Liberdade de expressão diminui e Brasil fica em 89º entre 161 países

                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

O jornal Valor Econômico divulgou ontem, 30, a conclusão do Relatório Global de Expressão 2022, produzido pela organização não governamental Artigo 29. De 2015 a 2021, o Brasil caiu da 31ª para a 89ª posição no ranking e se tornou o terceiro país com maior perda nesse de liberdade de expressão dentre os 161 países analisados.

Segundo a matéria, a organização classifica a liberdade de expressão no Brasil como “restrita”. O país vai mal também entre seus vizinhos da América Latina. É o 17º entre 22 países. O ranking leva em conta 25 fatores para determinar o grau de liberdade de expressão em uma escala que vai de zero a 100.

O Brasil está exatamente no meio da escala, com 50 pontos. Em 2015, o país somava 87 pontos e vem declinando desde então. Só Hong Kong e Afeganistão pioraram mais no período.

O documento fala da preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU) com o cerceamento de manifestações pacíficas no país, o uso da força contra manifestantes e também com “20 projetos de lei” no Congresso “que ameaçam os movimentos sociais sob o pretexto de preocupações com a segurança nacional”.

De acordo com o texto, o número de ataques a jornalistas e meios de comunicação alcançou o maior patamar desde a década de 1990 no Brasil: 430 apenas no ano passado.

“O aumento das violações da liberdade de imprensa no Brasil tem mostrado claras correlações tanto com a pontuação quanto com o número de ataques, que aumentou mais de 50% no ano da eleição do presidente Bolsonaro”, afirma o trecho do relatório que analisa a situação brasileira. “A estigmatização da mídia e a polarização a partir do topo do governo brasileiro dificultaram o trabalho da mídia”, prossegue.

Segundo a Artigo 29, “no trabalho de campo, em vez de serem protegidos por suas identificações, os jornalistas são frequentemente escolhidos, assediados e atacados”. O relatório trata também do “assédio on-line de Bolsonaro e de seus filhos”, o qual influência outros ataques on-line sofridos pela mídia e seus profissionais.

“O furacão da desinformação, que floresceu on-line durante a polarização significativa e a presidência de um homem com um total desrespeito aos fatos científicos, teve efeitos devastadores durante a pandemia”, diz o texto.

O relatório cita os mais de 600 mil mortos por covid-19 no país e considera que parte desse número resulta “da negação e desinformação, o que incluiu a constante comercialização de medicamentos sem eficácia comprovada contra o coronavírus”. Toda matéria aqui: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/06/30/liberdade-de-expressao-diminui-e-brasil-fica-em-89o-entre-161-paises.ghtml



Denúncia de “rachadinha” no gabinete do deputado estadual Samuel Carvalho: MPE continua investigando e ouvindo testemunhas Em outubro do ano passado, uma mulher que estava lotada no gabinete do deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania), na Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), disse que devolvia parte do salário ao parlamentar. O áudio na época foi divulgado nas redes sociais e a mulher chegou a denunciar que estava sendo ameaçada. O deputado negou o esquema, mas o MPE de Sergipe, através do promotor de Justiça, Félix Carballal, assessor do Procurador-Geral, vem investigando o caso e ouvindo testemunhas através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO, conforme o print ao lado. O que o blog foi informado por um amigo de dentro do MPE é que o promotor está ouvindo muitas pessoas do gabinete do deputado. A notificação ao lado foi para o comparecimento no último dia 22 de junho na sala do GAECO.

 

 

 

 

Convite recebido O titular deste espaço irá participar, na próxima terça-feira, 5, da missa que o núncio apostólico, embaixador do papa Francisco, irá celebrar. Um grupo de leigos e leigas engajados e bastante preocupados com a situação da arquidiocese de Aracaju fez questão de convidar o blog. O blog ficou agradecido pelo convite e pretende entregar, em mãos, um farto material ao representante do papa.

A história se repete Quando estourou os escândalos morais nos Estados Unidos envolvendo membros da igreja católica, fanáticos e bajuladores criticaram o papel da imprensa e acusaram os jornalistas sérios de promoverem uma perseguição contra a igreja. E a mesma ladainha se repete por aqui: está perseguindo a igreja, é perseguição. E a história que se passou em Boston parece que não será diferente na terra do cacique Serigy. O blog recomenda que assistam “Spotlight: Segredos Revelados” para conhecer uma história macabra. Os segredos revelados por aqui são outros. Não é perseguição, mas a revelação de atitudes contrárias aos ensinamentos de Jesus e que mancham a imagem da igreja. A retidão moral é indispensável em qualquer lugar, especialmente na vida do bispo e dos seus auxiliares. 

Nomes revelados O blog irá publicar, em breve, os nomes dos 2 padres da arquidiocese de Aracaju que estão com os nomes sendo consultados para o episcopado. Esse tipo de consulta corre em sigilo extremo, mas um amigo do vigário-geral da arquidiocese, o pe. Genário, abriu a boca e revelou os detalhes ao titular deste espaço. Falou inclusive que os padres não têm condições de serem nomeados bispos. Misericórdia, quem terá contado esse segredo ao amigo do vigário-geral?

 Perguntar não ofende Por que será que o arcebispo d. João Costa mudou o local da missa que o representante do papa Francisco irá celebrar na próxima terça-feira? Uma língua felina disse que o novo local da missa é por causa das grades que tem na igreja e que não permitirá o acesso de pessoas inconvenientes à celebração. Crendeuspai. Por que não celebra no galpão onde está funcionando as atividades da falecida catedral de Aracaju? Os leitores precisam saber que Aracaju é a única arquidiocese do Brasil que não tem uma catedral em funcionamento.

Virada de Chave Quem virou a chave nas redes sociais foi o ex-deputado federal André Moura. Na noite desta quinta-feira (30) mudou todas as fotos e artes de suas redes sociais, apresentando uma nova marca e slogan. 

Virada de chave II André Moura se prepara para concorrer a um mandato eletivo este ano e garante que será para trabalhar em Brasília a partir de 2023. Ele está confiante e tem trabalhado diuturnamente, o homem não para!

Projeto Quinta Juriscultural do TJSE é avaliado por consultor do Prêmio Innovare Na última terça-feira, 28, o Presidente do TJSE, o Des. Edson Ulisses de Melo recebeu em seu gabinete o consultor do Prêmio Innovare em Sergipe, o Advogado Carlos Augusto Monteiro Nascimento. O Projeto Quinta Juriscultural foi inscrito pelo Tribunal de Justiça de Sergipe para a 19ª edição do Prêmio Innovare. A Comissão Julgadora divulgará os finalistas no mês outubro. Na oportunidade o gestor do Projeto, chefe da Divisão de Jornalismo da Diretoria de Comunicação, Maurício Meneses, e as curadoras Sayonara Viana e Maria do Carmo Déda Chagas de Melo apresentaram, juntamente com Ronaldson Sousa, Herieta Schuster e Raphael Faria, todos integrantes da Diretoria de Comunicação, ao consultor um vídeo sobre a retrospectiva de quase um ano do projeto, o qual foi lançado em julho de 2021 e faz parte do Plano de Gestão 2021-2023, inserido no eixo Cidadania, Diálogo, Cultura e Memória Judiciária.

Valorização O Projeto Quinta Juriscultural acontece sempre nas últimas quintas-feiras do mês, no Memorial do Poder Judiciário, e visa valorizar e levar ao público todas as expressões artísticas e culturais do Estado de Sergipe, nas suas mais variadas formas, tais como música, artes plásticas, literatura, dança, fotografia, artesanato, folclore e tantas outras. Em 2021, ano de lançamento do projeto, foi apresentado ao público sergipano a arte do artista plástico Adauto Machado que apresentou os “Fragmentos da Cidade” através de suas obras, além de um show do grupo de Choro Brasilerissímo.

Documentário A equipe do projeto Quinta Juriscultural realizou um documentário mostrando o “Ontem e hoje: saberes ancestrais e de resistência do povo Xocó da Ilha de São Pedro em Porto da Folha”.Em outra edição foi realizada uma homenagem aos 170 anos do jurista e folclorista Sílvio Romero. Os 140 anos do poeta da rosa vermelha, o sergipano Arthur Fortes foi celebrado no Memorial. Ainda em 2021, os sergipanos conheceram a “Solidão das palavras” através do olhar poético do ex-servidor, poeta, escritor e dramaturgo Hunald de Alencar, que contou com uma majestosa participação do Reisado Baile Estrela de Dona Bizu de Japaratuba.

“Estamos todos felizes pelo reconhecimento de que projetos que demos início na Gestão 2021-2023 têm trazido melhorias na prestação jurisdicional e para a valorização da cultura em nosso Estado”, Des. Edson Ulisses de Melo. (Foto: Raphael Faria/Ascom/TJSE

Homenagem Já em 2022, a sede do Memorial do Poder Judiciário foi palco de uma homenagem aos 432 anos de São Cristóvão, cidade mãe de Sergipe, com o tema “Relicário da arte, da fé e da história”. O Projeto Quinta Juriscultural apresentou ao público uma homenagem ao ritmo mais brasileiro que existe, mostrando aos presentes “Os caminhos do Choro”, com apresentação musical do Grupo Choro em Movimento. O evento ainda contou com uma palestra sobre a história do Choro, apresentada pelo radialista Sérgio Thadeu Poderoso Cruz.

Clio digital O projeto celebrou os 200 anos de Sergipe com o lançamento do livro Clio Digital que reúne diversos artigos sobre o nosso Estado. O evento com a apresentação do grupo folclórico Samba de Parêa da Mussuca do município de Laranjeiras. A Quinta Juriscultural já foi vista por mais de mil e duzentas pessoas de forma presencial, além de mais de um milhão de visualizações, através do canal do TJSE no Youtube, dos veículos de comunicação local e do Programa Sergipe Justiça que também é veiculado na TV Justiça em Brasília, além das redes sociais do Tribunal. A próxima edição do projeto acontecerá em 28 de julho com lançamento de livros e uma apresentação cultural.

Importância Em maio deste ano, no Encontro Nacional da Memória do Judiciário que aconteceu em Recife, os participantes puderam conhecer o Projeto Quinta Juriscultural apresentado pela curadora do Memorial do TJSE, Sayonara Viana e ainda este ano o projeto irá ser levado, a convite do Museu da Justiça, para realização de uma edição especial sobre Silvio Romero no Centro Cultural do Poder Judiciário no estado do Rio de Janeiro, o que demonstra a importância desse projeto.

Convite e reconhecimento “Esse projeto, quando apresentados pela Diretoria de Comunicação, foi, de pronto, abraçado por esta Presidência e incluído no nosso Plano de Gestão, que tem como um dos eixos, o acesso à Justiça, quanto a Cidadania, Diálogo, Cultura e Memória Judiciária. Estamos todos felizes pelo reconhecimento de que projetos que demos início na Gestão 2021-2023 têm trazido melhorias na prestação jurisdicional e para a valorização da cultura em nosso Estado”, pontuou o Presidente do TJSE, Des. Edson Ulisses de Melo, em entrevista recente ao site do TJSE.

Adutora do Piauitinga: Belivaldo Chagas exalta o trabalho de Fábio Reis na liberação dos recursos O deputado federal Fábio Reis acompanhou o governador Belivaldo Chagas, em visita técnica à Estação de Tratamento do Sistema de Abastecimento de Água do Piauitinga, em Salgado. Na ocasião, o governador agradeceu ao parlamentar todo o empenho para que os recursos federais fossem liberados. “Fomos buscar as verbas em Brasília, a obra é uma parceria com o governo federal, contamos o tempo todo com o apoio de Fábio Reis, que trabalhou duro durante quatro anos, acompanhando de perto a liberação do dinheiro”, destacou Belivaldo Chagas.

Benefício para mais de 170 mil pessoas Com a duplicação a Adutora do Piauitinga, que está em fase de teste e com inauguração prevista para 15 de julho desse ano, haverá um reforça no abastecimento, com água de qualidade, e beneficiando mais de 170 mil pessoas das cidades de Lagarto, Simão Dias, Salgado e Riachão do Dantas. O investimento total é de aproximadamente R$ 85 milhões e já está todo garantido.

Esforços O deputado Fábio Reis reforçou a importância da duplicação para a população do Centro-Sul. “O sentimento é de muita alegria, de ver uma obra realmente gigantesca que vai levar água, vida, saúde para quase 200 mil pessoas beneficiadas. Então, é gratificante demais ver a adutora concluída, afinal foram muitos esforços para chegar à realização desse sonho”, comentou.

André Moura visita municípios de quatro regiões em agenda social, cultural e junina Na quarta-feira (29), o ex-deputado federal André Moura percorreu municípios do Agreste, Leste, Baixo São Francisco e Médio Sertão Sergipano cumprindo uma extensa agenda de visitas sociais, culturais e festividades juninas.

Baixo São Francisco Vale destacar a visita ao conjunto habitacional do povoado Várzea da Onça, em Muribeca – Baixo São Francisco, que substituiu as casas de taipa na região. O ex-prefeito Fernandinho Franco acompanhou André durante a visita. “Esse projeto contou com a nossa contribuição, através de intermédio junto à Funasa, conseguimos a liberação de R$ 3 milhões para a construção de 75 casas de alvenarias, sendo 66 delas no povoado Várzea da Onça e outras nove em áreas adjacentes”, explicou o ex-deputado. André destaca ainda que as casas oferecem dignidade e melhor qualidade de vida para diversas famílias do município de Muribeca. “É muito bom ver que o nosso trabalho muda a vida das pessoas. Quando vejo situações como esta, tenho ainda mais força para continuar trabalhando pelo povo sergipano”, completou.

Carmópolis André Moura esteve no Leste Sergipano, na cidade de Carmópolis, para assistir ao cortejo do Batalhão de Bacamarteiros. A festa é uma tradição com mais de 100 anos e atrai centenas de moradores e turistas pelas ruas da cidade. “Carmópolis é uma cidade rica em manifestações culturais, tendo o Batalhão de Bacamarteiros como a maior manifestação cultural do município e uma das principais expressões culturais de Sergipe. Hoje, tive a oportunidade de atirar com o bacamarte e pude sentir quão importante esse evento é para nosso estado”. O ex-deputado estava acompanhado dos vereadores Gladson Garcia, Paulinho Habilidade, Messias do Fogão e do secretário de Obras de Japaratuba, Décio Neto.

Feira Nova Em visita a região do Médio Sertão Sergipano, André esteve em Feira Nova participando da solenidade de Assinatura de Ordem de Serviço para a reforma do Centro de Corte e Costura do povoado Lagoa dos Porcos em Feira Nova. “Fomos lá para realizar um sonho dos moradores que aguardam isso por 10 anos. Um espaço que vai gerar oportunidade e transformar vidas”, afirmou. Em seguida, André Moura acompanhou as festividades da 8° ressaca do São Pedro 2022 ao lado do ex-prefeito “Painho”, do secretário do Estado da Agricultura, Zeca da Silva, de Elenaldo Dantas, dos vereadores Dinho, Dedé, Wilson, Zé dos Queijos, amigos e liderança.

Malhador Na cidade de Malhador, no Agreste Sergipano, André Moura visitou o ex-prefeito Dedé do Inhame. “Fiz questão de fazer uma visita a este grande homem que tem muito respeito pela pessoa que é e pelos serviços prestados ao povo malhadorense. Um prazer encontrá-lo, Dedé do Inhame, estou muito feliz em saber que mais uma vez iremos caminhar juntos”, concluiu.

Fábio Mitidieri se afasta da Câmara Federal O pré-candidato ao governo do Estado, Fábio Mitidieri, se afasta definitivamente da Câmara Federal próxima semana para dedicar-se às eleições. Em seu lugar, assume como deputado federal o suplente Alexandre Figueiredo. Fábio embarca para Brasília na segunda-feira, dia 04. Quando retornar à Sergipe, deve reunir o grupo e líderes para intensificar as estratégias de campanha.

Campanha “A ideia é me dedicar mais a pré-campanha e a campanha em si. Queira ou não, três dias por semana em Brasília me fazem muita falta. Preciso desse tempo pra ampliar os contatos, e o corpo a corpo. Quero continuar visitando municípios, ouvindo a população para construir um pano de governo de acordo com as necessidades de nossa gente”, afirmou Fábio.

Entrevistas Na quinta-feira, 30, Fábio concedeu entrevista às Rádios Eldorado, de Lagarto, e rádio SIM, quando falou de seu trabalho como deputado federal e reafirmou seu compromisso com o avanço do estado. “Os meus mandatos foram focados em Sergipe, em todos os 75 municípios. Temos emendas para infraestrutura, esporte, equipamentos. Somente na área de Saúde, foram R$ 10 milhões para o combate à pandemia. Passo para uma nova etapa política, de me dedicar inteiramente à pré-campanha, consciente do trabalho feito para os sergipanos”, disse.

Prioridade Questionado sobre propostas que fomentem o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda, Fábio afirmou que combater a pobreza e a fome é sua prioridade. “Nossa ideia é estimular o desenvolvimento de acordo com as vocações dos municípios. Por exemplo, Lagarto tem mais de 5 mil empregos em casas de Farinha. Pretendemos subsidiar os produtores por meio do Banese. Na região de Glória, produtora de leite, vamos investir em nova adutora. Também vamos implantar o Primeiro Emprego Petróleo e Gás, para subsidiar o estágio de jovens na área de petróleo e gás”.

 

 

 

 

 

 

 

Aracaju: Prefeitura apresenta obras e discute estratégias com representantes do BID Ao longo da quinta-feira, 30, gestores da Prefeitura de Aracaju, junto a representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), deram continuidade à visita às obras que estão sendo executadas a partir do convênio, no valor de 75 milhões de dólares, firmado entre a gestão municipal e o banco, e discutiram estratégias de comunicação com as comunidades beneficiadas pelo Plano de Requalificação Urbana, assim como as medidas que estão sendo adotadas para garantir o respeito à sustentabilidade no projeto.

Financiado pela entidade financeira, o convênio prevê diversas obras para a capital sergipana  Com foco no desenvolvimento social e urbano do município, o pacote de investimentos inclui a construção da avenida Perimetral Oeste, a revitalização do Parque da Sementeira – em andamento -, a construção de unidades habitacionais, equipamentos sociais, praças, ecopontos e de uma unidade de conservação. A previsão é de que o programa seja finalizado até 2024. Durante toda a manhã a comitiva esteve em bairros como Grageru, Coroa do Meio e 17 de Março, como parte de uma programação iniciada na última segunda-feira, 27. 

Contrapartida “Hoje, circulamos pelo Parque da Sementeira, apresentando ao BID, entre outros pontos, todo o Gradil construído com os recursos do financiamento. Depois, fomos ao bairro Coroa do Meio, onde estamos prospectando uma reforma no cercamento do mangue. Estamos apresentando não só as obras com financiamento pelo programa quanto as que vão ser contrapartida no 17 de Março, a exemplo da maternidade, do Creas, do Casa Lar e das praças. A parceria com o BID é extremamente importante para urbanização da cidade, para esse melhoramento dos bairros e apoio à comunidade como um todo”, aponta a diretora de Programas Especiais da Seplog, Michele Lemos. 

Perimetral Oeste Como uma das obras mais importantes do pacote de obras, a avenida Perimetral Oeste, com 7,7 km de extensão, ligará o município de Nossa Senhora do Socorro a Aracaju, contemplando cinco bairros da capital sergipana. Por conta do impacto amplo e dimensão das obras, o alinhamento entre as partes é ainda mais importante, como ressalta o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sergio Ferrari. 

Rigor técnico “Esse tipo de visita aproxima o pessoal do BID com a operação da Prefeitura. É bom que eles estejam vendo como estamos fazendo, o rigor técnico, as ideias. É um intercâmbio que permite que eles analisem nosso projeto com uma visão mais realista. Eles estão vendo que tudo aquilo que estão financiando está sendo feito da forma correta, com rigor técnico e vontade de acertar”, acrescenta Ferrari. 

Participação das comunidades No decorrer da tarde, uma reunião realizada no Centro Administrativo discutiu as soluções de comunicação que serão adotadas na iniciativa da Perimetral, em busca de promover uma interação com os aracajuanos sem ruídos, ou seja, que a mensagem seja entendida na ponta, mas também com a possibilidade de troca, com o recebimento de feedback das comunidades. “É um trabalho que está sendo coordenado pela Secom [Secretaria Municipal da Comunicação], na busca por estratégias que gerem engajamento e participação em todas as etapas, com conteúdo responsável, fidedigno e com espaço para escuta, ou seja, uma via de mão dupla”, descreve a secretária municipal da Comunicação, Tirzah Braga. 

Estratégias O intuito é permitir, da forma mais cristalina possível, o acesso às informações por aqueles que serão afetados diretamente ou indiretamente pela obra. Para isso, junto à Secom, a Prefeitura conta com a empresa Diagonal no processo de contato com a comunidade afetada e estratégias de comunicação. “A ideia da gente foi tratar do plano de comunicação que está sendo pensado para o projeto da avenida Perimetral, do Programa de Requalificação Urbana, de maneira que se possa aproximar da comunidade, de todas as esferas, com um trabalho transparente, próximo e acessível”, ressalta a assistente social da Diagonal, consultora em gestão socioambiental, Ayara Wanderley. 

Panorama Ainda durante a tarde, a administração municipal apresentou um panorama das ações ligadas ao meio ambiente, reafirmando entre as partes a certeza da necessidade de respeito ao desenvolvimento sustentável. “Trouxemos as atualizações ambientais para o BID nas mais diversas obras executadas com os recursos da instituição. É de extrema importância verificar o respeito aos três pilares da sustentabilidade: se é ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. É isso, por exemplo, que as obras da Perimetral têm o intuito de trazer. Hoje, apresentamos as ações, todas as licenças ambientais e autorizações das obras finalizadas, em execução e em processo de licitação, 44 até o presente momento financiadas pelo BID e outras 35 de contrapartida da administração municipal”, explica a coordenadora ambiental do Programa de Requalificação Urbana, Heloísa Souza.

CVV Aracaju abre inscrições para novos voluntários 2022. Início da seleção será neste sábado, 02/07, quando haverá uma palestra inicial na Faculdade Pio Décimo, na Avenida Tancredo Neves, das 14 às 17h.  O Centro de Valorização da Vida (CVV) Aracaju está com inscrições abertas para o Processo de Seleção de Voluntários 2022. A seleção é composta por um curso que tem o objetivo de capacitar pessoas para serem novos voluntários do CVV, de modo a ampliar o trabalho de prevenção do suicídio e valorização da vida.

Presencial O curso ocorre de forma presencial após dois anos de pandemia, quando foi realizado apenas de forma on line. “Nosso trabalho tem levado acolhimento a milhares de pessoas, que principalmente nesses tempos de pandemia tem sofrido com a solidão, depressão e perdas de pessoas próximas, mas que também tem recebido por parte de nossos voluntários uma palavra de motivação e esperança”, afirma Erna Barros, coordenadora do CVV em Aracaju.

Seleção “Por isso, é com grande satisfação que informamos, após um longo período de espera, que iniciaremos um novo Processo de Seleção de Voluntários do CVV, dessa vez presencial, uma oportunidade de disseminar a filosofia do CVV e principalmente, de aumentar ainda mais essa rede de auxílio tão necessária em nossa sociedade”, complementa ela.

Faculdade Pio Décimo da Avenida Tancredo Neves O início da seleção será neste sábado, 02/07, das 14h30 às 17h, quando haverá uma palestra inicial na Faculdade Pio Décimo – Unidade da Av. Pres. Tancredo Neves, 5655. Segundo os organizadores do processo, será importante reservar os sábados de julho para a conclusão do processo. Para participar basta fazer uma inscrição através do link: https://forms.gle/1zDfnYNL7WPu76ae7 O único requisito do curso, que é gratuito, é ter disponibilidade para participar de forma presencial durante os encontros e ser maior de 18 anos.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Lagarto: Flagrante improbidade administrativa. Viralizou nas redes sociais de Sergipe ontem, 30: ambulância da prefeitura (pref. Hilda Ribeiro) usada p/ levar eleitores de Gustinho (marido) e Áurea Ribeiro (sogra) p/ espaço Festa da Mandioca q estava lotado com portões fechados. Com a palavra a Prefeitura e o MPE.

 



E no fim de semana o Boteco Aruana é a opção para quem deseja cerveja super gelada e uma comida com qualidade e preço justo. Neste fim de semana confira os destaques: https://www.instagram.com/botecoaruana/
Reservas e delivery: 79 99912 – 25-25.

 

 

 

 



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

 

 SUPREMA CORTE DOS EUA FAZ HISTÓRIA  Por Clarkson Ramos Moura

 “BLACK LIVES MATTER!”

 VIDAS NEGRAS IMPORTAM!

 1ª JUÍZA NEGRA DA SUPREMA CORTE DOS EUA ESTÁ EMPOSSADA.

 

Depois de haver sido confirmada pelo Senado, em abril deste ano, a primeira mulher negra foi empossada, ontem (30/7), no elevado cargo de Juíza da Suprema Corte dos EUA.

 Trata-se de Dra. Ketanji Brown Jackson, uma jurista e magistrada americana, graduada e pós-graduada, que, após meritoriamente indicada pelo Presidente Joe Biden, veio a ser aprovada pelo Senado estadunidense.

 Antes, atuou como Juíza de circuito da Corte de Apelações dos Estados Unidos para o Circuito do Distrito de Colúmbia. Foi Juíza distrital da Corte Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia de 2013 a 2021.

 Eis, em apertada síntese, a título de poucas informações complementares do seu precioso e vasto “curriculum vitae”, mais alguns dados pessoais e funcionais da ilustre Personalidade norte-americana.

 Nascimento: 14 de setembro de 1970 (idade 51 anos), Washington, D.C., EUA;

 Cônjuge: Patrick G. Jackson (desde 1996);

 Cargo anterior: “Vice Chair of the United States Sentencing Commission” (2010–2014);

 Formação: “Miami Palmetto Senior High School” (graduação), Escola de Direito de Harvard (pós-graduações);

 Pais: Ellery Brown, Johnny Brown.

 No dia 7 de abril do corrente ano, uma quinta-feira, com o voto de todos os senadores democratas e de três republicanos, a juíza Ketanji Brown Jackson, de 51 anos, teve seu nome ratificado pelo Senado dos Estados Unidos da América, como magistrada da Suprema Corte de Justiça, tornando-se, assim, a primeira mulher negra apta a ocupar uma cadeira da mais alta instância judicial do País, em 232 anos de história.

 O resultado confirmatório do Senado marcou, também, uma vitória pessoal e política para o Presidente americano, Joe Biden, que a indicara para o cargo e havia prometido, durante a campanha eleitoral de 2020, que, caso ganhasse, nomearia uma mulher afro-americana para o Supremo.

 “Demos mais um passo para fazer com que nosso mais alto tribunal reflita a diversidade da América”, escreveu Biden no Twitter.

 Jackson foi confirmada em uma votação histórica, por 53 votos a favor e 47 contra, resultado que foi aplaudido, de pé, por grande parte dos membros do Senado americano. Todos os 50 senadores democratas votaram a favor, além de três republicanos – Susan Collins, Lisa Murkowski e Mitt Romney.

 A HISTÓRIA É FEITA!

 “HISTORY IS MADE!”

 “HISTORIA FACTUM!”

 

PROPOSTA DE ENGODO DA CONSTITUIÇÃO por Clarkson Moura

— PEC —

UMA VERDADEIRA “FARRA DO GADO”

ESSA TERATOSE POLÍTICO-LEGISLATIVO É IRMÃ SIAMESA DA PEC — PROPOSTA DE ENGODO DA CONSTITUIÇÃO — QUE. POR SUA VEZ, PARIU A ORGIA SECRETA, PEJORATIVAMENTE DENOMINADA, PELA MÍDIA INDEPENDENTE, “ORÇAMENTO SECRETO”, DESTINADO A CAMUFLAR O BURACO FISCAL DAS CONTAS PÚBLICAS DO DESGOVERNO FEDERAL, COM A EXCLUSIVA FINALIDADE ELEITOREIRA DE INVERTER A CRESCENTE TENDÊNCIA DE INTENÇÃO DE VOTO CONTRA A PRETENSA E CAÓTICA REELEIÇÃO DA BESTA-FERA, CUJA INEVITÁVEL E SINTOMÁTICA DERROTA JÁ ESTÁ SE NOS AFIGURANDO.

ASSIM, OBJETIVOU-SE, COM TAIS ABERRAÇÕES POLÍTICO-LEGISLATIVAS, DIGA-SE DE PASSAGEM, CASUÍSTICAS, COMPRAR OS MERCENÁRIOS E CORRUPTOS DO CN — CONCILIÁBULO NACIONAL (CONGRESSO NACIONAL) — E ENGANAR, TEMPORARIAMENTE, A SIGNIFICATIVA E VULNERÁVEL POPULAÇÃO DE POBRES, MISERÁVEIS E FAMINTOS, BEM COMO RECUPERAR O DESILUDIDO CONTINGENTE DE EX-BOLSONARISTAS, A EXEMPLO DOS CAMINHONEIROS AUTÔNOMOS.

POR DERRADEIRO, DE BOM ALVITRE, SUGERE-SE-NOS PARAFRASEAR O “MACACO SÓCRATES, PERSONAGEM POPULAR DE UM INESQUECÍVEL PROGRAMA HUMORÍSTICO DA TV BRASILEIRA:

“NÃO PRECISA EXPLICAR.

EU SÓ QUERIA ENTENDER!”

PELO TWITTER

www.twitter.com/pedalmario


Faça a teologia que quiser,
o doutorado que achar conveniente, mas aqui está
a verdadeira sustentação
da Igreja…

 

 

 

 

 



www.twitter.com/frednavarro O espertinho Datena é o viúvo Porcino da política brasileira: aquele que foi sem nunca ter sido.


Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Twitter


Frase do Dia
“No passado, a censura funcionava bloqueando o fluxo de informação. No Século XXI, ela o faz inundando as pessoas de informação irrelevante. Não sabemos mais a que prestar atenção e frequentemente passamos o tempo investigando e debatendo questões secundárias. Em tempos antigos ter poder significava ter acesso a dados. Atualmente ter poder significa saber o que ignorar”. Yuval Noah Harari.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O Papa: diante do escândalo da guerra é preciso chorar, socorrer e se converter. Ouça a reportagem e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-06/papa-francisco-audiencia-delegacao-ecumenica-constantinopla.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais