9 de Agosto: Dia Internacional dos Povos Indígenas.

                              Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
          “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


OPINIÃO

DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

— 9 DE AGOSTO —

“OS INDÍGENAS SÃO OS NATURAIS ANCESTRAIS DO POVO BRASILEIRO.” Clarkson Moura

BREVE HOMENAGEM-PROTESTO

LAMENTAVELMENTE, DESDE QUE A FLOTILHA DE PEDRO ÁLVARES CABRAL APORTOU AQUI, A TRAJETÓRIA DOS PRIMITIVOS HABITANTES DESTA TERRA TEM SIDO MARCADA POR MUITAS TRAGÉDIAS E POUCAS CONQUISTAS. ESSES NOSSOS ANTECESSORES SEMPRE FORAM ALVOS DE MASSACRES, ESPOLIAÇÕES, EXPLORAÇÕES E MAUS-TRATOS PELOS INCLEMENTES E AMBICIOSOS INVASORES DE SEU NATURAL “HABITAT”, OS EUFEMISTICAMENTE DENOMINADOS “COLONIZADORES.

JÁ NO INÍCIO DO SÉCULO XVI, FORAM ORGANIZADAS AS FAMIGERADAS E DESUMANAS EXPEDIÇÕES DE BANDEIRANTES, QUE PARTIRAM DO RIO TIETÊ, NA PROVÍNCIA DE SÃO VICENTE, PARA DESBRAVAR O INTERIOR DO BRASIL, AMPLIAR SUAS FRONTEIRAS, PROCURAR OURO E OUTROS MINERAIS PRECIOSOS, E CAPTURAR INDÍGENAS DESTINADOS AOS MAIS DIVERSOS, EXAUSTIVOS, FORÇADOS E GRATUITOS TRABALHOS DO ENTÃO VIGENTE REGIME ECONÔMICO DE EXTREMA ESCRAVIDÃO.

E MAIS, COM A AJUDA CUMPLICITÁRIA E RELEVANTE DO ENTÃO GOVERNO-GERAL, ESSE MOVIMENTO ANTI-HUMANO, UMA VEZ OFICIALIZADO, SE INTENSIFICOU E PASSOU A SE INTERESSAR MAIS NA CAPTURA DE ÍNDIOS INTEGRANTES DAS EXISTENTES MISSÕES JESUÍTICAS, UMA VEZ QUE ESSES ABORÍGENES JÁ ESTAVAM HABITUADOS ÀS TAREFAS AGRÍCOLAS.

HÁ REGISTRO HISTÔRICO DE QUE, EM 1623, PARTIRAM TANTAS BANDEIRAS, QUE A SÃO PAULO DE ENTÃO SE RESUMIU A UM POVOADO, APENAS, DE MULHERES, CRIANÇAS E VELHOS.

A DESPEITO DA DOMINANTE E CRUEL ATUAÇÃO DOS CHAMADOS BANDEIRANTES, CHEFES DAS CONTROVERSAS E NUMEROSAS EXPEDIÇÕES RETROALUDIDAS — A QUAL, SEGUNDO VERAZ E PERTINENTE ASSENTO HISTORIOGRÁFICO, EM SUA QUASE TOTALIDADE, CONSISTIU, IMPIEDOSAMENTE, NA DESTRUIÇÃO DAS BENFAZEJAS MISSÕES JESUÍTICAS E NA CAPTURA DE SIGNIFICATIVOS CONTINGENTES DE ÍNDIOS PARA O DESALMADO E INJUSTO COMÉRCIO ESCRAVISTA — TAIS PSEUDO-HERÓIS FORAM HOMENAGEADOS COM MONUMENTOS E DENOMINAÇÕES PRÓPRIAS A LOGRADOUROS E RODOVIAS PÚBLICOS, A EXEMPLO DE FERNÃO DIAS, RAPOSO TAVARES, ANHANGUERA, BORBA GATO ETC.

RESSALTE-SE, DE OPORTUNO, QUE OS ÍNDIGENAS QUASE SUMIRAM DO MAPA DO BRASIL, TANTO QUE, NA ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO, EXISTIAM MAIS DE CINCO MILHÕES DE ÍNDIOS E, EM 1970, RESTAVAM APENAS CEM MIL.

ALIÁS, NOS DIAS DE HOJE, GRAÇAS À AÇÃO SOCIAL DE CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS, VOLUNTARIADOS DE ATIVISTAS E MILITANTES, DAS ONGS, TODOS DEVOTADOS À NOBRE CAUSA DESSES POVOS, AS COMUNIDADES INDÍGENAS GANHARAM FÔLEGO E TÊM EXPERIMENTADO UM DISCRETO CRESCIMENTO, NA INFINDA GUERRA PELA MERECIDA SOBREVIVÊNCIA.

TODAVIA, NESTE NOSSO HODIERNO BRASIL, COM A DELIBERADA E PROGRESSIVA POLÍTICA ANTI-INDIGENISTA DO ATUAL DESGOVERNO FEDERAL DESTE PAÍS, QUE SE TEM REVELADO, AOS OLHOS E OUVIDOS DO MUNDO, UM JURAMENTADO E CONFESSO INIMIGO DESSE ORIGINÁRIO SEGUIMENTO HUMANO, AS REMANESCENTES E REMOTAS TRIBOS DE ÍNDIOS BRASILEIRAS ENFRENTAM O PALPÁVEL PERIGO DE UM CURSIVO GENOCÍDIO SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA GERAL DA HUMANIDADE.

COIRMÃOS TERRENOS, UNAMO-NOS!

SOS ÀS FLORESTAS E AOS DEMAIS BIOMAS DO NOSSO PLANETA!

VIVA! AS COMUNIDADES INDÍGENAS DO MUNDO!

VIVA! O PLANETA TERRA, NOSSA CASA!

SALVE! OS CIENTISTAS, OS ECOLOGISTAS, OS ESTADISTAS E OS ATIVISTAS, DEFENSORES INTRANSIGENTES DAS CAUSAS HUMANITÁRIAS!

SALVE! AS MEMÓRIAS DO INDIGENISTA BRUNO PEREIRA E DO JORNALISTA DOM PHILLIPS, HERÓIS E MÁRTIRES DESSA CRUZADA PLANETÁRIA, ASSASSINADOS HÁ POUCO MAIS DE DOIS MESES!

ABAIXO! OS DESGOVERNOS VIOLADORES DOS DIREITOS HUMANOS E PREDATÓRIOS DOS POVOS INDÍGENAS, DO MEIO AMBIENTE DE TODO O MUNDO, A EXEMPLO DA “BESTA-FERA” DESTE “PATROPI”!

ABAIXO! AS INJUSTAS HOMENAGENS, SOB AS MAIS DIVERSAS FORMAS, A ESCRAVISTAS, TIRANOS, CARRASCOS, TORTURADORES, TRAIDORES, OPRESSORES E EXPLORADORES DO POVO INDEFESO!

Sucesso garantido na festa de 190 anos de Laranjeiras No último domingo, 7, o município de Laranjeiras completou 190 anos de emancipação política e a Prefeitura presenteou os laranjeirenses com uma programação especial, que teve início logo nas primeiras horas da manhã e se encerrou na madrugada da segunda-feira. Teve missa, corrida pelas ruas da cidade, bandas no Clube Antônio Carlos Franco, muita cultura, com as apresentações dos tradicionais grupos folclóricos, homenagens às personalidades e shows artísticos. As palavras de ordem foram alegria, segurança e emoção, sem esquecer, claro, de relembrar os grandes momentos vividos na cidade-berço da cultura sergipana.

Programação “Sem dúvida, essa foi a maior comemoração de todos os tempos e preparamos uma programação que agradou todos os públicos e o melhor, a festa aconteceu com muita alegria e segurança. Toda a nossa equipe se dedicou para fazer esse evento tão bonito e emocionante. Com tantos investimentos realizados, ainda temos muito a comemorar”, disse o prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca).
Luta Hoje, 9, deve ser votado pelo Senado o Projeto de Lei 2033/22, aprovado na última semana, pela Câmara de Deputados, que estabelece hipóteses de cobertura de exames ou tratamentos de saúde que não estão incluídos no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ativista na causa das pessoas com autismo, a candidata à deputada federal, Priscila Boaventura, celebrou essa aprovação do PL e o enfraquecimento do rol taxativo.

Exclusão “O rol taxativo excluiu muitos tratamentos e serviços que são essenciais para a vida dessas pessoas, e como mãe de uma criança autista, torço para que meu filho e todos os que precisam desses tratamentos não sejam barrados pelas operadoras de saúde”, salienta Priscila. Se o PL for aprovado, a lista de procedimentos e eventos cobertos por planos de saúde será atualizada pela Agência a cada incorporação, e o rol servirá como referência para os planos contratados desde 1º de janeiro de 1999.

Estância: Guarda Municipal de Estância recebe armamentos, equipamentos de proteção individual e o porte de arma institucional Em uma cerimônia que contou com a participação de dezenas de Guardas Municipais de Estância, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro e Itabaianinha; representantes dos poderes executivo e legislativo municipal, do Ministério Público Estadual, sindicato, Bombeiros Militares e Civis e sociedade estanciana, a Guarda Municipal deu mais um importante passo na sua estruturação ao receber do poder público instrumentos que garantirão mais segurança pessoal para os agentes municipais na labuta diária para a manutenção da ordem pública. Em ato bastante comemorado, os guardas municipais de Estância receberam armamentos, equipamentos de proteção individual e o porte de arma institucional.

Discussão e trabalho “Isso é fruto de todo um trabalho, de toda uma discussão que a nossa gestão vem fazendo ao longo do nosso primeiro mandato, onde instituímos o plano de cargos e salários para a categoria; capacitamos uma turma de servidores para que hoje eles pudessem estar aqui recebendo estes armamentos, a sua carteira funcional e coletes, tudo isso é fruto de todo um trabalho, discussão e compromisso da nossa gestão em cada vez mais capacitar os nossos agentes de segurança e ofertar a eles a segurança individual, pois assim, eles trabalharão com mais dignidade, ofertando um trabalho ainda mais digno a nossa população”, destacou o prefeito Gilson Andrade, enfatizando ainda que os trabalhos não pararam por aqui, e que as ações de fortalecimento da GME continuam. “A nossa gestão continua com as tratativas para aquisição de mais coletes, aquisição de armas não letais e a continuidade do curso para os demais Guardas municipais”, completou.

Fortalecimento A promotora de justiça Dra Cecília Nogueira destacou que o evento ratificou o quanto a guarda municipal é importante e vital para o município. “Eu vejo esse evento como um fortalecimento da segurança pública na cidade de Estância, uma visão muito segura, muito constitucional do município em relação a proteção do cidadão. Como promotora de justiça eu vejo este evento como uma garantia da constituição, da lei e da própria rotina da população no que se refere a segurança”, afirmou.

Conquista O presidente do SIGME – sindicato dos Guardas Municipais de Estância, GM Tojal, destacou que com mais este passo só quem tem a ganhar é o povo estanciano. Tojal destacou ainda a importância do momento e a alegria da categoria com mais uma conquista. “Momento muito importante para nós. Um dia de grande alegria. Essa entrega do armamento é um sonho que está se tornando realidade, e nós só temos a agradecer. A GM sempre esteve preparada para defender o povo de Estância, e a partir de agora, está apta de forma institucional para desenvolver o trabalho de segurança pública em toda a cidade”, disse.

Preparo O coronel Enílson Aragão, Secretário da Defesa Social e Cidadania de Estância fez questão de destacar o preparo dos agentes municipais e o compromisso da gestão em fortalecer a segurança na cidade. “Este ato mostra que a GM tem que estar cada vez mis preparada, capacitada e treinada para servir a sociedade, e ela está, por isso, a gestão municipal, vendo a importância desta capacitação, ela entrega equipamentos de proteção individual e o armamento institucional que dará mais segurança a todos, inclusive, aos próprios servidores”, afirmou.

“Eu não vou rasgar a minha trajetória”, afirma André Moura A Associação dos Oficiais Militares de Sergipe (Assomise) foi palco de uma verdadeira demonstração de fraternidade, união e engajamento em ato que reuniu diversas forças que escolheram caminhar junto com André na jornada eleitoral. A mobilização coletiva ocorreu no último domingo, 7, e marca o retorno dele na missão de transformar Sergipe em um estado melhor para todos. “Eu não estaria aqui olhando no rosto e na face de cada um de vocês se eu não tivesse a certeza daquilo que estou aqui afirmando. Eu tenho história, eu não vou rasgar a minha trajetória por nada nesse mundo. Eu tenho uma vivência que nasceu com meu pai – Reinaldo Moura – que não está mais aqui com a gente e irei honrar o nome dele até o último dia que eu estiver na política”, enfatizou André.

Laços O encontro contou com a presença de amigos e familiares, reforçando e valorizando cada vez mais os laços entre aqueles que escolheram caminhar juntos no mesmo rumo: o bem-estar social de cada sergipana e sergipano. “Esse homem é um homem de Deus. O que ele tem feito por Aracaju é benção. André, com suas ações, ajuda a diminuir as dificuldades e o sofrimento das pessoas”, é o que pensa Leidyjane Rocha, dona de casa e moradora do bairro Santa Maria, Aracaju. Já na percepção de Igor Hernandez, estudante, o que o mantém alinhado na missão de André é o empenho dele em favor da juventude. “Venho dar continuidade a esse trabalho e reafirmar o compromisso por acreditar no que ele faz. Confiança e concretude nas ações resumem o porquê de seguir junto”, afirmou.

Recursos Lideranças comunitárias também se organizaram no mesmo propósito, a exemplo de Adriano Taxista. “André é o político que mais destinou recursos para Sergipe. É importante essa união, o calor humano, para que as pessoas possam conhecê-lo e entender o compromisso que ele tem com a sociedade. Ele é o homem que mais trabalhou pelo estado e vai se empenhar ainda mais”, destacou. Quem também veio somar esforços foi o professor Emílio Nascimento. “Acredito que André pode ser nossa ponte entre o povo e a política. Ele está ouvindo a voz das comunidades, tem criado proximidade e demonstra estar atento aos nossos anseios. Sei da história dele e o que captou em recursos. Sergipe deveria estar honrado por ter alguém como André atuando por nós. É preciso muita sensibilidade para conseguir o que for necessário e construir os sonhos de uma coletividade”, opinou.

Gratidão Na ocasião, André externou gratidão e esperança. “Sou muito grato a cada um que aqui veio e a confiança depositada em mim. Todos vocês, que em pleno domingo saíram de suas residências para uma conversa de amigos. Sigamos otimistas e cheios de esperança. Eu caminharei compromissado em atrair inúmeros benefícios, principalmente com as pessoas que mais necessitam”, validou.

Laércio exalta trabalho de resgate social do Batalhão da Restauração O pré-candidato a deputado federal Capitão Samuel (PP) elogiou o trabalho social realizado pelo pré-candidato ao senado Laércio Oliveira (PP). Ele citou como exemplo o apoio ao Instituto Batalhão da Restauração, centro de reabilitação para dependentes químicos localizado em São Cristóvão, que recebeu através de emenda do parlamentar e da senadora Maria do Carmo Alves (PP) dois veículos zero quilômetros para o trabalho de busca ativa e prevenção às drogas.

Social “Laércio desenvolve na prática aquilo que difunde em todo o Estado, que é o seu olhar para o social. Com seu apoio, nós conseguimos manter o projeto ‘Drible contra as Drogas’, que ajuda 150 crianças com a prática de atividades esportivas, não permitindo que eles se envolvam no mundo das drogas e não deem sofrimento aos pais. Ele também apoia outros projetos que ajudam as pessoas que querem sair desse submundo e não sabem a quem recorrer”, disse Capitão Samuel. Neste domingo, 7, Laércio visitou a sede do Batalhão da Restauração, cumprimentou internos e convidados e acompanhou uma celebração durante visita de familiares. Ele elogiou o trabalho realizado pelos voluntários, “Me sinto orgulhoso em ver um projeto tão bonito sendo realizado por pessoas dedicadas a salvar vidas. Vocês realizam um trabalho social com um olhar voltado para àqueles que mais precisam. Eu conheci o projeto há alguns anos e me encantei”, comentou.

Região Centro Sul  Cumprindo agenda na região Centro Sul do Estado, Laércio participou, em Boquim, de um bingo beneficente na Associação Joaldo Barbosa, que leva o nome do ex-deputado estadual assassinado em 2003. Atualmente a festa é realizada por seu irmão, Pedro Barbosa, que mantém a tradição reunindo centenas de pessoas do município e região. Na oportunidade, alunos de enfermagem do Sistema Educacional de Recursos Assistenciais de Práticas Humanas, que conta com o apoio de Laércio, estavam aferindo a pressão de quem chegava. “Laércio foi muito gentil conosco, muito solícito, nos orientou a melhor forma de caminharmos junto aos órgãos sobre os trâmites legais para a fundação da escola e sempre foi uma pessoa muito acessível. A gente chama, ele vem, nos ouve e na medida do possível nos ajuda. Somos muito gratos a Laércio”, disse a coordenadora pedagógica da escola, Belivânia do Espírito Santo.

Evento Ainda no domingo, Laércio participou de um evento religioso no município de Estância, na Igreja Mundial do Poder de Deus, onde foi recebido pelo Bispo Marcos Guilhermino. O evento foi um encontro dos obreiros de Deus de todo o Estado. Laércio, que é evangélico presbiteriano desde a juventude, disse que “àqueles que confiam no senhor levam consigo a esperança de que aonde quer que estejamos, Deus está cuidando da gente”.

Gracinha Garcez é lançada pelo PL para disputa como deputada estadual Escolhida para permanecer sua trajetória de luta e cuidado por Sergipe, Gracinha Garcez (PL) teve oficializada na última sexta-feira, 5, sua candidatura à reeleição como deputada estadual durante a convenção estadual do PL, que aconteceu na sede do partido, em Aracaju. O evento endossou também outras candidaturas, tanto para o Governo do Estado, quanto para o Poder Legislativo (Estadual e Federal). “Me sinto maravilhosamente abraçada por essas pessoas aqui. Em especial, o candidato ao Governo, Valmir de Francisquinho”, disse Gracinha.

Gratidão Para a candidata, o sentimento é de honra, alegria e gratidão. “Não consigo nem descrever o sentimento de cada abraço, sorriso e afeto que recebi aqui hoje – e que na verdade sempre recebo em minha jornada. É uma honra ser escolhida para disputar essa reeleição”, contou. Gracinha, é natural de Itaporanga D´ajuda, e já foi vice-Prefeita por três mandatos e Prefeita por dois mandatos do município. Enquanto prefeita, Gracinha sempre esteve preocupada com questões voltadas à população mais carente, focando na atenção ao social e à saúde.

Foco Em sua atuação na Assembleia Legislativa, Gracinha tem construído uma atuação com foco na garantia dos direitos básicos dos cidadãos, como o acesso à água potável e sistema de esgoto, escolas reformadas e estruturadas, segurança nas rodovias, entre outros. Pedagoga por formação, Gracinha já foi secretária municipal de Educação de Itaporanga e Coordenadora do Órgão Municipal de Educação da cidade. Também foi diretora de relacionamento com os Beneficiários do IpesSaúde e Diretora Financeira do Segrase.

Socorro: povoado Camaratuba é destaque no cultivo de amendoim No município de Nossa Senhora do Socorro o amendoim sergipano que já conquistou todo o país também é plantado no povoado Camaratuba. Lá pequenos produtores rurais têm o apoio da Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca com a ajuda da mecanização agrícola no preparo do solo, entre outras ações. O cultivo do amendoim gera renda chegando a chegar a cinco toneladas e, além de abastecer o mercado local, abastece também alguns Estados vizinhos. Veja o depoimento dos produtores que têm a tradição de trabalhar na terra há muito tempo: https://www.instagram.com/p/ChAPIv5KRoN/

Emoção e defesa da democracia marcam convenção que lançou candidatura de Henri Clay ao Senado Na última quinta-feira, 4, sob o mote de resistência e luta, foi oficializado o nome do advogado dos trabalhadores e ex-presidente da OAB, Henri Clay, como candidato a senador da República por Sergipe, durante a convenção estadual da Federação PSOL-REDE. O evento, realizado na Escola Legislativa, reuniu cidadãos, líderes políticos, militantes e membros de movimentos sociais.

Defesa A defesa dos direitos sociais e trabalhistas, da democracia e da dignidade do povo foram as principais bandeiras levantadas durante o evento, que oficializou também o nome dos postulantes ao Poderes Executivo e Legislativo pelo PSOL. A convenção aconteceu em clima festivo e conclamou a sociedade e a militância à luta pela reconstrução do Estado e do país.

Trajetória Em um discurso vibrante, Henri Clay relembrou sua trajetória em defesa da classe operária. “Nunca assinei uma petição contra um trabalhador ou uma trabalhadora e nunca assinarei. Então, ao aceitar esse desafio coletivo de ser candidato a Senador nessa quadra histórica especial, não poderia ser diferente: teria que ser na Federação autêntica de esquerda”. “Temos a consciência que o destino nos reservou o mais importante da história do Brasil: não vamos disputar uma eleição. Vamos vencer o fascismo e defender a democracia. E isso é fundamental para as nossas vidas e as vidas das próximas gerações. Não será fácil, pois a disputa não é entre dois presidenciáveis. A disputa é entre o humanismo e a barbárie”, disse.

Ademi/SE vai realizar a 7ª edição da Feira de Imóveis Prepare-se, porque a 7ª edição da Feira de Imóveis Ademi/SE vem aí. Neste ano, o evento terá um dia a mais. Desse modo, serão cinco dias, entre amanhã, 10 a 14 de agosto, de quarta a domingo, para você realizar o sonho da casa própria. O mais importante evento do setor, que é promovido pela Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe, acontecerá na Praça de Eventos Mar, no Shopping Riomar. A inauguração será no dia 10, a partir das 9h.

3 mil imóveis Nesta nova edição, a Feira Ademi/SE oferecerá cerca de 3 mil imóveis, sendo unidades inseridas no Programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal, e também de médio e alto padrão nas mais diversas localidades do Estado. São unidades localizadas na região da Grande Aracaju (Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão). Na Capital, há imóveis disponíveis nos bairros Aeroporto, Atalaia, Aruana, Alameda das Árvores, Coroa do Meio, Farolândia, Inácio Barbosa, Luzia, Marivan, Ponto Novo e Porto Dantas.

Estrutura Na estrutura de quase 200 metros quadrados montada pela Êxito Eventos, os clientes poderão visitar confortavelmente os estandes das oito construtoras participantes: AC Engenharia, Celi, FFB, Impacto, Jotanunes, Primasa, União e Viva Construções. Vale destacar que o evento conta com a parceria bancária exclusiva da Caixa Econômica Federal, que disponibilizará as melhores taxas do mercado. Além disso, os corretores vão apresentar as melhores ofertas em imóveis residenciais para todos os bolsos. Serão disponibilizados preços acessíveis e com ótimas facilidades, inclusive, com subsídios de até R$ 47,5 mil. Aliás, ressalte que esse benefício do governo federal é válido somente até dezembro. Portanto, é a última oportunidade do ano de adquirir um imóvel com essa condição superespecial.

Fomento Adrielson Carvalho, atual presidente da Ademi/SE, destaca a importância do evento para fomentar a concretização do sonho da casa própria para milhares de pessoas. Por isso, ressalta que a Feira de Imóveis é o lugar ideal para quem quer ter a oportunidade de adquirir uma unidade. “As construtoras participantes, com credibilidade e idoneidade reconhecidas no mercado, vão oferecer os melhores produtos, com excelentes condições de pagamento e até descontos especiais para quem comprar no evento. É uma oportunidade imperdível para aquele que deseja sair do aluguel ou quer investir em um negócio seguro”, evidencia Adrielson. Então, fica a dica: vá desenrolar logo seu apê na Feira de Imóveis Ademi/SE 2022 e saia do aluguel!

Ricardo Vasconcelos realiza Sessão Especial em Comemoração ao “Dia do Advogado” Na próxima quinta-feira (11), é comemorado “O dia do Advogado”, em homenagem à data, o vereador Ricardo Vasconcelos, promoveu ontem (08), no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, uma Sessão Especial para celebrar a data. O evento teve como objetivo, falar sobre o importante papel desempenhado pelos advogados em nossa sociedade e a sua função essencial que consiste em salvaguardar a dignidade inalienável do indivíduo em cada uma das fases da sua existência, desde a concepção até à morte.

Importância da data A soledade foi presidida pelo vereador Ricardo Vasconcelos, que também é advogado, e falou sobre a importância da data, “Ser advogado é respirar no dia a dia todas as situações da sociedade, pois não há nada que esteja desassociado da advocacia e do direito. Não é fácil ser advogado, seja na DESO, de onde sou concursado, como também não é fácil a defensoria pública, ou qualquer outra vertente do direito, pois tudo de uma forma ou outra vai impactar na vida do cidadão, mas para mim a advocacia é muito gratificante e precisa ser valorizada, e o intuito dessa sessão especial, mostrar à sociedade a importância do nosso trabalho e quanto precisamos valorizar cada dia mais a advocacia”, pontuou Vasconcelos.

Representantes Estiveram presentes na solenidade representantes do direito, que abordaram assuntos sobre a temática, tais como; As Mulheres na Carreira Jurídica em Sergipe, Direitos LGBTQIAPN+, A importância das Audiências Presenciais e a importância do advogado para nossa sociedade. Além do requerente da sessão, o vereador Ricardo Vasconcelos, que também é advogado, ocuparam lugares na mesa de honra: Pastor Diego, Vereador e secretário da Sessão Solene, Danniel Alves Costa, Presidente da OAB/SE, Roseline Rabelo, Ouvidora geral e Coordenadora das Comissões da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, Advogada, Presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica em SERGIPE, Môni Porto, Advogada, Diretora Nacional de promoção dos Direitos LGBTQIAPN+ da RARI, Bruna Menezes Carmo, Advogada, Conselheira Estadual Deliberativa da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas em Sergipe, Larah Paraizo, Advogada da Deso e demais representantes do direito.

 

Capacitação O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, recebeu nesta segunda-feira, em companhia das advogadas Ana Sarmento e Isabella Sarmento, da Media, Câmara de Mediação e Arbitragem, parceira da Fecomércio em soluções para questões jurídicas, a visita do diretor da Escola Superior de Advocacia, da OAB, Cícero Dantas. Na reunião, que contou com a participação do superintendente do sistema, Maurício Gonçalves, foram discutidas tratativas de maior ampliação de relações entre a Fecomércio e ESA, com objetivo de capacitar melhor os jovens advogados da Ordem. Além disso, o estímulo ao uso do mecanismo de mediação e arbitragem como agente solucionador de conflitos judiciais. Foi conversado, também, sobre um projeto de uso da mediação para empresas e consumidores, com foco na recuperação de crédito e volta das pessoas ao mercado de consumo.

 

 

Conheça o sistema de ensino da Aliança Francesa, reconhecido pelo governo francês e com certificação. Você, que deseja estudar francês, inscreva-se gratuitamente numa Aula Experimental de Francês para iniciante. Aula Online: Dia 12 – Sexta, às 15h.Para se inscrever, basta escolher o horário e nos enviar uma mensagem pelo WhatsApp Clique Aqui! Para mais informações, acesse www.afaju.com.br/matriculas ou entre em contato pelos números: (79) 9 8877-7905, (79) 9 8877-7904 ou (79) 9 8877-7906. Aliança Francesa de Aracaju – Desde 1955. O melhor custo-benefício!

 

 

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

 

 

 

OPINIÃO

Privatizaram o Parque? Por Antônio Samarone, médico sanitarista

Suspendi a quarentena pandêmica e hoje a retornei a vida urbana, com um grande susto: o prefeito proibiu a circulação de andantes na Sementeira.

O acesso ao Parque está restrito aos funcionáreis. Fui fazer a minha caminhada matinal e fui barrado. Não entendi. O argumento que a vacinação continua, beira a estupidez.

O Parque da Sementeira é público, não é da Prefeitura e muito menos do prefeito.

Parece que o poder por muito tempo embrutece as pessoas.

Não sei a quem recorrer, mas quero andar na Sementeira, como fazia antes da pandemia.

Abaixo a privatização da Sementeira.


PELO TWITTER

www.twitter.com/DalaiLama The past is past; nothing can change it. But the future depends on the present; we still have the opportunity to shape it. This is not a matter of employing technology or spending more money, it’s a question of developing a sense of concern for others’ well-being.

 

 

 

 

 

 

 

 


www.twitter.com/MirtiMedeiros Começou o terrorismo eleitoral católico. Distorcem a doutrina da Igreja para condicionar o voto das pessoas. Não são os ignorantes, apenas, que difundem essas bobagens. São pessoas até instruídas, que sabem exatamente como mexer no sentimento religioso do povo.

www.twitter.com/DomVicenteF “Quem se faz de surdo aos gritos do pobre não será ouvido, quando ele mesmo clamar” (Provérbios 21,13). O que dizer dos cultos de Bolsonaro diante desse texto bíblico? De nada adianta louvar a Deus e deixar tanta gente no sofrimento infernal. Juntos, venceremos esse doloroso mal.

www.twitter.com/frednavarro Opinião é igual a capim. Serve de alimento para muitos e não adianta “cortar” porque cresce de novo.

www.twitter.com/profanselmo  Quem não defende a democracia é ruim de cabeça ou doido pra ser ditador.

www.twitter.com/coronelrochase A política em Sergipe realmente não é para amadores. Reta final, presidente de partido acusado de pedir dinheiro a filiados, outro que trai filiados para vaga em chapa alheia. Ficha suja sendo registrado em ata. Bons candidatos sendo retirados de atas.
Vaidades.
Traições.

www.twitter.com/AndreMouraSE 23% dos brasileiros compraram soro de leite e sobra de carnes para economizar. Essa é a triste realidade atinge diversas famílias que tentam driblar a insegurança alimentar. É o reflexo da alta taxa de desemprego e inflação, reverter este cenário é mais que necessário, é urgente!

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

Twitter


Frase do Dia

#BomDia! “Só depois da última árvore derrubada, do último peixe morto, o homem irá perceber que dinheiro não se come.”

Provérbio Indígena.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



De 15 de setembro a 2 de novembro na Praça da Basílica Inferior em Assis, estarão em exposição as criações artísticas de Mauro Pallotta, conhecido como MauPal, inspiradas na figura do Papa Francisco. Esta é a primeira vez que as obras de um artista de rua são apresentadas na Basílica de São Francisco em uma exposição inteiramente dedicada ao Papa e seu magistério.

Um caminho de arte e reflexão que já começou nestes dias de agosto com a criação de uma longa faixa inspirada na encíclica Fratelli Tutti, que foi assinada pelo Santo Padre exatamente sobre o túmulo do Santo de Assis. A obra retrata um Papa operário que traça na parede que separa a praça inferior da praça superior da Basílica o sonho da fraternidade universal.

Assis lugar de arte e espiritualidade

Para o Padre Marco Muroni, guardião do Sagrado Convento, não se poderia pensar em lugar melhor do que Assis para dar espaço a esta forma de arte contemporânea que possui uma eficácia e força muito especiais. “A arte urbana”, explica o Padre Muroni, “tem dentro de si uma forma de rebelião que consiste em querer dizer algo quando algo é negado. O fato de dar forma gráfica aos valores presentes na mensagem do Papa Francisco consegue torná-los ainda mais eficazes e imediatos, especialmente em uma época em que as pessoas têm pouca disposição a escutar e refletir sobre textos escritos. O artista Mauro Pallotta acrescenta: “muitas vezes conseguir comunicar uma mensagem conseguindo o sorriso de algumas pessoas, mesmo um sorriso amargo, e isso contribui para torná-la ainda mais imediata”. Em resumo, a street art – arte efêmera por excelência – deixa sua marca mesmo quando o tempo ou a mão do homem a apaga ou a desfigura. E esta também é uma forte mensagem simbólica.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais