Nota MDB humilha Jackson. Déjà-vu de Jackson: faltou espirito público

                               Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O leitor mais novo pode não saber, mas Jackson Barreto era para entrar para a história como uma das maiores lideranças sergipanas saídas do seio da população mais pobre. Era, porque no decorrer da carreira – tirando os mandatos como deputado federal, que foram coerentes com os discursos dele – Jackson se transformou na maior frustração eleitoral de Sergipe após a traição em 1998, quando abandonou o comando da oposição para se juntar em prol da reeleição de Albano Franco para o governo. Naquele período, o governo estava com os cofres cheios por causa do dinheiro oriundo da venda da Energipe. Jackson vive o exato momento do passado, o déjà-vu.

Lembrando: em 1994 Jackson ganhou no 1º turno para Albano e perdeu no 2º turno numa das eleições mais disputadas em Sergipe. Por isso, as lideranças da oposição não entenderam quando Jackson traiu o grupo e se uniu a Albano. O eleitorado deu o troco e não o elegeu senador. Depois veio a segunda derrota em 2018, também para o Senado que o blog contará mais detalhes nas próximas semanas e a briga com o PT.

Jackson fala em democracia da boca para fora. Ele esquece que tem um preço alto a pagar quando é controverso e demagogo. Jackson agora pulou do barco governista com o intuito apenas pessoal. Jackson hoje deturpa os ensinamentos que teve de lideranças históricas da esquerda sergipana. Lideranças que foram presas e torturadas.

Quando governador, Jackson Barreto conseguiu travar a máquina estatal, atrasar salários e pagamentos dos serviços e fornecedores, montando uma equipe – salvo poucas exceções – exclusivamente política sem preocupações técnicas e de gestão com o futuro de Sergipe. Hoje tem o epíteto do pior governador da história de Sergipe.

Para completar o calvário de Jackson, a nota divulgada ontem pelas lideranças dos núcleos de base do MDB foi humilhante para ele (leia no print ao lado). Nela, as lideranças reafirmam que continuarão defendendo a pré-candidatura de Fábio Mitidieri ao governo de Sergipe, conforme foi deliberado coletivamente pela base do MDB.

Sem demagogia, o blog lamenta com sinceridade o triste fim político de Jackson Barreto. Ele poderia ter evitado tudo isso se tivesse cumprido a palavra de que não seria mais candidato. “Não vote em mim se for candidato a alguma coisa. Eu deixei claro”, pediu Jackson em entrevista a Gilmar Carvalho.

Rasgou o passado de um líder popular e entrará no limbo da história como o pior governador de Sergipe que traiu seus aliados por duas vezes por conta dos interesses pessoais. Faltou humildade e espirito público.


Em nota, Ubirajara Barreto secretário da Sedurbs, diz que não é apegado a cargos. Ele colocou o cargo à disposição e Belivaldo não aceitou Nota recebida do secretário Ubirajara Barreto: “A respeito da nota “Me engana que eu gosto!” publicada em vosso blog no dia 28 de julho de 2022, onde é citado meu nome fazendo insinuações inverídicas, quero esclarecer o seguinte: não sou apegado a cargos. Tanto é que de 2000 a 2013 não os exerci e queria ficar como tal, porém fui convocado, no ano de 2013, para assumir a diretoria de habitação da antiga SEDURB e posteriormente a superintendência da antiga SEINFRA e, por desalinhamento com o ex-secretário e com o governador da época, solicitei a minha exoneração. Logo após fui convidado pelo prefeito Edvaldo Nogueira para assumir a diretoria de obras e vice-presidência da Emurb, concomitantemente. No ano de 2019, indicado por Jackson Barreto, porém escolhido pelo governador Belivaldo Chagas, assumi a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS). Para seu conhecimento, antes do acontecido da última terça-feira, 26, coloquei meu cargo a disposição do governador Belivaldo Chagas, o que não foi aceito pelo mesmo e de quem eu ouvi que eu fazia parte da sua relação de confiança. Além desta relação, existe um técnico que esteve, durante esses últimos anos de governo à frente da SEDURBS e, do Governo Belivado Chagas, nunca se escutou nenhum tipo de problema ou negligência como secretário de Estado.”

PP realizará convenção no dia 4 de agosto O Partido Progressistas (PP) realizará sua convenção partidária no próximo dia 4 de agosto a partir das 14h na sede da agremiação, localizada na Rua Riachuelo, n° 455, Bairro São José em Aracaju/SE. Na oportunidade serão oficializadas as candidaturas de Laércio Oliveira para o Senado e de deputados federais e estaduais.

Major Toledo se filia ao União Brasil e anuncia pré-candidatura a deputado estadual O presidente do União Brasil em Sergipe assinou na quinta-feira (28) a ficha de filiação do Major Toledo Neto. “É uma grande satisfação receber o Major Toledo em nosso quadro de pré-candidatos.  Sua chegada ao União Brasil vem para somar e fortalecer ainda mais nossa chapa de candidatos a deputado estadual”, comemorou André Moura.

Grupo Coletivo Somos Mais oficializa candidatura neste sábado (30) O Coletivo Somos Mais, primeiro grupo que vai disputar um mandato de deputado federal em Sergipe, irá oficializar sua candidatura durante a convenção partidária das siglas PSDB, Cidadania e Podemos. O evento está programado para iniciar a partir das 15h, deste sábado, 30, no Centro de Convenções de Sergipe.

Nomes Hebert Pereira, Clarissa Marques, Lucas Aribé, Adriana Flor, Professor Moisés e Tauana Cândido se uniram na construção da primeira candidatura coletiva a deputado federal em Sergipe. Cada um destes seis nomes que compõem o grupo defende uma bandeira específica referente a sua área de atuação. Democracia, Igualdade, Acessibilidade, Saúde, Educação e Diversidade são os principais eixos defendidos pelo Coletivo.

Hospital Primavera promove evento com especialista em câncer de ovário Pensando cada vez mais na saúde da mulher e nas melhoras científicas que podem ser aplicadas no dia a dia de cuidados do paciente com câncer, a Unidade Prática Integrada Saúde da Mulher, da Rede Primavera, reuniu no dia 21 de julho, oncologistas, ginecologistas, mastologistas e radiologistas, em um evento muito importante, onde foram apresentadas as atualizações do cenário do câncer de ovário, com discussões de casos clínicos, novidades relacionadas ao tratamento e cuidados de paciente com câncer feminino. A palestrante foi a oncologista clínica do Hospital Sírio-Libanês e uma das maiores especialistas em câncer de ovário do Brasil, Dra. Daniela de Freitas, que fez uma explanação também sobre a importância das mulheres incluir visitas anuais ao ginecologista, se submeterem aos exames necessários e ficar em alerta sobre alguns sinais que podem servir de alerta, como dores pélvicas persistentes, não restritas ao período pré-menstrual, inchaço abdominal, flatulência, dor lombar persistente, sangramento vaginal anormal, febre recorrente, dores de estômago ou alterações intestinais, perda de peso acentuada, anormalidades na vulva ou na vagina e fadiga.

Fatores De acordo com o oncologista clínico e coordenador médico do Centro de Oncologia da Rede Primavera, Dr. Michel Fabiano, os tumores de ovário acometem geralmente mulheres com idade acima de 60 anos e são diagnosticados em uma fase mais avançada, quando o tumor já saiu dos ovários e se implantou em outras regiões do abdômen. Apesar de grandes avanços com a quimioterapia, a cirurgia segue sendo o tratamento mais importante. Os principais fatores de risco para esse tipo de tumor são: idade avançada, história familiar de câncer de ovário, obesidade e ausência de gestações. Por isso, debates como esse são fundamentais para a disseminação, troca de conhecimento entre os especialistas e, principalmente, para a atualização de estudos e condutas científicas a respeito do tema. “Novas drogas estão surgindo e estamos conseguindo tratar cada paciente de forma diferente com resultados surpreendentes”, ressaltou.

Novos casos Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer(INCA) para o triênio 2020-2022, 96.180 casos novos de cânceres de mama e ginecológicos (tumores femininos) surgem por ano, em todo o Brasil. Os tumores mais frequentemente diagnosticados anualmente nas mulheres brasileiras são: câncer de mama, com 66.280 casos, cólon e reto, com 20.470 casos, colo do útero, com 16.710, pulmão, com 12.440, e tireoide, com 11.950. O câncer de ovário ocupa a 7ª posição, com 6.650 casos, seguido do de corpo do útero, com 6.540 casos. Dados do Estado de São Paulo apontam 18.280 novos casos de câncer de mama, 6.750 de cólon e reto, 4.100 de tireóide, 2.690 de pulmão, 2.250 de colo do útero, 1.590 de ovário e 1.600 de corpo do útero.

 Curso de Via Aérea abre a Jalagipe Dando início a programação da XIX Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (Jalagipe), promovida pelas Sociedades de Anestesiologia de Sergipe (Saese) e de Alagoas (Saeal), foi realizada nesta quinta-feira, 28, o 31º Curso de Controle da Via Aérea da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Este ano, a Jalagipe acontece no Hotel Vidam, em Aracaju, e tem como tema central “Em defesa da vida”. Além do curso, a programação da Jalagipe continua nesta sexta, 29 e sábado, 30, reunindo palestrantes de diversos estados do país.

 Curso de Via Aérea abre a Jalagipe II Segundo o presidente da Saese, Fabrício Antunes, o Curso de Via Aérea é realizado há anos, mas se tornou ainda mais necessário durante a pandemia da Covid-19. Para o coordenador do curso, professor doutor Antônio Vanderlei Ortenzi, a capacitação tem o objetivo de deixar os profissionais preparados para atuar em qualquer situação de intubação ou de avaliação da via aérea, seja com tecnologia de ponta ou com procedimentos mais simples.

I Jalagipe Run A primeira corrida Jalagipe Run faz parte da programação da XIX Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe. A atividade acontecerá no sábado, com saída às 6h, do Hotel Vidam. Serão duas distâncias a serem percorridas pelos participantes, de 6 km e 3 km. Cerca de 40 pessoas deverão participar da corrida e os primeiros colocados, homem e mulher, de cada distância serão premiados, e todos os participantes que concluírem a prova, ganharão medalhas. Em 19 anos de realização da Jalagipe, esse é o primeiro que conta com uma atividade esportiva.

XIX Jalagipe No total, serão três dias de evento que reunirá palestrantes de vários estados brasileiros, que falarão sobre a importância da qualidade de vida, tanto dos pacientes como dos anestesiologistas. A programação conta com palestras que abordarão a importância da saúde mental, o que há de novidades em anestesia nas áreas de obstetrícia, na Medicina perioperatória, na pediatria, para traumas em geral e no tratamento da dor, dentre outros temas, a exemplo segurança do paciente, anestesia regional, prós e contra em anestesia ambulatorial. A jornada contará ainda com mesa redonda e júri simulado, além de planejamento financeiro e gestão. Outra novidade da Jalagipe deste ano é o Núcleo do Eu, da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), que tenta trabalhar a questão emocional, social e física do anestesista.

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 OPINIÃO

NOMINATA HISTÓRICA, CULTURAL E CÍVICA Por Clarkson Moura 

QUE TAL, DORAVANTE, A ELABORAÇÃO CRITERIOSA DE UMA IMPARCIAL, EQUITATIVA E RIGOROSA LISTA DE VILÕES (ANTI-HERÓIS) DA RICA MEMÓRIA HISTÓRICO-CÍVICO-CULTURAL DO NOSSO BRASIL, COMO, POR EXEMPLO, ESCRAVISTAS, OPRESSORES, EXPLORADORES, RACISTAS, SUPREMISTAS, TORTURADORES, SADISTAS, SANGUINÁRIOS, TIRANOS, INCENDIÁRIOS, MALVERSADORES, PECULATÁRIOS, AGENTES ESTATAIS ÍMPROBOS, GOLPISTAS, GENOCIDAS, ANTIDEMOCRATAS, NEGACIONISTAS ETC., CUJAS INJUSTAS HOMENAGENS, SOB AS MAIS DIFERENTES FORMAS, TAL QUAL GRAVAÇÃO AUDIOVISUAL DE PROMOÇÃO PESSOAL; NOMINAÇÃO DE EQUIPAMENTOS URBANOS, SOCIAIS, DE EQUIPAMENTOS DE INFRAESTRUTURA, DE EDIFICAÇÕES PÚBLICO-ADMINISTRATIVAS, E DE LOGRADOUROS PÚBLICOS; MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS; ESTATUARIA POLITÍPICA; GALERIA DE IMAGENS PICTÓRICAS E REGISTROS FOTOGRÁFICOS, ETC., ESTÃO REPRODUZIDAS ESTAMPADAS E EXPOSTAS NOS DIVERSOS BENS PÚBLICOS DE USO E ACESSO COMUNS E POPULARES?

POR REMATE, ESTOU NO AGUARDO OTIMISTA DE QUE MINHA OPORTUNA, INÉDITA E CORAJOSA SUGESTÃO CONSIGA AGRADAR A TODOS OS OCASIONAIS LEITORES DESTE CURTO E AUTOJUSTIFICÁVEL TEXTO.

SALVE! A NOSSA “MAGNA CARTA”!

SALVE! O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO!

SALVE! AS INSTITUIÇÕES REPUBLICANAS!

VIVA! A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E COMPROMETIDA COM A DEMOCRACIA!

VIVA! A IMPRENSA LIVRE, IMPARCIAL, INVESTIGATIVA, INFORMATIVA, DEONTOLÓGICA E AUTÊNTICA!

VIVA! A SOBERANIA POPULAR!

 

 DIA NACIONAL DO JAGUNÇO RURAL 

 AO INVÉS DE

 — DIA NACIONAL DO AGRICULTOR —  Por Clarkson Moura

 HOJE, FAZ UM (1) ANO

 “INTELLIGENTI PAUCA!”

 PARA BOM ENTENDEDOR, MEIA PALAVRA BASTA!

 UM EXPLÍCITO APELO À VIOLÊNCIA RURAL

 EXATAMENTE, HÁ UM ANO, OU SEJA, EM 28/7/2021, A ELOQUENTE E DEPLORÁVEL IMAGEM DE UM HOMEM ARMADO (ABAIXO) VIRALIZOU NAS REDES SOCIAIS E NA MÍDIA DIGITAL, À GUISA DE OPORTUNA PUBLICIDADE OFICIAL EM HOMENAGEM DO “DESGOVERNO NAZIFASCISTA” DESTE PAÍS “AO AGRICULTOR”, NO DIA DESTE, INSINUANDO-LHE TROCAR O CAMPO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA PELO CAMPO DE GUERRA INTESTINA E A MAIS SIMBÓLICA FERRAMENTA DE TRABALHO — A ENXADA — PELA LETAL ARMA DE FOGO.

 “CONTRA FATOS, NÃO HÁ ARGUMENTOS.”

 ESSE ESPIRITUOSO ADÁGIO, DE AUTORIA DE HENRI BERGSON, SÁBIO FRANCÊS (1859—1941), FAZ TODO O SENTIDO DA ASQUEROSA E ATERRORIZANTE POSTAGEM DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

 

PELO TWITTER

 

 www.twitter.com/ayres_britto Recuperemos o ânimo das pontes que os muros estão cada vez mais de nariz empinado.

 www.twitter.com/frednavarro O doce veneno (atualíssimo) de Nelson Rodrigues: “Existem situações em que até os idiotas perdem a modéstia.”

www.twitter.com/BlogClaudioNun Laerte, sempre sensacional na FSP

 

 

 

 

 

 

 

 

Frase do Dia

“A diferença entre um estadista e um demagogo é que este decide pensando nas próximas eleições, enquanto aquele decide pensando nas próximas gerações.” Winston Churchill.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-07/papa-francisco-missa-reconciliacao-santa-ana-quebec-canada.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais