Os leigos e leigas católicos em defesa do convento de São Francisco

                                                                      Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

                                   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

A comunidade católica de Sergipe e a sociedade sergipana ficaram surpresas com a carta manifesto em defesa do convento de São Francisco e do povo de Deus, que foi subscrita pelas seguintes entidades: Associação de Juristas Católicos – AJUCAT/SE, Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB/CONAL, Iniciação à Vida Cristã – IVC, Juventude Franciscana do Brasil – Regional de Propriá, Movimento Alerta, Movimento Cursilho de Cristandade Aracaju e o Movimento Cursilho de Cristandade Estância.

Abaixo, leia a carta manifesto.

CARTA MANIFESTO EM DEFESA DO CONVENTO SÃO FRANCISCO E DO POVO DE DEUS

O conjunto dos Movimentos e Pastorais Eclesiais da Arquidiocese de Aracaju, comprometidos com a Evangelização nesta Igreja Particular, unem-se para subscreverem esse manifesto em face das informações noticiadas pela Imprensa sobre a suposta negociação da concessão do CONVENTO SÃO FRANCISCO, sediado em São Cristóvão, para construção de hotel e restaurante, desconsiderando o valor histórico, cultural e espiritual desse marco patrimônio pertencente aos cristãos católicos.

O Povo de Deus sergipano, especialmente os cristãos leigos e leigas, nunca hesitou em fazer sua parte na Construção do Reino, desempenhando nesta Igreja Particular processos de Evangelização potencializados pelas Ações de Movimentos e Pastorais. Vale dizer que tais ações não são realizadas sem a importante consciência de fé e responsabilidade desses cristãos com as necessárias contribuições financeiras materializadas nas ofertas, dízimos e diversas campanhas existentes para preservação dos patrimônios eclesiais das mais longínquas terras desta Arquidiocese.

Neste sentido, temos o Convento São Francisco como marco para a Igreja de Aracaju, sendo indubitável que sua manutenção decorra, para além de outros auxílios econômicos, dos incentivos financeiros e missionários desempenhados por tantos outros, mas sobretudo, por esses que assinam este manifesto. Mesmo porque, acrescente-se, há utilização semanal do espaço religioso para experiências orantes e formativas, dentre outras atividades voltadas para a pastoralidade e missionariedade.

Neste caso, trata-se de suposta locação e consequente destinação do Convento para estabelecimento de um hotel e restaurante, o que impacta drasticamente à formação, espiritualidade, evangelização e, até, na sobrevivência dos Movimentos e Pastorais – já tão combalidos em nossa Igreja.

Por esses e tantos outros motivos, os Movimento e Pastorais desta Arquidiocese, imbuídos dos direitos inerentes a condição de fieis leigos e leigas batizados, demonstram preocupação com a iminência do fechamento de um dos poucos espaços de formação de nossa Igreja Particular, de modo que reiteraremos nossa militante LUTA por sua permanência e finalidade, solicitando a nossa Cúria Metropolitana de Aracaju a URGENTE reunião com todos os integrantes do POVO DE DEUS, sob a regência do Reverendíssimo Arcebispo de Aracaju, a fim de dialogarmos e deliberarmos, SINODALMENTE, sobre a suposta negociação envolvendo o CONVENTO SÃO FRANCISCO, que é para além de uma obra material, sinal de Deus para conversão de muitos que ali se encontrarem.

 Aracaju/SE, 27 de julho de 2022

 

 

 

Parque dos Cajueiros: frequentadores reclamam que policiais militares ao invés de darem exemplo estacionam seus carros em qualquer local, menos no estacionamento Atenção governador, peça para o comando da PM chamar a atenção dos policiais militares da BPTur – localizada no Parque dos Cajueiros – que insistem em não estacionarem seus veículos particulares no estacionamento e param nos canteiros passando pelas trilhas de pedestres. Inclusive até mesmo as viaturas policiais são estacionadas em áreas de passagem dos pedestres. Péssimo exemplo de quem deveria proteger e cuidar do espaço público. Coisa feia! Em breve o blog vai publicar as placas dos veículos dos “cidadão” que se acham acima da lei. Outro questionamento: a obra de reforma está paralisada?

 

 

 

Prorrogação O MPF/SE informou que recebeu ontem, 01, da Polícia Federal, o pedido de prorrogação de prazo do inquérito policial que investiga a morte de Genivaldo de Jesus Santos, ocorrido no último dia 25 de maio. O pedido está sendo analisado e, quando houver manifestação, a decisão do MPF será informada à sociedade.

TRE-SE recebe os primeiros pedidos de registro de candidatura das Eleições 2022 O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) recebeu ontem, 01, 36 requerimentos de registros de candidaturas referente às Eleições 2022. A Coligação Esperança na Mudança, composta pela Federação PSDB/Cidadania e o partido Podemos, protocolou o pedido de registro de Alessandro Vieira (PSDB) e do empresário Milton Andrade (Cidadania), que concorrerão aos cargos de governador e vice-governador, respectivamente.

Outros registros A Federação PSDB / Cidadania também solicitou o registro de nove candidatos ao cargo de deputado federal e de outros vinte e cinco candidatos ao cargo de deputado estadual. As eleitoras e os eleitores que desejarem obter mais informações acerca dos candidatos, como propostas de governo (para os cargos do executivo), certidões criminais, escolaridade e bens declarados, podem acessar o site do Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), na página das Eleições 2022, no site do TRE-SE.

Até o dia 15 de agosto O registro de candidatura acontece após as convenções partidárias, fase em que os partidos escolhem os candidatos e formam as coligações. De acordo com a Resolução n° 23.675/2021, os partidos políticos, as federações e as coligações terão até o dia 15 de agosto de 2022 para solicitar à Justiça Eleitoral o registro das candidatas e dos candidatos. Até o dia 12 de setembro, todos os pedidos de registro aos cargos de governador, vice-governador, senador, suplentes, deputados federais, estaduais e distritais, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelos tribunais regionais eleitorais, e publicadas as respectivas decisões.

Fábio Mitidieri quer fortalecer e expandir cartão Mais Inclusão O plano de Governo do pré-candidato ao governo pelo PSD, Fábio Mitidieri, coloca o emprego, a transferência de renda e a saúde como pilares para fazer ‘Sergipe avançar’. Uma das propostas é o fortalecimento e ampliação do Cartão Mais Inclusão (CMais). O CMais é um suporte financeiro criado no início da pandemia de Covid-19, na gestão do atual governador Belivaldo Chagas, e que hoje atende até 25 mil famílias, representando um investimento de aproximadamente R$60 milhões.

Ampliação Fábio Mitidieri defende a ampliação do valor do benefício para as mães solo com mais de dois filhos. “Durante a pandemia, nós tivemos o auxílio emergencial, quando as mães solo com mais de dois filhos receberam até R$1.800, até três vezes o valor benefício. O que a gente quer é repetir essa metodologia aqui em Sergipe. Nós iremos ampliar o CMais e multiplicar o benefício para essas mães, que são aquelas mulheres chefes de família que não contam com participação do pai da criança”, disse.

Pacto Contra a Fome A política de transferência de renda integra as ações do Pacto contra a Fome, proposto por Fábio. Nesse Pacto, o pré-candidato prevê a ampliação do atendimento com a inclusão de uma rede de atendimento do CRAS e descentralização para os municípios do interior, incrementação da compra de alimentos da agricultura familiar, fortalecimento da agricultura familiar por meio do apoio às feiras de agricultura familiar, oferta da merenda escolas aos alunos também no período de férias, utilização das cozinhas das escolas estaduais de forma comunitária, com programa voltado a alimentação da comunidade, implantação da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e a criação de uma política sustentável, com ações territorializadas de segurança alimentar.

Médico Antônio Cláudio oficializa candidatura ao governo de Sergipe FanF1: O médico Antônio Cláudio Neves (DC) oficializou a sua candidatura ao governo do estado de Sergipe no sábado (30). O nome do geriatra foi registrado na convenção partidária no Instituto de Atenção à Longevidade, em Aracaju. O partido Democracia Cristã também apresentou a vice Giovanna Pereira Rocha (DC) e o candidato ao senado, Airton Costa (DC). Não há alianças com outras agremiações, sendo uma candidatura “puro sangue”.

Aposentados Antônio Cláudio Neves tem 54 anos. Ele é médico, geriatra, natural da cidade baiana de Jequié. Essa será a sua primeira disputa eleitoral para o governo do estado. O candidato já concedeu entrevista ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM e ele levantou a bandeira em defesa dos aposentados, com um olhar especial para a população da terceira idade. “Resolvi defender o aposentado e a sociedade. Quando defendemos o interesse do aposentado, defendemos todos: jovens, filhos e netos, porque o desenvolvimento do estado gerando emprego vai diminuir o sofrimento do idoso. Amenizando o sofrimento do idoso a gente está garantindo um futuro para a sociedade”, explicou o médico.

Laranjeiras: Prefeitura entrega creche Bruna Hagenbeck, em Pedra Branca A Prefeitura de Laranjeiras entregou na manhã de ontem, 1º, a Creche Bruna Hagenbeck (padrão FNDE), em Pedra Branca. Esta é a segunda unidade de educação infantil inaugurada este ano. Para este segundo semestre, a gestão municipal deve implantar mais uma unidade no bairro Mussuca. Até o final de 2022, serão mais de 1200 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses beneficiadas na educação infantil. A previsão da gestão municipal é ampliar ainda mais este número em 2023, quando cerca de 2 mil crianças estarão matriculadas em creches na sede, bairro Mussuca, Bom Jesus e Pedra Branca.

Cinco refeições Assim como fez na creche Tereza Franco, na creche Bruna Hagenbeck, a Prefeitura vai oferecer cinco refeições diárias, berçário, maternal 1 e 2, lactário, banheiros e chuveiros adaptados por faixa etária, salas climatizadas e com ar condicionado, brinquedoteca, sala de leitura, lactário, cozinha, almoxarifado, dispensa da cozinha, refeitório, lavanderia, rouparia, enfermaria, entre outros.

Emoção A professora Leda Santos de Souza, uma das primeiras a lecionar no espaço, quando ainda se chamava Escola Estadual Antônio Nobre, ficou emocionada. “Durante muitos anos fiquei muito triste em ver esse espaço entregue ao matagal. Hoje, a Prefeitura transformou este lugar e me deixou bastante emocionada. Estou mais emocionada ainda em ver ex-alunos representando o nosso povo na Câmara de Vereadores. É mais um sonho realizado, que vai beneficiar as famílias de toda Pedra Branca”, destacou Dona Leda.

Novo tempo Ao lado da família Hagembeck, que prestigiou a inauguração e se emocionou com as homenagens, o prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca) destacou esse é um novo tempo de mudança, na forma de enxergar a Educação em Laranjeiras. “Além de oferecer conforto e segurança para as crianças, pais e responsáveis, estamos falando de cuidar e ensinar o filho dos laranjeirenses, como se fossem os nossos tesouros. É preciso que, juntos, tenhamos um olhar humanizado e possamos enxergar uma educação inclusiva não só para os alunos, mas também para a equipe de professores, cuidadores, funcionários e coordenadores de cada área”, disse o prefeito.

Semana Mundial do Aleitamento Materno: programação especial no Hospital e Maternidade Santa Isabel O Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI), desde 2014, mantêm o título Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por seguir, criteriosamente, os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.

Capacitação Todos os colaboradores do HMSI são capacitados e preparados para apoiar e ensinar as mamães e os seus acompanhantes a importância do aleitamento materno desde a primeira meia hora de vida do seu bebê até a alta hospitalar. Confira a programação no print ao lado.

Luta O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e o HMSI preparou uma programação especial para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que começou ontem, 01 e vai até a sexta-feira, 05 de Agosto. A programação contará com live que será transmitida pelas redes sociais e rodas de conversas, com orientações mostrando a importância da amamentação e como ela contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar do binômio, mãe e bebê.

SergipeTec e UFS promovem evento “Agricultura Digital” O Sergipe Parque Tecnológico – SergipeTec e a Universidade Federal de Sergipe – UFS promovem, no dia 5 de agosto, o evento “Agricultura Digital” com o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos estudantes da instituição e debater temas importantes como tecnologia, inovação no agronegócio e a criação de startups no ramo da agricultura.

Palestras A programação inicia às 8h30 no Auditório do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas da UFS (CCAA), que fica na Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos, Av. Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze, São Cristóvão. A programação contará com palestras de professores e técnicos, apresentação dos cursos de agrárias da universidade, edital de agro do Parque Tecnológico, sessão de perguntas e respostas, coffee break e encerramento às 12h30. O evento é direcionado aos discentes de todos os campi da universidade e os interessados deverão se inscrever através do Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas da UFS, o SIGAA.

Representantes do CRESS-SE participam do 29º Encontro Descentralizado Nordeste em Recife Representando o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), conselheiros/as da gestão “É Preciso Estar Atento e Forte 2020-2023” e assistentes sociais de Sergipe participaram do 29º Encontro Descentralizado da Região Nordeste do Conjunto CFESS/CRESS. O evento foi realizado em Recife, Pernambuco, de 29 a 31 de julho, e teve como tema “Nossa existência é movimento para quebrar as correntes que nos prendem”.

Presenças Estiveram presentes representando Sergipe a presidente do CRESS-SE, Dora Rosa Horlacher; o vice-presidente, Wallison Hipólito; as/os conselheiras/os Rita Regina, Indiana Vieira e Ricardo Marques; além do assistente social e vice-presidente da Abepss/Nordeste, Paulo Félix; e do assistente social da UFS, Fábio dos Santos Barbosa. O encontro reuniu as delegações dos CRESS do Nordeste e é uma etapa preparatória para o Encontro Nacional que ocorrerá em setembro, na cidade de Maceió, em Alagoas.

Presencial Para a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, esse foi o primeiro Encontro Descentralizado realizada de forma presencial desde o início da pandemia. Segundo ela, o Encontro Descentralizado em 2020 foi organizado pelo CRESS Sergipe totalmente de forma virtual. “Nós dessa gestão fomos atravessados pela pandemia da covid-19. Esse encontro Descentralizado é realizado normalmente de ano em ano. É o momento em que a gente se encontra, reavalia, verifica como é que está a região Nordeste, trocamos experiências. E nós ficamos órfãos”



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 



Aracaju: Os moradores da Rua Martins Barros, situada no Conjunto Sol Nascente, agradecem a Emsurb pela podagem das árvores. Fotos de antes e depois da poda.


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

Residência Médica do Hospital Santa Izabel da Bahia. Por Antônio Carlos Sobral Sousa

Congratulo-me com o insigne sergipano Prof. Gilson Soares Feitosa e seus colaboradores, ao ensejo dos 40 anos de Residência Médica (RM) do Hospital Santa Izabel da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, conceituado centro de formação especializada de inúmeros profissionais, que ocupam posições de destaque Brasil afora, inclusive em nosso estado.

Um programa pautado em projetos pedagógicos sólidos, versáteis e atualizados, que vem incorporando inovações tecnológicas em várias áreas da medicina, além das qualidades profissionais do coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), têm sido fatores decisivos para atrair jovens médicos de várias localidades, para a almejada especialização, naquele tradicional nosocômio baiano, no transcorrer destas quatro décadas. As características do Prof. Gilson, de sobriedade com a responsabilidade de seu diploma de esculápio, que fizeram-no trilhar uma escalada de permanente ascensão, deferida toda ela pela confiança e habilidade de um clínico percuciente e seguro, integrado às suas lides, à sua vocação e aos seus propósitos, seguramente serviram de fonte geradora de estímulo para a prossecução dos estudos e de incentivo à concretização dos ideais de muitos hodiernos discípulos de Hipócrates.

Vale ressaltar, ainda, o reconhecido desempenho dos integrantes da RM do Hospital Santa Izabel no enfrentamento da pandemia da Covid-19, profissionais que não se furtaram de participar na linha de frente da batalha insana contra o poderoso novo coronavírus. O momento em que vivemos está a exigir de todos, esforço conjugado, vontade resoluta, mentalidade sadia, espírito forte e audacioso para vencer este inimigo versátil e traiçoeiro, que ora nos aflige, sem ódios e paixões, embasados nos princípios democráticos, cujas raízes históricas foram plantadas nos mais recuados tempos da civilização helênica, sobrevivendo às transmutações dos séculos. Finalizo citando estadunidense, historiador, jornalista, novelista e professor em Harvard, Henry Adams: “O Professor se liga à eternidade; ele nunca sabe onde cessa sua influência”.

*Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação.


OPINIÃO

Os Primeiros homeopatas em Sergipe. Por Antônio Samarone, médico sanitarista

O médico alemão Samuel Christian Friderich Hahnemann (1755 – 1843) publicou o seu “Organon der rationellen heilkunde” (“Organon da arte de curar”) em 1810, em Dresden, onde expõe o seu método terapêutico (similia similibus curantur).

As bases da homeopatia estavam lançadas.

O Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, é apontado como o primeiro brasileiro a dedicar-se ao estudo da homeopatia, amigo de Hahnemann, com quem mantinha correspondência regular.

A partir de 1840 a homeopatia começa a ser praticada no Brasil por profissionais. Os principais introdutores foram o francês Benoit Jules Mure (1809 – 1858), e o médico português João Vicente Martins (1808 – 1854).

Em 10 de março de 1844 eles fundaram no Rio de Janeiro o “Instituto Homeopático do Brasil”, sendo o Doutor Bento Mure o seu primeiro Presidente. Em 1845, fundaram a “Escola Homeopática do Brasil”, visando à formação profissional, um curso com duração de três anos, tendo o mesmo Bento Mure como diretor.

O próprio João Vicente Martins viaja para Recife, Salvador, Maceió e Aracaju para instalar filial do Instituto Homeopático do Brasil.

Em Sergipe, ele encontrou adesão e apoio do médico sergipano Sabino Olegário Ludgero Pinho, seguidor da doutrina homeopática desde 1847.

O Doutor Sabino é natural de São Cristóvão, nascido á 11 de julho de 1820. Recebeu o grau de doutor em medicina em 21 de novembro de 1845, defendendo a tese “Considerações acerca da música e a sua influencia sobre o organismo”.

O Dr. Sabino clinicou em várias províncias do Norte, fixando-se em Recife. Foi o fundador e Diretor da Escola Homeopática de Pernambuco, fundador das Sociedades Homeopatas da Paraíba e do Maranhão.

Ele foi membro do Instituto Homeopático do Brasil. Foi o criador da famosa “Farmácia Sabino” em Recife, cidade aonde veio a falecer em 17 de novembro de 1869.

O doutor Sabino Pinho foi deputado provincial por Pernambuco, nas legislaturas de 1856 e 1863. Autor de vários trabalhos sobre a homeopatia: “vade-mecum do homeopata”, “Propaganda homeopática em Pernambuco”, “A homeopatia e a Cholera”, “Apontamento para a história da homeopatia”, entre outros.

O doutor Sabino Pinho teve sua biografia escrita pelo irmão, bacharel Themistocles Belino de Pinho, publicado no “Jornal de Recife” entre os anos de 1860 e 1863.

O segundo médico sergipano a aderir a homeopata foi Joaquim José de Oliveira. Homeopata, literato e músico.

Joaquim José nasceu em S. Cristóvão em 1820. Depois de formado em medicina na Bahia, em 1844, voltou a Sergipe e foi deputado provincial, comissário vacinador, provedor da saúde pública, capitão, cirurgião-mor da guarda nacional e vice-presidente da Província.

Joaquim esteve algum tempo no governo provincial. Em 1863, foi inspetor da tesouraria, cargo em que se aposentou, e por fim inspetor da alfândega de Aracaju, depois da do Maranhão e mais tarde da de Pernambuco.

Médico homeopata, distinto literato e músico de influência. Tocava piano admiravelmente. Indo ao Rio de Janeiro em busca de alívio aos seus sofrimentos, ali faleceu a 16 de setembro de 1872.

Joaquim José foi um homem de talento pujante, escreveu: História de Sergipe, Histórias perdidas, Apontamentos para a História de Sergipe, e diversas composições musicais sacras e profanas.

Chama à atenção que os dois primeiros sergipanos homeopatas possuíam profunda ligação com a música.


PELO TWITTER

www.twitter.com/J_LIVRES Por Geuvar

 

 

 

 

 

 

 



www.twitter.com/emirsader

 

 

 

 

 

 





Frase do Dia
“Nem todas as verdades são para todos os ouvidos.” Umberto Eco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Ouça a reportagem e compartilhe:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-08/papa-francisco-viagem-apostolica-cazaquistao-congresso-religioes.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais