Circo de Orçamento

Será de quase nenhum valor prático a reunião da Comissão Mista do Orçamento da União que acontecerá hoje no Starfish Resort. Todo mundo sabe que, com raríssimas exceções, deputados e senadores sempre usaram as emendas individuais como moeda de troca, só contemplando com elas suas bases eleitorais. Como sempre foi, antes de apresentá-las, o parlamentar terá antes uma conversa reservada com o prefeito ou líder político do interior para ser “sensibilizado” com as demandas populares. Portanto, além das despesas de locomoção dos parlamentares e das mordomias no suntuoso hotel, o encontro servirá mesmo para massagear o super-ego do presidente da Comissão do Orçamento do Congresso, senador Almeida Lima (PDT), e permitir conversas de pé-de-ouvido entre parlamentares e prefeitos sergipanos sobre as eleições de 2010. Lembre-se: tudo isso pago pelo contribuinte que, mais uma vez, será o palhaço nesse Circo montado na paradisíaca Barra dos Coqueiros.

 

Vapt-vupt

 

Altas velocidades são um luxo para poucos, mas há um mercado nascente para elas. A concorrência da banda larga móvel e a pressão do tráfego de vídeo de alta definição empurram as empresas a lançar a chamada banda ultralarga, que começa acima de 10 megabits por segundo e vai até 100 mega. Especialistas garantem que, nos próximos cinco anos, o tráfego de vídeo deve representar mais que o dobro do tráfego de voz e dados na internet. As operadoras de telefonia fixa lançaram ofertas de até 100 Mbps, embora ainda faltem aplicações que exijam tamanha potência.

 

Nova indústria

 

O governador em exercício, Belivaldo Chagas (PSB), recebeu ontem a visita de representantes do Grupo Rovach, um dos mais importantes do setor têxtil brasileiro. O objetivo do encontro foi apresentar o projeto de instalação de uma indústria voltada para a produção de malhas e camisas no estado. A empresa, denominada Aracaju Malhas Indústria Têxtil Ltda, será implementada em Socorro, numa área de 4,5 mil metros quadrados. Serão investidos R$ 15 milhões na unidade. A previsão é que em quatro anos a nova indústria gere 450 postos de trabalho.

 

Malha fina

 

Cerca de 20 contribuintes que estavam na malha fina há cinco anos serão ressarcidos pelo governo. A Receita Federal libera hoje consulta ao lote residual do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2004 (ano-base 2003). O dinheiro será depositado no dia 23, na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. A quantia terá correção de 74,10%, correspondente à variação da taxa Selic (que mede os juros básicos da economia) entre maio de 2004 e novembro deste ano. A relação dos beneficiados está disponível na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br).

 

Cerco à pedofilia

 

Veja que boa notícia: a partir de hoje, o cidadão tem uma nova ferramenta para combater a pedofilia na internet. A Polícia Federal, em parceria com a SaferNet Brasil, lançou um formulário online para tornar mais rápido o recebimento de denúncias de pornografia infantil, além de crimes raciais, preconceitos contra minorias e incentivo ao genocídio, praticadas por meio da internet. Os internautas que virem conteúdos suspeitos poderão denunciar anonimamente as páginas eletrônicas no site do Departamento da Polícia Federal (www.dpf.gov.br). Faça sua parte!

 

Seleção de professor

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) está cadastrando professores de língua portuguesa para corrigir as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem se inscrever até as 23h59 do próximo domingo (15), no site do Inep. Para se tornar um corretor é preciso ter pelo menos dois anos de experiência como professor e curso superior em Letras – Língua Portuguesa. Quem tiver cônjuge, filho, dependente legal ou qualquer outro parente de primeiro grau participando do Enem 2009 não pode se inscrever.

 

Mais petróleo

 

A produção total de petróleo em Sergipe teve um aumento de 4,62% em setembro passado ante o mês de agosto. No período, foram produzidos 223,7 mil metros cúbicos. A informação é do Departamento Intersindical de Estatística e estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em dados da Agência Nacional do Petróleo. Em relação a setembro de 2008, a produção petrolífera no estado caiu 3,81%, sendo que, no acumulado de janeiro a setembro deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, a produção registrou uma queda de 9,55%.

 

Usina de biodiesel

 

Sergipe está inserido no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e cerca de cinco mil agricultores familiares estão cultivando o girassol, contratados pela Petrobras Biocombustível. Os resultados dos estudos iniciais apontam, com segurança, para a possibilidade de se atingir volume de produção de grãos suficiente para a implantação de uma usina de biodiesel em Sergipe, considerando que o Estado possui mais de 100 mil agricultores familiares e há disponibilidade de terra em Sergipe e em áreas da vizinha Bahia. Adicionalmente, já existe a infra-estrutura logística adequada para a aquisição da matéria-prima e escoamento da produção industrial para os mercados consumidores.

Apagão discutido

 

O apagão elétrico que atingiu 18 estados brasileiros na noite da última terça-feira e a cobrança excessiva da tarifa de energia elétrica serão discutidos hoje na IV Reunião Ordinária das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica no campo de atuação dos Sistema Confea/Crea. Aberta anteontem no Centro de Convenções do Radisson Hotel Aracaju, o evento reúne os coordenadores de Câmaras de Engenharia Elétrica de todos os Creas do Brasil e outros profissionais da área, no total de 48 engenheiros eletricistas inscritos.

 

Internauta pesquisa

 

A internet está se tornando uma grande fonte de pesquisa de preços e mercadorias. Hoje, vários sites permitem que os usuários façam compras. Segundo pesquisa realizada pela In Press Porter Novelli, 90% dos entrevistados disseram que preferem pesquisar opções de serviços e produtos na internet, antes de fazer as compras. Além disso, a internet também está sendo utilizada como fonte de divulgação e recomendação destes produtos. De acordo com a pesquisa, 43% delas recomendam produtos e serviços para outras pessoas na web.

 

Corno manso

 

O amante de uma mulher acusada de adultério não terá que indenizar o marido dela. A decisão é do Superior Tribunal de Justiça, que rejeitou o pedido de indenização por dano moral, porque o caso entre a mulher e o amante aconteceu quando ela ainda era casada. Os ministros entenderam que não há como indenizar a traição por inexistência de norma legal – e não moral – que assim determine. O corno manso argumentou que diante da infidelidade, bem como da falsa paternidade na qual acreditava, sofreu dano moral passível de indenização, pois “anda cabisbaixo, desconsolado e triste”. Pode?

 

Saravá, meu pai

 

Não esqueça que hoje é sexta-feira 13. Para os supersticiosos, aconselha-se sair de casa com dente de alho no bolso, pata de coelho no chaveiro e um ramo de arruda na orelha. Quem não acredita em crendices populares basta se benzer com a mão esquerda e dizer “pé de pato, mangalô, três vezes”. É de bom tom beber uma dose de pinga mineira e fumar um charuto cubano.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais