Caso inédito na PM

Pela primeira vez em sua história, a Polícia Militar de Sergipe terá que convocar à ativa seis coronéis da reserva para integrar o Conselho Especial de Justiça Militar e julgar o coronel Everaldo Alves dos Santos. Ele está sendo processado por ter afirmado que um colega de farda e patente participou de roubos no setor de licitação do Hospital da PM. Como é o mais antigo da corporação, o réu não pode ser julgado pelos atuais integrantes do Conselho. Diante disso, o juiz de direito Diógenes Barreto solicitou ao comando da Polícia que convoque para a ativa seis coronéis da reserva mais antigos do que Everaldo, visando julgá-lo. Os convocados voltarão a usar farda somente para participar do julgamento, retornando em seguida à reserva remunerada da PM.

 

Fim do bloqueio
 

Uma boa notícia para os consumidores: agora as operadoras de telefonia móvel terão que vender celulares que possam ser usados em qualquer empresa. A determinação é da Anatel. Pela decisão, os usuários podem trocar de operadora gratuitamente, a qualquer momento, sem pagar multa. Porém se a pessoa tiver outro vínculo com a operadora, com fidelidade, como a contratação de um plano, ele pagará multa se romper o contrato antes do prazo previsto. Atualmente, apenas Oi e TIM vendem celular desbloqueado.

 

Adeus rodízio

 

O ano passado, nesta mesma época do ano, os moradores da Grande Aracaju viviam o rodízio no fornecimento de água, porque o rio Poxim praticamente secou e a Adutora do São Francisco não produzia água tratada suficiente para atender toda a população. Neste ano o Poxim também teve a sua vazão seriamente afetada devido à falta de chuvas, contudo a possibilidade de rodízio está totalmente afastada, graças à complementação da duplicação da Adutora do São Francisco, que passou a produzi cerca de 60% mais água para a Grande Aracaju. Legal!

 

Tiragem reduzida

 

Veja o que publica hoje o Valor Econômico: A circulação dos jornais brasileiros caiu no ano passado, mas o setor confia numa retomada ainda neste ano. O recuo de 3,46% em 2009 é atribuído ao cenário econômico negativo, quando o Produto Interno Bruto ficou praticamente estagnado. Também contribuíram para a queda a internet e a clipagem de matérias dos jornais. Milhares de assinaturas deixaram de ser renovadas porque empresas e entidades preferem contratar serviços de clipping eletrônico e distribuí-lo internamente.

 

Multa diária

 

O atraso no pagamento da Contribuição Previdenciária relativo ao mês passado passou a ser passível de multa diária de 0,33%, para as categorias de segurados individuais, empregados domésticos e facultativos, além dos segurados que optaram pelo Plano Simplificado. O percentual incide a partir do primeiro dia após o vencimento do prazo de pagamento até a data da quitação do débito.  Além da multa, são cobrados juros pela taxa Selic, hoje em 8,75% ao ano.

 

Café com Negócio


A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) abre seu calendário de eventos para este ano daqui a pouco com a realização do 1º Café com Negócios. Será no Mercure Hotel, na Orla de Atalaia. Para fazer a primeira palestra do ano, o presidente da Acese, Sadi Gitz, convidou o governador Marcelo Déda (PT). O petista falará sobre os investimentos feitos no Estado e os projetos em andamento visando incentivar o crescimento da economia sergipana.

 

Almoço da Fitec

 

A edição 2010 da Feira da Indústria e Inovação Tecnológica (Fitec) será lançada nesta sexta-feira, durante almoço na sede da Federação da Indústria do Estado de Sergipe (Fies). Do evento participarão patrocinadores, representantes das indústrias e expositores da Feira, que objetiva reunir toda cadeia produtiva de Sergipe em um só lugar, favorecendo a realização de negócios entre elas, além de mostrar para a sociedade todos os produtos que são fabricados no Estado.

 

Aulas noturnas

 

O governo federal sancionou ontem lei que torna obrigatória a realização de aulas noturnas de direção para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A nova regra, que altera o artigo 158 do Código Brasileiro de Trânsito, entrará em vigor daqui a 60 dias. O número mínimo de horas-aula ainda será estabelecido pelo Contran.  Atualmente, os futuros motoristas têm que realizar o mínimo de 20 horas práticas acompanhados por um instrutor autorizado pelo Detran.

 

Bandeira branca

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), pediu desculpas ao presidente da Câmara de Vereadores, Emannuel Nascimento (PT) pelo equívoco da equipe do cerimonial. É que Nascimento não foi convidado para participar do hasteamento das bandeiras, mesmo estando presente na solenidade do obelisco em homenagem a Ignácio Barbosa, ocorrida na manhã da última quarta-feira. “Na verdade, quem deveria hastear a terceira bandeira era o presidente do Poder Legislativo, mas isso não ocorreu”, afirmou Nogueira. O vereador aceitou as desculpas e os dois só não fumaram o cachimbo da paz porque são antitabagistas. 

Viva São José

 

Neste 19 de março, os católicos festejam o Dia de São José. O culto ao santo começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou “O Patrono da Igreja Universal”. No Nordeste brasileiro é comum atribuir a São José os bons invernos. Dizem os mais velhos que quando chove no dia 19 de março é sinal de uma excelente safra agrícola.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais