Cenam Urgente: fugas e rebeliões

A manchete deste artigo não é a que foi escrita acima e sim, “Cenam: nove meses de mudança”, porém foi a forma que este jornalista encontrou para mostrar aos leitores que muitas vezes, grande parte da imprensa, só mostra o lado ruim de algumas situações. Os problemas ainda existem no Cenam de Sergipe e nas unidades sócioeducativas, mas a realidade é outra. Infelizmente, para alguns essa nova realidade não vende jornal, nem chama a atenção na imprensa, por isso não é notícia.

 

Em algumas áreas do governo estadual as mudanças chegaram pra valer. É o caso do CENAM e as unidades de medidas sócioeducativas, que começou errado na atual administração, mas há nove meses o governador fez a mudança devida. Este espaço destaca este feito porque no início deste governo sempre criticou a forma como está sendo administrada esta área importante, onde o respeito se tentava construir através da imposição do medo, deixando de lado a prática pedagógica para os adolescentes e oferecendo  outro caminho para eles.

 

O blog parabeniza todos os técnicos, agentes de segurança e os diretores das unidades. Pelas informações colhidas ontem, talvez esteja faltando algum dirigente, mas, de qualquer forma é preciso destacar o trabalho dos oficiais da PM, capitão Sidney, capitão Anselmo, Tenente Aguiar e Tenente Manuela Na unidade feminina. Este colunista não conhece nenhum deles, por isso fica a vontade para elogiar o trabalho desenvolvido. E o principal, o tenente-coronel Rocha (este o jornalista conhece), que é um dos quadros que dignifica a PM de Sergipe e tem capacidade e honradez para assumir funções em qualquer unidade do país. Sem esquecer a cúpula da Secretaria de Estado da Inclusão Social.

 

O espaço faz essa homenagem porque boa parte da imprensa só lembra do CENAM quando das rebeliões e das fugas. Infelizmente parte da imprensa não gosta de notícias boas, mas de notícias que vendam jornais, como assassinato, fugas, estupros e etc… O certo é que está sendo construído um alicerce bem sólido no Cenam de Sergipe, e hoje existe um planejamento, não só na área de novos investimentos, mas de ações concretas para os jovens.  Pelo menos nesta área a mudança chegou de verdade e o governador mostra o compromisso com a causa da infância e da juventude, bem como o respeito aos direitos humanos de todos os sergipanos, quer tutelado pelo Estado ou não.

 

Sarapatel de coruja em Dores

É preciso recorrer a frase do radialista Antônio Oliveira, “é um verdadeiro sarapatel de coruja”, para comentar sobre a situação eleitoral em Dores. Ontem este espaço anunciou que o candidato do governo era Dr. Gilberto, do PT, tendo como vice, Aldon, do PSB. Com base em uma reunião no último sábado, em Aracaju, onde ao lado de algumas lideranças, inclusive o governador, os dois brindaram (isso mesmo!) a aliança. Tudo certo! No outro dia Aldon, foi cobiçado pelo PMDB e o sarapatel de coruja esquentou. Na última segunda-feira, pela madrugada o martelo foi batido: Aldon, prefeito, tendo Dr. Gilberto, como vice. Como a entrega das atas é até sexta-feira na Justiça Eleitoral ninguém duvide se este sarapatel azedar de uma vez.

 

Glória: Zico desistiu, voltou atrás e agora desistiu de vez

Arrepare, como diz Osmário! Política parece que não é coisa séria. Em Glória, o atual prefeito Zico, estava certo como candidato à reeleição desistiu de última hora, largou todo mundo e…sumiu… Ontem à noite, estava sendo realizada uma reunião com as lideranças do governo na cidade para solucionar o problema. Pelo andar da carruagem o candidato será Chico dos Correios do PT, tendo como vice, Aparecido do PSB, que tinha colocado o nome à disposição para ser vice de Zico. Do outro lado o ex-prefeito Serginho, por conta de problemas judiciais pode não arriscar e o comentário em Glória era que uma das irmãs seria a candidata. Como a ata só pode ser registrada até sábado, no TRE, até lá mudanças podem ocorrer…

 

São Domingos: o quadro real

Na segunda, este espaço publicou os nomes certos em São Domingos com os partidos trocados. A correção: O prefeito Hélio Mecenas está apoiando o sobrinho, Robinho, do DEM. Já a oposição tem dois candidatos: Jefinho do PSB e Pedrinho do PT. Ou seja, Robinho ganhará tranquilamente.

 

Batalha não assumiu compromisso

O jornalista Carlos Batalha informou ontem, 01, que não assumiu compromisso algum com dirigentes do DEM para ser candidato a vereador. Ele disse que pensou em ser candidato, mas vários amigos, inclusive políticos, lhe deram o conselho para não entrar no pleito eleitoral. Batalha lembrou que no passado já foi candidato a vereador em 1982  e no decorrer dos anos chegou a receber convites de Valadares, Almeida Lima e outras lideranças. Batalha explicou que fez a opção profissional e financeira, já que teria prejuízos, já que deixaria de apresentar o programa.

 

Nildão, candidato a prefeito de Florianópolis

Quem militou no movimento estudantil na década de 80, lembra do Nildão. Um aguerrido militante do PCdoB. O rapaz, hoje radicado em Florianópolis, onde trabalha como funcionário público federal, é candidato a prefeito pelo PT, com o apoio do PV.

 

Muito barulho por nada…

O título foi diretamente transportado de uma comédia do sábio e imortal Shakespeare, mas cai como uma luva a toda essa barulheira, com direito a festival de notícia em toda mídia, inclusive tevê, sobre o estado do preso Floro Calheiros. Comissões de advogados, além dos contratados diretamente pelo preso, estão fazendo um estardalhaço por o pobre coitado está doente e “tem” que ir pra casa, transformando a pena na cadeia em prisão domiciliar. Mas quem deve ditar se isso é preciso ou não é a Justiça: ele pode ficar preso e na enfermaria ou hospital guarnecido pelo polícia. Mas preso rico no Brasil, é assim: se fica doente, mesmo que o Estado tenha a obrigação de cuidar do mesmo com médicos e remédios, “tem” que ir pra casa, vide o famoso juiz Lalau e outros. Em outros países é diferente. Preso é preso: ficou doente, o Estado dá o tratamento adequado. Mas aqui no Brasil, se for rico, vai pra casa, sendo que o preso pobre pode está sofrendo até de tuberculose, AIDS, câncer, ou de que for. Com o rico, se tiver uma dor de barriga ou está com a pressão alta ou baixa, “tem”….tem que ir pra casa, para o conforto da família e amigos e os crimes que tiver que pagar, esqueça-se!

 

Carmopólis: Volney convence vice-prefeito

Depois de passar quatro anos brigando com o prefeito Volney Leite, o vice-prefeito de Carmopólis, Cacau Pinheiro, ligado ao PSC, fez as pazes para surpresa de muitos. Cacau era um dos defensores ferrenhos da candidatura de Esmeralda, do PT, chegando a liderar movimento. O líder do PSC, Amorim tinha garantido que o PSC e o PR marcharia com o PT em Carmopólis, mas Cacau foi seduzido pela boa conversa do antigo desafeto Volney Leite. Ou bicho bom de conversa esse…

 

Vice de Esmeralda é do PSB

Como este espaço antecipou ficou com o PSB, através de João Gilberto Gil – filho do ex-prefeito Theotonio Neto – o lugar de vice-prefeito na chapa de Esmeralda, do PSB. A candidata do prefeito é Leninha das Graças e, acredita-se que a mudança de postura de Cacau tem também o dedo do deputado João das Graças que é aliado dos Amorins. Detalhe: o PR, o outro partido do grupo ficou com Esmeralda. Ou seja, quem ganhar “tá bom”. É mole?

 

PTB e PT juntos em Divina Pastora

Em Divina Pastora uma das chapas formadas: Antônio Carlos dos Santos, ex-prefeito conhecido como Showrica, do PTB, candidato a prefeito, tendo como candidato a vice, Bruno de Sá Araujo, do PT.

 

Balanço do PT

Ontem, 01, num balanço parcial o PT já tinha cerca de 15 candidatos a prefeito e cerca de 20 candidatos a vice-prefeito em todo estado. Ao lado dos partidos aliados, a expectativa das lideranças é que o bloco governista conquiste a maioria das prefeituras.

 

 

Pirambu: Déda com o PMDB

Questionado ontem sobre em qual palanque estaria em Pirambu, o governador Marcelo Déda foi bem claro. “Estarei ao lado do candidato do PMDB, José Nilton.” No município, os petistas lançaram Vado de Gago candidato a prefeito, o que deixou o governador bastante irritado. “Não se entende essa candidatura, enquanto as pesquisas mostram a vantagem de Zé Nilton em relação aos demais concorrentes”, frisou. Déda lembrou que já havia assumido esse compromisso com Zé Nilton que, em 2006, esteve com o petista na campanha ao governo do Estado.

 

Quase fora

Em Pirambu há uma dúvida em relação à candidatura de Elinho Martins (DEM), cunhado do deputado estadual André Moura (PSC). O partido chegou a realizar convenção, mas os integrantes apenas assinavam a ata e iam embora. A estratégia é para tentar segurar até o  dia 5 uma definição sobre uma candidatura da família Moura que, pelo jeito, irá mesmo  apostar todas as suas fichas em Japaratuba com Lara Moura (PSC). Além disso, sem os  polpudos royalties, Pirambu não atrai tanto interesse como antes.

 

 

Gratificação para os soldados

De um soldado da PM de Sergipe: uso seu espaço para denunciar o fato dos Oficiais da PMSE, se apoderarem do dinheiro que é pago pelos bancos destinados aos policiais como gratificação para aqueles que fazem a sua segurança e ate pequenas escoltas, e os oficiais na pratica não sabem nem aonde fica o banco ficam com todo o dinheiro e se alguém reclamar é transferido, “é claro a bem do serviço”. Os policiais já reclamaram tanto e foram perseguidos tanto que foram vencidos pelos cansaço. Esta situação já foi denunciada por varias vezes, mas num ato de extrema inteligência o Comando da PM, nomeia o próprio oficial acusado para investigar e apurar os fatos, incrivelmente os oficiais não conseguem localizar nem um fato ilegal ou imoral que os desaprovem, num total ato de desrespeito com seus comandados. A não ser que os oficiais achem que seus salários, gratificações e agrados de empresários são poucos, mas os Soldados estão ganhando maravilhosamente bem”.

 

DEM e PSC se unem em Poço Redondo

Depois da união entre frei Enoque (PSB) e Roberto Araujo (PT), respectivamente candidatos a prefeito e vice, em Poço Redondo, o PSC se uniu com o DEM e lançou a chapa  Manoel da Farmácia (DEM), candidato a prefeito e Zé de Oliveira (PSC) para vice.

 

Candidatos em Macambira

O presidente do PT em Macambira, José Francisco Cruz, informou que desde o dia 29 foi definido o candidato da oposição ao prefeito em Macambira. Lá o PT lançou o candidato Luciano de Vital que tem como vice Maria do Posto, do PSDB. O outro candidato é Ricardo Souza, do PDT. Luciano conta hoje com o apoio de cinco vereadores e do atual vice-prefeito, Leôncio, enquanto que o grupo de Ricardo tem apenas quatro vereadores.

 

Cadê o Ministério Público de Socorro?

Do leitor José Firmino: “Tenho acompanhado sua coluna, e por perceber que a mesma é bastante democrática resolvi enviar essa mensagem/denúncia. Gostaria de perguntar aos que fazem o Ministério Público de Sergipe se em Nossa Senhora do Socorro, cidade onde resido, não existem os fiscais da lei???? Porque pergunto isso? Ora!! O prefeito Zé Franco e todos que passaram por aquela prefeitura desrespeitaram e continuam desrespeitando todas as formas de moralidade pública existentes. O nepotismo é evidente!!! Basta consultar a “Home Page” da prefeitura para constatar que o filho do próprio prefeito é secretário de Governo com direito a foto e tudo mais!!! A cunhada é Secretária da Educação!!!! Isso para citar somente os Secretários Municipais que constam na página da prefeitura, imaginem os cargos comissionados que não ficam visíveis ? Isso sem contar os nomes de prédios públicos!!! É nome de esposa do prefeito, do próprio prefeito, vereadores e etc. Vale ressaltar: Todos vivos!!!!!!! Aí vem aquela pergunta: Onde está o Ministério Público de Sergipe  na Comarca de Nossa Senhora do Socorro? Prefiro acreditar que não são coniventes, apenas nunca acessaram a página da prefeitura ou nunca andaram pelas ruas da cidade…… A que ventos andam a Operação Fox ? É importante ter um espaço para poder desabafar!!!!!!”.

 

Futuros jornalistas

Os alunos do 3º período de Jornalismo da UFS criaram um blog bem interessante com atualidades na área de comunicação, cinema, música, literatura. Enfim, não há assunto ruim para os alunos que diariamente atualizam o blog Jornal Três sob a supervisão da professora Kadydja Albuquerque. Vale a pena visitar e conhecer o trabalho desses jovens futuros jornalistas. O endereço é http://jornaltres.blogspot.com

 

Liberdade de expressão I

Quem acompanha este espaço há dois anos sabe o que significa proibições, perseguições, ameaças e processos apenas por teimar em usar do direito constitucional da liberdade de expressão, através da imprensa e do exercício profissional do jornalismo.  Agora, está na ordem do dia de todos que se preocupam nesse país com o bom funcionamento da democracia, não da democracia plena, pois ela está muito longe, pois exige uma economia popular, com a distribuição em igualdade de condições das riquezas do país, mas da democracia usual, com o uso do direito da imprensa trabalhar com liberdade, sem as pressões políticas e sem a fiscalização do que ela pode ou não dizer. Protestos vindos do centro-sul do país chegam até aqui e são acolhidos por tantos profissionais da mídia local. É hora de o alarme ficar ligado.

 

Liberdade de Expressão II

E por falar em mídia, novamente causa estranheza que a mídia, especialmente a grande mídia, incluindo agências noticiosas, tanto a impressa quanto e eletrônica, continue a não noticiar tudo que ocorre no país, deixando de lado grandes eventos a exemplo do Festival de Parintins, na Amazônia, expressão maior da cultura do índio e dos povos da floresta. Todos os anos, uma rede televisa assume um contrato de divulgação e as demais redes não noticiam nada, como se essa grande festa, que tem influência do boi-bumbá nordestino, parece que não existe. E que atrai além do povo local, visitantes de outros estados e até de outros países. País estranho o nosso… quando o noticiário abrangerá tudo? Sem precisar o pagamento no caixa pela notícia ampla de uma festa popular? Não é essa imprensa que o brasileiro deseja, pode ter certeza…

 

Estímulo a produção orgânica

 Produtos mais saudáveis, livres de agrotóxicos,  poderão ficar acessíveis também às populações de baixa renda, com a aprovação ontem, 01, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), de projeto de lei do senador Antonio Carlos Valadares (PSB), que estimula este tipo de produção agrícola através do crédito rural. Com isto, os chamados produtos orgânicos, hoje com custo de produção bem mais elevado do que os produzidos pela agricultura convencional, poderão ficar mais baratos para os consumidores.  O projeto 555/2007, de autoria de Valadares, altera os artigos 48 e 103 da Lei 8.171, de 1991, com a finalidade de obter apoio governamental, por meio do crédito rural, para programas de incentivo à infra-estrutura rural, da assistência técnica pública gratuita, entre outros. Para tal, é necessário que o crédito rural inclua em seus objetivos, o estímulo ao desenvolvimento da agricultura orgânica. Além de contribuir para uma saúde melhor da população com a ingestão de produtos mais puros, a agricultura orgânica também é essencial para a proteção do meio ambiente, pois o solo não é atingido por agrotóxicos e outros contaminantes, que agridem não só a saúde das pessoas, como o solo e todos os tipos de mananciais de água, inclusive subterrâneo.  

 

Relato biográfico – Dom Luciano Cabral Duarte

Amanhã, 03, às 18hs, no Espaço Norcon (área dos Jardins), será lançado o livro com a biografia de Dom Luciano Cabral Duarte. A edição foi promovida pelo Instituto Dom Luciano Duarte, com o patrocínio da Fundação Oviedo Teixeira, Gráfica J. Andrade e Governo do Estado. Não se trata de uma biografia comum. Ela foi construída com a colaboração de uma centena de pessoas entrevistadas, de diferentes estratos da sociedade, que conviveram com o biografado, ou presenciaram a sua atuação em diversos momentos da vida cultural, social e religiosa brasileira e, sobretudo, sergipana, na segunda metade do século passado. Com mais de quinhentas páginas e fartamente ilustrado, o livro registra a memória das primeiras unidades de ensino superior em Sergipe, a criação das Faculdades Católicas de Filosofia e de Serviço Social, o desabrochar da Universidade Federal, a criação do Museu de Arte Sacra, a instituição da  PROCASE, como experiência de reforma agrária realizada nos anos 70 e 80, e de outras instituições sociais que permanecem atuantes na nossa sociedade. A autora é a escritora sergipana Gizelda Morais.

 

Yoacan Jócelis busca o penta campeonato

O atleta de karatê, Yoakan Jócelis vai em busca do penta campeonato brasileiro na modalidade Kumite. Yoakan, que é patrocinado pela Viação Progresso, que dá todo suporte, conseguiu sua graduação recentemente em educação física. Yoakan vai em busca de novas conquistas ao lado dos seus alunos Yonara Yasmim tri-campeã brasileira, Rafael Teles bi-campeão brasileiro, Luis Felipe 3º lugar no campeonato brasileiro 2006 na cidade do Recife e o atleta Claudio Santos de 35 anos bi- campeão sergipano da cidade de Itaporanga da Ajuda que vai pela primeira vez a uma competição em nível nacional. O clube de Karatê União é dirigido pelo  presidente, professor Edson de Souza,  que destaca o orgulho e a satisfação dos atletas que sempre vestiram o kimono do clube com determinação e brilhantismo, dando como exemplo Yoakan que tem uma grande experiência internacional.

 

Progressão reabre debate sobre sucumbência

Da CUT: “Com mais essa polêmica criada pela Procuradoria Geral do Estado – PGE, sobre a progressão vertical dos professores, reabre um debate que estava caindo no esquecimento. Apesar de se falado muito de independência e autonomia das funções de procuradores, que percebe altos salários para defender o Estado e ainda tem o privilégio de receber honorários de sucumbência em caso de vitória no processo. Além de tudo isso, também tem a regalia de continuar advogando. Alguns compõem escritórios de advocacia renomados que advogam contra o próprio estado. Determinado deputado bradou que iria pedir mudança na lei estadual por não considerar legítimo pagar sucumbência para uma categoria, cujos salários chegam a R$ 14 mil. À época, comparou com os procuradores federais que não ganham sucumbência, e disse que não poderia admitir  que enquanto pessoas passam fome, outras possam viver com privilégios pagos pelo Estado. Até hoje ninguém viu esse projeto”.

 

Fórum Carismático discutirá aborto e eutanásia

Os dias 12 e 13 de julho serão marcados pela realização do II Fórum Carismático para Jovens, que será realizado no Rincão da Comunidade Canção Nova, de Aracaju. Com o mesmo tema da Campanha da Fraternidade, Escolhe, pois, a Vida, o evento é realizado pela Comunidade Católica Força Jovem – CCFJ e acontece a partir das 8 h da manhã. O objetivo do evento é promover reflexão sobre as escolhas diárias tomadas em meio a uma sociedade globalizada e capitalista, onde os valores tendem a ser homogeneizados. A prática do aborto, da eutanásia e pesquisas com células troncos, entre outros temas polêmicos, serão discutidos durante o II Fórum. A mesa redonda será formada pelo psicólogo Pedro Pires, a ginecologista Sônia Melo, a teóloga Irmã Ivete, o Doutor em Bioética Pe. Valtewan Correia e Pe. Luizinho da Canção Nova. As bandas Revela Cristo, e Só em Deus também se apresentarão durante o Fórum. Com a expectativa de receber 600 pessoas, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas na própria sede da Comunidade Força Jovem, localizada no bairro São José, Travessa Adolfo Rolembergue, nº 51. O telefone é 3221-3663. Os interessados também poderão se inscrever no mesmo dia da realização do evento, na portaria da Comunidade Canção Nova. (Da assessoria da Força Jovem/Tamires Santos).

 

Governo reduz em 47% os gastos com telefonia móvel

Levantamento feito pela Secretaria de Estado da Administração esta semana concluiu que o Governo do Estado conseguiu reduzir em cerca de 47% os gastos com telefonia móvel após a aplicação da Instrução Normativa 003, de 26 de julho de 2007. O documento estabelece uma política de uso de telefonia móvel e fixa pelos órgãos e entidades da administração estadual. O percentual de economia equivale a cerca de R$ 1 milhão por ano.O objetivo da Instrução Normativa 003 foi reduzir o gasto anual em ligações com aparelhos celulares pagos pelo Governo do Estado. Para isso, a norma fixa franquias com limites máximos que poderão ser gastos pelos órgãos, conforme o perfil do cargo do usuário e a sua necessidade de uso.O Secretário da Administração, Jorge Alberto, explica que todos os telefones fixos estão sendo bloqueados para realizar ligações para celulares e que a Superintendência de Compras Centralizadas da Sead passou a utilizar um software, fornecido pela empresa Oi, que monitora a utilização das linhas móveis. “O Estado aumentou em 25% o número de linhas móveis, de forma a integrar ainda mais os entes do Governo, já que entre si as ligações são gratuitas, e mesmo assim obtivemos uma economia de quase 50%”, informou o superintendente de Compras da Sead, Marcio Zylberman. (ASN).

 

1ª Fase do projeto Fertilizando Vida

Acontecerá no próximo dia 04 de julho, a festa de encerramento da 1ª. Fase do Projeto Fertilizando Vida. A confraternização acontecerá no Clube Recreativo Antônio Carlos Franco, na cidade de Laranjeiras, a partir das 8h. O evento contará com a presença da Gerência da Petrobras FAFEN-SE (patrocinadora do Projeto), de representantes das Prefeituras de Laranjeiras e Riachuelo (apoiadores), das crianças e jovens do projeto, da equipe técnica da Sociedade Semear, responsável pela execução do Projeto.  Com o patrocínio da Petrobras/FAFEN em parceria com a Sociedade Semear e o apoio das Prefeituras de Laranjeiras e Riachuelo, o Projeto Fertilizando Vidas, atendeu, nessa 1ª fase, 245 crianças e jovens que estudam em escolas públicas. Mais que uma parceria, a Petrobras FAFEN/SE e a SEMEAR fizeram nesse projeto piloto um laboratório de conhecimentos, através das trocas de experiências entre jovens, educadores, monitores, familiares e pessoas da comunidade.

 

Atletas faturam em ensaios sensuais

Os brasileiros que tanto admiravam e torciam pelas atletas gêmeas Bia e Bianca Feres, do nado sincronizado, não terão mais esse prazer em acompanhar as duas nas competições esportivas. Elas agora estão faturando em ensaios sensuais para revistas, tipo “Vip” e outras que desejem mostrarem elas em outras posições. O fato revela um lado negativo do atletismo nacional: algumas modalidades não obtêm patrocinadores à altura, as vezes penam até para conseguirem passagens. É isso aí. Brasiiiiiil!

 

Cada qual vive ao seu modo  

Na frase do dia de hoje, que vai lá embaixo, recorrendo ao grande entendedor da alma humana, Dostoiésvsk, é citada uma fala de um personagem do romance “Os irmão Karamázovi” em que ele diz que cada qual vive ao seu modo. Notícia veiculada na Internet, que na Suécia, na cidade de Lund, um professor confiscou os convites para um aniversário que um aluno distribuía, não entregando o mesmo a dois dos seus colegas. Ele justificou que não queria convidar os dois, tinha briguinhas com os mesmos (não se tratava de discriminação de raça ou ideologia, mas diferenças comuns a adolescentes). O aluno e os pais reclamaram do confisco dos convites e o caso foi se parar na justiça e vai ser julgado por uma comissão do Parlamento suíço! No entender brasileiro claro que cada um convida quem quiser para seu aniversário, mas vai ver que lá o entendimento é que se o convite foi distribuído na escola tinha que ser para todos colegas! Exagero? É o caso: cada qual com o seu costume…”

 

Frase do Dia

“Cada qual vive como lhe agrada. E o provérbio russo diz com razão:”A monge  duma outra ordem não imponhas tua regra.” Dostoievski.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais