Chuvas atrasadas

As chuvas de inverno, esperadas durante todo o mês passado no sertão sergipano, só chegaram no último final de semana. Resultado: em alguns municípios, como Monte Alegre, a safra de milho será reduzida em até 50%. Segundo um grande produtor de grãos, como não choveu durante a formação das espigas, estas ficaram menores do que o esperado, contribuindo para a quebra da safra. As chuvas registradas no final de semana trouxeram alívio para o homem do campo, que aposta no aumento do preço do milho para reduzir os prejuízos causados pela falta de chuvas no tempo certo.

Golpe de morte

Afastado do cargo pela Justiça sob acusação de improbidade administrativa, o prefeito de Cedro de São João, Jailton Santos Rocha (DEM), também conhecido como “A Morte”, pode ser substituído hoje pelo vice Claudionor Vieira Melo (PSB). Após ver seu mandato receber um golpe de morte, o demista se mandou para Brasília visando suspender a cassação em instâncias superiores, mas se não obtiver êxito terá que entregar a Prefeitura ao vice. A população de Cedro vive a expectativa da mudança.

Pão à beça

Juntas, as panificações de Sergipe produzem diariamente 6 milhões de pães. Para tanto, o setor emprega cerca de 10 mil pessoas e é responsável pela compra de 80% da produção de farinha de trigo do Moinho de Sergipe. Segundo o empresário Antônio Carlos Araújo, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação de Sergipe, a maioria das padarias sergipanas é composta por pequenas e médias empresas tocadas pelos donos com a ajuda dos familiares e dos empregados.

Desistiu

A prefeita de Carira, Gilma Chagas (PSC), não pretende disputar a reeleição ano que vem. Segundo publica em seu blog o radialista Edvanildo Santana, o anúncio da desistência foi feito pela própria Gilma durante uma reunião com os vereadores da bancada governista. Eles a teriam procurado para se queixar da má administração da prefeita. Após ouvir as queixas dos aliados, Gilma Chagas autorizou o grupo a preparar um nome para disputar sua sucessão.

Enlace do ano

As construtoras Norcon e Rossi recebem a imprensa sergipana nesta segunda-feira para uma coletiva, quando será explicada a parceria firmada entre duas empresas. Será às 12h, no restaurante Muratto, na Praia de Atalaia. As duas empresas passam a formar uma nova empresa denominada Norcon Rossi, que nasce com capital de 300 milhões de reais e prevê que a Norcon opere na área imobiliária e de execução dos projetos, enquanto a Rossi será responsável pelo controle das operações.

É veneno

A Anvisa estuda a hipótese de baixar norma obrigando os fabricantes de desinfetantes, detergentes e inseticidas a alertar que os produtos trazem risco à saúde caso não sejam manuseados adequadamente. As embalagens devem trazer frases como "este produto é tóxico" ou "é veneno" em letras maiúsculas, em negrito. A Agência entende que da forma como são exibidos hoje, os alertas deixam os consumidores confusos.

ICMS unificado

Os 27 secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal decidiram unificar em 4% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre as operações interestaduais. A padronização vai ser gradual e deve vigorar a partir de janeiro de 2012. Atualmente, a alíquota nas operações interestaduais é 7% para os estados do Norte e Nordeste e 12% para os demais.

Na dúvida

Entrevistada pelo radialista Eduardo Abril, a deputada estadual Maria Mendonça (PSB) deixou transparecer que não pretende disputar a Prefeitura de Itabaiana em 2012. Segundo ela, o grupo Teles de Mendonça terá um nome forte, de consenso e compromissado com a cidade para vencer as próximas eleições. A dúvida sobre sua desistência de disputar o próximo pleito foi lançada quando a deputada disse que Itabaiana precisa ter um representante na Assembléia e um gestor comprometido com o desenvolvimento do município.

Dá-lhe mengão!

Invicto, o Flamengo venceu mais uma partida ontem. Desta vez a vítima do Mengão foi o Fluminense. Com a vitória pelo placar de um a zero, o time rubro negro passou a somar 19 pontos, apenas três a menos do que do líder Corinthians. Nem precisa dizer que a urubuzada é só alegria.

Do baú político

Integrante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), Nathanael Braia chegou em Aracaju nos anos 80 com um objetivo definido: conquistar um mandato de vereador. Logo se filiou ao PMDB, adquiriu um megafone e começou a fazer barulho na cidade. Bastava ver um pequeno aglomerado de pessoas para subir em um banquinho e começar a criticar o sistema. Com a coragem de denunciar e a novidade do megafone, Braia foi conquistando a simpatia de estudantes, profissionais liberais e da imprensa, que sempre lhe abria espaços, principalmente quando a Polícia tentava impedir seus discursos itinerantes pelas ruas e praças de Aracaju. Abertas as urnas, Braia estava eleito vereador para um mandato de seis anos (1983 a 1988). Embora tenha sido um parlamentar combativo, não conseguiu se reeleger e foi embora para o Rio de Janeiro.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais