“Chega de Ação. Queremos Promessa”

Assim protestava o grafite, ainda em tinta fresca, inscrito no muro de uma cidade, no coração do mundo ocidental. A espirituosa inversão da lógica natural dá conta de uma das marcas dessa geração: a velocidade da transformação, a profusão de ideias, a multiplicação das novidades.

Vive-se a perplexidade e a angústia da aceleração da vida. Os tempos não andam propícios para doutrinas, mas para mensagens de consumo rápido. Para jingles, e não para sinfonias.

O direito vive uma grave crise existencial. Não consegue entregar os dois produtos que fizeram sua reputação ao longo dos séculos. De fato, a injustiça passeia pelas ruas com passos firmes e a insegurança é a característica da nossa era. Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/7547/neoconstitucionalismo-e-constitucionalizacao-do-direito#ixzz24isLcJB3.

De fato, a mensagem desalentadora acima, não diz respeito unicamente aos desafios do direito em si, mas aos desafios políticos do país. Será que os brasileiros estão preparados para um país onde as leis são efetivamente cumpridas. Onde os nossos representantes políticos se avigoram em cumprir aquilo que prometem em campanha?

Será que não é chegada a hora de se ter no Brasil uma espécie de recall político, a exemplo do que se tem nos Estados Unidos, onde se assegura ao povo o poder de cassar e revogar o mandato de qualquer dos seus representantes. Noutro dizer, é chamar de volta para "reavaliação" popular, não só os mandatários reconhecidamente corruptos, mas os incompetentes ou inoperantes.

É apenas querer que os representantes políticos cumpram o "contrato social" preconizado por Russeau. Que honrem o mandato que lhe foi outorgado pelo “Povo”. Que não aviltem com as suas ações aquele a quem lhe delegou um voto de confiança. Que não façam valer a frase cínica e ignóbil que diz: "Chega de ação. Queremos promessa".

Mais um round ontem Déda X Amorim
Ontem, o empresário Edvan Amorim concedeu entrevista a Edvanildo Santana em Itabaiana para responder ao governador Marcelo Déda. A diferença foi que o radialista fez perguntas mais duras e Edvan teve trabalho para responder. Agora cá para nós, caro leitor: quem tem algo a perder neste debate? Quem tem mandato mesmo?

Roupa suja
Sobre o assunto, o blog assina embaixo o que escreveu ontem o jornalista Adiberto de Souza: Na falta de um debate apimentado na campanha eleitoral de Aracaju, o governador Marcelo Déda (PT) e o dublê de político e empresário Edvan Amorim (PTB) elegeram Itabaiana como ringue. Semana sim outra também, os dois vão àquele município falar mal um do outro. No último round, o petista afirmou que Amorim o usou como sabão em pó para lavar a suja biografia. “Seu desespero é porque não pode mais fazer isso”, fustiga Déda. Seria interessante que tanto o governador quanto Edvan contassem aos sergipanos o que realmente sabem um do outro. E mais, que explicassem porque, sabedores das sujeiras, permaneceram tanto tempo juntos, elogiando-se mutuamente.

Alguns membros do TRE/SE querem rasgar a Lei da Ficha Limpa
Um absurdo! Alguns membros do Tribunal Regional de Sergipe estão com o entendimento de que mesmo que o candidato já tenha contas reprovadas pelo TCE não vale! O que vale é se as contas foram rejeitadas pela Câmara. Ou seja, como as contas demoram anos e mais anos para serem julgadas no Legislativo a Lei da Ficha Limpa foi rasgada em Sergipe. Se a análise do pleno do TCE não vale que tal fechar às portas do órgão? E o mais interessante é que se a rejeição das contas for do TCU vale, nas do TCE não.

Veículo do MPE na Cemise
Ontem, 27, por volta das 11h15, um colega de imprensa flagrou o veículo dos Ministério Público de Sergipe, placa MP-08, esperando uma mulher na clinica Cemise (próximo ao H. São Lucas). A mulher entrou no veículo e saiu tranquilamente.

Ônibus
O blog recebeu informação (que está sendo checada) sobre a compra de um ônibus itinerante para o MPE que  teria custado a bagatela de R$ 960 mil. O blog não acredita neste valor tão alto, principalmente porque o MPE tem os promotores nas comarcas municipais em todo o Estado que atuam com eficácia. O blog recebeu também outras informações de um servidor do órgão  sobre os gastos do MPE nos últimos dias, inclusive com a inauguração da nova sede para não cometer injustiças. Para o servidor os gastos foram exagerados.

Cidadania
A Câmara Municipal de Aracaju entrega, as 10h de hoje, ao professor Paulo Rafael Monteiro Nascimento o Título de Cidadão aracajuano. A homenagem foi proposta pelo vereador Juvêncio Oliveira (DEM). Natural do Rio de Janeiro, Paulo Rafael está radicado em Aracaju desde 1986.  Engenheiro eletrônico, administrador e especialista em Gestão Empresarial, o mais novo cidadão aracajuano é diretor da Faculdade Estácio FASE.

João almoça com rotarianos
No cardápio da reunião-almoço promovida pelo Rotary Jardim Club (Jardins) no Aquarius Hotel ontem, 27, com o candidato João Alves Filho (DEM) um dos pratos principais foi o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. João apresentou seu programa de Governo e detalhou como pretende administrar Aracaju consolidando a Região Metropolitana, criada por lei quando ele era governador, mas não confirmada oficialmente pelo município nas gestões de Marcelo Deda e Edvaldo Nogueira à frente da Prefeitura da capital.

Plano estratégico
“A primeira precaução de quem busca as soluções para um grande problema é diagnosticar as causas que o geraram”, repetiu João para os rotarianos, assegurando que vai priorizar as obras que ficam debaixo do chão. “Aracaju precisa urgentemente, por exemplo, de um projeto de drenagem e vamos executá-lo para salvar a zona de expansão e a periferia da cidade”, citou.

João ou Machado?
Talvez o eleitor não tenha se dado conta ainda, mas há uma questão primordial a ser esclarecida pelo candidato João Alves Filho, qual seja: caso seja eleito, pretende governar os quatro anos de mandato, ou não? A pergunta se justifica por uma razão muito simples, mas de vital importância para os destinos da cidade, afinal o povo precisa saber se estará elegendo João Alves ou se estará elegendo José Carlos Machado para Prefeito.

“Futuro a Deus pertence”
Machado, em recente entrevista, disse que acaso João Alves Filho seja eleito, que cumprirá integralmente o mandato e que tentará a reeleição. Todavia, o próprio João Alves não validou o compromisso de Machado, quando disse enigmaticamente em entrevista concedida a George Magalhães que o "futuro a Deus pertence".

Cheque em branco
Hora, o povo está cansado de dar verdadeiro cheque em branco aos políticos. É preciso saber exatamente o que pensam aqueles que foram eleitos pelo seu voto soberano, porquanto não se está diante de uma imprevisão ordenada por fatores estranhos à vontade do mandatário e nem se pretende ver efetivada uma dissimulação política, em que se oculta ao povo aquilo que em reserva mental guardou para si e para os seus asseclas e que somente externará futuramente.

Déda em 2006
Certamente alguns dirão que Marcelo Déda fez a mesma coisa em 2006. Todavia, é importante confrontar a história de modo objetivo. Naquela ocasião, o então prefeito Marcelo Déda renunciou ao cargo após tê-lo cumprido por exatos cinco anos e três meses. Na hipótese atual, se João Alves Filho for eleito e vier a renunciar para ser candidato a Governador em 2014, terá cumprido apenas um ano e três meses de mandato.

Promessas
Com efeito, será que, na eventualildade de vir a ser eleito, terá capacidade de realizar todas as promessas de campanha em tempo tão exíguo? Ou será que para ele a Prefeitura de Aracaju é apenas um trampolim político e que o voto daqueles que eventualmente pretendam elegê-lo deve ficar em segundo plano, cedendo passo aos seus desejos e interesses próprios?

Situação curiosa
É no mínimo curiosa a situação da Ilha FM, integrante da Rede Ilha. Com transmissores instalados na Barra dos Coqueiros, município em que está sediada oficialmente perante o Ministério das Comunicações, a referida emissora de rádio, líder da rede, gera toda a sua programação a partir de seu estúdio, que fica na rua Estância, na capital sergipana. Neste período de horário eleitoral gratuito, ela transmite os programas alusivos aos candidatos a prefeito e vereador do vizinho município que é, como se sabe, separado de Aracaju pelo rio Sergipe. Curiosidade interessante.

Ricardo Barreto estreia no profissional como arbitro
Depois de muitas partidas amadoras, sub-17, sub-20 e o campeonatoquarentões, uma das revelações da arbitragem sergipana, Ricardo Barreto, vai estrear amanhã, 29, na partida Cotinguiba X Laranjeiras (Série A-2) no Estádio Wellington Elias, em Socorro, às 15h15. Como árbitros assistentes Ricardo Barreto terá Edmilson Oliveira Santos e Janderson Hora.

Livro
Zuenir Ventura, autor de “1968 – O ano que não terminou”, está lançando nova obra literária.

PCS do Banese
Vera Lúcia Oliveira, presidente do Banco do Estado de Sergipe, recebeu do presidente do Sindicato dos Bancários, José Souza, a minuta específica dos baneseanos contendo as reivindicações da categoria. Na oportunidade, a dirigente do banco dos sergipanos passou a expor as propostas do novo PCS (Plano de Cargos e Salários).

Caminhada e corrida
Comemorando o dia do bancário, o SEEB/SE promove diversas atividades. Dentre elas, uma caminhada, no dia primeiro de setembro, com concentração no mirante da 13 de julho. Já a corrida terá lugar no dia 02 de setembro. Haverá ainda competições de futevôlei, vôlei de praia e futebol soçaite.

Novo presidente
O catarinense Ary Joel de Abreu Lanzarin, funcionário de carreira do Banco do Brasil, é o novo presidente do Banco do Nordeste. A nomeação já foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Codevasf discute rizicultura com produtores em SE
Com o intuito de despertar o interesse dos produtores no cultivo da safra de verão 2012/2013 do arroz, a equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que atende aos perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, em Sergipe, promoveu na última quinta-feira, 23, uma palestra técnica para discussão de todas as etapas do processo produtivo.

Temas
A palestra foi ministrada pelo chefe da Unidade de Apoio à Produção da Codevasf em Aracaju, o engenheiro agrônomo Ricardo Martins. Na oportunidade, ele discorreu sobre temas que se referem ao sistema de irrigação (inundação por quadra hidráulica), custo da energia elétrica, importância da adoção do calendário agrícola, custo de produção, rentabilidade da cultura e importância do associativismo para o sucesso da atividade.

Exposição e Seminário celebram 100 anos de Jorge Amado
A população sergipana vai poder reviver ou conhecer um pouquinho mais da vida e da obra do grande escritor Jorge Amado, que no último dia 10 de agosto completaria 100 anos se vivo estivesse. Nesta terça-feira, 28/8, a partir das 19 horas, no Museu da Gente Sergipana, acontecem o Seminário Centenário de Jorge Amado e a Exposição Jorge Amado: Vida e Obra – 100 Anos do Escritor das Gentes Brasileiras, com 20 banners resgatando toda a trajetória do escritor baiano, da infância à sua morte, além de palestras com os professores-doutores Fernando Sá e Maria Aparecida Silva Ribeiro, ambos da Universidade Federal de Sergipe.O evento é uma realização do mandato da deputada estadual Ana Lúcia (PT), com apoios do Instituto Banese e do Museu da Gente Sergipana.

Ivete Sangalo agitará o Cerveja & Cia Mix
Dia primeiro de setembro é a vez dos sergipanos curtirem o show de Ivete Sangalo. A musa do axé aterrissa em Aracaju para animar o Cerveja & Cia Mix, festa que lança oficialmente o seu bloco para o Pré-Caju. A artista traz para a cidade um espetáculo marcado por diversos hits da carreira, animando o público com músicas como “Arerê”, “Sorte Grande”, “Flores”, além de “Pra falar de você”, canção de trabalho. Além de Ivete, também estarão presentes Psirico, Israel Novaes e João Neto & Cesinha.

Carnaval fora de época
Realizada pelo Augustu`s Produções, a festa acontecerá a partir das 21h, na praça de eventos da Orla de Atalaia, e contará com quatro trios elétricos. Sem dúvida será um verdadeiro carnaval fora de época. Terceiro lote de ingressos à venda na Central do Pré-Caju, localizada no Shopping Riomar. Reúna a sua tribo e marque presença, porque a festa promete!

Apelo
Segundo a mais recente edição da revista “NEWSWEEK”, o filósofo francês Bernard-Henri Lévy afirma: “Parem o genocídio na Síria imediatamente.” Em um veemente apelo pessoal ao mundo, o filósofo francês argumenta que enquanto Bashar Al-Assad aniquila seu próprio povo, é o momento para que o mundo destrua seus álibis, siga o exemplo líbio, e aja para pôr fim ao terrível genocídio que está em curso, na Síria.

Frase da semana
Ainda de acordo com a referida revista americana, a frase da semana é: “Eles roubam nossos direitos de propriedade intelectual, bloqueiam o acesso a seus mercados, e manipulam sua moeda”. – O autor é Paul Ryan, companheiro de campanha de Mitt Romney, candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, sobre a China.

Futebol I
Depois de conquistar a Copa Governo de Sergipe, o Confiança começa a planejar as atividades do ano 2013. A agremiação do futebol sergipano que mais se aproxima do conceito de CLUBE, o Dragão tem no seu comando a figura de um jovem desportista que faz a diferença, no cenário esportivo de nosso Estado. Formado em administração de empresas e com curso de especialização em gerência corporativa, abrangendo as áreas de marketing, mídia e relações públicas, Luiz Roberto encarna o perfil de um dirigente ideal. E tem mais: alia a tudo isso um comportamento ético exemplar. O Confiança espera dar alegrias à sua torcida, no próximo ano, começando pelo retorno à série C do futebol brasileiro. Mas já no mês de janeiro disputará, mais uma vez, a Taça São Paulo de Futebol Júnior, representando o nosso Estado. Em seguida, virão o campeonato sergipano, a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste.

Futebol II
A torcida proletária, sempre fiel, assistiu, domingo passado, a mais uma conquista do grêmio proletário que, dentre outros detalhes: 1. Foi o primeiro clube sergipano a adaptar seu Estatuto ao Código Civil; 2. Tem dado enorme atenção às divisões de base; 3. Tem um quadro de sócios-torcedores, que têm direito a voto, nas eleições do clube; 4. Possui uma diretoria coesa, comandada por Luiz Roberto. Salve, Dragão! /// Seleção brasileira tem dois amistosos pela frente: 7 de setembro, em São Paulo, contra a África do Sul e 10 de setembro, no Recife, contra a seleção da China. /// Nunca se viu uma entrega de troféu a um time campeão tão fria como a de domingo passado. Carivaldo entregou a taça ao secretário de esportes, que, em três palavras, parabenizou o Confiança e agradeceu a Deus. Referência ao governo do Estado, somente ao nome da Taça. Que diferença do Maurício Pimentel de outros tempos. Se tanta pressa deu-se por causa da campanha eleitoral, foi um equívoco. Mas como o secretário é do ramo, quem sabe ele teve razões. E quanto a Carivaldo, presidente da FSF? – Afinal, o governo do Estado bancou todas as despesas da competição e ainda destinou uma cota para cada clube participante…

Curtas
DECISÃO SOBRE PATENTES ACIRRA BRIGA DEGIGANTES DO MERCADO DE CELULARES. /// DUELO ENTRE APPLE E SAMSUNG DEVE AFETAR CONSUMIDORES DE CELULAR. /// APPLE ATINGIU VALOR DE MERCADO DE 620 BILHÕES DE DÓLARES E SE TORNA A MAIOR EMPRESADO MUNDO. /// FARC E GOVERNO DA COLÔMBIA TERIAM ASSINADO ACORDO PARA NEGOCIAR A PAZ. /// ISRAELENSES DE ATÉ 12 ANOS SÃO INTERROGADOS POR ATAQUE A BOMBA CONTRA PALESTINOS. /// BANCO DO BRASIL É A INSTITUIÇÃO MAIS FORTE DO MUNDO, DIZ PESQUISA DA WEISS RATINGS, AGÊNCIA AMERICANA DE NOTAÇÃO FINANCEIRA. /// REUNIÃO DO COPOM: JUROS PODEM CAIR MAIS, AMANHÃ. /// 330 MORTES NO MAIR MASSACRE OCORRIDO NA SÍRIA. /// DADOS DO INCRA CONFIRMAM: HÁ GRILAGEM EM UM PARA CADA GRUPO DE QUATRO MUNICÍPIOS DO BRASIL. /// “EXPRESSO 2222”, DISCO DE GILBERTO GIL, GANHA REEDIÇÃO. /// PARA O JORNALISTA AMERICANO DOUG FINE, LEGALIZAÇÃO DA MACONHA AJUDA A ECONOMIA.

PELO TWITTER

www.twitter.com/leleteles  Enquanto discutem que tipo de peixe está na sigla do psc, que a rigor nem existe, o bagre velho segue firme, doente e cheio de vida. Acordem!

www.twitter.com/Adalberto_Prof  CARÁTER: Poucos tem, alguns fingem ter, e muitos esqueceram o que significa.

www.twitter.com/neurocheste r Se a falsa modéstia é a auto promoção disfarçada de humildade, a arrogância declarada é o que?

www.twitter.com/JoseRaimundos  Tá na hora de parar com essa safadeza de sabão OMO, O Governador é um homem de bem, ninguém até hoje pode o acusar de nada, nem levianamente.

www.twitter.com/cezar_britto  O prazo fez o tempo passar, impiedosamente. Mas tenho que perdoar, sem prazo não vive o advogado. O prazo é o nosso paradoxo

DO LEITOR

Carro da PM no shopping Riomar
E-mail recebido ontem: “Hoje (27), segunda feira, por volta das 10h da manhã, estive no Shopping Riomar e observei

esse veículo administrativo da PM estacionado neste estabelecimento, porém não havia nenhum tipo de policiamento sendo realizado neste citado local, até porque dos dois integrantes que estavam no carro, um estava fardado e outro em trajes civis. Então o que seria?Com a palavra a PMSE”.

Obras do canal da Atalaia na Avenida Heráclito Rolemberg
Do leitor Max Alberto: “Após obras de redimensionamento do canal da Atalaia, na Av Heráclito Rolemberg, para dar vazão aos alagamentos do Loteamento Costa do Sol, é possível observar que houve a cobertura do antigo canal existente e o alargamento da via, entretanto, observa-se também que foi construído um divisor de pistas de concreto e neste trecho o pedestre foi esquecido. Não se observa faixas de pedestres da Rua Monteiro Lobato (esquina do Magg's) até a entrada da Av. Hildete Falcão ( entrada para o Aeroporto). É válido ressaltar, que neste trecho existe parada de ônibus, posto de saúde,vários comércios e o fluxo de veículos é muito grande, mas para o pedestre passar de um lado a o outro da avenida tem que fazer o papel de equilibrista. E como fica a situação dos idosos, dos cadeirantes, dos que tem dificuldade de locomoção?Vivemos numa cidade para carros? Onde fica a qualidade de vida? em cima da mureta?”

Contra fotos não há argumentos. Placa da inauguração do teatro Tobias Barreto
Do leitor V. dos S. Ribeiro: “Pela primeira vez envio uma foto para o seu blog porque sou artista e sei da importância do

Legenda

Teatro Tobias Barreto. Como também sou servidor público lembrou que quando deixou o governo em 1995, o então governador João Alves deixou os nossos salários atrasados, dezembro e 13º, além de não ter construído nada do teatro como ele disse na propaganda eleitoral. O teatro só foi construído tempos depois por Albano Franco, no segundo mandato. A placa comprova o que digo. Como o slogan de João do 1º governo, contra fatos não há argumentos”.

Aju e a qualidade de vida. Até quando teremos que conviver com essa propaganda enganosa!
E-mail de Magner Andrade, funcionário público ( magnera@al.se.gov.br): “Prezado Jornalista Claudio Nunes, leitores e internautas deste conceituado espaço de expressão independente e de credibilidade, reporto-me ao jornalista em virtude do descaso das autoridades municipal para com o contribuinte. Há exatamente 03(três) meses e 16 (dezesseis) dias, conforme protocolo de número 1205011177, de 11/05/12, solicitamos junto a Prefeitura de Aracaju, através da EMURB – Empresa Municipal de Obras e Urbanização, o serviço de desentupimento de um esgoto de águas pluviais, localizado à Rua Cândido Batista Itajai, Conjunto Castelo Branco II, Bairro Ponto Novo na altura dos nºs 07 e 08, ver fotos, diga-se de passagem, o local fica há menos de 500 m da EMURB e até agora o problema não foi solucionado.  Telefonamos várias vezes para o número 3179-1659, fomos pessoalmente à coordenadoria de operações, chegando a falar com o senhor Jorge, responsável pelo setor, também fomos informados inclusive pelo presidente do órgão em um programa de rádio local, que a EMURB dispõe apenas de um caminhão para a referida manutenção da rede de esgoto.
O que mais nos impressiona é que a Prefeitura de Aracaju prioriza pintar meio-fio (guias), até mesmo no inverno, a desentupir, desobstruir e/ou limpar bocas de lobo, canais e rede de esgotos de águas pluviais de competência da EMURB. A quem interessa pintar meio-fio no inverno, sabendo que logo depois veem as chuvas e leva toda a tinta usada na pintura dos mesmos?  É ou não é um bom negócio para a Prefeitura de Aracaju e a Empresa Torre? 
Uma administração que gasta em torno de R$ 5 milhões de reais, para promover o FORRÓCAJU e não tem condições de atender aos contribuintes (porque sei que não somos os únicos) com um simples serviço de utilidade pública, o que esperar da sua continuação?

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Sofrer é o menos, minha suave Amiga;
todos têm sua cruz ou seu cajado
— cruz de dor, ou cajado de dever…”
Início do poema “Suave Amargor” do genial poeta sergipano Hermes Fontes, que nasceu em Boquim em 28 de Agosto de 1888.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais