Celulares também fazem ligações

Quando os celulares iniciaram a sua vida pública, a mais ou menos uns 15 anos, ninguém poderia imaginar o que conseguimos alcançar. Desde a época da sua criação, a utilização do celular para ligações de voz sempre foi o grande chamariz da indústria. O grande detalhe é que os celulares que nasceram analógicos logo sofreram uma mutação para o mundo digital. Esta mudança trouxe enormes benéficos para o modelo de negócio das operadoras.

Os celulares nasceram grandes (em tamanho) e aos poucos os players foram fazendo aparelhos cada vez menores. Com o passar do tempo, os celulares passaram a ficar grandes novamente. Alguém sabe dizer o motivo? Eles aumentaram de tamanho pelo fato de não usarmos o celular somente para falar. Aliás, falar é simplesmente mais uma forma de usar o celular. Ele se tornou uma plataforma de acesso a muitos serviços, como SMS e internet, por exemplo. Sendo assim, os fabricantes tiveram que aumentar o tamanho das suas telas. Em alguns modelos mais novos podemos até sintonizar os canais de TV aberta com sinais digitais. Isso permite que você possa assistir seu jogo preferido enquanto faz as compras no supermercado.

Porém, as novidades não param por aí. Acaba de surgir mais uma “invenção”. A partir de setembro poderemos assinar um plano de TV paga para ver no nosso aparelho. As operadoras irão cobrar R$ 30,00 para que você possa ver alguns dos seus canais favoritos diretamente no seu aparelho. É um modelo de negócios bastante interessante. Imagine quantas pessoas estão dispostas a pagar por isso. Olhe o cenário: SP, fim da tarde, chuva, engarrafamento de 150 km. Ligue o celular e veja o Discovery Channel. Se tiver filhos no carro você coloca no Cartoon Network. Dependendo da situação você até acessar canais adultos. Ou você achou que as operadoras irão deixar esse filão de fora? Tenho certeza que tem muita gente que vai pagar para colocar a TV no celular.

Onde vamos parar? O fim eu não sei, mas o próximo passo vai ser conectar o celular na TV (ops… monitor!!!), sem fios, e ver lá na tela grande o que se passa na tela pequena. Sonho? Que nada… Dois anos. Vai apostar?

 

Novidades no Twitter

E a galera do Twitter colocou no ar alguns recursos interessantes para quem faz parte da rede social. Depois do recurso “who to follow”, agora apareceu os followers em comum de um determinado perfil. Isto ajuda bastante a saber quais usuários você poderia seguir. É como diz aquele ditado “diga-me com quem follower que te direi quem follow”. Se o ditado não é assim, é algo parecido.

 

Como assim? M$ Chrome?

Quem é usuário do Hotmail deve ter notado que ele ficou de cara nova, com muito mais funcionalidades, integrado com o MSN e o Office. Enfim, o Hotmail começou a ganhar corpo para fazer frente ao Gmail, da Google. Eu gostei da mudança e acho que em alguns meses talvez possamos até compará-los. Entretanto, muitos problemas têm ocorrido. No iPhone a cada três ou quatro acessos o Safari fecha abruptamente, é tanto que não estou mais lendo o email acadêmico da Unit no telefone. Acessando as páginas com o Internet Explorer estão acontecendo também vários erros de script e travamento da página. Fui dar uma olhada na internet e notei que muita gente estava relatando o mesmo problema. Até que encontrei uma pérola no fórum do Hotmail que dizia “usuários do Chrome não estavam tento os problemas relatados pelos usuários de outros browsers”. Ops… Como é isso? Então para usar o Hotmail tenho que ter o concorrente Chrome instalado? Heheheh… Só vai rindo mesmo!

 

Oracle is evil?

Quando a Oracle comprou a Sun muita gente se perguntou o que ela faria com vários produtos da Sun como o OpenSolaris, MySQL e o próprio Java. Eu não achei que ela seria “boazinha” e iria manter a linha open-source da Sun. Achei que em algum momento ela daria duros golpes no mundo livre e mostraria que veio para brigar com os grandes players.

Semana passada a Oracle entrou com um processo de violação de patentes do Java contra o Google. A Oracle alega que o sistema operacional Android, do Google, feriu a propriedade intelectual do Java. Vamos ter que acompanhar de perto essa briga. A coisa vai esquentar ainda.

 

Tweets da semana

@cnepomuceno    Cuidado, ñ deixe q o fetiche p/ livro impresso, ñ te deixe cego: este passou de amigo a inimigo do conhecimento: http://bit.ly/aocR0u

@gsnascimento    Logo mais terei a 1a aula do mestrado em cumputacao da UFS. Sera a aula inaugural do curso, do qual somos a 1a turma.

@DeLuCa    Não se pode penalizar ninguém por “usar demais” a sua conexão.

@alercio    tentando resolver problema no Groups do Windows Live EDU. Solução? Excluindo e criando novo. Péssima acessibilidade ao suporte da Microsoft.

@rafaeloliveirav    Essa semana saiu a classificação final do MS Student Partners. Aracaju e Unit com representantes em primeiro e terceiro, eu e Daniel.

(Para quem não sabe, o MS Student Partners é um programa nacional da Microsoft e nossos dois representantes da UNIT ficaram em 1º e 3º. É realmente uma grande vitória para Sergipe)

 

Emails dos 12 leitores

Júlio Cesar Santos Lima

Coluna excelente. networking reverso foi muito bom, ao contrário da atitude deste cidadão. Espero que você consiga manter a regularidade dos posts, só assim o número de leitores irá aumentar. Sucesso para você e para a Code2.

Em tempo, eu acho que Zico deveria proibir esse time de usar o manto sagrado, seria um ultraje ao manto. Tem que entrar todo jogo de Tabajara, pq a bola que esse time joga está mais para Tabajara do que para Flamengo.

 

Patrick Félix

Sobre o problema do sistema da Gol, realmente é uma constante no mundo do desenvolvimento do software o cliente não sabe o que quer e o desenvolvedor não conhece o negócio do cliente.

Acho que nesse caso os dois tem culpa pois a Gol deveria ter uma pessoa preparada para passar o que realmente a empresa quer e também a TI Lufthansa Systems deveria ter uma pessoa que se aprofundasse no ramo de negocio do cliente para ter certeza que o que o cliente esta pedindo é o que realmente ele precisa.

Mais uma vez, parabéns pelo post e aguardo o próximo.

 

Vou ficando por aqui. Não deixe de fazer seu comentário ou mandar um email para andresmenendez@infonet.com.br. Se quiser também pode dar uma tuitada www.twitter.com/ammenendez

 

Até a próxima semana

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais