Jackson tenta mais um “cavalo de pau”. Nos últimos foi defenestrado

                      Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E ontem, 25, a imprensa anunciou que o governador Belivaldo Chagas foi informado, pelo ex-prefeito Gama, que o filho dele, Sérgio Gama, foi indicado como candidato a vice-governador por Jackson Barreto.

E o relógio dá a volta ao passado. “O tempo não para Eu vejo o futuro repetir o passado Eu vejo um museu de grandes novidades”. Cazuza estava certo, o tempo parou, ou melhor, travou no passado.

Não é a primeira vez que Jackson trai o grupo que faz parte. Foi assim em 1998, quando deu um “cavalo de pau” e deixou a oposição para se aliar a Albano Franco e foi derrotado como candidato ao Senado. E mais recentemente, em 2018, tentou outro “cavalo de pau” traindo o colega de chapa na disputa pelas duas vagas ao Senado, Rogério Carvalho. É só conferir nas notas da imprensa do período eleitoral. Nas duas vezes, o “cavalo de pau” de Jackson virou contra ele, ou seja, o eleitorado deu-lhe um coice eleitoral.

Agora o candidato de Belivaldo ao governo, Fábio Mitidieri, ficará mais à vontade para comparar o governo Jackson Barreto com o atual. São números bastantes distintos, aliás, os servidores públicos sabem muito bem como era receber os salários atrasados e o 13º parcelado por vários meses. Ou seja, há males que vêm para o bem.

Resta saber se Jackson vai largar o osso no governo do Estado e na Prefeitura de Aracaju. São dezenas, ou melhor, centenas de cargos e indicações para os diversos escalões. Ontem, 25, a preocupação era grande de muitos órfãos e sobrinhos de Jackson. O que fazer agora?

Só neste pobre Estado chamado Sergipe del Rey o pior governador da história fazia barganha para ser candidato ao Senado, como se fosse alguma liderança. Como não conseguiu, vai indicar o vice em outra candidatura.

Agora vai para a cucuia: O pior governador da história de Sergipe, Jackson Barreto ao lado do padrinho do orçamento secreto, Rogério Carvalho. Um merece o outro como naquele ditado: diga com quem andas que eu direi quem és…

Santa Rosa de Lima de luto E blog foi informado por uma liderança de oposição em Santa Rosa de Lima que o clima na cidade ontem, 25, com o anúncio de Jackson em romper com o governo era de puro velório. São dezenas de pessoas lá que têm cargos no governo estadual. Em alguns casos, famílias inteiras.  No primeiro escalão tem a Sedurbs, Controle Interno e Agrese (governo),  e Fundat (PMA).

Audiência Pública em Pacatuba No próximo dia 27 de junho, a partir das 8h30, será realizada uma audiência pública do Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro do Litoral Norte de Sergipe – ZEEC. A audiência é uma promoção do governo do Estado, por meio da Sedurbs através da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente com o apoio do Ministério do Meio Ambiente. A audiência será realizada no Centro Municipal, localizado na Praça 31 de Março na sede do município. Todas informações aqui:  https://www.sedurbs.se.gov.br/portalmeioambiente/?pagina=audiencia_publica_norte#

Porto da Folha: lideranças confirmam apoio a Laércio para o Senado! A Vigésima Festa do Vaqueiro do povoado Lagoa da Volta em Porto da Folha marcou o domingo, 24, no Alto Sertão sergipano, com vaqueiros de cidades vizinhas em disputas de aboios e apresentação de aboiadores regionais. Incentivador das manifestações culturais, o pré-candidato ao Senado Laércio Oliveira (PP) foi conferir a festa.

Serviços prestados Ao lado do prefeito Miguel de Dr. Marcos (PSD), do vice-prefeito Ailton de Zé Doutor (PSD) e do pré-candidato a deputado federal Thiago de Joaldo (PP), Laércio teve confirmado o apoio deles na disputa pelo Senado. “Ele tem serviços prestados. Tem o propósito de beneficiar todo o estado, por isso estamos de braços abertos para apoiá-lo. Laércio tem ajudado muito o nosso município através de emendas, e sei que sendo vitorioso Sergipe só tem a ganhar”, disse o prefeito.

Tradição O organizador da festa, vice-prefeito Ailton de Zé Doutor, ficou satisfeito com o sucesso do evento que reuniu mais de 5 mil pessoas de toda região e que teve como ponto alto a pega do boi no mato. Ele agradeceu a presença de Laércio e elogiou sua preocupação com a cultura. “Isso aqui é a nossa tradição. Com sua presença, Laércio mostra um carinho especial pelo sertanejo e pela cultura local. Nosso agradecimento por sempre valorizar o município de Porto da Folha”, comentou. Thiago de Joaldo também destacou a maneira como Laércio trata as questões como geração de emprego e renda e o apoio à saúde. “Por onde temos circulado, mais do que nunca reafirmamos o nosso compromisso com ele. Em Itabaianinha, berço da nossa base política, ele contribui para melhorar a saúde e garantir as condições para ampliar a renda e gerar emprego”, afirmou.

Lideranças Laércio cumprimentou os participantes da vaquejada e moradores do povoado Lagoa da Volta, que foram bastante receptivos com o pré-candidato ao Senado. Dentre as várias lideranças que estiveram no evento, Laércio saudou os vereadores João de Joaquim, André Vieira, vereadora Flávia, Nininho de Jorge, Demar da Linda França, Marlene do Sindicato, Etinho de Laercio, Dedê da Academia, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto da Folha, Marcel da L&L, e o ex-secretário de saúde, Everton do Laboratório.

MPF recebe visita de integrantes do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura de Sergipe Na última terça-feira  ocorreu no Ministério Público Federal reunião entre a procuradora regional dos Direitos do Cidadão Martha Figueiredo e integrantes do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura de Sergipe. A visita institucional se deu após convite do MPF, feito a todos os membros do comitê presentes na última reunião ordinária do órgão, no dia 13 de julho. Na ocasião, a presidente do comitê, Iza Jaqueline Barros, explicou à procuradora Martha Figueiredo o andamento das medidas necessárias para a instalação do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura no estado. A representante da Secretaria de Estado de Inclusão e Assistência Social no Comitê Adriana Lohana também participou da reunião no MPF.

Instalação Segundo informado na reunião, o próximo passo para a instalação se dará com a aprovação, pelo colegiado do Comitê Estadual, de um edital convidando interessados a apresentar candidaturas para exercer a função de perito do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate á Tortura de Sergipe, num total de três vagas. Os peritos serão selecionados pelos membros do Comitê Estadual, por maioria, dentre candidatos que detenham notório conhecimento, ilibada reputação, atuação e experiência na área objeto de atuação. Durante o processo de seleção, as candidaturas serão tornadas públicas, sendo aberta oportunidade de impugnação de candidatos que possam comprometer a atuação independente, imparcial e universal do MEPCT/SE.

Legislação Essas disposições constam da Lei Estadual n. 81.35/2016, que institui o Comitê e o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Estado de Sergipe, e estão em consonância com o Protocolo Facultativo à Convenção das Nações Unidas contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes, aprovado pelo Decreto Legislativo (Federal) n° 483, de 21 de dezembro de 2006, e promulgado pelo Decreto (Federal) n° 6.085, de 19 de abril de 2007.

Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura  É uma ferramenta importante na prevenção e combate tortura, visto que é responsável por planejar e realizar visitas periódicas e regulares a pessoas privadas de liberdade para verificar as condições a que se encontram submetidas. A atuação do Mecanismo abrange também a privação de liberdade decorrente de políticas de saúde mental (internação psiquiátrica ou medidas de segurança), sistema de cumprimento de medidas socioeducativas em meio de internação e tratamento de usuários de drogas (com ou sem internação compulsória), dentre outros.

Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura  II O Mecanismo possui competência para requisitar à autoridade competente a instauração imediata de procedimento criminal e administrativo, caso constate indícios da prática de tortura ou tratamento cruel, desumano e degradante. Também tem a atribuição de fazer recomendações e observações de caráter geral e preventivo, bem como de caráter particular, específico e corretivo, às autoridades públicas ou privadas.

Andamento O funcionamento do Comitê e do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura estão previstos na Lei Estadual nº. 8.135, de 13 de julho de 2016. No final de 2021, o Comitê Estadual foi implantado em Sergipe, e se encontra em andamento a instalação do Mecanismo para completar a formação do Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura de Sergipe. Esses dois órgãos deverão integrar o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

Nossa Senhora do Socorro: André Moura recebe apoio de moradores O ex-deputado federal André Moura (UB) participou, no domingo (24), de duas reuniões no Conjunto Albano Franco, em Nossa Senhora do Socorro, com moradores da região que reforçaram apoio ao ex-parlamentar. Na oportunidade, os populares registraram conhecer o trabalho de André por Sergipe e manifestaram apoio. “Eu conheço a história de André e aqui em Socorro a gente pode ver os benefícios que ele conseguiu em vários lugares. Por isso eu digo a ele aqui na minha frente que ele pode contar comigo”, disse a dona de casa, Josefa Santos.

Demandas O encontro foi provocado por representantes da comunidade que tinham o desejo de conversar com André sobre as demandas locais. “Quando recebi esse convite fiz questão de marcar presença. Não só pelo tamanho e importância do município de Socorro, mas por essa aproximação com as pessoas”, ressaltou o ex-deputado.

Anseio Temas como desemprego e a falta de oportunidades de inserção no mercado de trabalho fizeram parte do debate. “Por praticamente todos os locais que tenho passado tenho recebido essa demanda. A pandemia ajudou a agravar um quadro que já tinha deficiência em nosso país. Estamos verificando todos os anseios das pessoas e estudando as ações a serem praticadas para contribuir com a melhoria desses índices”, explicou André.

Fábio propõe pacto contra a fome Com o tripé geração de emprego, de renda e combate à fome, o pré-candidato Fábio Mitidieri constrói plano de governo com objetivo de fazer Sergipe avançar. Para isso, Fábio propõe pacto de combate à fome, aliando ações governamentais, iniciativa privada e a sociedade para ampliar a segurança alimentar de 48,17% da população que, hoje, enfrenta problemas relacionados à falta de alimento, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas.

Ampliação Entre as propostas estão a ampliação do restaurante Padre Pedro, em Aracaju, implantação de restaurantes populares em todas as regiões do estado; incremento da compra alimentos da agricultura familiar, objetivando ampliar o número de famílias beneficiadas pelo Programa da Agricultura Familiar; realização de campanhas educativas incentivando a sociedade a destinar o imposto de renda para o Fundo da Criança e do Adolescente; credenciamento de restaurantes privados para o fornecimento de refeições a R$2 com financiamento do Estado; ampliação de casas de passagem com alimentação e local para adultos em situação vulnerável ou situação de rua.

Propostas Atualmente, Sergipe conta apenas com um restaurante popular, o Padre Pedro, localizado no centro de Aracaju. O espaço comercializa almoço e jantar para cerca de 2.400 pessoas por dia pelo valor de R$1. O plano de governo de Fábio pretende construir um em cada região sergipana, saltando de um para oito.

Cenário “O impacto econômico da pandemia nos colocou em um cenário que há muito não vivíamos. O Brasil voltou para o mapa da fome e Sergipe tem sofrido essa realidade. Nossa prioridade é combater a fome, colocar comida de qualidade na mesa do sergipano. Para isso, vamos firmar um grande pacto com a sociedade e com a iniciativa privada. É preciso somar forças e ações. Queremos levar restaurante popular para todas as regiões, temos o Fundo da Criança e do Adolescente que a sociedade pode contribuir por meio do imposto de renda”, afirma Fábio.

Agricultura familiar Para avançar nessa área, Fábio propõe incrementar a compra de alimentos da agricultura familiar, desta forma, se combate a fome e fomenta a atividade rural, movimentando a economia. Outra proposta é ampliar o número de beneficiados do Programa Mão Amiga, incluindo trabalhadores da carcinicultura. Atualmente, o Mão Amiga atende cerca de 12 mil famílias, trabalhadores de cana, laranja e bacia leiteira, garante benefício de R $1 mil.

Programas “Sabemos que os programas de transferência de renda são importantes e vamos ampliar o Mão Amiga e o cartão CMais, criado para atender a população em situação de extrema pobreza. Queremos o apoio da iniciativa privada e vamos propor que restaurantes privados forneçam alimentação por R$2, com subsídio do Estado. Nosso Pacto é um conjunto de ações que unem combate direto à fome e geração de emprego para diminuirmos esse índice em Sergipe”, disse.

Dados Sergipe Conforme dados do governo de Sergipe, foram investidos mais de R $200 milhões em ações de combate à pobreza nos últimos três anos. Com isso, de 2019 a 2021, Sergipe foi um dos estados onde a pobreza menos cresceu durante a pandemia, de acordo com o “Mapa da Nova Pobreza” da Fundação Getúlio Vargas Social (FGV), a partir dos microdados da PNADC. O estado ficou com a média de crescimento em 3,26 pontos percentuais, abaixo da média do Brasil (que ficou em 4,54 pontos percentuais).

Redução Entre os anos de 2019 e 2020, por exemplo, Sergipe foi um dos estados que mais reduziu a pobreza, junto ao Pará, Piauí e Maranhão, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a publicação, Sergipe ficou à frente no ranking e conseguiu diminuir em 8,9 pontos percentuais o quantitativo de pessoas pobres no estado.

Crédito Rural: Com R$ 99,8 milhões, Banese bate recorde no ano agrícola 2021-2022 O Banese atingiu mais um recorde nos negócios voltados para o campo, com a concessão de R$ 99,8 milhões em créditos para a agropecuária em um mesmo ano agrícola. Com o resultado, o banco bateu a meta para o período ao aplicar praticamente 100% dos recursos disponibilizados ao setor por meio do Plano Safra 2021-2022, que contou com o valor, também histórico, de R$100 milhões.

 3 vezes mais O destaque da temporada ficou com os financiamentos destinados ao custeio da safra de milho, que recebeu R$ 66 milhões do total de recursos liberados para o último ano agrícola, encerrado em 30 de junho. O montante liberado para o cultivo do grão é três vezes maior que o total destinado no período agrícola 2020-2021, e foi liberado por meio de 471 operações de crédito, o dobro em relação ao ano anterior.

Fomento “Os números mostram que o Banese avança em seu papel de fomentar o desenvolvimento do estado, sendo hoje uma instituição pilar no apoio à agropecuária local, atendendo ao pequeno, médio e grande produtor rural, além de gerar mais emprego e renda para nossa população”, afirma o diretor de Crédito e Serviços do banco, Ademario Alves. Neste período, o banco também deu início às operações de crédito por meio do Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF), com foco em custeio e investimento em negócios de pequenos produtores rurais. A linha de crédito atende agricultores familiares, pescadores artesanais, aquicultores, maricultores, silvicultores, assentados da reforma agrária, entre outros.

Atendimento especializado  Além do anúncio de recursos recordes por meio do último Plano Safra, em dezembro de 2021 foi inaugurado o Banese + Agro, um espaço especializado no atendimento de pequenos, médios e grandes produtores rurais. O banco também investiu na capacitação da equipe de gerentes dedicada a entender e apresentar soluções para as necessidades dos homens e mulheres do campo.

 Parceria Outra novidade foi a parceria do banco com o AgTech Garage, um dos maiores hubs de inovação no agronegócio em nível mundial. Atualmente, mais de 900 startups que integram o hub estão disponíveis para atender as necessidades e elaborar projetos com os clientes do Banese. As propostas poderão ser financiadas pelo banco após os estudos de viabilidade.

Criação e reorganização O gerente Regional de Atacado e Desenvolvimento do banco, Weslei Ferreira, destaca que os bons números também são frutos da criação e reorganização das equipes de atendimento ao produtor rural, que estão disponíveis para visitar e fechar negócios nos locais de trabalho dos produtores rurais.  “Recebemos um grande número de propostas de diversas regiões de Sergipe e de municípios de estados vizinhos. Buscamos sempre auxiliar nossos clientes para que os projetos sejam aprovados e financiados. Neste ano agrícola, o banco continuará investindo na preparação e criação de equipes especializadas, como também vai inaugurar outras unidades de atendimento especializado no interior do estado”, explica Weslei Ferreira.

Mais crédito rural Em novembro de 2021, o Banese anunciou a destinação de R$ 100 milhões para crédito rural através do Plano Safra 2021-2022. O valor foi recorde na história do Banco e praticamente o dobro do montante liberado no ano agrícola 2019-2020, quando foram contratados R$ 55,1 milhões, e 30% maior que o valor concedido em 2020-2021, que chegou a R$ 76,7 milhões. “Estamos muito satisfeitos com estas conquistas, porque, mais do que números, são histórias de vida que, com o nosso apoio, estão ampliando seus negócios, conquistando sonhos e gerando postos de trabalho para mais pessoas, além de movimentar a economia da região. Quando nosso cliente cresce, Sergipe e o Banese crescem também, ressalta o diretor Ademario Alves. Os clientes interessados em contratar as linhas de crédito rural do Banese podem buscar o Espaço Banese + Agro Gov. Luiz Garcia, na capital sergipana, ou a agência mais próxima.

Câncer de cabeça e pescoço Dia 27 de julho é o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, cuja cura pode alcançar até 90%, mas para isso é fundamental o diagnóstico precoce da doença. Essa estatística estimulou o surgimento de campanhas de conscientização junto à população, como o Julho Verde. Verde da esperança! De acordo com a médica oncologista Renata Reis, da equipe Onco Hematos que integra a Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, os cânceres de cabeça e pescoço em geral são aqueles que surgem em estruturas das cavidades nasal, oral ou do pescoço, sendo os mais incidentes aqueles que acometem primariamente a cavidade oral ou laringe. A grande maioria é composta por tumores de células escamosas e aproximadamente 30 a 40% dos casos são diagnosticados em estágios iniciais. “A sobrevida desses pacientes pode chegar a 90% em cinco anos. Mundialmente, os cânceres de cabeça e pescoço são responsáveis por 5.7% das mortes relacionadas ao câncer. Países de baixa e média rendas apresentam maiores incidência e mortalidade”, explicou a especialista.

Câncer de cabeça e pescoço II    Com relação aos fatores de risco para a doença, a médica Renata Reis destaca o tabagismo e o etilismo, como também a infecção por HPV. “Por esse motivo, apesar das maiores taxas de prevalência em homens idosos, a incidência vem crescendo em pacientes jovens não tabagistas. Outros fatores de risco incluem exposição à radiação, deficiências de vitaminas, doença periodontal, imunossupressão e outras exposições ambientais e ocupacionais”, detalhou a oncologista clínica. No que se refere aos sintomas e sinais, a oncologista descreve que os mais comuns são a tosse, dor de ouvido, dificuldade ou dor para engolir, feridas na boca ou nariz que não cicatrizam, crescimento de caroços no pescoço, rouquidão, perda de peso, além de tosse com sangue e falta de ar.

Diagnóstico e tratamento A avaliação inicial é feita por um cirurgião de cabeça e pescoço, levando-se em consideração inicialmente a história clínica do paciente, já as lesões na cavidade oral são facilmente identificadas por um odontólogo nas consultas de rotina. A doença é diagnosticada através de biopsia da lesão suspeita e de exames complementares e específicos a exemplo da tomografia computadorizada, ressonância magnética ou até mesmo o PET-CT. O tratamento pode envolver cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia e o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para este ano de 2022 é de que surjam 36.620 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluídos nesse total os tumores de boca (cavidade oral), laringe e tireoide.

                           

Seleção de Karatê de Sergipe é Pentacampeã Brasileira no Campeonato Brasileiro – CBKO, que foi realizado na cidade de Alagoinhas (BA),   de 15 e 17 de julho 2022. Mesmo sem nenhum apoio da superintendência de esporte do estado e nem da secretaria de esporte do municipal de Aracaju. Os atletas fizeram bonito elevando o nome de Sergipe no pódio mais alto do campeonato. A delegação Sergipana foi composta por 33 atletas e mais dirigentes, técnicos e árbitros sobre a coordenação geral do professor Jadson Macedo, Diretor técnico da Federação de Karatê de Sergipe FKS. Agora o rumo é o Mundial que será realizado no mês de outubro 2022 em Buenos Aires / Argentina.

 

 

 PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

Moradores denunciam bagunça e manobras perigosas por “motociclistas”: “As madrugadas têm sido marcadas em Aracaju por motociclistas que se juntam de todos os campos da capital e da vizinha Nossa Senhora do Socorro para promoverem bagunça, barulho e manobras perigosas pelas principais ruas e avenidas sem serem importunados ou abordados pela polícia. Quem já se deparou com esse bando de motociclistas se assustou com tamanho perigo, pois eles avançam sinal fechado, fazem manobras numa roda só, ultrapassagens em alta velocidade, troca de garupa em movimento… e pasmem! Muitos deles trabalham como motoboy e no “passeio” carregam nas costas aquelas mochilas de entrega, quando não estão com alguma garota menor de idade como passageira. Até quando fecharão os olhos para tamanha imprudência? Será que teremos que ver noticiarem a morte de um inocente?” Um dos vídeos recebidos: 

 

 

 

 

 

 

 PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 

PELO TWITTER

  www.twitter.com/DalaiLama When you have a peaceful and tamed mind, life is more pleasant for your friends, spouse, parents, children, and acquaintances; your home is quiet, and all who live there enjoy an excellent sense of relaxation. Upon entering your house, others feel a sense of happiness.

 

 

                     

 

 

 

 

 

www.twitter.com/lula_ribeiro Alô, amigos de Aracaju.

Nesse sábado, dia 30 de julho, faço show especial a partir das 20h,  no”Festival Italiano”, do

@Leccapiatti_  . Ingressos limitados, faça sua reserva pelo 99861-2772.

Espero ver vocês. Até lá!!!

 

www.twitter.com/MarceloLins68 7 de setembro é dia de festa, de reafirmação da independência e de crença num futuro melhor para os brasileiros. Não tem nada a ver com ódio, com ataque a nenhuma instituição, com negação da ciência ou desprezo pelos direitos de todo ser humano.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

 Twitter

 

 Frase do Dia

“Numa ditadura, não daria para fazer uma passeata pela democracia. Na democracia, você pode fazer uma passeata pedindo a ditadura.” Mário Sergio Cortella.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-07/papa-francisco-canada-programacao-primeiro-dia.html

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais