimento foi de R$  842.233,57 (recursos BNDES).

Trabalho coletivo
Ainda de acordo com o governador em exercício, esta obra representa a concretização de um ‘depósito de confiança’ na juventude para que possa construir caminhos exitosos através da prática esportiva. “Essa realização é fruto de um esforço coletivo, um sonho de Marcelo Déda e do secretário de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, que se concretizou neste período em que estou no exercício do governo. Esse é o nosso papel, o de oferecer novas perspectivas à juventude utilizando a força do esporte como principal ferramenta”, sentenciou.

Sonho de muitos jovens
O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, também fez questão de agradecer pela oportunidade de constatar a realização de sonhos e de novos ideais de vida. “Também quero agradecer a Deus por me permitir realizar, ao lado do governador Marcelo Déda e do governador em exercício, Jackson Barreto, o sonho de muitos jovens. Muitos dos campeões que estão aqui hoje há cerca de um ano e meio sequer praticavam esportes. É essa realidade que queremos ver aqui dentro de mais alguns dias. Sergipe continua na vanguarda com esse projeto que é, segundo palavras do próprio ministro do Esporte, Aldo Rebelo, uma referência para todo o país”, relembrou o secretário.

O famoso quem?
A Câmara Municipal de Aracaju e a Assembleia Legislativa do Estado persistem, há anos, numa prática abominável de conceder, sem absolutamente qualquer critério objetivo, títulos de cidadania aracajuana e sergipana. Esta pergunta que encima nosso pequeno comentário cabe muito bem, nessa situação. É bastante frequente, quando esses títulos honoríficos são distribuídos, a população simplesmente desconhecer a personalidade agraciada. É preciso observar alguns detalhes. Por exemplo, o período de tempo em que o homenageado reside em Aracaju ou em Sergipe e os serviços prestados à comunidade. Via de regra, essas honrarias atendem mais ao interesse do parlamentar que as patrocinam. É preciso mais rigor. Com a prática atual, que se repete há décadas, o que ocorre é a banalização do título conferido. Aí, então, ninguém vai mais perguntar: o famoso quem?

ILBJ contra o lixo eletrônico
O Instituto Luciano Barreto Júnior, responsabilidade social da Construtora Celi, fez uma doação de equipamentos eletrônicos à Associação de Software Livre do Estado de Sergipe. Ao todo foram cinco computadores e dez terminais para construção de redes. A instituição trabalha com a preservação e conscientização ambiental relacionada ao lixo eletrônico. Os equipamentos doados serão reaproveitados, reciclados e criado incubadoras com cursos de software livre objetivando o mercado de trabalho.

Projeto sobre palma ganha destaque internacional
A produção da palma forrageira em Sergipe tem apresentado resultados tão satisfatórios que frequentemente despertam a atenção de pesquisadores internacionais. Depois de expor o modelo de cultivo na Argentina, Marrocos e Argélia, o consultor do Sebrae em Sergipe, Paulo Suassuna, mais uma vez foi convidado por cientistas do país sulamericano a ministrar palestra e apresentar os resultados obtidos por produtores daquele país que utilizam a tecnologia social brasileira em suas propriedades.

Reunião internacional
A participação do consultor será realizada durante a III Reunión Internacional de Aprovechamiento Integral de la tuna, que será realizada entre os dias 16 e 18 de setembro na cidade de Santiago Del Estero. Em setembro do ano passado a técnica de cultivo intensivo da palma começou a ser utilizada no território argentino, logo após a participação de Suassuna em um congresso naquela região.

Agenda
14 DE SETEMBRO – Dia da Cruz e do Frevo. 15 DE SETEMBRO – Dia Internacional da DEMOCRACIA. Há um ano, Christopher Stevens, embaixador dos Estados Unidos na Líbia, é morto, em um ataque em Benghazi. Também em setembro de 2012, o Protocolo de Montreal completa 25 anos de existência e é celebrado como o mais eficaz acordo mundial ambiental já realizado no âmbito da Conferência das Mudanças do Clima. Dois destaques locais: O ex-deputado federal e vereador Iran Barbosa confirma sua candidatura a presidente do PT e diz que partido precisa passar por um processo de revitalização. E bancários já estão preparando a greve geral que vai começar no dia 19. Embora auferindo lucros expressivos, os banqueiros não querem conceder aumento compatível com as reivindicações da categoria bancária. De outra parte, continua preocupando a decisão da PMA sobre a “venda” da folha de pagamento e de outros serviços financeiros. José Souza, presidente do SEEB/SE afirma que decisão abre caminho para a privatização do BANESE. A atriz Mariana Ximenes poderá interpretar HEBE CAMARGO no cinema. A GOL corta milhagem em tarifas promocionais. Colômbia sanciona lei para combater a violência e a discriminação nas escolas. FIFA 14 – evento tem seu lançamento adiado para outubro no Brasil. Empresa espanhola cria 11 novos voos diretos para a Bahia.

Curtas
FALECE LUÍS GUSHIKEN, EX-MINISTRO, ABSOLVIDO NO MENSALÃO POR FALTA DE PROVAS. /// DILMA E LULA LAMENTAM A MORTE DO VELHO COMPANHEIRO. /// CONFRONTOS NAS FILIPINAS DEIXAM 52 MORTES. /// DUAS TEMPESTADES TROPICAIS APROXIMAM-SE DA COSTA MEXICANA. /// BANCOS VETAM COMPRAS NO EXTERIOR EM REAIS. /// SABOYA VOLTARÁ AO TRABALHO NO ITAMARATY. /// GRÁVIDA COM 2 QUILOS DE COCAÍNA EM BARRIGA FALSA É PRESA EM BOGOTÁ. /// PRISÕES DA PARAÍBA INAUGURAM ALAS EXCLUSIVAS PARA DETENTOS GAYS, LÉSBICAS E BISSEXUAIS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Sabino Ribeiro e João Hora
Em pauta continua a reforma dos estádios que pertencem, respectivamente, ao Confiança e ao Sergipe. Como o campeonato estadual da série A começa, sempre, no mês de janeiro, já está na hora de dar uma repaginada nas referidas praças de esporte. É bom lembrar que a reabertura do Batistão, na melhor das hipóteses, só ocorrerá a partir de junho ou julho. Pelo menos é assim que está sendo calculado o término das obras do Estádio Lourival Batista, que passa por uma reforma de verdade desde sua inauguração, em 1969. O secretário Walmor Barbosa já informou que os projetos estão prontos. A qualquer momento o sinal verde será aberto, através do governador em exercício, Jackson Barreto.

Givanildo Sales
Dirigentes do Sergipe deverão manter o treinador no restante da temporada 2013. O elenco, dispensado por alguns dias, voltará normalmente ao trabalho, sendo que o pensamento dominante é realizar jogos amistosos para manter em ação os atletas que ficam para a próxima temporada. O treinador rubro diz que recebeu alguns convites. Mas dá para perceber que ele prefere, na verdade, prosseguir com sua atuação no Mais Querido.

Aracaju acessível
Interessante projeto está sendo colocado em prática pelo vereador Lucas Aribé. O objetivo é estimular a participação da comunidade no que diz respeito a dois temas: acessibilidade e mobilidade urbana. Amanhã, por exemplo, terá lugar o passeio ciclístico PEDALANDO SEM BARREIRAS. Na oportunidade, a bicicleta ODKV, que foi apresentada no último dia 10, também estará inserida no contexto. Merece aplauso a iniciativa do jovem edil aracajuano, integrante da bancada do PSB.

Eleições no Confiança
Previsto para o mês de outubro o pleito para a renovação dos quadros diretivos do Confiança. Afastado das competições nacionais, o Dragão do Bairro Industrial participará, apenas, em 2014, do campeonato sergipano. Luís Roberto, um dos mais preparados dirigentes do nosso futebol, deverá ser reconduzido ao cargo, para cumprimento de mais um mandato.

Marcos Jefferson
O cronista esportivo Marcos Jefferson apresenta, aos domingos, das 13 às 14 horas, o programa MEMÓRIAS DO ESPORTE, na Rádio Cultura (670 khz) – AM. Amanhã, o convidado especial será o ex-treinador Ariston Dias.

Ranking da FIFA
A FIFA divulgou a situação atual do ranking das seleções. A Espanha está em primeiro lugar. Em segundo, vem a Argentina. A Alemanha, em terceiro posto. A quarta posição é da Itália. E a Colômbia é a quinta colocada. O Brasil, que estava em nono, subiu um degrau. Agora está em oitavo lugar.

Tour da taça
Inaugurado na última quinta-feira o TOUR do troféu da Copa do Mundo de 2014, a ter lugar no Brasil. O local escolhido para a largada foi o Rio de Janeiro. Cinco atletas foram convidados para a solenidade, realizada aos pés do Cristo Redentor, cada um representando uma das copas (5) conquistadas pela seleção brasileira: Zagallo (1958), Amarildo (1962), Rivelino (1970), Bebeto (1994) e Marcos (2002). O tour compreenderá 89 países, que serão visitados ao longo de 267 dias. A viagem será iniciada no próximo dia 27.

Modalidades esportivas
RÚGBI – Em inglês, RUGBY. – É um esporte coletivo, disputado por equipes de 15 jogadores que tentam obter pontos em diferentes situações de jogo no qual são utilizados pés e mãos. É considerado um esporte tradicional, pela sua longa história. Há duas espécies de RUGBY: o RUGBY UNION e o RUGBY LEAGUE. Nesta última, o número de jogadores por equipe é de 13. A primeira Copa do Mundo do RUGBY LEAGUE foi realizada em 1954. Já a do RUGBY UNION aconteceu a partir de 1993.

Memória do esporte
14 DE SETEMBRO – Em 1913, é fundada a Federação Baiana de Futebol. Em 1942 – Mudança de nome: o Palestra Itália passa a chamar-se Palmeiras, por força dos conflitos entre brasileiros e italianos na Segunda Guerra Mundial.
15 DE SETEMBRO – Em 1903, ocorre a fundação do Grêmio de Foot-Ball Porto-Alegrense.

PELO TWITTER

www.twitter.com/josivalbezerra  Bom dia, amigos! Quem tem Deus como Império, no mundo não está sozinho. É Vida que Segue…

www.twitter.com/WilliamFonseca  A alma de um ser verdadeiramente livre não se prende ao que não lhe for aprazível.

www.twitter.com/jsantana61  Posto Petrox praticando 2 preços: a vista e no cartão. Desde quando isso pode? Vamos perguntar ao Procon.

www.twitter.com/Narcizo_Machado  Na política criou-se o termo mensalinho, ou mensalão. E para a prática generalizada de corrupção na sociedade, que apelido devemos data?

www.twitter.com/JorgeNascimento  "Político, sou caçador de nuvens. Já fui caçado por tempestades. Uma delas me colocou no topo desta montanha de glória". Ulysses Guimarães.

www.twitter.com/eduguim  Luiz Gushiken faleceu em um dia 13, em ano final 13. Morte digna, cercado de amigos. Espero que a minha hora seja tão boa quanto foi a dele.

ARTIGO

“Independência ou morte?" por Betânia Maria de Andrade Ferreira*

A educação no Brasil tem recebido recursos diversos. No entanto, o profissional que mantém essa instituição está cada vez mais marginalizado. O termo é duro, eu sei, mas reflete a realidade vivida por milhões de professores que doam seu sangue todos dias na sala de aula.

Os professores da esfera estadual estão com o pescoço na guilhotina. Os programas que o governo estadual traz para "melhorar" a educação,infelizmente contribuem para que a classe de professor seja banalizada, marginalizada. Vem um Mares não sei das quantas, trazendo um projeto, com um salário mensal para escrever as sentenças dos professores de nada menos que dezoito mil mensais. Pouco? Suficiente? E o salário do professor? É preciso tirar mais dos direitos adquiridos para garantir que o professor receba seus salários. É preciso reduzir regência, quebrar a carreira, ameaçar o professor, mas jamais ouvir esse profissional, saber de perto a sua realidade, a sua vivência, jamais para para perceber as reais dificuldades. De cima todos só vomitam leis e programas e jamais preparam o professor para trabalhar.

O que fazer? Agradecer ao governo por ameaçar através de um programa mineiro, cuja realidade é totalmente diferente da nossa, demitir um funcionário caso ele seja reprovado na avaliação de alunos, diretores e do programa? Que critérios estariam em pauta para que essa avaliação fosse feita? Que justificativa plausível para que os professores aceitem ser retaliados dessa forma? Não há consistência nos parâmetros do programa. Compreendo e aceito que mudanças devem ocorrer, mas garantir essa mudança em detrimento  da garantia de o profissional perder a sua carreira não é lógico.

De certa forma todos estamos à mercê dos interesses de uma minoria que em nada se preocupa com a carreira do profissional do magistério. Uma coisa esquecida é que não somos escravos e não pretendemos nos deixar fazer. Somos operários de uma construção infinita, que fará jovens buscar seu futuro com base no que farão. Não podemos ser tratados com tanto desdém, falta de respeito e compromisso.

Mas o que mais me deixa indignada é que professor é o único profissional que não merece aumento de salário e nem carreira digna. Até onde isso vai continuar

*Professora

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“O Sol que nasce tem mais admiradores do que o Sol que se põe” Pompeu.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários