Ciclovia p/Salvador!Falta ciclovia p/trabalhador Centro/Sto Antônio

              Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


E o ex-deputado federal André Moura inundou as redes sociais e a imprensa de Sergipe para anunciar a presença na solenidade, em Brasília, do lançamento do projeto da ciclovia litorânea que ligará Salvador-Aracaju através de recursos de emendas parlamentares enviados à Codevasf.

Nada contra a ciclovia que vai beneficiar os atletas e os praticantes de ciclismo. Tudo contra a hipocrisia de algumas autoridades e políticos sergipanos que aliados de Edvaldo Nogueira soltam fogos para uma ciclovia de 320 quilômetros até Salvador, mas não conseguem recursos para uma ciclovia de apenas 2 quilômetros ligando o Centro ao Bairro Santo Antônio.

Ou os trabalhadores e desempregados não podem circular em uma ciclovia digna? É o que falta em boa parte de Aracaju.

Aliás, pelas redes sociais vários leitores lembraram que as ciclovias em Aracaju, em sua boa parte, estão pessimamente conversadas, sem contar diversos bairros, principalmente na Zona Norte e na Zona de Expansão, que não têm ciclovias, como, por exemplo, a movimentada Avenida Melício Machado onde os trabalhadores diariamente disputam espaço com os veículos. O twitter do leitor Robson Lima resume bem a situação: “O trabalhador aracajuano não consegue ir do Sto. Antônio até centro de bicicleta (2Km) mas poderá ir até Salvador com a magrela (320Km) em uma ciclovia. É pra rir ou pra chorar?”

É verdade! Que venha a ciclovia Salvador/AJU, mas que a classe política de Sergipe deixe de ser menos hipócrita e faça o dever de casa em Aracaju e na região metropolitana.

Os trabalhadores que usam bicicleta diariamente agradecem. Por enquanto, falta óleo de peroba para tanta cara de pau!


Orações pela recuperação do deputado federal Fábio Reis E ontem, 19, familiares, amigos e eleitores do deputado federal Fábio Reis se somaram em várias correntes de orações pela recuperação dele que deu entrada no Hospital Primavera para tratamento da Covid-19. Ele estava cumprindo isolamento em casa, mas devido a um pequeno agravamento no seu quadro de saúde, ele foi aconselhado pelos médicos a se internar para tratar o comprometimento do pulmão. A assessoria dele informou ainda que comunicará tudo para a sociedade.

Sintese perde para o governo na Justiça O Governo do Estado está autorizado a manter as aulas presenciais da Educação Infantil e dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental, da Rede Estadual de Educação. As aulas podem acontecer desde o dia 10 de maio, após definição realizada na reunião do Comitê Técnico-Científico.O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) havia ingressado com ação na justiça solicitando a suspensão das aulas presenciais para estas turmas, mas não teve o pedido acatado.

Carência O juiz responsável por julgar a ação, Marcos de Oliveira Pinto, ressaltou, no processo, que há “carência de evidência científica que justifique o impedimento ao retorno das aulas presenciais, sem qualquer demonstração efetiva de que tais ambientes, por si só, sejam os responsáveis pelo agravamento do risco de contaminação”. A ação ressalta ainda que “o Estado de Sergipe, por meio dos documentos acostado à sua manifestação preliminar, demonstrou a existência de estudos e estratégias de preparação para o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual, bem como a injeção de recursos financeiros direcionados à preparação das escolas para a retomada”. A determinação judicial também garante que não se pode atribuir apenas ao ambiente escolar a curva de contágio, como também não se pode ignorar a agenda da Educação, tratando-a como se não fosse um serviço essencial.

Iran destaca relatório da Comissão da Verdade e cobra atendimento às suas recomendações O deputado estadual Iran Barbosa (PT) deu destaque ontem, 19, à divulgação, depois de uma longa espera de quase dois anos, do relatório final da Comissão Estadual da Verdade “Paulo de Araújo Barbosa”. Por demora na produção do projeto gráfico e a edição textual, Sergipe acabou sendo o último estado do país a fazer a divulgação oficial do documento, finalizado em agosto de 2019.

Histórico O relatório de 428 páginas foi organizado pela professora de Direito e doutora em Sociologia Andréa Dipieri Albuquerque Reginato e pelo historiador e especialista em organização de arquivos Gilson Sérgio Matos Reis, que também coordenaram toda a pesquisa, realizada entre 2015 e 2019, com o auxílio de vários servidores públicos, estagiários, pesquisadores e também por voluntários. O documento final foi produzido pela Segrase e foi publicado, por enquanto, em forma de eBook.

Importância “Infelizmente, só agora houve a divulgação desse relatório, que reputo ser da maior importância para marcar a contribuição de Sergipe à memória e à verdade da história brasileira no que diz respeito no enfrentamento às ditaduras. Quero parabenizar a todos que estiverem à frente da elaboração desse documento e contribuíram, direta ou indiretamente, na sua formulação. Sergipe não ficou de fora desse trabalho, que foi desenvolvido em outros estados brasileiros”, enalteceu o parlamentar.

Apresentação Iran aproveitou para informar que está apresentando um Requerimento para convidar a professora Andréa Dipieri e o historiador Gilson Matos Reis para apresentarem o relatório final da Comissão na Assembleia Legislativa de Sergipe. “Esse relatório tem conteúdos muito importantes. Ele faz um resgate do Estado de Segurança Nacional e das estruturas de repressão política, em Sergipe, abrangendo uma cronologia que vai de 1946 a 1988”, disse.


               
Poço Verde: Prefeitura está contratando médicos E pelas redes sociais ontem, 19, a Prefeitura de Poço Verde anunciou que tem vagas para contratação de médicos. Os interessados podem enviar os currículos para o e-mail: pocoverde@live.com ou ligar para 79 – 99947-1053. “Vivemos um momento delicado da pandemia, onde as pessoas que adquirem o vírus estão evoluindo o quadro de forma rápida, os casos graves vem aumentando mais uma vez no Brasil. De fato, a demanda aumentou para os médicos. Muitos se encontram com vários postos de trabalho e o cansaço, às vezes, os fazem optar por ficar na capital. Dessa forma, estamos contratando médicos com condições salariais excelentes! Venha para o nosso time e nos ajude nesse momento tão difícil!”, explicou o prefeito Iggor Oliveira nas redes sociais.

Laranjeiras: Projeto de Lei vai beneficiar artistas locais Neste período de pandemia, o setor artístico foi um dos mais prejudicados em todo o Brasil. E em Laranjeiras não foi diferente. Por este motivo, a Prefeitura já protocolou, na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei que Institui o programa municipal “Mais Música”. O Poder Legislativo, por sua vez, já deu início aos trâmites legais, para que a propositura chegue o mais rápido possível ao plenário para apreciação e votação dos vereadores.

Parcelas  O PL, de autoria do Poder Executivo, prevê o pagamento de duas parcelas no valor de R$ 300,00 para músicos e cantores profissionais do município de Laranjeiras, que pode ser prorrogável por igual período, caso haja necessidade. Após a aprovação da propositura na Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Igualdade Racial fará o cadastro dos profissionais. Ainda de acordo com o que prevê o Projeto de Lei, o auxílio financeiro não será concedido a músicos e cantores profissionais que tenham vínculo empregatício (efetivo, comissionado ou contratado) na Prefeitura Municipal de Laranjeiras ou qualquer outro município e/ou empresas privadas.

Avanço “Este é mais um avanço da gestão municipal, que está sensível à situação vivida por muitos artistas neste período de pandemia. Há mais de um ano, as atividades desses profissionais estão afetadas. Isso representa um alívio para os músicos e cantores profissionais. Diante do quadro, a orientação do prefeito é dar celeridade a todo o processo, para que esse benefício chegue o mais rápido possível aos seus destinatários”, informou o Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Igualdade Racial, Plácido Lyra.

Estância: prefeito apresenta parcerias para a área da juventude e desporto estadual Ontem, 19, o prefeito de Estância, Gilson Andrade, acompanhado da Secretária Municipal de Juventude e Desporto, Gabriela Meneses, e o adjunto da pasta, Túlio Vilanova, fizeram uma visita à Superintendente de Esporte do Estado, Mariana Dantas. Segundo o prefeito foi, um encontro positivo onde discutimos parcerias entre Município e Estado para fortalecer o esporte de Estância e, na oportunidade, puderam assistir um pouco do treino da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica em preparação para os Jogos Pan-americanos. “Mais uma vez agradeço a Mariana Dantas por nos receber e também agradeço a toda a equipe que faz a Superintendência Especial de Esporte do Estado de Sergipe, em especial ao Professor Wendel que nos acompanhou durante a visita”, ressaltou.

Vacinação contra Covid-19 para trabalhadores do SUAS O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), juntamente com o Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) e cerca de 55 gestores municipais e outros órgãos, se reuniu na última segunda-feira (17), durante uma reunião virtual com o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), Des. Edson Ulisses Melo, para somar esforços no sentido de incluir os/as trabalhadores/as do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19. Durante a reunião, foi discutida a importância da vacinação dos trabalhadores/as da Assistência Social, para que continuem trabalhando em defesa dos interesses das/os usuárias/as da Assistência Social, sobretudo crianças e adolescentes acolhidos(as) nas instituições de assistência social. Segundo a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, os/as assistentes sociais estão na linha de frente do enfrentamento da pandemia, protegendo a população mais vulnerável. Após a reunião, as entidades e órgãos presentes assinaram em conjunto um documento que será enviado ao governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com objetivo de reforçar e oficializar o pedido da vacinação.

Socorro: vai ter Forró Siri de forma virtual com apresentação de artistas da terra O prefeito de Socorro, Padre Inaldo, esteve reunido com os secretários de Cultura, Natan Reis, e de Comunicação, Carlos Ferreira,  ontem 19, para anunciar que este ano terá Forró Siri. A festa será realizada de forma virtual, por meio de lives, em plataformas digitais da Prefeitura de Socorro. Assim como em outros anos, essa edição especial do Forró Siri contará com a apresentação de diversos artistas da terra.

Tradição De acordo com o prefeito, a decisão não foi apenas para manter a tradição do Forró Siri, mas também uma forma de valorizar os artistas locais. “Como sabemos que esses artistas estão passando por momentos difíceis, por causa da pandemia, decidimos conceder um incentivo financeiro para cada cantor que se apresentar nesta edição do Forró Siri”, informou o prefeito.

Sorteio A escolha dos artistas será por sorteio, por meio de uma Chamada Pública, que terá edital público e divulgado nos próximos dias. Segundo Natan Reis, serão selecionados aproximadamente 40 artistas locais. Além disso, Natan ainda informa que para marcar a abertura das comemorações juninas no município, no dia 1º de junho será entregue a restauração do Siri, símbolo da festa, com apresentação de trio pé de serra. “A comemoração será organizada com base nas determinações das regras sanitárias. Graças ao nosso prefeito, muito sensível ao momento em que artistas ficarão sem trabalhos, vamos ter Forró Siri e, assim, trazer um pouco de alegria tanto para os músicos quanto para a população socorrense”, disse.

De 25 a 30 de junho O Forró Siri 2021 será transmitido entre os dias 25 e 30 de junho, com um dia especial de divulgação para todo o Estado de Sergipe, como explica o secretário de Comunicação, Carlos Ferreira. “A TV Atalaia já nos informou que no dia 26 irá prestar uma grande homenagem ao Forró Siri. O quadro especial irá mostrar a história do Forró Siri e contará com a apresentação de artistas de Sergipe”, adianta.



EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


             
Os Conselhos de Serviço Social da Região Nordeste realizam duas lives, em comemoração ao Dia da/o Assistente Social. A I Live Unificada dos CRESS Nordeste é organizada de forma conjunta por todos os Conselhos da Região. A atividade ocorrerá nos dias 20 e 21/05, das 18h30 às 21h e contará com a participação de vários nomes relacionados à área do Serviço Social e que possuem atividades profissionais diretamente ligadas ao tema proposto pelo conjunto CFESS/CRESS para este ano: “Assistente Social em defesa do direito à vida no campo e na cidade – pelos povos originários e comunidades tradicionais”. Você pode assistir às lives no Facebook de todos os regionais do Nordeste. O de Sergipe: https://www.facebook.com/cress.se





Sábado, 22, A AGL realizará o V Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano

A Academia Gloriense de Letras (AGL), no próximo dia 22/05/21, às 14h, virtualmente, com transmissão pelo canal da Academia no YouTube (https://www.youtube.com/c/academiagloriensedeletras/featured) , estará realizando o V Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano (V EJEASS), cujo tema será “Literatura em Ambientes Virtuais”. O evento tem como objetivo promover um espaço de interação entre os jovens escritores e os mais experientes com o intuito de trocarem saberes, aproximando o universo cultural e literário da sociedade e também das instituições que promovem tais ações. Sua primeira edição foi em 2017. Nesta edição, haverá duas mesas-redondas, conforme seguinte programação:

14h – Acolhida e abertura do evento
Carlos Alexandre (Presidente da AGL)
Lucas Lamonier (Vice-presidente da AGL)

14h30 – Mesa-redonda: “Da leitura à escrita”
Jovens Convidados:
Karen Souza (Finalista do VI Concurso Literário Profª Maria Iracema)
Lucyelma Freitas (Plêiade Cavalo-do-cão)
Marcos Alberto (Membro da ALEJ)
Mediadora: Célia Mônica (Presidente da AJLA)

15h30 – Apresentação Cultural
Augustu’s Band

15h40 – Mesa-redonda: “Literatura na rede: conquistando leitores”
Jovens Convidados:
Izabela Monique (Aquidabã)
Anne Beatriz (Leia Mulheres Glória)
Mediadora: Maria Rita (Presidente da ASCLEA)

Esta edição conta com o apoio da Lei Aldir Blanc através do Edital de Premiação para Cultura Popular, Patrimônio Cultural e Economia Criativa nº 02/2020 – Eixo: Economia Criativa, promovido pela FUNCAP no ano de 2020.
Nesse sentido, a AGL convida a todos (as) jovens e demais escritores (as) a participarem deste evento que só vem engrandecer o cenário literário do sertão e demais regiões do nosso estado.

Carlos Alexandre Nascimento Aragão
Presidente da AGL


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


SINDICATO CONVIDA RADIALISTAS PARA POSSE DA NOVA DIRETORIA

Toma posse na próxima sexta-feira, dia 21, a nova diretoria do Sindicato dos Radialistas do Estado de Sergipe (STERTS). Em virtude do quadro da pandemia a solenidade será virtual, através da plataforma Google Meet, e transmissão pelo canal L2 News, a partir das 10h.

A eleição do STERTS aconteceu no dia 9 de abril, para o período 2021/2025. Dos 245 eleitores aptos a votar, 154 (62,86%) compareceram ao pleito. A chapa 1, “Radialista Alvannilson Santana”, foi encabeçada pelo radialista Alexsandro Santos Carvalho (Alex Carvalho), obteve 154 votos dos 245 aptos a votar, e apenas um voto em branco.

Os novos membros da direção do STERTE dará continuidade a um programa que tem como princípio a defesa de um sindicalismo classista e autônomo em relação a patrões, partidos e governos, e na busca pela melhoria das condições de trabalho da categoria.

A nova diretoria terá a seguinte composição:

1. ALEXSANDRO SANTOS CARVALHO – PRESIDENTE
2. MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS GOUVEIA – VICE PRESIDENTE
3. BENJAMIN GONÇALVES DOS SANTOS – 1° VICE PRESIDENTE
4. ANTÔNIO FERNANDO CABRAL FERREIRA – TESOUREIRO
5. PEDRO CLÁUDIO SANTOS LEITE 1º SECRETÁRIO
6. ROBERTA BARBOSA ANDRADE – 2º SECRETÁRIO
7. ADEL RICKSON RIBEIRO NUNES – DIRETOR SOCIAL
8. DIÊNES DOS SANTOS CELESTINO – 1º SUPLENTE
9. MARILZA BISPO DOS SANTOS – 2º SUPLENTE DA DIRETORIA
10. JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA FILHO – 3º SUPLENTE
11. NALDO LISBOA DOS SANTOS – 4º SUPLENTE DA DIRETORIA
12. ALEX MOURA CARVALHO – 5º SUPLENTE DA DIRETORIA
13. FÁBIO TELES MENEZES – 6º SUPLENTE DA DIRETORIA
14. LUIZ CARLOS OLIVEIRA SANTOS – 7º SUPLENTE DA DIRETORIA
15. WILLIAM LEAL TAMBURI – CONSELHO FISCAL
16. FÁBIO SÉRGIO MARTINS – CONSELHO FISCAL
17. JOSÉ CARISVALDO DOS SANTOS – CONSELHO FISCAL
18. PAULO AUTRAN LIMA ARAÚJO – SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL
19. JOSÉ MARCOS DOS SANTOS – SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL
20. BRÁULIO DANIEL BONFIM – SUPLENTE CONSELHO FISCAL
21. RUBENS CARLOS SILVA FILHO – DELEGADO
22. ROSINALDO SANTANA FONTES – SUPLENTE DELEGADO
23. RAIMUNDO MACEDO FERREIRA – DELEGADO
24. ANTÔNIO MARCOS COUTO LUDUVICE – SUPLENTE DELEGADO


PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto A indignação é um carro que não pode ter freios. O carro da amargura é que não pode ter acelerador, senão a gente capota.

www.twitter.com/AroeiraCartum O incomível criando tensões…https://brasil247.com


www.twitter.com/depfmitidieri Se tem uma coisa que não funciona comigo são os robôs disparando mensagens. Tem de todo tipo e pra todo gosto. Uns ameaçam, outros pedem com educação, a maioria espalha Fake News… Só essa semana, foram centenas! O interessante era saber quem financia. Cadê a CPI das Fake News?


Siga Blog Cláudio Nunes:   

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“…E a mão nessas tabas,
Querendo calados
Os filhos criados
Na lei do terror;
Teu nome lhes diga,
Que a gente inimiga
Talvez não escute
Sem pranto, sem dor!“ Gonçalves Dias Canção do Tamoio.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-05/papa-francisco-audiencia-geral-oracao-distracao-aridez-acidia.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais