Chega de violência

Nos três primeiros meses deste ano foram assassinadas 202 pessoas em Sergipe. Divulgada pelo Jornal da Cidade, a estatística mostra que além de Aracaju, a violência assusta as populações de São Cristóvão e Lagarto. Os números mostram que crescimento de todas as formas de violência urbana e rural tem sido avassalador. Enquanto o Governo dá mostras de inércia na proposta de implementação de políticas públicas eficientes para o combate à criminalidade, Sergipe se destaca negativamente quanto aos impressionantes índices de violência. Até quando seremos obrigados a conviver com números tão vergonhosos? O Poder Público precisa agir rapidamente para pôr um fim a este sinistro quadro que assola a população e envergonha a todos nós. Além disso, essa incapacidade expõe as vísceras da incompetência estatal em termos de segurança pública.

UFS de luto

A Universidade Federal de Sergipe e a Igreja Católica estão enlutadas com a morte violenta do professor e pró-reitor de Assuntos Estudantis, Arivaldo Montalvão Filho. Ele perdeu a vida no início da tarde de ontem ao colidir sua motoclicleta Yamaha/ XT 660 em um poste de energia na curva do Iate Clube de Aracaju. O corpo do professor está sendo velado no cemitério Colina da Saudade, onde será sepultado logo mais às 11h. Muito querido, Arivaldo Montalvão integrava o Conselho Nacional do Laicato na Arquidiocese de Aracaju (Conal).

De volta

A filosofia vai voltar, na prática, para o conteúdo curricular dos alunos de ensino médio, depois de 47 anos fora dos currículos das escolas de educação básica. No ano que vem, as escolas da rede pública receberão pela primeira vez, desde a ditadura, livros didáticos da disciplina para orientar o trabalho dos professores. Foi o regime militar que baniu a filosofia das escolas. Em 2008, uma lei trouxe de volta a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatórias para os estudantes do ensino médio.

TV Sergipe

Os Sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas, entidades de classe e até parlamentares amanheceram hoje na porta da TV Sergipe. O objetivo da ‘visita’ foi fazer uma manifestação contra o clima de perseguição instalado há semenas na afiliada da Rede Globo. Os sindicalistas denunciam que a direção da emissora está demitindo profissionais sem motivo, retirando gratificações e obrigando os coleguinhas a trabalhar mais de cinco horas por dia. A TV Sergipe pertence ao ex-deputado federal Albano Franco (PSDB) e a cunhada deste Lourdes Franco.

Reforço extra

A imprensa fez o maior estardalhaço porque o deputado federal “Tiririca” (PR/SP) contratou dois humoristas para auxiliá-lo na Câmara. José Américo Niccolini e Ivan de Oliveira, os novos assessores, conhecem o parlamentar há anos e criaram os slogans da campanha de “Tiririca”. Ora, e os demais deputados também não contratam a torto e a direito? A contratação cruzada permite que eles “ajudem” com bons salários, as próprias mães, sobrinhos, raparigas, papagaio e o diabo. Como se vê, os humoristas são apenas mais dois, com a vantagem de chegarem para reforçar o elenco daquele circo chamado Congresso.

Baba de quiabo

Os homens brasileiros se renderam aos caprichos da estética feminina. Segundo o JB on line, nas casas de depilação do Rio, eles já são cerca de 40% da clientela, tradicionalmente feminina. Diz o JB que os machos modernos também fazem limpeza de pele, drenagem linfática e até massagem modeladora, para se livrar das indesejadas gordurinhas. Parece que os metrossexuais enxergam os pelos como um dos maiores inconvenientes do aprouch masculino. Esteticistas garantem que eles preferem eliminar os pelos da barba, tórax e abdômen, mas também depilam partes mais íntimas, como a virilha. Homem, vôte!

Acordo próximo

Sergipe e mais 17 Estados assinaram um protocolo estabelecendo a partilha da arrecadação do ICMS incidente sobre as vendas pela internet, hoje recolhido basicamente pelos Estados onde está localizada a maioria dos centros de distribuição. O protocolo, que pode ser referendado na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária, prevê que os Estados signatários vão recolher 10% sobre os produtos vendidos e comprados pela internet, ficando 7% para os Estados de origem.

Empreendedorismo

A gerente Executiva da Associação Júnior Achievement Sergipe, Joelba Geane da Silva, e o presidente do Conselho dos Jovens Empreendedores de Aracaju, Iêdo Flávio de Andrade Filho, farão palestras sobre empreendedorismo na próxima reunião do Fórum Empresarial de Sergipe. Será às 12h30 da próxima terça-feira, durante reunião almoço promovida pelo Fórum no Hotel Aquários, na Orla de Atalaia.

Retornando

Com a nomeação de Elber Batalha Filho (PSB) como secretário estadual do Turismo, Bertulino Menezes (PSB) assume hoje o mandato de vereador Câmara Municipal de Aracaju. No ano passado, Bertulino substituiu por quatro meses o vereador Danilo Segundo (PSB). No pouco tempo de mandato, Menezes conseguiu desenvolver um bom trabalho, tendo apresentando o projeto que exige “Ficha Limpa” para servidores público. A propositura se encontra em tramitação no Legislativo aracajuano.

Do baú político

Chico de Miguel, que durante décadas liderou a política em Itabaiana, só disputou o primeiro mandato em 1966 porque ninguém no município quis contrariar o ex-governador e candidato ao Senado Leandro Maciel (UDN). Desde o assassinato do deputado federal Euclides Paes Mendonça que os udenistas ficaram sem representação em Itabaiana. Chico de Miguel entrou na política nesta época, mas não pensava em ter mandato. “Meu candidato para a Assembléia era o prefeito José Sizino de Almeida, mas Dr. Leandro chegou em Itabaiana e, apesar de ver uma multidão apoiando o compadre Cizino, disse que era pra gente votar no deputado Antônio Torres. Não concordei e decidi me candidatar”, explicou Chico de Miguel. Ele não acreditava na vitória, pois a UDN estadual não o apoiava. Foi então que o banqueiro e pecuarista Murilo Dantas o procurou para fazer uma dobradinha com João Machado Rollemberg, candidato a deputado federal. “Recebi uma ajuda para pagar o transporte dos eleitores no dia da eleição e terminei me elegendo com 2.984 votos, tendo sido o quinto mais votado”, contou o itabaianense, que permaneceu na política até morrer, em dezembro de 2007.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais