Discurso de perdedor com ameaça de golpe

                                    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
               “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Fernando Gabeira, jornalista – Espaço Aberto/Estadão

  No momento em que os partidos preparam convenções, o que se espera dos candidatos são discursos sobre seu projeto de governo e o otimismo sobre a possibilidade de vitória.

 Bolsonaro está na contramão. Ele reuniu embaixadores no Palácio da Alvorada para fazer um discurso de perdedor, levantando uma série de dúvidas sobre o sistema eleitoral, já amplamente respondidas.

 Na verdade, Bolsonaro violentou os fatos muitas vezes. Usou indevidamente um inquérito da Polícia Federal para concluir o que não está nele: a possibilidade de alterar nomes e votos. Mencionou o questionamento do PSDB ao resultado das eleições, sem admitir que o partido ficou satisfeito com a resposta. Afirmou que o sistema não é auditável, quando este é um dos seus atributos, ao lado da segurança e da transparência.

 Bolsonaro reuniu os embaixadores para caluniar o sistema eleitoral e alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). É algo que deveria ser punido pelas leis brasileiras, porque isso foi, inclusive, realizado num prédio público e tinha objetivos eleitorais.

 É uma contradição dizer que Bolsonaro fez um discurso de perdedor e tinha objetivos eleitorais. Ocorre que a contradição está no seu próprio comportamento.

 Um dos objetivos de Bolsonaro é preparar o campo para resistir ao resultado das eleições e tentar um golpe de Estado, no estilo de Trump e sua invasão do Capitólio.

 Há dois problemas no caminho. O primeiro deles é que pode perder feio nas eleições e a própria dúvida sobre as urnas eletrônicas não terá crédito. O segundo deles é anunciar com muita antecedência o golpe de Estado, dando tempo à sociedade para se preparar e neutralizá-lo.

 Por outro lado, Bolsonaro fala tanto em golpe que parece ter anestesiado a sociedade. Tornou-se natural uma manifestação como esta diante dos embaixadores. Os próprios políticos, todos eleitos por meio das urnas eletrônicas, estão parcialmente silenciosos.

 Isso fala muito sobre sua inteligência. Parecem não ter compreendido ainda que, se Bolsonaro tenta invalidar as eleições, eles também, os eleitos, serão levados na tempestade de dúvidas.

 Todos os que foram eleitos por meio de urnas eletrônicas deveriam se manifestar quando Bolsonaro afirma as barbaridades que pronunciou diante dos embaixadores. Afinal, até sua legitimidade no momento está sendo questionada.

 Infelizmente, Bolsonaro está arrastando no seu projeto insano o próprio ministro da Defesa e, possivelmente, uma fração das Forças Armadas.

 Os militares viram muitas eleições no Brasil, desde o processo de democratização. Num momento da trajetória, as eleições tornaram-se eletrônicas e desde então foram assim. Nunca foram contestadas pelos militares, exceto agora, por alguns deles. Como dizia o criminoso de Foz do Iguaçu, aqui é Bolsonaro, logo, a faculdade de pensar sofre um grande abalo.

 O fato de Bolsonaro se comportar como um perdedor e caminhar para a derrota não significa um futuro confortável. Em primeiro lugar, será necessário um grande esforço para neutralizar o golpe, punir responsáveis. Só aí, então, será possível tratar com mais calma aqueles temas que dominam uma eleição democrática: que políticas aplicar para a retomada da economia, a superação da fome, a preservação do meio ambiente, o salto de qualidade na educação, a recuperação da credibilidade internacional.

 O fato de Bolsonaro ter anunciado seu golpe e encarnado o perdedor facilita, mas não resolve o problema da resistência. A começar pelas instituições, o País inteiro precisa reagir, preparando-se para garantir o resultado eleitoral.

 Bolsonaro diante dos embaixadores realizava uma tarefa impossível: tentar convencer governos de que o sistema eleitoral é inutilizável.

 Os países já têm informação adequada sobre isso.

 Uma outra batalha diz respeito à opinião pública internacional. Certamente, Bolsonaro já a perdeu. Mas, ainda assim, é necessário que todos os brasileiros no exterior se manifestem, escrevam para jornais, mobilizem amigos e conhecidos, preparem a resistência, porque ela será fundamental para combater a tendência à timidez dos governos em momentos como este.

 Bolsonaro, ao falar com os embaixadores, ligou na verdade o sinal amarelo. Será, de certa forma, uma grande incompetência se a sociedade brasileira não se preparar adequadamente para um golpe anunciado por um líder com algumas deficiências cognitivas e uma extrema-direita a quem o poder serviu apenas para mostrar sua incapacidade radical de governar o País.

 É muito raro um governante começar mal nas pesquisas. Significa que ele já foi julgado pelo seu trabalho. Por mais pedaladas que dê – e a chamada PEC das eleições foi uma das maiores da história –, será difícil de sepultar esse julgamento formado ao longo de quase quatro anos, com uma epidemia no meio, crise econômica, fome, desemprego e misoginia num país em que a maioria do eleitorado é feminina.

 Só resta uma tentativa de golpe para conquistar pela força o que foi perdido em empatia e credibilidade. Missão quase impossível, nos tempos modernos.

 

 

 

Prefeitura de Lagarto não renovou convênio com permissionária de energia elétrica, deixando o Povoado Colônia Treze na escuridão; moradores farão manifestação nesta sexta  Deu no site O Bolo é Grande: “A Prefeitura de Lagarto não renovou o convênio com a Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural Centro Sul de Sergipe (CERCOS), que é a permissionária de energia elétrica do Povoado Colônia Treze, ocasionando constantes apagões há cerca de três meses na região, além de vários postes sem funcionar. O presidente da CERCOS, Aroldo Costa, participou nesta quinta-feira, 21, do Programa Sergipe em Destaque, 102.7 FM, e disse que a gestão da prefeita Hilda Ribeiro foi notificada em abril sobre o fim do contrato. “A prefeitura foi notificada no dia 19 de abril, mas somente ontem fomos recebidos pela gestão”, afirmou. O apresentador Aclécio Prata perguntou se a CERCOS poderia fazer algo para amenizar o problema. “Infelizmente não, porque só podemos trabalhar mediante convênio”, respondeu. Diante da problemática, os moradores da Colônia Treze irão realizar uma manifestação amanhã, sexta-feira, reivindicando que a prefeitura assine o convênio.”

 

 

Para Luciano Pimentel, Laércio está preparado para o Senado Luciano Pimentel (PP) busca um terceiro mandato na Assembleia Legislativa. O deputado estadual se diz confiante que o povo sergipano saberá escolher bem seus representantes nestas eleições. Ao analisar os postulantes ao Senado, ele reconhece Laércio Oliveira como o pré-candidato ao cargo que possui os pré-requisitos necessários que se espera de um bom senador.

Atuação “Laércio se destaca pelo seu conhecimento do Legislativo, e pela atuação parlamentar e empresarial. É um deputado que tem trânsito em todos os seguimentos da esfera pública. É pessoa íntegra, trabalhador, tem uma vida inteira dedicada à geração de emprego, renda e atratividade para o estado. Ele de fato sabe como ajudar Sergipe a se desenvolver”, disse Pimentel.

Novo momento Ao defender a pré-candidatura de Laércio, o parlamentar explica que Sergipe viverá um novo momento de desenvolvimento nos próximos anos, e isso exigirá pessoas capacitadas para representar a população sergipana. Ele se refere à lei do gás, que abriu o mercado, ampliou as oportunidades de negócios e colocou Sergipe no centro das discussões do mercado de gás e energia. “Nós teremos um novo momento na economia sergipana com a implantação de grandes Indústrias graças à aprovação da nova lei do gás, da qual o deputado Laércio Oliveira foi relator no Congresso Nacional. Ele provou que tem capacidade e conhecimento dos problemas do Estado, e poderá contribuir ainda mais na atração de novas empresas e na geração de emprego e renda”, pontuou.

Melhorias na infraestrutura na sede e povoados de Capela  O município de Capela tem recebido, nos últimos anos, um número significativo de obras. Seja fruto de recursos federais ou próprios, a cidade, localizada a 75km de Aracaju, tem realizado uma série de ações voltadas à melhoria da infraestrutura, com destaque à melhoria das vias do município, seja na sede ou povoados. Exemplo destas ações são as obras inauguradas no Povoado Vila Pedras no último sábado, 16, onde, entre pavimentação asfáltica ou paralelepípedos, foram investidos cerca de R$ 2 milhões de reais, fruto de emendas parlamentares. Também houve um forte investimento de recursos em outras comunidades, a exemplo dos povoados Angás, Miranda, Chora Menino, Saúde e Pirunga. Todas elas concluídas ou em fase de conclusão e realizadas com recursos próprios. 

Melhorias na infraestrutura na sede e povoados de Capela II Também há a previsão do início de obras de pavimentação nos povoados Miranda, Pindaíba e Pau D’Arco, fruto de recursos federais, e Quixaba, com investimentos do município. Segundo a prefeita de Capela, Silvany Mamlak, obras em infraestrutura trazem qualidade de vida para a população. “Nosso objetivo é garantir a qualidade de vida nos povoados e na sede de Capela. Para isso, realizamos o levantamento do que é necessário fazer para levar o calçamento para as comunidades de povoados em nosso município, já considerando, através do Programa Minha Rua Melhor, também levar o asfalto para diversas localidades, na sede e nos povoados”, explicou. 

Município firmou parcerias importantes Para isso, algumas parcerias foram firmadas, para que as obras sejam executadas com mais celeridade, com órgãos estaduais e federais. “Em Capela, contamos com a participação tanto de órgãos estaduais quanto federais, a exemplo do DER, que realizou pavimentação asfáltica do Bairro João Nunes, por exemplo, e a Codevasf, que está presente em diversas ações do município. Desta forma, em sintonia com cada órgão, conseguimos dar a ordem de serviço e começar a obra imediatamente, garantindo a segurança necessária à população de que a obra será realizada de forma célere. E esta forma de trabalho se tornou uma marca de nossa gestão”, conta Silvany.

Investimentos chegam a quase R$ 7 milhões Ao todo, estão previstas para a conclusão ou para a assinatura de ordens de serviço, uma série de obras voltadas à pavimentação, seja por paralelepípedos ou asfalto, que, somadas, ultrapassam R$ 6,85 milhões em investimentos, sendo mais de R$ 1,8 milhões de recursos próprios e quase R$ 5 milhões de recursos federais, apenas em obras previstas para serem concluídas ou iniciadas nos próximos meses. Além disso, mais recursos estão previstos para o município até o fim do ano, que serão convertidos em obras estruturantes e aplicados na melhoria de serviços.

“Farei do Turismo uma das principais pautas no Congresso”, destaca Nitinho Sergipe tem um grande potencial de turismo a ser explorado, mas faltam mais investimentos para atrair os próprios sergipanos e turistas de outros estados. Essa é a avaliação do vereador de Aracaju Nitinho Vitale. Pré-candidato a deputado federal, ele pretende defender o desenvolvimento do turismo, especialmente o do estado, no Congresso. “Farei do Turismo uma das principais pautas na Câmara Federal. É uma grande indústria sem chaminé que tem a capacidade de gerar milhares de empregos. Nosso estado tem muitos potenciais que podem ser explorados, mas, para isso, é preciso investir em estrutura e divulgação. Por isso, pretendo destinar recursos de emendas parlamentares para viabilizar a ampliação do turismo em Sergipe”, detalha Nitinho.

Capacidade Aracaju O parlamentar destaca a capacidade da capital conquistar quem a visita, seja para o lazer ou trabalho. “Os turistas quando chegam a primeira vez em nossa capital querem voltar, ficam apaixonados por nossa cidade. Temos que ter uma visão maior para o turismo, já que o fortalecimento dessa cadeia traz como consequência a geração de mais empregos diretos e indiretos. Isso gera renda e ajuda a movimentar a nossa economia”, salienta.

Mais eventos Nitinho também ressalta a importância de atrair mais eventos tanto para a capital como para o interior sergipano. “É importante incentivar a promoção de grandes eventos culturais, esportivos, de negócios, entre outros que contribuam para que mais pessoas conheçam o nosso estado. Temos espaços para isso, a exemplo da nossa Orla de Atalaia, do Centro de Convenções, do complexo esportivo no Batistão, entre outros na capital. E isso também deve ser feito em municípios do interior”, frisa.

Investimento no turismo O pré-candidato reforça ainda que estados vizinhos, como Alagoas, têm o turismo como uma de suas principais atividades econômicas. “Sei que passamos por dificuldades, mas o turismo é uma ponte para o crescimento neste país. O governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju promovem suas ações na área, mas precisamos investir ainda mais em nosso turismo e eu quero ser um dos parceiros do nosso estado para conseguir, em Brasília, os recursos necessários para viabilizar esse fortalecimento em Sergipe”, enfatiza.

Atrativos em Sergipe Nitinho cita alguns atrativos em Sergipe que precisam de maior divulgação e investimento. “Temos grandes riquezas em diversos municípios do nosso estado que são pouco conhecidas. Muitas pessoas no nosso próprio estado nunca conheceram ou fizeram o passeio pelos Cânions de Xingó, em Canindé de São Francisco”, pontuou. “Tanto lugar bonito, a região de Pacatuba, que tem uma espécie de ‘Pantanal’ e poucos conhecem. Além de outros lugares, como a parte histórica de São Cristóvão e Laranjeiras, das trilhas na Serra de Itabaiana, ou das belezas naturais na Lagoa dos Tambaquis e Crôa do Goré”, complementa Nitinho.

Presidente da FNP, Edvaldo se reúne com ministro do Trabalho para liberação de benefício a taxistas O prefeito Edvaldo Nogueira, na condição de presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), se reuniu, em audiência virtual, na quinta-feira, 21, com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, para tratar da liberação de R$ 2 bilhões para taxistas, como forma de auxílio federal, estabelecido pela emenda constitucional 123/22. O ministro solicitou aos prefeitos o envio dos cadastros dos taxistas com alvará atualizado e ativos no exercício da profissão para que o governo federal possa estabelecer o valor do auxílio e em quantas parcelas será pago. A previsão é de que a primeira parcela do benefício já seja liberada na primeira quinzena de agosto.

Rapidez Essa é uma pauta muito importante e que precisava ser discutida o mais rapidamente possível, especialmente porque foi uma das categorias mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Serão R$ 2 bilhões para que os taxistas possam se restabelecer, possam se reorganizar, novamente, e nós, prefeitos, faremos uma verdadeira força-tarefa para que os dados referentes aos municípios, cadastrados nas prefeituras, sejam encaminhados ao ministério o mais rapidamente possível para que o benefício seja liberado. São R$ 2 bilhões que serão aplicados na economia do nosso país, gerando emprego, renda, e ajudando esses profissionais tão fundamentais para as cidades”, destacou Edvaldo.

Iniciativa O prefeito parabenizou, ainda, o ministério pela iniciativa de “envolver os gestores municipais de maneira efetiva na ação”. “Nós, prefeitos, conhecemos as cidades. O governo federal não tem uma base de dados dos profissionais, portanto, foi muito importante que o ministério já tenha solicitado prontamente esta audiência para que os governantes municipais participassem ativamente. Sempre defendo a importância desta somação de esforços e, pode ter certeza, de que o que for da nossa competência, faremos o mais rápido possível para que o recurso chegue o quanto antes a esta classe, tão fundamental para o país. Foi uma reunião muito esclarecedora”, completou.

1ª etapa De acordo com o ministro José Carlos Oliveira, a primeira etapa para cadastramento dos taxistas na base de dados do governo federal se encerrará no dia 31 de julho. Até a data, os municípios deverão encaminhar listagem com as informações sobre os profissionais que deverão ter alvará e CNH válidos. O ministro explicou, ainda, que a quantidade de parcelas e o número de beneficiados serão definidos a partir dos dados encaminhados pelos prefeitos.

Checagem “Faremos uma série de cruzamento de dados para checagem e depois envio dos recursos ao banco, para que os taxistas possam ter acesso. É quase certo que o pagamento será realizado pela Caixa Econômica, mas ainda não fechamos. As primeiras parcelas serão pagas no dia 15 de agosto. No início de agosto haverá uma outra etapa para o cadastramento e, estes profissionais que entrarem nesta nova remessa, receberão no final de agosto”, detalhou o ministro, pedindo empenho máximo dos gestores e se colocando à disposição para o esclarecimento de dúvidas.

Auxílio Previsto na emenda constitucional nº 123/22, o auxílio para taxistas faz parte do pacote de benefícios, estabelecido pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC), promulgada na semana passada pelo Congresso Nacional. A expectativa é de que o auxílio seja pago em até seis parcelas, sendo as duas primeiras – julho e agosto -, já creditadas no dia 15 de agosto.

Governo de Itabaiana entrega 10 novos veículos à população Na manhã da quinta-feira (21),o Governo de Itabaiana entregou à população mais 10 novos veículos 0km que serão utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Do quantitativo, duas são ambulâncias e oito são carros que auxiliarão nos mais diversos programas de saúde que o município oferece. Os recursos para aquisição dos carros foram provenientes de emendas parlamentares e completados com recursos próprios. Já as ambulâncias foram adquiridas somente com recursos próprios.

Importância O prefeito Adailton Sousa ressaltou a importância desses veículos para a população, principalmente aos mais carentes que necessitam de auxílio para realização de exames e procedimentos como, por exemplo, a hemodiálise, ou até mesmo que precisam se deslocar para outros estados. “Não é à toa que nosso slogan traz a frase “Mais Humana”. Nossa administração tem a marca da humanidade e praticamos todos os dias, principalmente com as pessoas que buscam os serviços de saúde. Agora temos 12 ambulâncias a serviço do povo itabaianense. Isso é motivo de muito orgulho e alegria para mim porque reflete a responsabilidade de toda a gestão com o povo”, disse.

União Para o secretário municipal de Saúde, José Suelton, avanços como esse acontecem devido à união da gestão e a vontade de ver a cidade crescer cada vez mais. “O maior ganhador de mais uma grande conquista é a população. Em torno de um mês, celebramos a conquista da nossa UPA 24 horas, que será construída, e agora a aquisição de 10 novos veículos. Contudo, ainda vem muito mais por aí”, garantiu.

Comprometimento Pâmala Thayná, diretora da Unidade de Saúde do bairro Miguel Teles, também comemorou mais esse ganho para a saúde. “Fico feliz em ver o comprometimento da gestão com todas as áreas, mas principalmente com a saúde. Atender e cuidar de quem precisa é nosso maior papel e a gestão nos dá total estrutura para isso”, assegurou. André Barreto, um dos condutores dos novos veículos, destacou o ganho que as pessoas terão. “Vai facilitar ainda mais a locomoção, sobretudo dos mais carentes. A atenção que a prefeitura tem dado à saúde é enorme”, disse.

Na SOMESE, presidente do Hospital Santa Isabel destaca avanços nas negociações com a Prefeitura de Aracaju A presidente da Associação Aracajuana de Beneficência, mantenedora do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Débora Leite, participou do almoço da Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE), quando falou da importância da unidade na atenção materno-infantil do estado e sua situação atual. A médica iniciou sua fala destacando a importância histórica do HMSI, que teve início em 1857 como Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, enfatizando que ao longo da história da instituição houve inúmeras mudanças de perfil assistencial, sempre priorizando as necessidades do momento no estado.

Estrutura Hoje, a instituição de saúde dispõe de maternidade, centro cirúrgico, urgência pediátrica, internamento pediátrico e UTIs adulto, pediátrica e neonatal. “E os números do Santa Isabel demonstram a sua importância para a rede estadual de saúde. “Nossa maternidade preza pela humanização com a presença do acompanhante e cuidado amigo da mulher, sendo desde 2014 um Hospital Amigo da Criança, sempre buscando a humanização de todo o atendimento e incentivo ao aleitamento materno, acreditando este ser o melhor início de vida para qualquer cidadão”.

Nova gestão Débora Leite falou também das medidas de responsabilidade *fiscal* (ou orçamentária?) adotadas pela nova direção a partir de abril desse ano, quando ela assumiu a presidência da Associação. Entre elas estão a redução da folha, reavaliação de todos os contratos e auditorias internas, sempre com total transparência e diálogo com as instituições de controle como o Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado.

Reequilíbrio Sobre o reequilíbrio do contrato com a Prefeitura de Aracaju, Débora Leite destacou os avanços na negociação com a Secretaria Municipal de Saúde. Em reunião realizada na quarta-feira, 20, foi informada que a solicitação do HMSI já se encontra na Procuradoria Geral do Município para a devida análise. “Há também perspectivas da contratação de novos serviços dentro da necessidade da população de Sergipe, de acordo com os planos estratégicos traçados pelas secretarias de Saúde de Aracaju e do Estado”, frisou.

Êxito O presidente da SOMESE, Hesmoney Ramos, elogiou as informações apresentadas e desejou êxito à nova direção. “Trata-se de um grande hospital com uma longa história e que, atualmente, apesar da crise que enfrenta, apresenta números positivos e lança uma luz com novos serviços, a exemplo da saúde suplementar, e isso é muito importante. Esse é um momento no qual todos devemos nos somar para garantir o pleno funcionamento do Santa Isabel”, destacou. Participaram da reunião diversos representantes das entidades médicas e de saúde, além da OAB/SE.

Ações planejadas O presidente do Sincadise, Antônio Carlos Barreto, visitou na manhã da quarta-feira, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade.Na pauta da reunião, conversaram sobre as ações planejadas para o sistema, compostas no plano de gestão do presidente Andrade, que convidou Barreto para compor os conselhos delibrativos de Sesc e Senac.

Encovendas 2022 Antônio Carlos conversou com Marcos Andrade sobre o Encovendas 2022, evento anual promovido pelo Sincadise, solicitando apoio da Federação do Comércio para a realização do evento. O presidente da Fecomércio destacou que o Encovendas é um importante propulsor da economia local, fortalecendo o comércio atacadista distribuidor e dando pujança ao varejo, confirmando que apoiará a realização do evento. A conversa contou com a participação do ex-presidente José Raimundo dos Santos e do superintendente do sistema, Maurício Gonçalves.

Aposentados e pensionistas da rede estadual nascidos em julho devem fazer Prova de Vida até dia 31 Aposentados e pensionistas do Governo do Estado nascidos em julho devem fazer a Prova de Vida até dia 31 deste mês. O procedimento administrativo é obrigatório e pode ser feito de forma digital, pelo aplicativo Meu RPPS. O beneficiário deve fazê-lo no seu mês de nascimento, a cada ano. Se não fizer a validação cadastral, o benefício será bloqueado no mês seguinte. Além de atualizar os dados cadastrais dos beneficiários, a finalidade da Prova de Vida do SergipePrevidência é de evitar pagamentos indevidos de benefícios e outros tipos de fraudes.

Aplicativo “Em https://www.sergipeprevidencia.se.gov.br/meurpps/ , estão disponíveis as orientações e o link para baixar o aplicativo Meu RPPS. Já em https://www.sergipeprevidencia.se.gov.br/provadevida/ , o beneficiário pode conferir as informações de como fazer a Prova de Vida pelo aplicativo e de casos específicos referentes a acamados, hospitalizados, tutelados e curatelados, e residentes em outro estado ou país”, explica o presidente do órgão, José Roberto de Lima Andrade. Mais informações pelo telefone (79) 3198.0800, pelo whatsapp exclusivo para mensagem (79) 9191.6274 e pelo e-mail atendimento@sergipeprevidencia.se.gov.br.

Sergipe é um dos Estados que mais reduziu pobreza e investiu mais de R$ 200 milhões para combatê-la O Governo de Sergipe investiu mais de R$ 200 milhões em ações de combate à pobreza no Estado nos últimos três anos. Com isso, de 2019 a 2021, Sergipe foi um dos estados onde a pobreza menos cresceu durante a pandemia, de acordo com o “Mapa da Nova Pobreza” da Fundação Getúlio Vargas Social (FGV), a partir dos microdados da PNADC. O estado ficou com a média de crescimento em 3,26 pontos percentuais, abaixo da média do Brasil (que ficou em 4,54 pontos percentuais). 

Dados Entre os anos de 2019 e 2020, por exemplo, Sergipe foi um dos estados que mais reduziu a pobreza, junto ao Pará, Piauí e Maranhão, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a publicação, Sergipe ficou à frente no ranking e conseguiu diminuir em 8,9 pontos percentuais o quantitativo de pessoas pobres no estado. “Em todo o mundo, a pobreza cresceu durante a pandemia, e no Brasil não é diferente. Muito ainda precisa ser feito e precisamos reafirmar a necessidade de união de esforços entre todos os entes federativos, estados, municípios e, sobretudo, o Governo Federal para minimizar os efeitos sociais negativos da pandemia, garantindo alimento para quem mais precisa e investindo de forma urgente em políticas públicas efetivas com a finalidade de mudar essa realidade social. Os estados têm feito a sua parte, mas é imprescindível uma atuação mais proativa do Governo Federal”, disse a secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes.

Programas O investimento do Governo do Estado na criação de diversos programas de transferência de renda durante este período foi determinante para minimizar os efeitos sociais da pandemia para a população em situação de pobreza e extrema pobreza. Um destaque vai para o Cartão Mais Inclusão – CMais, criado no início da pandemia (em março de 2020) e que garante benefício de R$ 130 a R$ 200 para até 25 mil famílias, já somando um investimento de aproximadamente R$ 60 milhões.

Órfãos A modalidade CMais – Sergipe Acolhe, voltada para crianças e adolescentes que ficaram órfãos em decorrência da pandemia de Covid-19, foi adicionada ao programa e contempla o pagamento mensal de um auxílio no valor de R$ 500, até o alcance da maioridade civil, somadas a ações integradas de identificação, acolhimento e amparo. Além disso, há a modalidade CMais Sergipe Pela Infância – SPI, que consiste no pagamento de R$ 130 para até 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no CadÚnico, com crianças com até três anos de idade e gestantes. Para gestantes, há ainda o pagamento do benefício complementar de R$ 600. A família beneficiária com crianças pode receber ainda um terceiro benefício no valor de R$ 60 para auxiliar na compra de material escolar. 

Ações  As ações também englobam o Programa Mão Amiga, nas modalidades Cana, Laranja e Bacia Leiteira, que garante benefício de R$ 1.000 para aproximadamente 12 mil famílias, e o Programa Novo Lar, que recupera moradias precárias, sem banheiro e sem reboco, de pessoas abaixo da linha da pobreza nos municípios de menor IDH do estado. Combate à fome e acolhimento O Estado, ainda, reestruturou o Restaurante Popular Padre Pedro, que oferta cerca de 2.700 refeições por dia, entre almoço e jantar, ao valor simbólico de R$ 1 cada, e promove ações de humanização e acolhimento para os seus usuários. Além disso, são também entregues mensalmente 500 cestas de alimentos para Pessoas Convivendo com HIV, num programa pioneiro no Brasil. 

Ações II Outras ações passam ainda pelo acolhimento à população socialmente vulnerável, a exemplo da Casa de Passagem Estadual para pessoas em situação de rua ou em trânsito, com a oferta de lar temporário com dormida, três refeições diárias e três lanches em todos os dias da semana, assistência psicossocial, orientações e escuta qualificada, além de encaminhamentos para a rede pública intersetorial. O Governo de Sergipe também ampliou o Cofinanciamento Estadual para a Assistência Social. Desde maio de 2022, o repasse realizado mensalmente pela Seias aos 75 municípios sergipanos teve um aumento de 60%, elevando de R$ 12 milhões para R$ 19,2 milhões o valor anual investido pelo Estado no Sistema Único de Assistência Social. “Diversas outras ações estão previstas pelo Governo do Estado ainda para este segundo semestre de 2022, com o objetivo de melhorar a condição de vida da população em situação de vulnerabilidade social em todo o território sergipano”, finaliza a secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes.

 

ESPECIAL

 Monte Alegre de SE: Sarau no Coreto comemorará o seu 5º Aniversário no sábado, 23

 Sarau no Coreto comemorará o seu 5º Aniversário

 A comunidade monte-alegrense se reunirá no próximo sábado, 23/07/22, a partir das 18h, para comemorar o 5º Aniversário do Sarau no Coreto. Esse projeto é fruto de uma ação da sociedade civil, cujo o intuito é incentivar a valorização e preservação das manifestações culturais de um povo ordeiro e trabalhador. Assim, as novas gerações conhecerão suas tradições e passarão a respeitá-las. Cabe ressaltar que o Sarau acontece mensalmente com temáticas variadas e necessárias como: autismo, meio ambiente, homofobia, violência contra a mulher, lenda, suicídio, profissões contemporâneas etc.

Para festejar a caminhada desse grandioso projeto haverá apresentação da Quadrilha Ouro Branco de Santa Rosa do Ermírio, Poço Redondo, teatro, recitações e música com os cantores locais (Cris Rodrigues, Jhony Fiel, Zuza, Humberto e José) e a dupla sergipana Chiko Queiroga e Antônio Rogério.

 O Sarau no Coreto tornou-se Patrimônio Cultural e Imaterial do município, através da Lei 44/2018, portanto cabe a cada cidadão (ã) mantê-lo vivo, apoiando e divulgando. Sendo assim, convidamos você a prestigiar este momento. Convide amigos, familiares e vizinhos. O Sarau no Coreto é de todos. 

 

 Carlos Alexandre N. Aragão

Professor e Idealizador do Sarau no Coreto

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

E no fim de semana o Boteco Aruana é a opção para quem deseja cerveja super gelada e uma comida com qualidade e preço justo. Neste fim de semana confira os destaques:  https://www.instagram.com/botecoaruana/

Reservas e delivery: 79  99912 – 25-25.

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 OPINIÃO

BESTA-FERA” DESEMBESTOU A MENTIR  Por Clarkson Ramos Moura 


O BRASIL FOI RIDICULARIZADO MAIS UMA VEZ, PERANTE A PERPLEXA COMUNIDADE INTERNACIONAL.

LAMENTAVELMENTE, NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (19), AOS OLHOS E OUVIDOS DO MUNDO, A BESTA-MOR DESFIOU, DURANTE UMA ESDRÚXULA REUNIÃO COM EMBAIXADORES DE DIVERSOS PAÍSES, UM ROSÁRIO DE MENTIRAS CONTRA O SISTEMA ELEITORAL, AS URNAS ELETRÔNICAS, AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS BRASILEIRAS, E, AO MESMO TEMPO, DEIXOU TRANSPARECER A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NÃO PASSAR, HOJE, DE UMA “REPUBLIQUETA DE BANANAS”.

NOS BIZARROS, DELIBERADOS E MALICIOSOS “RELINCHOS” DELA (BESTA-FERA), ESSE DESCRITO “PAISECO” ESTÁ PASSÍVEL DE IMINENTE E VINCITURO GOLPE MILITAR, DISPOSTO A MANTÊ-LA NO PODER COMO DITADOR, CASO SE CONFIRMEM, EM 2/10/2022, AS MOMENTÂNEAS E ELOQUENTES PERSPECTIVAS QUE — DIGA-SE DE PASSAGEM, LHE TÊM SIDO DESFAVORÁVEIS — RETRATADAS PELAS SUCESSIVAS, INTERCORRENTES E CRITERIOSAS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTOS FEITAS POR CREDENCIADAS, CONSAGRADAS E CONFIÁVEIS ENTIDADES, DE NOTÓRIA CAPACIDADE TÉCNICO-CIENTÍFICA NESSA MODALIDADE DE ATIVIDADE EMPRESARIAL.

COMO DIRIA LUIZ GONZAGA, O ETERNO “REI DO BAIÃO”:

“QUE SEM-VERGONHICE”

HAJA ÓLEO DE PEROBA PARA LUSTRAR A FUÇA DESSA BESTA-MOR!

 

PELO TWITTER

 

www.twitter.com/minc_rj   Estamos vivendo tempos tenebrosos com esse ser das trevas no poder. Precisamos unir forças para superar a política medieval do desgoverno do Bolsovírus e retomar a democracia neste país. Basta de Bolsovírus!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/gugachacra  Caso vc fique contrariado com um perfil no Twitter, vc tem as seguintes opções, na minha avaliação – 1) Ignorar 2) Silenciar 3) Bloquear 4) Processar, caso avalie que o perfil tenha cometido algum crime como injúria e difamação 5) Mandar um “Oi Rodrigo”

 www.twitter.com/Jefersondspg  

 A nossa elite não conhece Foucault. Não conhece Lacan, não conhece Nietzsche. Odeia Paulo Freire, mas também não o conhece.

 Nossa elite econômica nunca foi elite intelectual. Não conhecem música, literatura, cinema, arte. Não entendem de filosofia e sequer abriram os clássicos.

 www.twitter.com/pedalmario

 Minha gente…

 Parece que a humanidade caminha numa crise longa de mau-humor…

 Gente… Vamos orar, meditar! Vamos ler poesia! Vamos pisar na grama, ver o mar, meditar versos, tomar um bom vinho os amigos e sobretudo ser gentis conosco mesmos – para começar – e com os demais.

 

Frase do Dia

“As palavras do ano passado pertencem à linguagem do ano passado. E as palavras do próximo ano aguardam outra voz.” T. S. Eliot.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça a reportagem: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-07/papa-francisco-dia-criacao-responder-com-fatos-ao-grito-da-terra.html

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais