Cláudio Nunes “fisgado” pela Navalha

 

  Parte da imprensa de Sergipe (aquela que divulgou o fato), esqueceu de noticiar o envolvimento do jornalista Cláudio Nunes na Operação Navalha. Quem não lembra da Operação desencadeada em 17 de maio deste ano e prendeu 46 pessoas em alguns Estados brasileiros? Em Sergipe foram presos o conselheiro do Tribunal de Contas, Flávio Conceição, o empresário João Alves Neto – filho do ex-governador João Alves e da senadora Maria do Carmo – e o ex-deputado Ivan Paixão.

 

  Pois bem, parece que esqueceram de Cláudio Nunes. Além de preso, deveria deixar de escrever. Aliás, certo está o empresário João Alves Neto que ingressou com 4 (isto mesmo, quatro) processos de indenização contra o jornalista. E não é só isso: ingressou também contra os jornalistas Luiz Eduardo Costa, Cássia Santana, Rita Oliveira, além dos meios de comunicação Infonet, Jornal do Dia e TV Sergipe. Sem falar em outros jornalistas que estão sendo processados a exemplo de Zoroastro Sant`Anna, por alguns políticos. Do ano passado, por conta das eleições e as pesquisas eleitorais, este jornalista responde a alguns processos, até criminais, do jornal Cinform.

 

  É um cara de pau! Será que o senhor João Alves Neto vai ingressar também contra a Polícia Federal e os membros do Ministério Público Federal que investigam o envolvimento dele no esquema estourado pela Operação Navalha?  Está claro que todos estes processos são uma tentativa de intimidar parte da imprensa que não abriu mão de divulgar a verdade. Ou ele queria que todos se espelhassem no jornal dele, o Jornal da Manhã, ou melhor, Correio de Sergipe, que não divulgou nada durante algum tempo? Respeitem os sergipanos, senhor João Alves Neto.

 

 Então é melhor prender este jornalista e os outros colegas que resolveram divulgar tudo da Operação Navalha. Aliás, é bom lembrar ao leitor o que está na decisão da ministra Eliane Calmon quando da prisão de João Alves Neto: “ apesar de não exercer cargo público efetivamente comandava a área financeira do Estado. Recebeu vantagens indevidas da organização criminosa para autorizar liberação de recursos e a viabilização de empréstimos”. E as gravações feitas pela PF com autorização da Justiça? Por acaso este jornalista é citado alguma vez?

 

No último domingo, 22, a jornalista Cássia Santana – também processada – escreveu um artigo que sintetizou muito bem o que vem enfrentando estes jornalistas e meios de comunicação: “Os episódios envolvendo a mídia, os jornalistas e a busca incessante por indenizações coloca em discussão um trocadilho preocupante, apesar de gracioso: a existência da expressão sem a liberdade de conhecê-la”.

 

  Como já foi escrito neste espaço: não adianta intimidações, não adianta processos judiciais  (este jornalista não é empresário e não tem bens imóveis, dinheiro e tudo mais, é um assalariado que labuta a partir das três da madrugada com determinação e amor pelo que faz ) que não mudarão o rumo da história. A Operação Navalha é uma realidade e vai virar até um livro. Doa a quem doer a operação ficará na história política do Estado de Sergipe. Foi um dia que dois considerados intocáveis, o conselheiro do TC e um filho de um ex-governador foram presos pela PF. Este dia não será esquecido por grande parte dos sergipanos. Livrem o empresário João Alves Neto de todas as acusações e prendam Cláudio Nunes. Ele merece!

 

Este espaço não mudará sua linha

O leitor sabe que este espaço reconhece quando erra e dá o devido espaço ao contraditório sempre. Os vários processos não mudaram a lealdade a informação e aos princípios deste jornalista. Este jornalista sabe que muitas vezes é incompreendido e até chamado de “raivoso” por alguns. Porém, passa por tudo isso porque sabe que a individualidade e a liberdade são bem mais importantes. Contestar é importante e este espaço não fugirá de sua responsabilidade. Quando cansar, quando não tiver a liberdade de escrever, certamente o leitor abrirá a Infonet e não lerá mais esta coluna. Pode cobrar.

 

Jornalistas pedem o apoio da OAB e do MPF

É preciso que a OAB de Sergipe, na pessoa do seu presidente, Henry Clay e alguns procuradores do MPF, tenham disposição para servirem de testemunhas para os jornalistas neste caso da Operação Navalha. É preciso mostrar aos “intocáveis” que existem segmentos organizados que não aceitam mais esta prática de intimidação contra a imprensa. Procuradores federais servindo de testemunhas e a OAB colocando-se à disposição para defender os jornalistas certamente repercutirá nacionalmente.

 

Déda, Kércio e comando da PM fazem ouvidos de mercadores

A coluna começará a publicar diariamente fotos dos veículos novos da PM e da SSP sendo usados indevidamente. Este espaço já relatou diversos casos, até de um veículo entrando na pousada Poxim, na Avenida Tancredo Neves. E o pior: a maioria destes veículos novos tem apenas a plotagem do nome da SSP ou da PM, mas não tem nenhum número que possa identificar os mesmos. Ao lado do comando da PM, diariamente policiais deixam seus filhos na escola militar usando o veiculo do Estado. O comandante, coronel Péricles, não está nem aí. Tem até moto da SSP sendo usada sem identificação. O governador também não toma providencias. Kércio Pinto e Péricles também… E a população fica a mercê dos bandidos enquanto os veículos são usados para outros fins… E viva a mudança…

 

 

Governador viajou para “peregrinar” nos ministérios

O governador Marcelo Déda (PT), viajou no final da tarde de ontem, 22, para Brasília onde tratará das emendas de Sergipe ao Orçamento Geral da União de 2008 e para peregrinar junto aos ministérios em busca de recursos. Déda estava alegre ontem com a matéria publicada na revista Istoé, com o título, “Um novo modo de fazer política”, destacando um grupo de governadores jovens, com menos de 50 anos, que vem atuando de maneira pragmática e interpartidária. Na matéria, são citados, além de Déda, os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, do Amazonas, Eduardo Braga, do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e de Pernambuco, Eduardo Campos.

 

Relação de amizade, independente de partido

Um trecho da matéria: “Há algo novo na atual geração de governadores do País… É um exemplo do que parece haver de novo e comum na atual geração de governadores: no lugar das disputas ideológicas e partidárias mais radicais do passado, uma atuação mais pragmática, que visa a obter maior eficiência administrativa”. A matéria cita os freqüentes telefonemas entre Aécio Neves e Marcelo Déda. Sobre o governador de Sergipe: “Segundo Marcelo Déda, o advogado de 47 anos que governa Sergipe, há um grupo grande de governadores que esteve ao mesmo tempo no Congresso Nacional. E que trouxe de lá relações de amizade. “A Câmara sempre teve a tradição de ter uma turma que conversava independentemente de seus partidos. Muita coisa importantes saia dessas conversas, porque elas aconteciam acima dos meros interesses partidários. Com a conflagração do ambiente político no Congresso hoje, esse espaço de certa forma se transfere para os governadores. É um lubrificante para ajudar a desobstruir as coisas”.

 

Sergipe terá guardião em funcionamento

A partir de novembro, a SSP colocará em funcionamento o Guardião, equipamento que permite

a interceptação de telefones, após a autorização da Justiça. Seria uma boa iniciativa se

o Guardião começasse a monitorar toda a polícia sergipana. Certamente o secretário Kércio

Pinto teria surpresas – algumas desagradáveis – mas descobriria quem as tramas contra as

ações da segurança pública começam dentro da própria polícia.

 

 Leitor critica falta de investimentos

De um leitor: “É de estarrecer as notícias que leio em sua coluna e nas manchetes dos nossos jornais. Pelo que sei e pelo pouco que entendo, os nossos  impostos não é para governo nenhum guardar. Para fazer poupança  visando as próximas eleições quando serão aplicados de forma 

eleitoreira.  Se é para ser assim, e o governo Déda está sinalizando que assim  será, é um total de desprezo com os contribuintes assumindo de vez que  as práticas continuam exatamente iguais. Tinha esperança, mesmo Déda  sendo PT, que seu governo seria diferente do governo Lula. Triste 

engano. O governo anunciar que tem R$ 600.000.000,00 em caixa,  guardados, e vê as condições de nossas estradas estaduais (das  federais nem falo mais), a saúde um caos cada dia pior (sem falar nas  compras sem licitações), a segurança, um Deus nos acuda, e nas outras  áreas procedimento igual a cego em tiroteio. Se tem realmente dinheiro  guardado por que dá calotes nos pequenos empreiteiros que estão há  mais de um ano sem receber as obras que concluíram? Só a Guatama tem direito a receber? Veja bem, entendo que o dinheiro dos nossos  impostos têm que ser gastos com economia e racionalidade. Guardar é  estupidez. Ainda bem que eleição tem de dois e dois anos e fiel, sou  somente ao Flamengo”.

 

Qualificação e parceria: uma alternativa para o jovem carente I

Uma matéria chamou a atenção ontem no site do Governo do Estado: A que tratou de um convênio assinado pelo Governo com a Energipe para inserção de 40 adolescentes no mercado de trabalho.

Estes jovens fizeram o curso de assistente administrativo no Senai, desde o ano passado, através do Instituto Recriando, quando a primeira-dama Eliane Aquino estava na presidência da entidade. O mais interessante de tudo isso é que os jovens carentes, do bairro Santa Maria, fizeram o curso de graça através do instituto. Ou seja, a parceria começou no curso e se estendeu até a Energipe, através do programa federal  “Menor Aprendiz”.

 

Qualificação e parceria: uma alternativa para o jovem carente II

Independente de quem esteja no governo, esta parceria deve ser implementada e fortalecida em Sergipe. São várias entidades que têm cursos profissionalizantes, a exemplo, do Senai e do Senac, que podem disponibilizar turmas para jovens carentes. O governo, além de cadastrar estes jovens, deve também fazer a mensuração necessária no mercado para que os cursos não sejam feitos aleatoriamente – como ocorre em vários locais hoje – mas sejam realizados de acordo com a necessidade de empresas de médio e grande porte. Apesar de pequeno, Sergipe tem várias grandes empresas, tanto na área comercial, como industrial, que podem realizar estas parcerias e serem beneficiadas através do projeto “Menor Aprendiz”. Todos ganham, mas o jovem carente, sem dúvida nenhuma, sai de um futuro incerto para a realidade concreta. Se a Energipe, que é  hoje de um grupo empresarial que não é sergipano, fez a sua parte, imagine o que os grupos empresariais do Estado podem fazer para mudar o futuro de centenas de jovens. Muitos deles vão pelos caminhos errados por falta de oportunidade. Responsabilidade e inclusão social se faz com parceria entre todos os segmentos organizados.

 

Com mudança para 2010, grupo de deputados prepara saída

Depois que o Senado aprovou que para vereadores e prefeitos a fidelidade vai valer a partir de 2008 e que para deputados, senadores e governadores a fidelidade valerá a partir de 2010, um grupo de deputados de Sergipe prepara o troco para pressões que vêm ocorrendo. Entraram em contato com a direção nacional de um partido e vão assumir o comando da sigla nos próximos dias. Levaram recortes de jornais de Sergipe, mostrando que o atual comandante é o principal infiel. Tem dois partidos que são usados para barganha. A coisa está tão feia que um dos deputados prometeu revelar o montante que a liderança repassa para a nacional sem descontar dos filiados. Da onde vem esse dinheiro? É contabilizado? Imagine se o MPF entrar na jogada.

 

Petista rebate criticas a direção municipal de Santo Amaro I

Do petista Evandro Galdino: “Sou Secretario Executivo do Diretório Estadual do PT, e membro da Executiva Municipal do PT de Aracaju pela corrente Unidade na Luta, do companheiro Márcio Macedo, portanto de corrente diferente da Presidente do PT de Santo Amaro, mas no exercício de minha função no Diretório Estadual gosto sempre de separar as coisas, e zelar pelo cumprimento do Estatuto Partidário acima de tudo, pois bem.Existem quatro lideranças do PT de Santo Amaro que se revezam constantemente no contato comigo, que são a Presidente, Sandra,da AE, o vice-presidente Michael, da minha corrente, o Secretário- Geral, Gilvan, que muda constantemente de corrente, e o companheiro Bobô Cruz, também de minha corrente, que eu o orientei a forma como ele deveria proceder para a transferência de domicilio e de filiação.Uma coisa que os petistas devem se orgulhar, é de que os Diretórios Municipais sempre tiveram autonomia para discutirem seus rumos, filiações e táticas eleitorais,pois são eles que conhecem a realidade local, sem sofrerem intervenção das instancias superiores, apenas com acompanhamento e monitoramento, diferente do que acontece em outras agremiações partidárias”.

 

Petista rebate criticas a direção municipal de Santo Amaro II

Pois bem, o caso de Santo Amaro não poderia ser diferente, não conheço o sr Chileno, mas quando soube que a filiação dele não era consenso orientei os companheiros que me procuraram a realizarem uma reunião da Executiva Municipal, e se fosse aprovada a filiação do Chileno a Presidente teria que se submeter e pronto.Pois bem, para minha surpresa no último dia 15/10, último dia para entrega nos cartórios eleitorais das listas de filiações, (pois a data de filiação para quem deseja ser candidato no próximo ano, foi 04/10), chegam em minha sala, Michael, Bobô, e um outro dirigente municipal de Santo amaro que não me recordo o nome, reclamando que a Presidente tinha sumido e tal, a maior confusão, e me afirmam categoricamente, o Gilvan é que tava conversando com a Presidente sobre a filiação do Chileno, ora amadorismo polÍtico, e a Presidente só fez aplicar o Estatuto. Ora eu sei o que aconteceu, ela não se escondeu, a moça foi parar até no hospital por causa destas brigas e não foi enviado nada na surdina como você escreveu, eu confirmei para eles que ela não tava botando o nome de chileno na lista. Ora existem outras coisas sobre a situação do PT de Santo Amaro que eu poderia colocar aqui, eles estão extrapolando nas divergências internas, mas gostaria apenas de ficar nestes pontos”.

 

Petista rebate criticas a direção municipal de Santo Amaro III

Continua Evandro Galdino: “1- Os companheiros tinham tanta convicção que não tinham feito o procedimento correto que estavam com as filiações em outros partidos prontas, como saíram me afirmando que iriam se filiar no PV, grande convicção petista; 2- A disputa interna deve ser nas idéias e não em ofensas pessoais, estamos em processo de eleição interna, Michael e Sandra estam disputando a presidência do DM,que este processo não leve algumas pessoas a se degladiarem e virarem inimigas pessoais, pior até que adversários do Demo; 3- O Presidente Estadual está ciente dos problemas que aconteceram em todo Estado, neste momento que o PT governa Sergipe, e se alguém descumpriu o estatuto, sofrerá as sanções cabíveis”.

 

 

Servidor do Ipes Saúde critica descaso na área

De um servidor: “Caro jornalista como funcionário do IPES  Saúde, estou vendo coisas e fatos negativos que francamente não vI no governo anterior. Citarei apenas algumas e queria que o nobre jornalista apurasse como por exemplo no setor radiológico a área de radiografias está sem funcionar desde janeiro, isso mesmo caro jornalista, é uma vergonha, pasme o porquê?  A nova direção do IPES saúde assumiu em janeiro juntamente com o governo que se diz que seria o novo  e não renovou o contrato com a empresa que dava assistência técnica aos aparelhos e com 10 meses de governo nenhum contrato foi feito nem renovado e por esse motivo o funcionário público que todo mês tem o devido desconto efetuado nos míseros salários fica a ver navios quando necessita dos serviços radiológicos e de ultra sonografia. Outro absurdo é que há mais de três meses está faltando material para exame preventivo de lâminas, e ninguém explica nada e fica por isso mesmo. É ou não uma vergonha, o que vem acontecendo no Ipes Saúde? Afinal, que mudança foi esta, pra pior é que não dá, porque se assim fosse era preferível ficar como estava”.

 

 

Leitor critica políticos ultrapassados

Do leitor Fábio Lopes: “Mendonça Prado, Venâncio Fonseca, Augusto Bezerra, simplesmente retrocesso. Falta de vergonha, desfaçatez, impudência, simplesmente descaramento. Alguma vez alguém já fez a ligação destes com aqueles. Tais políticos estão nadando contra a maré. Ou você acha que não é? Todo Estado de Sergipe ouve todo o dia o discurso pífio destes pobres senhores. Enquanto eles falam de falta de moralidade, nepotismo e incompetência, eles fingem esquecer que viveram atolados durante anos nesse lodaçal. E ainda ousam fazer nossos ouvidos de penico achando que estão lidando com analfabetos (seus eleitores). O mal dos espertos é achar que todo mundo é idiota. É difícil ficar calado diante da posição que estes senhores tentam nos colocar. Se eles abrissem a boca para dar sugestões para contribuir com a nova realidade existente em nosso Estado, isto seria muito bem aceito, mas eles insistem em andar para trás para levar Sergipe ao tempo das “trevas”. Tempo obscuro em que o povo não tinha vez, mas tão somente a corte privilegiada. Tempo do rei João e da rainha Maria e seus bajuladores. Sergipe já acordou há tempos, então por que não dizermos: Acorda Mendonça, Venâncio e Augusto, senão o trem passa e vocês ficam. Tomará.”

 

  

 Até onde se paga caro, não funciona

Um amigo deste jornalista precisou internar a mãe no último final de semana no Hospital São Lucas. Pois bem. A pessoa estava em apartamento pagando caro, mas no domingo, a partir das 19hs, quando precisou de uma enfermeira a situação foi difícil. A enfermeira do turno colocou o termômetro na paciente e quando o filho viu já ido embora. Foi questionar e foi informado que era mudança de turno. E demorou muito para aparecer uma enfermeira. Se fosse um problema urgente? Já imaginou.

 

 

Dia do Vasco também existe

A coluna publicou na semana passada a sanção do dia do flamenguista, pelo governador do Rio. Pois bem um vascaíno  enviou a seguinte informação: “O governador Sérgio Cabral sancionou a Lei nº 5.052, de autoria dos deputados Roberto Dinamite e Glauco Lopes, instituindo o 21 de agosto como Dia do Clube de Regatas Vasco da Gama. A lei, publicada na edição da última sexta-feira do Diário Oficial, já está em vigor e com ela ficam revogadas as disposições em contrário. O Dia do Clube Vasco da Gama será comemorado em todo o estado do Rio na data da fundação da entidade esportiva: 21 de agosto”. Ou seja, o dia do Vasco foi sancionado primeiro.

 

 

PGE aplicará prova do processo seletivo

A Procuradoria-Geral do Estado aplicará, no dia 28/10/07, a prova de conhecimentos para os inscritos no processo seletivo de estágio remunerado na PGE. A informação foi prestada pela Corregedora-Geral da Advocacia-Geral do Estado de Sergipe, Carla de Oliveira Costa Meneses. A prova será aplicada das 8 às 12 horas, no Colégio Estadual “Dom Luciano José Cabral Duarte”, localizado na rua Itabaiana, S/N, bairro São José, Aracaju. Segundo Carla Meneses, 138 acadêmicos do curso de Direito efetuaram inscrições e deverão se submeter ao exame. Ela fez questão de salientar que, ao comparecerem ao local da prova, os candidatos devem apresentar original da Carteira de Identidade. Não será permitido o uso de livros ou instrumentos de consulta e telefone celular durante a realização da prova. Os estagiários aprovados e contratados cumprirão uma carga horária de 20 (vinte horas) semanais na PGE, no turno da manhã.

 

 

Frase do dia

“A morte é uma coisa positiva. Já pensou: viver eternamente? Seria uma coisa muito chata, insuportável”. Paulo Autran.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais