Casa de mãe Joana

O Senado está virando uma casa de mãe Joana. Em vez de se debruçarem sobre projetos importantes para o Brasil, os bem pagos senadores (há exceções, é claro) não fazem outra coisa senão tentar justificar os escândalos que os envolvem. Agora a Casa vive às voltas com a série de denúncias de contratações secretas e transações suspeitas feitas pelo neto de José Sarney. Apesar do mar de lama, o senador maranhense insiste em permanecer comandando a Casa e ainda conta com o apoio do presidente Lula e de um punhado de políticos. Sarney não é o primeiro a ser apanhado com as calças na mão. Quem não se lembra dos escândalos envolvendo Jader Barbalho (PMDB/PA), Antônio Carlos Magalhães (DEM/BA) e Renan Calheiros (PMDB/AL)? Tivessem compromisso com o país, os senadores mandariam Sarney catar marimbondo no Maranhão.

 

Reajuste aprovado

 

Como já era esperado, os policiais militares aceitaram ontem a proposta de reajuste salarial anunciada pelo governador Marcelo Déda (PT). Na assembléia realizada na quadra do Colégio Militar, teve até que fosse vaiado por ter ficado contra o aumento de 24% retroativo a maio e 80% escalonado até dezembro de 2010. Com a posição dos policiais, o governo deverá agora encaminhar a proposta de reajuste para a Assembléia Legislativa, que vai se reunir extraordinariamente para aprová-lo ainda este mês.

 

Impostômetro

 

Você sabia que quem ganha menos paga mais impostos? É o que revela estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea). Em 2008, o trabalhador “ralou” cerca de 132 dias somente para pagar impostos. Conforme o IPEA, quem ganha

até dois salários mínimos (R$ 930) precisou trabalhar 197 dias em média para pagar tributos ao governo, enquanto os que recebem de 30 ou mais salários (R$ 13,95 mil) alcançaram a conta em apenas 106 dias, ou três meses a menos. Enquanto isso no Senado…

 

Jornada menor

 

A Comissão Especial da Jornada Máxima de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou ontem, a redução de 44 para 40 as horas trabalhadas na semana. Agora a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do tema, vai ser apreciada em dois turnos pelo Plenário da Câmara e precisa de dois terços dos votos para ser aprovada. O mesmo procedimento será exigido no Senado.A luta dos trabalhadores pela redução da jornada já dura 15 anos. É mole?

 

Ônibus mais caro

 

Se você costuma transitar por este país afora é bom ficar sabendo que viajar de ônibus entre dois estados ficará mais caro a partir de amanhã. As empresas foram autorizadas pelo governo a elevarem em até 7,048% os valores das tarifas, acima da inflação dos últimos 12 meses. No preço pago pelo passageiro está embutida ainda a taxa de embarque. A decisão vale para todas as viagens interestaduais e internacionais entre municípios distantes pelo menos 75 quilômetros. Nos últimos 12 meses as passagens de ônibus interestaduais e intermunicipais variaram em média, 3,74%.

 

Pesquisa sobre CPI

 

Para mensurar o impacto das notícias sobre a CPI criada no Senado para investigar a administração da Petrobras, a estatal contratou um instituto de pesquisa para fazer um estudo nas principais capitais do país. É o que informa hoje o jornal Correio Braziliense. Segundo a matéria, as pessoas são questionadas se já ouviram falar da CPI, se sabem do que se trata e se acreditam que ela tenha motivações políticas ou eleitorais. Durante a entrevista, a faixa de renda e a quantidade de televisões, geladeiras e telefones que a pessoa possui também são levantados. A assessoria da Petrobras informou que o resultado da pesquisa não será divulgado.

 

Mais crédito

 

O Banco do Brasil iniciará, nos próximos dias, as operações do Fundo Garantidor de Operações (FGO), que assegura a cobertura de até 80% do crédito para o capital de giro e investimento contratado por micro e pequenos empresários. O fundo permitirá que as instituições financeiras operem com o risco e custo mais baixos, o que se refletirá na ampliação da oferta de crédito para o segmento. O BB anunciou que também prepara para breve uma nova modalidade de operação de crédito para as empresas: o empréstimo ponte do sistema BNDES.

 

Querosene sobe

 

O querosene de aviação (QAV) foi reajustado nesta quarta feira em 12,23%. É a segunda alta do ano que o combustível sofre. Apesar do reajuste, o preço do produto continuará com variação negativa no acumulado do ano em 16,72%. Isso porque, depois de quatro meses de quedas consecutivas, o querosene de aviação sofreu o seu primeiro reajuste só em maio, quando a Petrobras elevou o preço em 6,2%. A queda acumulada nos primeiros cinco meses do ano era de 24,8%.

 

Retrato falado

 

A Polícia Federal lançou o software Horus, programa que permite o desenvolvimento de retrato falado a partir de um banco de imagens digitais, coloridas e em alta resolução. O resultado é semelhante a uma fotografia. A ideia é aproximar ao máximo a descrição feita pela testemunha das reais características do criminoso, para reduzir o número de suspeitos investigados. Além da investigação de criminosos, o retrato falado é usado na procura por pessoas desaparecidas. Em caso de crianças, imagens dos pais e de parentes também serão usadas na criação da imagem. Legal!

 

Curta-SE patrocinado

 

O Curta-SE está entre os projetos da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, edição 2008/ 2009. Considerado o maior programa de patrocínio cultural do Brasil, o PPC está em sua quinta edição e já contemplou cerca de mil projetos por meio de seleção pública nos últimos sete anos. Com o patrocínio da estatal, o Curta-se, que foi rebatizado de Festival Ibero-Americano de Cinema de Sergipe, realizará sua 9ª edição de 29 de setembro a 3 outubro próximo.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais