Chame o ladrão

 

 

Há pouco Sergipe viveu dias de insegurança motivada por movimentos reivindicatórios no meio policial. Falou-se até em greve branca, em boicote e outras coisas mais. Negociou-se uma política salarial para a Polícia Civil e mais adiante, depois de vários percalços, também para a Polícia Militar. Passou-se então a tempestade. Viria então o quê? A bonança, claro!

 

Assistiu-se então a uma melhora nas ações policiais e os números demonstram isso, em especial quanto aos crimes violentos. A população sente a mudança para melhor.

 

Então alguma coisa passa a ficar fora da ordem. De uma hora para outras ações descabidas por parte de agentes públicos da área policial mostram que os sergipanos não estão em boas mãos. São fatos que dificilmente se esperaria que tivessem a participação de policiais experientes, afeitos ao combate a ações criminosas, portanto conhecedores do que é certo e do que é errado.

 

Parece que, ainda como parte das comemorações das vitórias conquistadas com muita luta e determinação, parte dessa polícia, pequena é fato, passou a distribuir, como se dizia antigamente, “fanta e bolo”. Fanta de cassetete e bolo de palmatória. Sopapos, algemas, violência, grosseria. Resumindo: estupidez pura.

 

E tem mais. Ainda como parte dessas conquistas, embutidas na parte não tornada pública, parece, está o uso abusivo de veículos públicos como se particulares fossem. Que nome esses policiais dariam a um servidor público que desviasse uma resma de papel do seu local de trabalho? E se um servidor fosse flagrado levando uma caixa de clips ou grampos para casa, ou mesmo um grampeador? Todos, inclusive os policiais, se apressaríamos em tachar de ladrão ou coisa mais bonita, mas com o mesmo fim.

 

E se esse servidor público fosse um policial desviando a finalidade da gasolina que está no tanque do veículo que ele dirige? Ou deixando de atender à população nas suas necessidades para levar um filho na escola? Com certeza alguém vai dizer que isso não é roubo, não é desvio, não é nada. Talvez apareça até quem diga que essas atitudes façam parte do dia a dia da polícia. Errado está quem defende o contrário.

 

Conclui-se que os sergipanos começam a achar que todo esse descalabro dos últimos dias, bem como o incremento nos abusos na utilização dos veículos façam parte de um programa de integração Polícia Civil/Polícia Militar, começando pela somação de atos de violência descabida, protagonizados por ocupantes do alto escalão.

 

 

Comitê de Combate a Tortura

O que falta para o governador Marcelo Déda instalar em Sergipe o Comitê de Combate a Tortura? Acontecer algo com parente de uma autoridade importante?

 

Nota pública do SINPOL – Uso dos veículos da SSP I

O secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, por intermédio de seu assessor, delegado Wanderson Bastos, solicitou a intervenção do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe – SINPOL/SE – no processo de conscientização dos policiais civis (agentes, agentes auxiliares, delegados e escrivães) para o uso estritamente profissional das viaturas policiais civis. Segundo o secretário, as denúncias frequentes da imprensa são um alerta para que aqueles policiais civis que estejam se utilizando indevidamente de carro oficial espontaneamente passem a não mais utilizá-los fora das hipóteses legais.Asseverou o secretário que caso haja as situações de uso irregular de viaturas continuem, os policiais civis serão responsabilizados nos exatos rigores da lei.

 

Nota pública do SINPOL – Uso dos veículos da SSP II

Em tempo, o SINPOL/SE manifesta seu total e irrestrito apoio à manifestação do secretário, repudiando veementemente toda e qualquer prática irregular por parte de todo e qualquer policial civil. E afirma ainda que, em parceria com a SSP/SE, iniciará campanha junto a seus filiados em que solicitará a todos que reafirmem sua disposição em somente fazer uso legal das viaturas e demais bens públicos estaduais que lhe estejam colocados à disposição em decorrência da atividade de polícia judiciária. Aracaju, 05 de outubro de 2009 – Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe – SINPOL/SE.

 

Gol deixa aluno agora na esquina

Por duas vezes este espaço denunciou que um gol cinza da Polícia Civil, usado para investigação com a placa fria HZE-0538, deixa diariamente um aluno no colégio Arquidiocesano, perto das 7hs. Pois bem, parece que o policial recebeu um “pito” mais de nada adiantou. Ele ainda deixa, mas agora, o aluno desce do veículo na esquina da rua Itabaiana, para não chamar a atenção. Cadê a corregedoria?

 

DER rescinde contrato com empreiteiras I

Na última sexta-feira, 03, o DER, assinou um termo de rescisão unilateral com a empresa Rematel para a execução dos serviços de restauração das rodovias. SE-230, trecho: Monte Alegre/Canindé, com extensão aproximada de 41, 00 quilômetros; SE-317, trecho: Monte Alegre/Porto da Folha, com extensão aproximada de 38,00 km e SE-230, trecho: Canindé do São Francisco/divisa SE/BA, com extensão aproximada de 23, 00 km.

 

DER rescinde contrato com empreiteiras II

Já com a empreiteira Top Engenharia Ltda foram rescindidos os seguintes contratos dos serviços de restauração de rodovias. SE-200, trecho: Própria/Canhoba/Nossa Senhora de Lourdes, com extensão aproximada de 35,00 km e SE-170, trecho: Feira Nova/Graccho Cardoso/Itabi/Entrocamento de Lurdes com extensão aproximada de 41,20 km.

 

Devagarzinho…a cara de JAF

Com as figuras que estão se somando semanalmente ao governo de coalizão, devagarzinho, devagarzinho está ficando com a cara do governo João Alves Filho… Tem um parlamentar neo-aliado que saiu alardeando por aí que “ganhou” 45 (isto mesmo, quarenta e cinco) cargos comissionados… O título do filme “…vale a pena ver de tudo”.

 

OI prejudica funcionamento do Detran

Durante todo o dia de ontem, 05, o Detran ficou sem o sistema para atendimento aos clientes. O problema foi no link da OI e até o final da noite ainda não tinha sido resolvido. O trabalho do Detran depende que alguns sistemas estejam no ar: Denatran, Engetis e a OI. Quando um sai do ar o Detran não trabalha.

 

Walter Franco e 2010

Ontem, 05, no telejornal da noite da TV Atalaia, o ex-deputado e empresário Walter Franco resolveu deixar clara sua posição política para 2010: apoio total aos projetos de Lula, Déda e Edvaldo Nogueira. E de quebra ainda elogiou parte significativa da imprensa de Sergipe, mas disse que uma pequena parte prática a chamada “imprensa marrom e até mesmo preta”.

 

Saúde

Pela nota emitida pela assessoria do governador Marcelo Déda quadro de saúde dele evolui de forma positiva e os médicos estão muito otimistas com sua recuperação. O governador iniciou procedimentos de fisioterapia para exercitar os membros. Ainda não há previsão de alta, mas as pessoas que o acompanham acreditam que ela pode se dar até amanhã, 07. Déda deverá permanecer em São Paulo nos dias que seguirão à alta hospitalar.

 

Programa esportivo completa 30 anos I

 A Rádio Aperipê AM, a mais antiga emissora de Sergipe, fundada em 1939, comemorará, na próxima sexta-feira, 09, o transcurso dos 30 anos de existência do SHOW ESPORTIVO, apresentado, durante todo esse tempo, pelo jornalista e radialista Raimundo Macedo. Haverá um encontro de desportistas, oportunidade em que várias homenagens serão prestadas. Votação entre membros da crônica esportiva apontará os melhores dos últimos 30 anos em nosso futebol: Craque, técnico, árbitro, dirigente e clube.

 

Programa esportivo completa 30 anos II

Raimundo Macedo lidera o polêmico programa. Sua equipe, atualmente, é formada por Fernando Pereira e Rivaldo Sobral (comentaristas), Marcelo Macedo e Antonio Costa (repórteres) e Joel Batalha (coordenador). A comemoração da próxima sexta-feira acontecerá em um conhecido restaurante, situado anexo ao Parque dos Cajueiros. O grande comunicador Hilton Lopes foi, no passado, também, apresentador do SHOS Esportivo. A direção da Aperipê está dando todo o apoio ao evento.

 

 

Manchete desesperadora

Foi desagradável e demonstrou desespero a manchete de ontem de um jornal semanário. O blog recebeu diversos e-mails com criticas duras, mas parece que a manchete, que tinha como objetivo vender jornais, foi um tiro pela culatra…

 

Foi assim

Deu no blog do jornalista sergipano Ancelmo Gois: “Sexta, às 14h55, o avião da Gol que fazia o voo 1845 já ia decolar de Aracaju para o Rio. Mas, antes de acelerar, o piloto viu uma tartaruga cruzando a pista. O avião esperou uns 15 minutos para o bichinho concluir sua travessia. Não é fofo?”

 

Meio Milhão de cidadãos acessam o site da CGE I

Nesta segunda-feira, 5 de outubro de 2009, data da celebração dos  vinte anos da Constituição do Estado de Sergipe, há outro motivo para comemorar. O site da Controladoria-Geral do Estado (CGE), www.cge.se.gov.br, atingiu a marca de meio milhão de visitas ao longo desses quase três anos da nova gestão estadual. A partir de 2007, o site foi reestruturado com mudança de layout e conteúdo, informações adequadas às necessidades dos servidores, gestores e principalmente de todos os cidadãos que tenham interesse em acompanhar as ações desenvolvidas pela Controladoria.

 

Meio Milhão de cidadãos acessam o site da CGE II

Notícias, informes, artigos e links que abordam temáticas voltadas à economia, contabilidade, entre outros temas relevantes de orientação ao gestor público e prestação de contas à sociedade, como também de prevenção à corrupção. A Controladoria-Geral do Estado de Sergipe é o órgão do poder executivo estadual que tem por missão institucional orientar a gestão governamental, exercer o efetivo controle interno do patrimônio público, e proteger a gestão estadual, assegurando a prevalência do interesse da sociedade. Para o controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, “este marco de meio milhão de acesso é o resultado de uma política institucional de estímulo à participação dos cidadãos no acompanhamento das ações e programas do Governo de Sergipe, e tem sido um valioso instrumento de fomento ao controle social na Administração Pública.” 

 

Exposição de jóias na Baviera Haus

Ontem, 05, a designer Natália Belém lançou na Baviera Haus da rua de Arauá uma exposição de jóias e acessórios.  A exposição-bazar está aberta ao público aracajuano.

 

20 anos da Constituição sergipana

 Ex-deputado estadual e também ex-presidente da Assembléia Legislativa, o atual presidente do Tribunal de Contas do Estado, Reinaldo Moura Ferreira, abre o seminário sobre a Carta Magna de nosso Estado. Reinaldo Moura também foi constituinte, em 1989.

 

GEAP oferece UTImóvel

 O plano de saúde dos servidores públicos federais, a GEAP, oferece o serviço de Utimóvel 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para atendimento pré-hospitalar nos casos de comprovadas urgência e emergência.

 

Criação da Previc

 A nova entidade cuja criação está em andamento no Congresso Nacional para fiscalizar os fundos de pensão, continua sofrendo oposição sistemática dos participantes dos referidos fundos. Pela regulamentação em andamento, o custeio das despesas correrá às expensas dos fundos de pensão. Ou seja, os fundos vão pagar para garantir sua própria fiscalização.

 

Blog do Silvio Santos

O Vice-prefeito de Aracaju Silvio Santos lançou um blog para divulgar suas ações nas eleições internas do Partido dos Trabalhadores. No Blog Silvio Santos escreve sobre suas visitas ao interior do estado na campanha para Presidente Estadual do PT: o endereço  é:uniblog.com.br/silvio_santos380.

 

MPF/SE está na rede social Twitter

As notícias do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) já podem ser acompanhadas a partir da rede social Twitter. A exemplo do MPF em outros Estados e de muitos órgãos da Justiça, o MPF/SE passa a utilizar este canal para mostrar o seu trabalho e se aproximar ainda mais da população. Os internautas que não têm conta na rede social podem acompanhar as notícias do MPF/SE no endereço http://twitter.com/mpf_se. Já os usuários do Twitter podem seguir o @MPF_SE.

 

Celi na Rede

 A Construtora Celi procura cada vez mais fortalecer o seu relacionamento com o cliente. Além do excepcional atendimento no escritório e stands de vendas, o site da Celi é uma grande ferramenta de negócios e informações com lay out diferenciado, notícias atualizadas e hotsites dos empreendimentos, que também pode ser acessado através do iPhone e smartphone. Agora, o que já era bom ficou ainda melhor. A partir do dia 01 de outubro, os internautas poderão ficar ainda mais próximos da Celi através do Twitter, Orkut, Picasa e Youtube.  Sempre acompanhando os avanços do mundo, a Celi se insere nessas mídias sociais como modernas ferramentas de comunicação para facilitar ainda mais a vida do cliente proporcionando muito conforto e informação.  

 

Voluntários da criança

Os colaboradores da Construtora Celi sabem que ajudar ao próximo faz a diferença e praticar a solidariedade não tem preço. Nesse espírito, os Voluntários da Criança tomaram uma grande iniciativa e estão arrecadando brinquedos novos e usados (tanto no escritório central quanto nas obras) que serão distribuídos para algumas crianças do Bairro Industrial, onde funciona a matriz da empresa, no próximo dia 09 de outubro. Será um Dia das Crianças antecipado e diferente, onde a maior recompensa será ver o sorriso estampado no rosto de cada uma delas. Os colaboradores da Celi se uniram e criaram os Voluntários da Criança, para desenvolver ações sociais com crianças de comunidades carentes, na busca constante da construção de uma sociedade mais humana.

 

Candidatura de Usiel Rios I

Na última sexta, 02, foi realizado o lançamento oficial da candidatura de Usiel Rios à Presidência do PT de Aracaju. O ato ocorreu no clube do Banese, que estava absolutamente lotado e contou com a presença de lideranças do movimento social, sindical e popular, de juventude e de estudantes, do deputado Rogério Carvalho, do candidato à Estadual Sílvio Santos e dos atuais presidentes estadual e municipal de Aracaju do PT Márcio Macêdo e Chico Buchinho. Familiares de Usiel prestigiaram o evento e as lideranças Isabel Canjirana, Lurdinha, Russo e Ailton estavam muito entusiasmados com a aceitação do nome de Rios junto aos filiados. O ato mobilizou também vários PETISTA do interior do estado.

 

Candidatura de Usiel Rios II

“Nosso compromisso é com a eleição do terceiro mandato do Projeto PeTista para o Brasil, por meio da companheira Dilma Rousseff. Este Projeto tem resgatado a auto-estima do povo brasileiro, e mais uma demonstração disso ocorreu hoje, com a escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016 depois de um grande trabalho realizado pelo Presidente Lula para convencer os membros do Comitê Olímpico Internacional. Vamos atuar em conjunto com o futuro Presidente Estadual Sílvio Santos e queremos promover um amplo processo de discussão junto aos filiados para a sucessão do atual Prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, na certeza de que o PT voltará à Prefeitura em 2012. Para tanto, queremos incorporar a discussão dos setoriais à direção municipal do partido, com vistas a realizarmos um amplo diagnóstico da capital após os 12 anos de gestão PT/PC do B”, concluiu Usiel, sob os aplausos dos presentes.

 

DO LEITOR

 

Análise de um PM

E-mail de um policial militar: “As denuncias de agressões envolvendo policiais civis na mídia no dia de ontem nos levam a fazer duas reflexões. a primeira é que a imprensa ainda morre de medo de dizer nomes de promotores de justiça e de juízes envolvidos em flagrante desvio de conduta. a prova é que o nome do delegado foi divulgado, o de sua esposa, não. ambos se envolveram em uma aparente ocorrência de trânsito. a pivô dessa conturbada história, e coincidentemente promotora de justiça, teve seu nome camuflado por uma imprensa que se diz independente. Outra situação, foi a denúncia de uma mãe que acusa policiais civis de agressão a seu filho adolescente.  Agora fazemos a segunda reflexão, essa mais grave. o poder de controle sobre as ocorrências policiais, fazem de policiais civis, funcionários públicos protegidos pelo corporativismo, uma vez que controlam os cartórios das delegacias, os desvios de condutas de seus policiais, sejam omitidos. esse é o verdadeiro poder que se deve analisar quando se discute por exemplo, a confecção de termo circunstanciado exclusivamente pela PC. Devemos recordar que recentemente oficiais da PM perderam suas funções por se envolverem em desvios de condutas. ao contraio dessa ocorrências, o publico sequer soube desses fatos. e o mais grave, a SSP sequer teve o trabalho de fazer nota pública”.

 

Excesso de craques

E-mail recebido:No futebol, quando um técnico tem, em seu elenco, craques demais, a situação complica-se. Parece que esse é o caso do treinador da equipe da base governista. Enquanto para o Senado há apenas duas vagas, os candidatos são em número maior. O mesmo acontece com o cargo de vice-governador, que tem como pretendentes, por enquanto, o atual, Belivaldo Chagas (PSB), Ulices Andrade (PDT), isso sem falar no indefectível Benedito Figueiredo (PMDB), que já exerceu o cargo em duas oportunidades. Foi vice de Valadares e de Albano. Também existe a hipótese de o candidato a vice ser o deputado federal Jackson Barreto”.

 

Sobre o concurso das fundações

Do leitor Thiago Oliveira: “Em nome da comissão dos aprovados no concurso das Fundações Estatais de Saúde, venho relatar através desta mensagem a situação pela qual vem passando todo o processo deste concurso público.Tal concurso público foi promovido por conta de acordo judicial firmado em 2008 entre a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério Público Federal (MPF),  do Trabalho (MPT) e do Ministério Público Estadual (MP/SE), visando a imediata substituição dos contratos temporários e terceirizados por servidores concursados.Como é possível conferir num anexo no fim deste texto, nenhum dos prazos estabelecidos foram cumpridos. O edital do concurso foi lançado em outubro do ano passado, o resultado divulgado em abril deste ano e, após um ano da criação do concurso, nenhum aprovado sequer foi convocado. A secretaria, por diversas vezes ao longo desse tempo, vem adiando as convocações bem como renovando e criando novos contratos para as vagas as quais existem quase 3 mil aprovados.  Na segunda-feira passada, 21/09, numa reunião entre Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, sindicatos da área de saúde e o secretário Rogério Carvalho, o Procurador do Trabalho Albérico Luis Batista Neves determinou, inclusive foi exibido em reportagem no mesmo dia no telejornal da TV Atalaia, que a secretaria de saúde iniciasse até esta segunda-feira, 28/09, as convocações para imediata substituição dos contratados, estando a secretaria sujeita a multa diária de 50 mil reais caso descumpra a determinação. Porém, além de não cumprir as convocações no prazo determinado, a secretaria de saúde entrou com uma ação judicial pedindo uma nova prorrogação para iniciar as convocações, que segundo informações dos seus dirigentes, deverão ser feitas gradualmente até 2011.Segundo informações obtidas no Ministério Público do Trabalho, todos os contratos que foram e venham a ser renovados após a homologação do concurso são considerados ilegais, pois estão retirando o direito dos aprovados.Portanto, nós aprovados estamos numa situação dramática, pois a secretaria de saúde vem ao longo de um ano utilizando desculpas para adiar essas convocações. Primeiro foi o atraso na divulgação e homologação do resultado do concurso, em seguida nos fizeram esperar pelo fim do processo de adesão dos estatutários como se tivéssemos que esperar pelas sobras deles e agora renova contratos por mais um ano adiando mais uma vez o prazo de convocações alegando estar fazendo planejamento.  Após um ano da criação das Fundações e do seu concurso, será que a Secretaria de Saúde ainda precisa fazer planejamento pra empossar os aprovados? Estamos indignados e questionamos qual o real interesse da secretaria de saúde e seus dirigentes em evitar essas substituições dos temporários pelos concursados, descumprindo determinações judiciais e agredindo os direitos de cerca de três mil aprovados que esperam ansiosamente em assumir suas vagas, enquanto estas vem sendo ocupadas de forma ilegal e sem critérios.  Vale ressaltar também que estamos desamparados enquanto categoria tanto pela secretaria e toda a base de apoio do governo quanto por todos os sindicatos ligados à saúde que inclusive estão contra as convocações dos aprovados.  Diante desta situação, nós aprovados pedimos que tal situação seja analisada e realizada uma matéria por sua publicação, a fim de buscar esclarecimentos dos dirigentes da Secretária de Saúde e das Fundações.Desde já, agradeço em nome de toda a comissão de aprovados e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos e ações”. Atenciosamente,Thiago Oliveira.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Graças a vida que me deu tanto! Me deu o coração que agita seu marco, quando olho o fruto do cérebro humano, quando olho o bem tão longe do mal, quando olho o fundo de seus olhos claros”. Mercedes Sosa.

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais