Cheiro de despedida

Cheiro de despedida

 

Além de não ter empolgado nem ao mais verde dos democratas, o lançamento das pré-candidaturas dos democratas Mendonça Prado e Pedrinho Valadares, respectivamente, para prefeito e vice de Aracaju teve cheiro de despedida. Antes de anunciar os nomes que vão tentar impedir a reeleição de Edvaldo Nogueira (PC do B), o ex-governador de Sergipe, João Alves Filho, fez um longo discurso sobre os seus 33 anos de vida pública. Lembrou o ex-governador José Rollemberg Leite, que o colocou na política justamente como prefeito de Aracaju, viajou pelos três mandatos de governador, citou sobre algumas obras que executou na capital e terminou falando da esposa e senadora Maria do Carmo Alves. João garantiu que a doença dela foi o motivo principal para a sua desistência de disputar a Prefeitura. Quem estava no lançamento, ou ouviu o discurso pelo rádio, pensou que o líder democrata estava se despedindo da vida pública.

 

Vice na telinha

 

A Justiça Eleitoral definiu uma alteração nas informações que serão exibidas pelas urnas eletrônicas nas eleições de outubro. A partir de agora, na tela da urna o eleitor poderá ver também a foto do candidato a vice-prefeito. A intenção é informar melhor o eleitor sobre os políticos em que ele vota. A mudança foi sugerida pelo ministro Carlos Ayres Britto. Para ele, a inclusão de mais dados na tela atende ao direito dos eleitores de serem mais bem informados. De fato, é uma iniciativa louvável.

 

Prepare o bolso

 

A elevação dos preços observada nas últimas semanas não se restringe mais aos alimentos. A inflação “contaminou” outros produtos, fazendo com que 7 em cada 10 itens comercializados no país e pesquisados pelo IBGE sofressem alta de preços em maio. O levantamento foi feito pela consultoria Tendências, com base no índice oficial de inflação. Segundo o IBGE, há um claro movimento de alta, sobretudo dos serviços pessoais. No total, o instituto calcula os reajustes de 465 itens para definir o IPCA. Em abril, o volume de itens que tiveram alta foi muito menor, 61,98%. E em maio do ano passado, só 56,99% dos produtos haviam sofrido reajuste.


Polêmica em debate

A Comissão de Educação da Assembléia Legislativa vai se reunir amanhã (19) para discutir sobre a polêmica criada em torno da constitucionalidade da progressão vertical automática para os professores. Proposta pelo deputado Wanderlê Correia (PMDB), a reunião contará com as participações do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica em Sergipe (Sintese), Joel Almeida, e o procurador geral do Estado, Márcio Leite de Rezende. Os educadores sergipanos estão preocupados com a possibilidade de o Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe decidir que a progressão vertical automática é inconstitucional. Em isso acontecendo, muitos professores perderão até 80% do salário.

Deputado ouvido

 

E quem será interrogado pelos integrantes da 2ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Sergipe é o deputado estadual Armando Batalha (PSB). Ele está sendo acusado pelo Ministério Público do Estado por suposto desvio de R$ 5 milhões, recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). O interrogatório está marcado às 8h30 desta quinta-feira (19). Nem precisa dizer que o deputado nega todas as acusações feitas contra ele.

 

Bateu o martelo

O PSDB vai mesmo apoiar a reeleição do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B). Os tucanos fecharam ontem (17) uma aliança proporcional com o PDT, passando a integrar o bloco da situação em Sergipe. O apoio formal à candidatura do comunista será anunciado amanhã (19), pelo presidente de honra do PSDB, deputado federal Albano Franco, e pelo presidente regional do PDT, deputado estadual Ulices Andrade.

Café com turismo

As Secretarias estaduais da Comunicação Social e do Turismo convidaram a imprensa e trade turístico para o café da manhã de lançamento da Campanha Promocional do Verão Sergipe 2009. Será logo mais às 7h30, no Starfish Resort Ilha de Santa Luzia. Já confirmaram presenças no evento os secretários de Comunicação Social, Eloísa Galdino, de Turismo, João Augusto Gama, e o presidente da Emsetur, José Roberto Lima.

Defesa da palma

 

O deputado estadual Arnaldo Bispo (DEM) quer mais incentivo do governo de Sergipe para um projeto que vem obtendo bons resultados na Paraíba: o “Palmas para o Semi-Árido”, que estimula o plantio, em larga escala, da palma, considerado o “cactus do sertão”.  Segundo Bispo, a planta possui grandes propriedades para servir também como alimento para a população da região. “A palma se adapta bem em todo o semi-árido nordestino”, diz Arnaldo.

 

Cabeça de gay

 

O formato e outras características do cérebro de um gay são semelhantes aos do cérebro de uma mulher heterossexual. Pelo menos é o que aponta um estudo publicado na edição desta semana da revista da PNAS (sigla em inglês da Academia Nacional de Ciências dos EUA). O mesmo ocorre com as características do cérebro de uma lésbica, que se assemelham às do cérebro de um homem heterossexual.  O estudo foi apontado como a mais forte evidência de que a homossexualidade pode ser uma característica biológica e não uma característica adquirida. Essa é a maior indicação até agora da diferenças nos cérebros de homossexuais e heterossexuais.

 

Eleição na UFS

 

Terminou ontem (17) a eleição para escolher os futuros reitor e vice da Universidade Federal de Sergipe. Duas chapas concorreram. Uma é encabeçada pelo atual reitor e seu vice, respectivamente, Josué Modesto dos Passos e Ângelo Antoniolli, enquanto a outra é formada pelos professores Jonatas Menezes e Pedro Leite. A apuração dos votos deverá ser concluída no início da tarde de hoje (18). A coluna aposta um picolé de graviola como Josué e Ângelo serão reeleitos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais