Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Foi noticiado que ao retornar da sua viagem ao exterior o governador Fábio Mitidieri vai marcar uma conversa com o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, o Padre Inaldo Luis. Segundo uma fonte palaciana, Fábio está querendo entender a estreita e organizada aliança do Padre com o PT.
Faz tempo que alguns analistas políticos buscam entender como Fábio, que iniciou o governo tendo o apoio de quase a totalidade do poder político de Sergipe, permitiu que uma precipitada decisão do prefeito Edvaldo Nogueira em apresentar o pré-candidato do PDT, provocasse a desarrumação de todo o agrupamento.
Ainda em outubro de 2023, um experiente aliado do governador observou que ele tinha obrigação de enxergar que a exigência de antecipada declaração ao nome de Luiz Roberto precisava ser contida por um bom período, para evitar possíveis dissabores na gestão. Principalmente no pós-eleição.
Por outro lado, havia um alerta de que o projeto original do prefeito Edvaldo Nogueira, que fez carreira política em Sergipe como comandante do Partido Comunista, sempre foi arquitetado para a manutenção do predomínio da esquerda nos espaços de poder.
Muitos afirmam, que Nogueira só não apoiou declaradamente a candidatura petista no pleito de 2022 para não se indispor com setores da política que possuem forte influência junto aos órgãos fiscalizadores, como TCE e MPE, cuja a suspeita é de que se esses órgãos se debruçassem com entusiasmo sobre as denúncias enfrentadas pelo prefeito ao longo dos 16 anos de gestão. A liderança que Edvaldo exerce, alicerçada no “marketing fantasioso” de bom gestor, já teria ido pro beleléu.
É fato que Edvaldo não se arriscaria em afrontar o “sistema”, diferente disso, ele se apresenta como cordeirinho, tanto que à frente da gestão municipal no quarto mandato, e enfrentando uma série de denúncias graves, os aracajuanos nunca viram um processo prosperar contra o gestor.
O caso do Hospital de Campanha, cuja denúncia apresentada por um grupo de vereadores foi arquivada rapidamente pelo Ministério Público Estadual, só prosperando quando levada ao Ministério Público Federal, Transmitiu para uma parcela da sociedade, a sensação de que há uma blindagem para as gestões de Edvaldo.
E é exatamente a temeridade em enfrentar esse sistema, que acaba levando Nogueira a sempre figurar como pivô da esquerda, objetivando embolar o “meio de campo” dos times adversários. Foi dessa forma e com a promessa de votos na capital, que Nogueira atraiu Albano em 2010 e André em 2018, para vê-los derrotados no caminho para o senado.
Hoje, com ao precipitado lançamento do nome de Luiz Roberto, ele já conseguiu desarrumar o agrupamento do governador, e como aparenta estar num entendimento discreto com o PT, através da interlocução de um ex-governador. Com um duvidoso elogio de que Mitidieri vai honrar o compromisso, Edvaldo vai acabar arrastando o projeto de reeleição de Mitidieri para o insucesso.
O afastamento de Valmir de Francisquinho do 2º turno da eleição de 2022, e a eleição de Fábio que figurou no primeiro turno como 3º colocado, promoveram uma mudança radical no contexto político e eleitoral de Sergipe. E após o pleito a mudança de comando de algumas siglas partidárias, contribuíram para alterar ainda mais o cenário eleitoral de 2024, no qual os principais protagonistas estão mirando 2026.
A lembrança do episódio do Hospital de Campanha, foi apenas para ilustrar que a indisposição para afrontar os órgãos fiscalizadores, foi talvez a responsável por impedir Nogueira do apoio declarado ao PT. Mesmo ele tendo expressado publicamente, de forma inoportuna, que foi um erro a escolha do ex-governador Belivaldo Chagas, que optou por Mitidieri para disputar o governo com o apoio da base aliada.
Não é difícil observar que os 300 milhões que Dilma liberou para a PMA e outros 300 milhões que o Governo Federal acabou de liberar para o município de Socorro (administrada também por um ex-membro do PCdoB), mostram a perfeita articulação da esquerda com o aval do presidente Lula. A quem hoje, Fábio jamais negaria um pedido de apoio para Luiz Roberto.
Mesmo estando o governador, supostamente atrelado a um pedido do presidente da República, a sorte de Mitidieri, é que alguns verdadeiros aliados dele, estão enxergando o movimento de Edvaldo, e podem não fornecer a carga de bateria necessária para fazer funcionar a candidatura de Luiz Roberto.
A pergunta é: Em 2026 Jackson Barreto, Edvaldo Nogueira, Rogério Carvalho, Marcos Santana e o Padre Inaldo, estarão comprometidos com a reeleição de Fábio?
É talvez a resposta a essa pergunta, que está fazendo Mitidieri acordar.
Fecomércio/SE: processo julgamento eleição na pauta do TRT, dia 21 de maio E na próxima terça-feira, 21, está na pauta de julgamento do Tribunal Regional do Trabalho o processo de julgamento da última eleição da Federação do Comércio de Sergipe – Fecomércio. Se seguir o mesmo desfecho do último julgamento a Federação do Comércio de Sergipe terá o terceiro pleito em menos de dois anos. Situação jamais vista em nenhum estado do Brasil, durante os 80 anos de existência do sistema patronal sindical. Revela falta de habilidade política do gestor da época que conduziu o processo descumprindo os regulamentos da casa, cujas eleições foram anuladas duas vezes.
Mudanças climáticas devem ter atenção da gestão pública, defende MPCSE O Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPCSE) defende que a gestão pública deve estar atenta às mudanças climáticas, principalmente no que diz respeito ao planejamento de ações para mitigar possíveis danos que possam ocorrer em Sergipe. O procurador-geral Eduardo Santos Rolemberg Côrtes entende que a administração precisa observar o princípio da precaução com o objetivo de antecipar riscos, proteger a integridade da população e reduzir danos.
Cenário A intervenção sobre o tema foi feita na quinta-feira, dia 9, durante sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), quando Côrtes registrou o cenário crítico do Rio Grande do Sul. O estado sulista sofre com a catástrofe em decorrência das mudanças climáticas que vem assolando o mundo, com milhares de pessoas atualmente desabrigadas.
Mitigação e adaptações Na sessão, o procurador-geral lembrou que a situação em Rio Grande do Sul vem sendo recorrente e destacou os apontamentos feitos por cientistas sobre a continuidade dos desastres. Diante do que está acontecendo no estado gaúcho, Eduardo Côrtes alertou para a importância da necessidade de mitigação e adaptações às tragédias decorrentes das alterações climáticas.
Plano de fiscalização Segundo o procurador-geral, após a provocação do MPC, desde 2019 a Corte de Contas atua em relação a questões voltadas às mudanças climáticas, e para 2024 incluiu no plano anual de fiscalização a Defesa Civil como objeto prioritário. Ele registrou também que no final de 2023 o estado aprovou lei específica sobre a Política Estadual de Mudanças Climáticas e um fórum para debate do tema.
Meio ambiente de forma mais ampla Para Eduardo Côrtes, o Tribunal precisa dar o acompanhamento não só com relação a Defesa Civil, mas nas questões ambientais de forma mais ampla, como o saneamento básico, ocupação de planejamento territorial, degradação ambiental, ao desmatamento e em todas as questões que influenciam de forma direta quando se tratam de prevenção aos riscos trazidos pelas mudanças climáticas.
Reunião Com a exposição do assunto na sessão, a presidente-conselheira do TCE, Susana Azevedo, sugeriu realizar uma reunião com os representantes da Defesa Civil em todo Estado e se colocou à disposição do Ministério Público de Contas para outras iniciativas. A medida servirá para prevenir tragédias nos municípios sergipanos.
Força do grupo Rodrigo Sobral, pré-candidato em Capela, ratificou, durante entrevista na Liberdade FM, a força do agrupamento que conta com o apoio da sua líder maior, a prefeita Silvany Mamlak, de 4 ex-prefeitos, 62 pré-candidatos a vereador e de lideranças importantes, como o deputado estadual Cristiano Cavalcante e o ex-deputado federal, André Moura.
Força do povo Ainda segundo Rodrigo, o mais importante nesta caminhada são as palavras de incentivo e de apoio que tem recebido do povo capelense durante as caminhadas que tem feito por todos os povoados da cidade.
Itabaiana: Centro Municipal de Fisioterapia capacita profissionais para atender demandas da saúde da mulher No último sábado, 11, o Centro Municipal de Fisioterapia Geraldo Teles promoveu um curso de capacitação voltado para os profissionais com o tema “Incontinência Urinária: o que avaliar e como tratar”. O objetivo principal do curso foi preparar os fisioterapeutas para lidar com a crescente demanda de atendimentos relacionados à fisioterapia em saúde da mulher.
Demanda O curso foi ministrado pela fisioterapeuta Fernanda Araújo, especialista em Fisioterapia em Saúde da Mulher, além de mestre e doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de Sergipe. “É um tema bastante importante, pois trata-se de um problema que acomete a população há muito tempo, mas que sempre foi negligenciado. Com o aumento dessa demanda, o nosso objetivo é capacitar os profissionais de fisioterapia do município de itabaiana para que eles consigam avaliar adequadamente esses pacientes e tratar de maneira eficaz”, explicou a especialista.
Grande procura De acordo com Yago Lima, coordenador do Centro, a procura pela fisioterapia em saúde da mulher tem aumentado consideravelmente. “Nós realizamos aproximadamente 700 atendimentos semanais, a maioria ortopédicos e neurológicos, porém, de um tempo para cá, nós temos notado um aumento da demanda em saúde da mulher e por isso resolvemos capacitar os nossos profissionais para que eles atendam essas mulheres da melhor maneira possível”, disse Yago.
Conhecimentos Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os diferentes tipos de incontinência urinária, fatores de risco associados, métodos de avaliação clínica e ferramentas de tratamento disponíveis. Além da parte teórica, os participantes também tiveram a chance de aprimorar suas habilidades práticas, onde puderam aprender e praticar técnicas de avaliação específicas e exercícios terapêuticos destinados a fortalecer os músculos do assoalho pélvico e melhorar o controle da bexiga.
Em resgate Desde o último fim de semana, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe está no município de Rio Grande, que fica às margens da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Os profissionais estão em missão de resgate e assistência aos gaúchos vítimas das enchentes. É nessa região da lagoa por onde passará o volume de água resultante das enchentes do Vale do Taquari e da capital gaúcha, Porto Alegre. O volume de água esperado para a Lagoa dos Patos ainda não foi alcançado devido às condições climáticas do estado. Para a missão, o Governo de Sergipe enviou viaturas, botes para salvamento, drones e outros equipamentos de salvamentos necessários para atuação em situações de desastre.
Emissão suspensa Ainda falando sobre as fortes chuvas do RS, desde a semana passada a emissão de nota fiscal está suspensa em todo o país para o transporte de mercadorias doadas para as vítimas das enchentes. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado. A decisão foi do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne secretários da Fazenda de todo o país, e da Secretaria Especial da Receita Federal, e contou com voto favorável da Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe (Sefaz). Para ter direito ao benefício, é necessário que o transporte das mercadorias esteja acompanhado da declaração de conteúdo e seja destinada ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul e prefeituras ou entidades beneficentes sem fins lucrativos daquele estado.
Byron cobra direitos de pacientes com fibromialgia O vereador sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) cobrou o reconhecimento de direitos das pessoas com fibromialgia. Autor da lei 5881/2024, Bayron orienta que os aracajuanos com fibromialgia acessem seus direitos como pessoas com deficiência, como previsto na lei municipal.
Dor crônica “A fibromialgia afeta o sistema musculoesquelético causando dor crônica e generalizada, sendo acompanhada, na maioria das vezes, por falta de sono, cansaço, distúrbios do humor, além de também poder desenvolver a ansiedade e a depressão. É neste contexto que as políticas públicas devem entrar em ação, uma vez que o tratamento já foi regulamentado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.
Direitos Pacientes aracajuanos com fibromialgia têm os mesmos direitos de pessoas com deficiência desde dezembro, quando a lei 5881/2024 foi sancionada. O vereador sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) é autor da lei e aproveitou o 12 de maio, data alusiva à fibromialgia, para lembrar da necessidade de políticas públicas para esses pacientes.
Direitos II “A partir deste reconhecimento e acolhimento, podemos viabilizar mais entendimento sobre o assunto, além das alternativas de tratamento, as quais exigem dedicação integral, sendo essencial a aplicação de direitos e benefícios, mas também é preciso reforçar que esses mesmos pacientes buscam reabilitação, com formas de se manter ativos e produtivos em nossa sociedade”, disse.
Semana Nacional do Registro Civil em Sergipe visa atender população socialmente vulnerável Apesar de ser um direito fundamental, garantido pela Constituição Federal de 1988, a emissão da Certidão de Registro Civil de Nascimento ainda não é uma realidade para uma parcela considerável dos brasileiros. De acordo com dados do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 2.7 milhões de pessoas no Brasil não são registradas, o que representa 2,59% da população do país. Sem o registro de nascimento, é como se essas pessoas não existissem, pois não podem usufruir de direitos essenciais, como saúde e educação. Sem o documento, a pessoa não pode, por exemplo, se vacinar, se matricular na escola ou ter acesso a benefícios como Bolsa Família ou aposentadoria.
Ação acontece entre 13 e 17 de maio e conta com participação do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Sergipe De modo a promover e ampliar o acesso a esse direito fundamental, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Sergipe promove, entre 13 e 17 de maio, a Segunda Edição da Semana Nacional de Registro Civil: Registre-se!. Com o slogan “Sua história tem nome e sobrenome”, a iniciativa busca assegurar e facilitar a emissão de documentação básica, como a certidão de nascimento.
Convite e contribuição A convite do órgão, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Estácio de Sergipe irá agregar esforços para contribuir com a ação, que acontecerá nos Fóruns Integrados IV, situado no bairro Santa Maria, em Aracaju. “O foco dessa edição será o atendimento à população em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária e egressos do cárcere, bem como à população indígena”, explica Davidson Miranda, coordenador do Curso de Direito da Estácio Sergipe. “Mas, isso se dará sem prejuízo aos demais segmentos da população socialmente vulnerável”, complementa.
Sala de atendimento O NPJ da Estácio Sergipe, que já conta com uma sala de atendimento às pessoas carentes, vulneráveis e hipervulneráveis dentro do Fórum Santa Maria, atuará juridicamente no auxílio de demandas e tirará dúvidas dos cidadãos que queiram solicitar a documentação. “Essa é uma ação importante, que auxilia no fortalecimento à dignidade da pessoa humana e está diretamente relacionada à defesa dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS nº 10, que fala sobre a Redução das Desigualdades”, explica Davidson. “A dignidade de um ser humano, o respeito aos direitos e garantias fundamentais perpassam pela identificação, pelo direito ao Registro Civil”, finaliza o coordenador.
Pertencimento Já Valeska Sóstenes, coordenadora do NPJ da Estácio Sergipe, destaca que ações dessa natureza fazem com que os discentes construam o sentimento maior de pertencimento à comunidade. “Elas desenvolvem a amizade cívica e demais competências socioafetivas, em conjunto com a aplicação prática, crítica e reflexiva do seu saber técnico-jurídico”, destaca a profissional. Mais informações: Site do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe – https://www.tjse.jus.br/agencia/noticias/item/14944-semana-nacional-de-registro-civil-acontecera-de-13-a-17-de-maio
CRA-SE realiza seleção estagiários para setor administrativo O Conselho Regional de Administração de Sergipe realizou na manhã da última sexta-feira, 10, o processo seletivo para contratação de dois estagiários para compor a equipe que atuará no setor administrativo. A autarquia recebeu 42 currículos de estudantes altamente qualificados.
Etapas Todo o processo seletivo foi realizado em três etapas, sendo a primeira no recebimento dos currículos, seguida da seleção de 22 estudantes para uma análise técnica presencial, onde foram selecionados quatro universitários para a decisão final da dupla que atuará no CRA-SE. Segundo o diretor financeiro administrativo do Conselho, Adm. Gildson Mendes, a contratação é uma forma de trazer novas habilidades, um pensamento criativo e uma nova dinâmica mais eficaz para a equipe. “A nossa previsão é que os dois estagiários comecem a trabalhar no Conselho ainda essa semana”, garantiu.
Retiro de Curas acontece de 24 a 26 de maio em Aracaju A capital sergipana é a primeira cidade do Nordeste a receber o Retiro de Curas liderado pela mentora existencial paranaense Nora Muñoz. O evento acontece entre os dias 24 e 26 de maio no hotel Pousada do Sol, na Orla da Atalaia.
Chamado da Paz Segundo a mentora Nora Muñoz, o Retiro é destinado às pessoas que se sentem sem resultados expressivos na vida e querem mudar essa realidade. Durante três dias, os participantes estarão imersos em diversas atividades como rodas de conversas, palestras e minutos de reflexão.“Nosso encontro é direcionado àquelas pessoas que se sentem perdidas e querem agilizar os resultados. É um encontro com a sua alma e suas curas para atender o chamado com paz”, destacou.
Inscrições As inscrições para as últimas vagas do retiro ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia 17 de maio pelo telefone 79 98843-5046. O próximo Retiro de Curas será realizado no mês de novembro no Rio de Janeiro.
2º Desafio Liga Jovem tem inscrições abertas até junho A segunda edição do Desafio Liga Jovem já está com inscrições abertas, até 7 de junho, e estudantes, do 8º ano aos ensinos técnico e superior, de todos os municípios sergipanos podem participar. Essa é uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil e é resultado de uma parceria entre o Sebrae e o Instituto Ideias do Futuro.
Atividades O projeto consiste na promoção de atividades presenciais ou on-line que desafiam os jovens ao longo do ano a apresentarem soluções para problemas reais enfrentados por sua escola e comunidade. Esse tipo de atividade estimula o estudante a desenvolver habilidades empreendedoras e o trabalho em equipe, além de fomentar a formação de cidadãos críticos e atuantes. De acordo com a gestora estadual do Desafio, Débora Mendonça, a participação no Liga Jovem gera um aprendizado que enriquece a jornada do estudante em diversos aspectos da vida.
Aprendizado De acordo com a gestora estadual do Desafio, Débora Mendonça, a participação no Liga Jovem gera um aprendizado que enriquece a jornada do estudante em diversos aspectos da vida. “O desafio leva uma experiência inesquecível para o estudante, principalmente, para aqueles que chegam na etapa final, pois conhecem um estado diferente e equipes com pessoas do Brasil inteiro. É algo que fica marcado para o resto da vida. Mas, mesmo para quem não chega na final, vejo importância nesse processo de participar de uma atividade que é lúdica e educativa, traz motivação, amplia e enriquece o repertório do estudante. Ele sai dos muros da escola, da universidade, cria, pesquisa e constrói uma visão mais ampla do seu entorno, da sua comunidade”, explicou.
Equipes O trabalho tem início com a formação de equipes de 2 a 5 alunos e um orientador maior de idade. Os componentes são desafiados a apresentar o seu projeto inovador em um vídeo de cinco minutos, com soluções que façam uso de tecnologias, sejam elas digitais – como redes sociais, aplicativos e sites – ou mesmo analógicas. Para que esse trabalho se concretize, os estudantes vão seguir uma trilha de aprendizados com oficinas, palestras e mentorias que os auxiliem durante a elaboração do projeto.
Inscrições Ao fim do Desafio, os participantes receberão um certificado de participação e conclusão do curso. Os primeiros colocados vão participar de missões nacionais e internacionais, com despesas pagas pelo Sebrae, – a etapa internacional será realizada no primeiro semestre de 2025. As inscrições estão abertas no site do Liga Jovem, assim como a programação e os prêmios de cada etapa.
‘Ipes até Você’ beneficia servidores da Sefaz com a oferta de vários serviços Ontem, 13, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) levou as ações do Programa ‘Ipes até Você’ à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Durante a realização do programa na sede do órgão, os servidores, sendo beneficiários da autarquia ou não, puderam usufruir de inúmeros serviços.
Serviços De acordo com a chefe de gabinete da Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros) do Ipesaúde, Gilvanda Salmeron, na oportunidade, foram ofertados aos servidores da Sefaz os serviços de aferição de pressão, glicemia, vacinação, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), avaliação nutricional, massagem, marcação de consulta e cadastramento da biometria facial.
Elogios A iniciativa do Ipesaúde agradou muito aos servidores da Sefaz, que não pouparam elogios ao programa. Exemplo dessa satisfação foi a avaliação feita pela superintendente de Gestão de Pessoas do órgão, Zélia Apóstolo, que considerou o projeto muito importante, uma vez que o Ipesaúde se faz presente na vida de todos os servidores. “Essa preocupação de levar saúde e conceitos de saúde, de fazer com que os servidores repensem as suas práticas é muito importante, porque quando o servidor percebe que a sua glicemia e a sua pressão estão um pouco alteradas, isso vai despertar um alerta para que ele se cuide. O Ipes está trilhando um excelente caminho, porque ensina o servidor a pensar na prevenção. Esse é um excelente trabalho”, elogia.
Importância A beneficiária do Ipesaúde Analúcia dos Santos também destacou a importância do programa. “Essa campanha do ‘Ipes até Você’ foi uma excelente iniciativa, porque deu oportunidade aos funcionários da Secretaria da Fazenda de terem um momento de medição de glicemia, de vacinação e de aferição da pressão, do peso e da altura. É válido ter esses profissionais do Ipes aqui, eles estão dando o melhor de si para que o projeto vá em frente e tenha bastante sucesso”, ressalta. Outra beneficiária que gostou muito do programa foi Olga Ester Azevedo, ela agradeceu a oferta dos serviços do Ipesaúde no seu local de trabalho. “Amei essa nova roupagem do Ipes em que ele veio até nós para sermos preventivos. Foi muito bom para nós. Muito obrigada! O Ipes está com a gente e a gente está com o Ipes!”, diz.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Emurb resolve problema de cratera no Bairro 13 de Julho E os moradores da Rua Osório de Araújo Ramos, precisamente em frente ao Condomínio Solar da Praia agradecem a Emurb que ainda ontem pela manhã, após a divulgação do problema neste pequeno espaço, esteve no local, e acabou com a cratera que estava bem em frente a uma garagem. Os moradores, especialmente o engenheiro civil Ronald Donald agradece pela atenção em solucionar o problema que já tinha cerca de 30 dias.
Emsurb Do ex-deputado estadual Jorge Araujo: “Rua Duque de Caxias, esquina com Villa Cristina onde fica a sede da Secretaria de Estado da Administração, os bueiros estão totalmente encobertos e com qualquer chuva inunda as duas vias, precisando urgentemente de uma providência por parte da Prefeitura.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
O homem honrado nunca jura; contenta-se com dizer: isto é ou isto não é. O seu caráter jura por ele.” Jean de la Bruyere.