Lewandowski:fábula do lobo e do cordeiro p/explicar Bolsonaro e urnas

                            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski publicou ontem, 24, um artigo no jornal Folha de São Paulo em que compara, sem citar nomes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados com a fábula “O Lobo e o Cordeiro”, do escritor Esopo, que viveu na Grécia Antiga (620 a.C.-564 a.C.). Alguns trechos (o texto todo no print ao lado):

“Em um pequeno córrego, bebia água um lobo faminto, quando se aproximou mais abaixo um cordeiro, que também começou a beber. Com um olhar ameaçador e dentes arreganhados, o lobo grunhiu: ‘Como você ousa turvar a água onde bebo?’.

O cordeiro, humildemente, redarguiu. ‘Eu estou abaixo da correnteza e, por isso, não poderia sujar a sua água.’ O lobo, enraivecido, rosnou. ‘Seja como for, sei que você andou falando mal de mim no ano passado.’ O cordeiro, tremendo de medo, retrucou: ‘Não é possível, no ano passado, eu ainda não tinha nascido’.

O lobo, pego de surpresa, replicou. ‘Se não foi você, foi seu irmão, o que dá no mesmo.’ Apavorado, o cordeiro defendeu-se, mais uma vez, retorquindo: ‘Eu não tenho irmão, sou filho único’. Já salivando, o lobo rezingou: ‘Então, foi alguém que você conhece, um outro cordeiro, um pastor ou um dos cães que cuidam do rebanho’.

E, saltando sobre ele, devorou-o. Moral da história: “quem pretende usar a força não se sensibiliza com nenhum argumento.”

(…) Esta velha fábula remete-nos à inusitada situação vivida atualmente no Brasil, na qual agentes governamentais, secundados por integrantes de estamentos armados —ao que se sabe, minoritários— colocam em dúvida, mediante alegações completamente infundadas, a segurança das urnas eletrônicas, que há cerca de 25 anos captam e computam, sem maiores contestações, os votos dos eleitores brasileiros.

Quem acompanha essa polêmica, no mínimo farsesca, constata estupefato que, a cada refutação ofertada por juristas e técnicos em informática, os detratores de nosso processo eleitoral (…) articulam renovadas cavilações para solapar a credibilidade do pleito que se avizinha, com a ameaça velada de rejeitar o seu resultado, caso os candidatos pelos quais externam despudorada preferência não se sagrem vencedores.

Ocorre que, desta feita, contrariando o epílogo da parábola esopiana, os lobos não levarão a melhor, por mais que elaborem sofismas e exibam as presas, pois os hoje mais de 150 milhões de brasileiros aptos a votar —os quais de cordeiros não têm nada—, escaldados pelos incontáveis retrocessos institucionais que maculam a crônica política nacional, certamente haverão de fazer prevalecer a sua vontade soberana.

A moral dessa nova narrativa talvez possa ser sintetizada na sempre oportuna advertência de Ulysses Guimarães: “Nosso povo cresceu, assumiu o seu destino, juntou-se em multidões, reclamou a restauração democrática, a justiça social e a dignidade do Estado”.

 

Sobre Jackson Barreto E o blog vai esperar mais uns dias para refletir sobre Jackson Barreto – aquele que passou para a história como o pior governador de Sergipe – e a posição política dele nas eleições deste ano. O certo é que Jackson quer ser protagonista de um jogo que há muito tempo acabou para ele. Parece que ele não aprendeu com a última derrota eleitoral.

Formação plural Com o foco na formação plural do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, o presidente Marcos Andrade recebeu a visita do vice-presidente do Sincovese, Anderson Cunha, empresário do ramo supermercadista. Durante a conversa, Andrade convidou Cunha para ser o representante dos comerciantes varejistas nos conselhos de Sesc e Senac. Segundo Marcos Andrade, a composição dos conselhos dos braços operacionais do sistema devem ter todas as categorias sindicais representadas, para fazer um ambiente harmônico e eficiente para decidir as ações de Sesc e Senac durante seu mandato à frente da presidência do Sistema Fecomércio. A reunião foi acompanhada pelo superintendente do sistema, Maurício Gonçalves, que valorizou a presença de Anderson no conselho, como legítimo representante dos supermercadistas sergipanos.

Campanha do Agasalho Com o objetivo de estimular o sentimento de solidariedade e responsabilidade social, a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE) promove mais uma vez a Campanha do Agasalho. Na manhã deste sábado, 23, diretores e colaboradores da cooperativa realizaram a entrega das doações de cobertores novos, fraldas geriátricas, material de limpeza e higiene para 30 idosos do Lar Isaías Gileno Barreto, localizado no município de São Cristóvão. Participaram da entrega os anestesiologistas que compõem a diretoria da Coopanest-SE, Dr. José Ferreira e Dr. Cárcio Sobral.

Campanha do Agasalho II De acordo com o presidente da Coopanest-SE, Dr. Áley Newton, um dos pilares do cooperativismo é a ação social. “Nosso trabalho social é para mostrar a importância que uma Cooperativa tem dentro de uma comunidade. A Coopanest historicamente realiza diversas campanhas, tanto de doação de agasalhos, doações de alimentos, como patrocínios de alguns eventos de cunho social. Nós aproveitamos esse período de inverno, que não é tão rigoroso no Nordeste, mas faz frio, e solicitamos aos cooperados que fizessem doações de agasalhos e a Coopanest complementa a doação comprando alguns outros itens de necessidades básicas para as instituições. Como marca da Cooperativa, a gente sempre se comprometeu com esse cunho social e assim continuará sendo”, afirmou.

Lar de Idosos A administradora do Lar de Idosos, Gilda Barreto, voluntária do projeto há mais de 40 anos, ressaltou a importância das doações para auxiliar nas despesas do Lar de Idosos. “A receita é menor do que as despesas que temos, mas com as pessoas de bom coração nós conseguimos continuar esse projeto. Essa doação de hoje é de uma importância sem limite, porque é exatamente o que a gente precisa. A gente não precisa de dinheiro em espécie aqui, precisamos de alimentação, material de limpeza e, principalmente, de fraldas, pois todos os idosos daqui usam fraldas todos os dias. Os cobertores também são muito importantes porque estamos na época de frio. Quero agradecer a todos os anestesistas que sempre colaboram com essa casa e dizer que essa doação é de grande valia para a gente. Deus abençoe a todos que ajudaram direta e indiretamente”, disse. 

Como doar Gilda também afirmou que qualquer pessoa pode colaborar com doações. “É só vir pessoalmente ou ligar que nós iremos buscar. Qualquer tipo de doação é muito bem-vinda”. As doações podem ser feitas no Lar de Idosos, no endereço Ladeira Dom José Vicente Távora, São Cristóvão, CEP: 49.100-000 ou entrar em contato pelo número (79) 3261-1528.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

Cirurgia de joelho Do professor e atleta Yoakan Jócelis: “Bom amigos, familiares ,alunos e pais venho informar que no dia 25 .07.2022 estarei me ausentando das atividades laborais , por motivo de saúde , irei fazer a cirurgia do joelho que machuquei em 2019 no último mundial da SKIF.O meu médico será o Dr. Marcio Rocha , um dos melhores especialista e melhor meu amigo irmão . Estamos fazendo mais esse esforço para voltar aos tatames e poder representar o nosso Estado de forma digna como sempre fizemos”.

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 

 ESPECIAL 

Monte Alegre de Sergipe comemorou o aniversário do Sarau no Coreto

 A população monte-alegrense se reuniu na noite do último sábado, 23/07/22, em torno do coreto, para comemorar o 5º Aniversário do Sarau no Coreto. Esse projeto é fruto de um sonho idealizado em sala de aula entre professor e estudante, durante o ensino médio quando o último cursava, sendo concretizado em julho de 2017.

 Ao longo da caminhada o projeto vem ganhando a adesão de novos membros da comunidade, pois a cada mês os(as) resistentes encontram-se para discutir um tema social, recitar poemas, ouvir músicas e criar laços. Com essa sintonia, o projeto se solidifica. É válido ressaltar que não há fins financeiros nesta ação, mas o abraço dos(as) artistas, poetas, músicos entre outros(as) com o propósito de preservar, apoiar e resgatar a cultura local.

 A pluralidade das apresentações, marca registrada do Sarau, foi uma das características da noite, com a apresentação da quadrilha “Ouro Branco” da comunidade de Santa Rosa do Ermírio, Poço Redondo; declamação do monólogo “Magoas do Caboclo” da escritora gloriense Dona Janete feita pelo poeta e ator Rafael de Souza; recitações de poemas pelas estudantes Adriene Costa e Kerolly Louranny. Além delas, o público foi agraciado com os poemas de Eunice Guimarães (acadêmica da Academia Municipalista de Sergipe), Alaide Costa (acadêmica da Academia Sergipana de Cordel), Maria Rita (presidenta da Academia Sancristovense de Letras e Artes) e Fred Dantas (coordenador do Café Poético Sergipano). Houve música com Johny Fiel, Cris Rodrigues, Zuza e banda Forró Alegre, moda de viola com Humberto, Luidi e Yudi (cantores mirins) e a dupla sergipana Chico Queiroga e Antônio Rogério. Ainda ocorreu a exposição do artesanato produzido pelas artesãs Fátima e Helena.

 Além dessa diversidade cultural, houve a entrega do Prêmio “Amigo(a) do Sarau no Coreto” a três pessoas que contribuíram e contribuem com o projeto. Esse prêmio é uma forma que os idealizadores (CarlosAlexandre e Matheus Borges) encontraram para homenagear pessoas que acreditam na ação. Os homenageados foram Felipe Alves da Silva por sempre disponibilizar o som para a realização das edições, Gismário Oliveira Correia Filho (Geninho de Zé de Dé) por ser o autor, quando esteve como vereador, do projeto de lei reconhecendo o Sarau no Coreto como Patrimônio Cultural e Imaterial do município e Martha Danielly do Nascimento Melo por abraçar cada uma das ações do projeto.

 Com o intuito de angariar recurso para fomentar as ações do Sarau foi realizada a rifa de um kit literário, ferro e fogão, tendo como ganhadores o Kauã Alves (Kit Literário) com o número 42 e Robson Soares (Ferro e Fogão) com os números 146 e 149).

 O evento contou com a presença da comunidade, visitantes, professores(as), estudantes e autoridades como a Marinez Pereira (prefeita municipal), vereadores Cicero Geonilton e Robson Soares(Bicinho da Society), Secretário Geral – Luciano Lino, Secretário de Saúde – Evandro Silva, Secretária de Ação Social – Marília, Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – Rafael Bonfim, Ex-prefeito Edmilson Canuto, Ex-vereadores Acrísio Pereira e Júnior Farias, Aline Vasconcelos (prefeita de Poço Redondo), Júnior Chagas (ex-prefeito de Poço Redondo) e vereador Kakinha de Poço Redondo. Ainda contamos com a presença dos escritores Jailton (Nossa Senhora das Dores), Idenilson (Porto da Folha), Zé Nunes (Monte Alegre de Sergipe), Carla Cristina (Aracaju) e do músico Jilberto (Santa Rosa do Ermírio) entre outros e outras.

 Agradecemos   o apoio da comunidade, o abraço dos visitantes, a participação dos músicos, poetas, membros da quadrilha “Ouro Branco”, a colaboração de cada pessoa que ajudou na rifa. Além desses parceiros, queremos agradecer a outros apoiadores como o  Deputado Federal João Daniel, a ex-deputada estadual Ana Lúcia, ao músico André Lucas (Dé Lucas), ao Coletivo dos Saraus,  a Prefeita Municipal Marinez Pereira, ao Vereador Robson Soares (Bicinho da Society), Secretaria Municipal de Obras em nome do Secretário Bebeto Martins, Evandro Silva – Secretário Municipal de Saúde, Secretaria de Agricultura em nome do secretário Aroldo, Kakinha vereador de Poço Redondo, Prefeitura Municipal de Poço Redondo na pessoa da prefeita Aline Vasconcelos, Thaise Muller diretora do Centro de Excelência 28 de Janeiro, Aldiane Goes diretora do Centro de Excelência Professora Noêmia de Souza, Santa Rosa do Ermírio-Poço Redondo, Taberna Viracopos,  NB Distribuidora, Mercearia RE, TV Sergipe, site FAXAJU, jornalista Claudio Nunes e site Capital do Sertão.

 

Carlos Alexandre N. Aragão

Professor e Idealizador do Sarau no Coreto

 

OPINIÃO 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA 


LATINO-AMERICANA E CARIBENHA

— 25 DE JULHO —    Clarkson Ramos Moura

“BLACK LIVES MATTER!”

VIDAS NEGRAS IMPORTAM!

A REPRESENTATIVIDADE E A LUTA DE DUAS HEROÍNAS E MÁRTIRES NACIONAIS PELA VIDA, LIBERDADE, AUTODETERMINAÇÃO, DIREITOS, GARANTIAS E DIGNIDADE HUMANA DA MULHER NEGRA, LATINO-AMERICANO, AFRO-AMERICANA E AFRO-MUNDIAL, NO MAIS AMPLO SENTIDO DAS HODIERNAS E CONSAGRADAS EXPRESSÕES MULTIVERNACULARES DE “IDENTIDADE DE GÊNERO”, “ORIENTAÇÃO SEXUAL”, “SORORIDADE”, “FEMINISMO” ETC., OU SEJA, RELATIVAS À TRIUNFANTE, RESPEITÁVEL E INDEPENDENTE COMUNIDADE PLANETÁRIA E ATEMPORAL “LGBTQIA+”.

DE MODO ESPECIAL, QUANTO A ESSAS PRÓ-MULHERES BRASILEIRAS, TENHO O INCONTIDO UFANISMO DE CONFESSAR, DE PÚBLICO, SER-LHES COMPATRIOTA E GRATO, DESTINANDO-LHES O MODESTO E OPORTUNO ADÁGIO, A SEGUIR:

“CALARAM-VOS A VOZ, MAS O VOSSO GRITO DE CONSCIÊNCIA HÁ DE ECOAR PARA SEMPRE, PELO MUNDO AFORA!”  Clarkson Ramos Moura.
SALVE! SALVE! PROTÓTIPOS DE HEROÍNA E MÁRTIR!

SOIS ETERNAS E PLANETÁRIAS!

PARABÉNS! PRÓ-MULHERES BRASILEIRAS, LATINO-AMEREICANAS E CARIBENHAS, PERSONIFICADAS PELAS DOUTORAS NEGRAS COMPRATÍCIAS, JAQUELINE GOES DE JESUS E ESTER SABINO, BIOCIENTISTAS QUE FIZERAM O SEQUENCIAMENTO DO GENOMA DO CORONAVÍRUS, 48 HORAS APÓS A CONFIRMAÇÃO DO PRIMEIRO CASO DA COVID-19, NO BRASIL.

PELO TWITTER

 

 www.twitter.com/frednavarro Guerra civil no Brasil é assim: um chama o outro de boiola, o boiola responde chamando o outro de baitola. Aí dão umas tapas no vento e vão pra casa lamber sabão.

www.twitter.com/cezar_britto Quando a chacina é utilizada como propaganda eleitoral, a insensibilidade social, o racismo e o patrimonialismo são transformados em votos depositados em urnas instaladas nos muros elitistas e nos gabinetes excludendes que fazem do Brasil o paraíso da hipocrisia.

 www.twitter.com/GugaNoblat A internet não perdoa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              

 

www.twitter.com/UOLNoticias         

 Não existe democracia no mundo com militares na fiscalização das eleições

 

www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/LeonardoBoff Acho decisivo de as autoridades competentes, deem um jeito de afastar o Inominável da presidência, antes que ele promova um golpe, mobilize os milicianos e as pessoas que armou. É gente violenta e sanguinária. Não podemos esperar que corra sangue em nosso país. Temos que nos antecipar.

 Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

 Twitter

  

Frase do Dia

“Cada peregrino encontra no caminho seu próprio milagre”.  Hoje, 25, Dia de Santiago Maior, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. O corpo está sepultado na Catedral de Compostela, Espanha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais