Policiais Federais revoltados com Bolsonaro. Caíram conto do vigário

                                                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Nada como um dia após o outro para conhecer os famosos “amigos da onça”. É o sentimento que sente, hoje, a maioria dos policiais federais em todo o país com as promessas não cumpridas do antes “mito” e, agora, “amigo da onça” Bolsonaro, um “amigo de meia-tigela.”

Em matéria ontem, 06, o jornal FSP mostrou que entidades representativas dos delegados, peritos e agentes federais publicaram nota conjunta na terça-feira (5) em repúdio a falas de Jair Bolsonaro (PL). Para elas, o presidente promove “descaso”, “abandono” e “menosprezo” aos integrantes das forças de segurança por sinalizar e não efetivar a reestruturação de carreiras, o que asseguraria ganhos salariais ao segmento que compõe a base de apoio a Bolsonaro. Toda matéria aqui.

Na verdade, Bolsonaro usou a Policia Federal para se blindar das investigações e proteger filhos e aliados. Interferiu na autonomia da Policia Federal por várias vezes, como bem disse o ex-Juiz e ex-Ministro da Justiça Sérgio Moro. Bolsonaro quer ter a posse da Policia Federal, como se ela lhe pertencesse, assim como o “seu exército”, e por isso muda a todo momento os delegados que insistem em inquéritos que mexem com amigos e aliados dele.

Bolsonaro quer uma Policia Federal subserviente e politizada para atender ao seu desgoverno. Nunca na história deste país ninguém chegou a esse ponto.

O Blog se solidariza com os policiais federais ao tempo em que deixa claro aos bolsonaristas que o discurso deles é caolho e beira ao estelionato eleitoral.


Feriado 8 de julho. Blog só será atualizado na segunda-feira, 11 E nesta sexta-feira, 08, será feriado em Sergipe, em comemoração ao Dia da Emancipação Política do Estado. Sergipe comemora,nesta data, 202 anos de Independência. Foi em 8 de julho de 1820 que o rei D. João VI assinou o decreto que isolou Sergipe da Bahia, e então, o brigadeiro Carlos César Bulamarqu foi nomeado como o primeiro governador do estado.

Turismo em SE: Grota de Angico e cânions de Xingó estão sendo “vendidos” como se fossem em Alagoas É preciso que o governo, a ABIH-SE, trade turístico e outros segmentos da área se unam e insiram enfaticamente nas campanhas publicitárias sobre Sergipe. Não é somente a Grota de Angico que os segmentos do turismo de Alagoas vendem como se fossem deles, os cânions de Xingó também: os turistas que chegam ao nordeste por Maceió recebem propaganda afirmando que a região pertence a Alagoas, sendo que é uma tríplice divisa, inclusive com a Bahia também.

Grota de Angico já pertenceu a Porto da Folha E um buraqueiro da cepa, Zé Carlos, do bar que tem um dos melhores café da manhã nordestino em Aracaju, localizado no mercado Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, lembrou que a Grota do Angico, que hoje faz parte do município de Poço Redondo, no ano de 1938, ano da morte de Lampião, Maria Bonita e parte do seu bando pertencia ao município de Porto da Folha.

 


Publicação feita no instagram do presidente do PMN (Mobiliza), na terça-feira, 05.


Presidente do PMN, Cézar Cardoso, promove fake news insistindo em publicar nas redes sociais na pré-candidatura candidatura de José Luiz, conhecido como Luisão Donatrumpi pelo PMN. 2 mentiras: Luizão é filiado ao União Brasil e tem os direitos políticos suspenso Cezar insiste na pré-candidatura ao senado do mecânico de motos de Itabaiana, José Luiz da Mota Cruz, conhecido como Luizao Donatrumpi, pelo partido PMN (Mobiliza). A mentira está em omitir dois fatos determinantes para qualquer candidatura. Primeiro Luizão ainda está filiado ao União Brasil desde 2018, conforme consta da certidão ao lado. Segundo, Luizão não está quite com a Justiça Eleitoral na presente data em razão de SUSPENSÃO DE DIREITOS POLÍTICOS (CONDENAÇÃO CRIMINAL), não podendo exercer o voto ou regularizar sua situação eleitoral enquanto durar o impedimento. Luizão está condenado a 3 anos e 7 meses por homicídio e lesão corporal culposos. Essa prática de desinformação política, com objetivo de enganar o eleitor depõe contra o estado democrático de direito e compromete ainda mais a política partidária no Brasil.

 

 

 

 

Fábio Mitidieri se licencia da Câmara Federal para se dedicar à pre-campanha Na quarta-feira, 6, o pré-candidato ao governo do Estado, Fábio Mitidieri, se licenciou do mandato de deputado federal, passando a cadeira para Alexandre Figueiredo, suplente pelo PSD. Com dois mandatos de deputado federal, Fábio se despede de Brasília com sensação de dever cumprido. Durante quase oito anos de Câmara Federal, ele destinou emendas para esporte, por meio de recuperação de espaços esportivos; pavimentação, por meio de parceria com a Codevasf; infraestrutura, equipamentos para Associações de Moradores. Somente na área da Saúde, foram mais de R$10 milhões destinados para ações de combate à pandemia de coronavírus.

Emendas “Estou feliz! Afasto-me da Câmara ciente do trabalho realizado por Sergipe. Todos os 75 municípios receberam emendas minhas em diversas áreas, de pavimentação a equipamento para agricultura, por exemplo. Saio hoje para trabalhar ainda mais pelo meu estado, me colocando à disposição para ser governador. Sei que estou preparado, tenho visitados municípios, ouvindo as necessidades da população”, afirmou.

Expectativa Para Alexandre Figueiredo, o mandato de Fábio foi positivo para o estado. “Minha expectativa é participar o mais ativamente possível das atividades da casa, em especial das comissões. Fábio, desde que se tornou deputado federal, votou a favor das causas sociais, sempre de acordo com os anseios dos sergipanos. É um exemplo de parlamentar, com ótima atuação, tanto que hoje é pré-candidato a governador”, afirmou.

Campanha Faltando pouco mais de três meses para as eleições, Fábio Mitidieri está finalizando plano de governo e irá intensificar visitas a lideranças e apoiadores, com agendas na capital e no interior. Ele tem dito em entrevistas que o foco de sua gestão será gerar emprego, renda e combater a fome. Para isso, desenvolve propostas para atrair investimentos e para aumentar a rede de inclusão social por meio de programas de distribuição de renda, como o Cartão Cidadão e o Mão Amiga, voltado para catadores de laranja e trabalhadores de corte de cana. A proposta do pré-candidato é ampliar o benefício para produtores de arroz do baixo São Francisco e de camarão.

 

N. Sra. do Socorro irá comemorar 158 anos com programação especial Nesta quinta-feira, 07, Nossa Senhora do Socorro completa 158 anos de emancipação política e a Prefeitura de Socorro preparou uma programação especial. Para comemorar a data, o município estará em festa desde as primeiras horas do dia até o anoitecer, com uma programação recheada de cultura, música e fé.

Programação Pela manhã, às 5h, acontecerá a alvorada festiva, na Igreja Matriz, na Sede de Socorro. Logo mais, às 9h, também na Igreja Matriz, será realizada uma missa em ação de graças pela emancipação política de Nossa Senhora do Socorro. Para continuar as festividades na Sede, a Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) organizou uma programação com bandas, artistas e grupos culturais para movimentar os socorrenses a partir das 16h. Às 18h, na Arena Siri, com o apoio da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara Municipal de Socorro, acontecerá um culto em Ação de Graças com o cantor Anderson Freire. Confira o cronograma completo das festividades do aniversário de Socorro no print ao lado.



Memorial da 2ª Guerra Mundial O prefeito da capital sergipana, Edvaldo Nogueira assinou na terça-feira (6) o decreto 6.837/2022, que cria a comissão cultural que atuará na organização dos eventos relacionados à memória dos 80 anos dos torpedeamentos ocorridos no litoral de Aracaju e que levaram a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial. Tais acontecimentos ocorreram em 15 de agosto de 1942. O objetivo da administração municipal é resgatar elementos históricos relacionados ao fato, através de eventos e de estímulo ao turismo histórico.

Prefeitura de Lagarto inaugura obra inacabada e causa transtornos aos moradores do bairro Loiola 2 Deu no “O Bolo é Grande”: “Uma pavimentação inacabada da Prefeitura de Lagarto está causando transtornos aos moradores do bairro Loiola 2. Mesmo sem estar completa, a obra foi inaugurada, deixando vários entulhos nas ruas da comunidade. Um jovem, morador da região, registrou o descaso através de vídeos compartilhados nos grupos de Whatsapp do Município.Em um dos vídeos, o rapaz cobra o posicionamento da prefeita Hilda Ribeiro.”A pergunta que eu quero fazer é pra prefeita. Como é que você inaugura uma obra inacabada? Porque para inaugurar, a gente tem que terminar, não é isso? A frente da minha casa vai ficar desse jeito? A casa dos outros moradores vai ficar desse jeito? Para piorar, deixaram um esgoto a céu aberto (…) Não sei se você vai me responder, assim como das outras vezes você não respondeu , mas eu gostaria de um pouco da sua compreensão”. Nas redes sociais de Hilda, o marketing apresenta outra realidade aos seus seguidores, porém, há quem mostre o que realmente acontece na “Lagarto Linda”- slogan publicitário da atual gestão. Veja os vídeos com a inauguração e a obra inacabada:https://www.oboloegrande.com.br/video-prefeitura-de-lagarto-inaugura-obra-inacabada-e-causa-transtornos-aos-moradores-do-bairro-loiola-ii/


Psol define pré-candidatura ao governo de Sergipe O diretório estadual do Psol de Sergipe, composto por todas as forças políticas do partido, definiu, por consenso, que terá candidatura própria ao governo de Sergipe, e o nome indicado como pré-candidata a governadora é Niully Campos, tendo como vice, Demétrio Varjão.Niully, 34 anos, natural de Capela, mulher negra, mãe, ativista social pelos direitos humanos, tem forte militância em defesa dos direitos das mulheres e dos direitos sociais. É professora de direito penal e advogada criminalista. Na segunda-feira, 11, o Psol fará um grande encontro com a sua militância para a apresentação da chapa e da plataforma programática da campanha para o governo do Estado de Sergipe.

Zona de Expansão Aracaju: Breno Garibalde pede resolução sobre impasse de limites O vereador Breno Garibalde retomou temáticas necessárias e urgentes na manhã da última terça-feira, 5, durante fala na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Uma delas é o impasse dos limites físicos e administrativos dos municípios de São Cristóvão e Aracaju. Após receber inúmeras reclamações da população do povoado Robalo, ligadas a questões de iluminação, pavimentação, segurança pública, e sobre o imbróglio das limitações dos municípios, Breno Garibalde pediu atenção específica do poder público para a localidade, que é foco de debate defendido há alguns anos, pelo seu pai, deputado estadual, Garibalde Mendonça.

Impasse jurídico “As pessoas do povoado me procuram relatando que sofrem bastante com o aumento do número de assaltos, com enchentes das chuvas, com a falha na oferta de transporte público e com o impasse jurídico das limitações dos territórios de Aracaju e São Cristóvão, que se arrasta há mais de 20 anos. Não dá para deixar a população desassistida. Todos já se consideram de Aracaju e essa questão precisa ser resolvida”, salientou Breno Garibalde.

Decisão Judicial No final de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Prefeitura de Aracaju (PMA) não poderá realizar a cobrança de IPTU aos moradores da região da Zona de Expansão, considerada área controversa e passível de ser gerida pelo município de São Cristóvão. A Procuradoria-Geral do Município de Aracaju (PGM) informou que atualmente, a PMA mantém a gestão do território, assegurada por decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), até que a questão seja resolvida definitivamente não só quanto aos marcos, mas também quanto aos serviços prestados pela administração da capital.



No próximo sábado, 9, o Sergipe Rural chega a marca do 360 programas e destaca o artesanato sergipano de palha natural que ganhou o Brasil graças ao trabalho de uma empreendedora. O programa também vai mostrar parceria do Governo do Estado com a Betânia Lácteos que beneficia produtores de leite do alto sertão, um dia de campo sobre tomate caja em Canindé de São Francisco e as ações de consultoria no campo realizadas pelo Sebrae. O Sergipe Rural vai ao ar às 7h da manhã do sábado, com reprises aos domingos e quartas – feiras às 8 da manhã. E se perdeu o programa dá para ver e rever tudo no YouTube: https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE

Nova Supervisora Técnica do DIEESE em Sergipe é apresentada aos sindicatos. Luiz Moura está se aposentando Lideranças sindicais de Sergipe se reuniram com o Diretor Técnico do DIEESE Nacional (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), José Silvestre, e com a nova Supervisora Estadual do Escritório DIEESE em Sergipe, Flávia Santana, na manhã da terça-feira, dia 5 de julho, na sede do Sindicato dos Bancários de Sergipe.O economista Luiz Moura, que está se aposentando, atuou como Supervisor Estadual do Escritório DIEESE em Sergipe por décadas e desta forma assessorou uma geração de lideranças sindicais realizando um trabalho muito importante.

Currículo A nova Supervisora Estadual do DIEESE em Sergipe, Flávia Rodrigues Santana, é economista graduada pela UFBA com pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Universidade de Salvador. Flavia Santana é técnica do DIEESE há 12 anos e já trabalhou como técnica responsável do Observatório do Trabalho da Bahia. “Estou assumindo a função de Supervisora Técnica do Escritório Regional de Sergipe com o objetivo de assessorar o movimento sindical do Estado através de uma produção técnica reconhecida nacionalmente em prol da defesa dos direitos dos trabalhadores”, afirmou Flávia.

Plano de trabalho Na ocasião, a dupla apresentou o Plano de Trabalho do processo de transição do Escritório Regional de Sergipe que segue as três diretrizes gerais do planejamento do DIEESE para o próximo período, aprovado pela Direção Sindical Nacional do DIEESE (DSND): integração, sustentabilidade e engajamento. A atividade contou com a presença de representantes da CUT/SE, CTB, SINTESE (Professores), SINDIJUS (Judiciário), SINDTIC/SE (Tecnologia da Informação), SINDSEMP/SE (Ministério Público), SINERGIA (Eletricitários), SINDIPEMA (Professores), SINDIFISCO (Auditores Fiscais) e SEEB/SE (Bancários). Ao longo de três dias, segunda, terça e quarta-feira desta semana, José Silvestre e Flávia Santana também participaram de reuniões com outras lideranças sindicais e concederam entrevistas a veículos de comunicação da imprensa sergipana.

Santana do São Francisco: 33ª edição da Festa do Mastro de sexta, 8 a domingo, 10 A Prefeitura Municipal de Santana do São Francisco anunciou Na segunda-feira, 4, a programação completa da 33ª edição da Festa do Mastro de Senhora Sant’ana, evento que faz parte da programação da Padroeira do município. Além da tradição religiosa, que acontece no domingo, 10, a gestão realizará uma programação festiva com 11 bandas desde a sexta-feira, 8, até o domingo, 10.

Atrações Foram confirmadas pela prefeitura as seguintes atrações: Unha Pintada, Jeanny Linss & Dedé Brasil e Ninéia Oliveira (Sexta-feira, 8); Luanzinho, Gatinha Manhosa e Avine Vinny (Sábado, 9); Pablo, Solange Almeida e Mido Santana (Domingo, 10). O trajeto do mastro, que partirá do Povoado Sem terra até a sede do município, contará com uma cavalgada puxada pelas atrações Danielzinho e Taty Vaqueira. A cavalgada é considerada a maior de todo o Baixo São Francisco em termos de concentração de cavalos e populares.

Cultura e Tradição A Festa do Mastro de Senhora Sant’ana é realizada em Santana do São Francisco há 33 anos, desde que o município ainda era apenas o Povoado Carrapicho, à época parte do território de Neópolis. Desde 2020 a tradição não contava com festividades e aglomerações, devido às restrições provocadas pela pandemia da Covid-19. “Trabalhamos muito para que esse momento chegasse. O último ano foi muito delicado do ponto de vista da pandemia e nós priorizamos a saúde da população, mas sempre com a certeza de que quando as atividades festivas voltassem, realizaríamos uma das maiores, senão a maior festa da história de Santana do São Francisco”, destacou o prefeito Ricardo Roriz.

Unidade de Transbordo de Propriá ampara 12 municípios que encerraram atividades de lixões Administrada pelo Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF), a Unidade de Transbordo de Propriá atende aos municípios da região do Baixo São Francisco desde o mês de maio de 2021, com a prestação de serviços que permitem às gestões municipais, adequadas condições para o encerramento das respectivas áreas de lixões.

19 municípios Atualmente, a Unidade de Transbordo realiza o acolhimento, a pesagem e o transporte da destinação final dos resíduos sólidos gerados por 12 municípios consorciados que já decretaram o encerramento dos respectivos lixões. O arranjo de Propriá é composto por 19 municípios, do total de 25 consorciados. Do número de municípios compostos pelo arranjo, 12 já optaram pelo fechamento dos lixões e pelo procedimento adequado de encaminhamento dos resíduos sólidos, através da unidade de Transbordo.

Fim dos lixões Os municípios de Amparo de São Francisco, Canhoba, Cedro de São João, Japoatã, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Santana do São Francisco, São Francisco, Telha, Propriá e, recentemente, Ilha das Flores e Gararu, já finalizaram as atividades em áreas de lixões e, com isso, cumprem a Lei Federal 14.026, do Marco Legal do Saneamento e a Lei de Política Estadual de Resíduos Sólidos nº 5.857 de 2006.

Novo Marco De acordo com a superintendente do CONBASF, Anne Grazielle, a expectativa é de que os municípios cumpram o que ressalva o Novo Marco legal do Saneamento, Lei 14.026 de 2020, com prazo de encerramento dos lixões até o ano de 2024, porém, o Consórcio trabalha para que as prefeituras consigam encerrar o aterramento inadequado dos resíduos sólidos até o último mês deste ano.

Dificuldades Ainda de acordo com a superintendente, encerrar um lixão não é tarefa fácil, pois o CONBASF e os municípios encontram dificuldades como a ausência de recursos e de investimentos para a gestão dos resíduos sólidos; as distâncias territoriais entre os municípios e a unidade de transbordo, o que geram maiores custos operacionais de transporte, de acordo com a frequência da coleta; e a carência de veículo adequado para o transvio dos resíduos até o aterro sanitário ou até o transbordo.

Encerramento lixões Por outro lado, o encerramento de lixões gera economia em saúde pública, melhores tratamentos para os catadores de materiais recicláveis e a redução do impacto ambiental. “Quando o município assume seu verdadeiro papel na Política Estadual de Resíduos Sólidos, com o devido amparo aos catadores de materiais recicláveis que vivem nos lixões, e a implantação da adequada coleta seletiva, nota-se que há o registro de significativa redução da quantidade de material enviado ao aterro sanitário com a consequente redução dos valores de custeio desta atividade, a ponto de compensar o investimento feito no amparo aos catadores e implantação da coleta seletiva”, explica Anne. Conforme levantamento do CONBASF, municípios com trabalho ainda insipientes em relação à educação ambiental e coleta seletiva conseguiram reduzir 30% de resíduos destinados ao aterro sanitário.

Trajeto dos resíduos O município realiza a coleta urbana dos resíduos e encaminha até a Unidade de Transbordo de Propriá. Após o acolhimento e pesagem na unidade, os resíduos são descarregados diretamente em um veículo de porte maior, que por sua vez aguarda o volume de 100% de suporte de carregamento dos resíduos para que possam ser encaminhados para o aterro sanitário da Estre Ambiental, hoje, Orizon, em Rosário do Catete.

Rede Primavera oferece jantar para oncologistas clínicos e cirurgiões oncológicos Oncologistas clínicos e cirurgiões oncológicos da Rede Primavera, estiveram reunidos na última terça-feira, 05 de julho, para um jantar com o propósito de discutir novos projetos e integração do Centro de Oncologia. O encontro foi também para comemorar o dia dos profissionais especializados no tratamento do câncer, 09 de julho dia do Oncologista e 17 de julho dia do cirurgião oncológico.

Presenças O evento contou com a presença do presidente da Rede Primavera, Dr. Wagner Bravo; o diretor técnico, Dr. Ricardo Leite; e o superintendente médico, Dr. Guilherme do Espírito Santo, que aproveitaram o momento para agradecer o empenho de todos e a importância do incentivo para uma maior integração entre as equipes, com o intuito de proporcionar bem-estar aos pacientes.

Trajetória A enfermeira e coordenadora do Centro de Oncologia, Adenise de Jesus Silva, fez uma breve explanação mostrando a trajetória do paciente no centro de Oncologia, os resultados dos indicadores, metas, desempenhos das equipes e os relatos dos pacientes em tratamento. “O objetivo da oncologia é trabalhar com o paciente de forma integrada, segura, com um cuidado individualizado através de profissionais qualificados e especializados, com psicólogos, nutricionistas, odontólogos, fisioterapeutas, que atuam para oferecer mais conforto e minimizar os impactos negativos da doença. Desde o início do ano estamos batendo metas de produção com 1.580 procedimentos realizados e com um projeto inovador no estado, que é a navegação do paciente oncológico, que agrega toda a coordenação e cuidado com o paciente oncológico”, afirmou.

Atendimento humanizado Humanizar os cuidados em saúde pressupõe cuidar do indivíduo como um todo, prestando uma assistência com respeito à sua individualidade e atendendo às demandas necessárias para garantir o seu conforto e bem-estar. O grande desafio da equipe de saúde no processo do atendimento humanizado é favorecer um cuidado integral ao paciente e aos seus familiares e fazer com que todos da equipe possam oferecer uma escuta ativa, como forma de tecnologia para a resolubilidade das demandas que surgem no contexto do atendimento.

Resolutividade O oncologista Dr. Michel Fabiano, clínico e coordenador médico do Centro de Oncologia da Rede Primavera, enfatizou que o hospital dispõe de um parque tecnológico que consegue oferecer mais resolutividade e celeridade ao tratamento de câncer em um só um lugar, desde a consulta, prevenção, diagnóstico, exames investigativos (tomografia, ressonância, endoscopia, colonoscopia), cirurgias, quimioterapia, internação, emergência 24h e reabilitação da doença. “Essa integração multidisciplinar oferece uma maior segurança, acolhimento e chances de cura. É isso que a gente procura trazer para a Rede Primavera”, concluiu emocionado.

Integração Também presente, o cirurgião oncológico e coordenador médico da cirurgia geral e oncológica, Dr. José Geraldo M. Bezerra, ressaltou que, assim como nos grandes centros de oncologia do país, a Rede Primavera evolui cada vez mais na integração dos serviços prestados, o que possibilita melhores resultados através de decisões tomadas de forma rápida e assertiva, beneficiando assim, os pacientes.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 




Por Geraldo Feitosa: “Hoje, 07/07, o jovem João Paulo Brandão Feitosa faz aniversário. Vocacionado para a política, o estudante de direito e vereador por Propriá não se omite na missão de lutar pelos propriaenses, seja individualmente e/ou coletivamente. Eleito para o primeiro mandato aos 21 anos, na eleição de 2020, o jovem tem feito um mandato parlamentar à altura das necessidades e expectativas dos ribeirinhos. Alguns moradores da cidade afirmam que o então candidato, João Paulo, prometeu pouco na campanha e faz muito no exercício do mandato. “Ele (Joâo paulo) apresenta os requerimentos, ofícios e outras proposituras junto ao executivo municipal, estadual e órgãos federais em Sergipe, e “corre” atrás junto aos gestores das entidades e, na maioria dos casos, obtém êxito em seus pleitos”, afirma João Victor Nunes.

 

Matricule-se nos Cursos de Francês até 16 de julho com valores promocionais Os cursos de francês da Aliança Francesa estão com Matrículas Abertas, cujas aulas começam no dia 15 de agosto, para os cursos regulares e semi-intensivos, presencialmente ou online. Você escolhe! Matricule-se até o dia 16 de julho e usufrua dos valores promocionais. Para mais informações, acesse www.afaju.com.br/matriculas ou entre em contato pelos números 79 98877-7905 / 7904 / 7906. Fale conosco pelo WhatsApp e inscreva-se numa aula experimental para conhecer o nosso curso:

https://wa.me/message/M7G4XWD43GCNO1             Aliança Francesa de Aracaju – Desde 1955, O melhor custo-benefício.

 

 

 


E no fim de semana o Boteco Aruana é a opção para quem deseja cerveja super gelada e uma comida com qualidade e preço justo. Neste fim de semana confira os destaques: 
https://www.instagram.com/botecoaruana/  Reservas e delivery: 79 99912 – 25-25.

 

 

 

 



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

Talentos Sergipanos. Professor Edgar Barros (foto) Por Antônio Samarone, médico sanitarista 

Morreu um poeta!

Passei parte da vida alisando os bancos escolares. Centenas de professores tentaram me ensinar em vão. Apreendi pouco, do muito que me ensinaram nas escolas. Esqueci muita coisa.
Os professores tentaram me ensinar, cada um ao seu modo. Sou grato a todos.

Entretanto, alguns professores foram especiais, ficaram na memória.

No início da década de 1970, fui aluno de biologia do professor Edgar Barros dos Santos (foto), no Murilo Braga. Humilde, discreto, Edgar era um técnico agrícola, especializado em inseminação artificial. Licenciado em ciências biológicas. Depois formou-se em odontologia.

Edgar foi dentista do IPES.

Edgar nasceu professor. Didático, fluente em metáforas, deixava a turma extasiada, ninguém dava um pio, todos de respiração presa, atentos, para não perder uma palavra do professor Edgar. A sua aula era um espetáculo.

A aula começava no canto superior do quadro negro. Tudo arrumado. Desenhos perfeitos, esquemas esclarecedores. No final da aula, ele chegava no canto inferior, no lado oposto do quadro. Um artista do quadro negro e do giz. A sua aula era uma obra de arte.

Edgar nunca usou o apagador. A sua aula ficava na lousa por dias, ninguém se atrevia apagá-la. Alunos de outras turma, professores, bedéis, todos extasiados.

A aula sobre a anato-fisiologia do aparelho reprodutor feminino era inesquecível. Na faculdade de medicina a aula de obstetrícia pareceu repetitiva. Lembrava-me de tudo da aula de Edgar no Murilo Braga. Naquele tempo, célula e genética estavam chegando. Biologia era botânica, zoologia e corpo humano.

O professor Edgar Barros, filho de Seu Epaminondas e Dona Duartina, morreu essa semana, aos 73 anos. Não ficou nem famoso, nem rico. Não terá um monumento em Praça Pública, A sua morte não foi notícias.

Mas afirmo sem receio: Edgar Barros foi um gênio em sala de aula, um poeta da biologia. Hoje, meio século se passou e as suas aulas continuam impressas em minha memória.

Eu fui um esforçado professor de biologia no Arquidiocesano. Quando recebia elogios sobres as aulas, pensavam em silencio: vocês não conhecem Edgar.

Receba as minhas homenagens, professor Edgar.

 

OPINIÃO 

DIA DE “SERGIPE DEL PUEBLO” 


— 8 DE JULHO —

202 ANOS

DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA  Por Clarkson Moura

HINO DE SERGIPE

Letra: Manoel Joaquim de Oliveira Campos;
Música: Frei José de Santa Cecília.

Alegai-vos, Sergipanos,
Eis que surge a mais bela aurora
Do áureo jucundo dia
Que Sergipe honra e decora.

O dia brilhante
Que vimos raiar,
Com cânticos doces
Vamos festejar.

A bem de seus filhos todos
Quis o Brasil se lembrar
De o seu imenso terreno
Em províncias separar.

O dia brilhante …

Isto se fez, mas, contudo
Tão cômodo não ficou,
Como por más consequências
Depois se verificou.

O dia brilhante …

Cansado da dependência
Com a Província maior,
Sergipe ardente procura
Um bem mais consolador.

O dia brilhante …

Alça a voz que ao trono sobe,
Que ao Soberano excitou;
E, curvo o Trono a seus votos,
Independente ficou.

O dia brilhante …

Eis, Patrícios Sergipanos,
Nosso dia singular,
Com docee e alegres cantos,
Nós devemos festejar.

O dia brilhante …

Mandemos, porém, ao longe,
Essa espécie de rancor,
Que ainda hoje alguém conserva
Aos da Província maior.

O dia brilhante …

A união mais constante
Nos deverá consagrar,
Sustentando a liberdade,
De que queremos gozar.

O dia brilhante …

Se vier danosa intriga
Nossos lares habitar,
Desfeitos os nossos gostos,
Tudo em flor há de murchar.

O dia brilhante …

Eu, Clarkson Ramos Moura, brasileiro, nordestino, “paraíba” — SERGIPANO — de Gararu, ouso declarar-me orgulhoso de haver nascido nesta abençoada Terra, que servira de berço a — dentre tantos outros ilustres conterrâneos, cujos nomes foram omitidos da extensa relação onomástica, a seguir, pela justificável falibilidade de minha desgastada e anosa memória, “lapsus memoriae” — :

Tobias Barreto, Sílvio Romero, Gilberto Amado, João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes, Ivo do Prado, João Pereira de Oliveira, Gumersindo Bessa, Laudelino Freire, Hermes Fontes, Francisco José Nascimento, Rodrigues Dória, Manuel Caldas Barreto Neto, José Coelho e Campos, Bernardino José de Souza, Aníbal Freire da Fonseca, Joaquim Maurício Cardoso, Carvalho Neto, Pe. José Tomaz de Aquino, Francisco Leite Neto, Maurício Cardoso, Lourival Fontes, Olímpio Campos, Dom Juvêncio de Brito, Genolino Amado, Manuel Bonfim, Graccho Cardoso, Marcelo Déda Chagas, Gentil Martins Fontes, Abdias Bezerra, Armindo Pereira, Gonçalo Rollemberg, Constantino José Gomes de Souza, Domingos Quirino de Souza, Otacílio de Azevedo, Hermilo de Freitas Melro, Francisco Antônio Vieira Caldas Junior, Horácio Hora, Dom Antônio dos Santos Cabral, Artur Xavier Moreira, Jackson de Figueiredo, Josafá da Silveira Brandão, José Magalhães Carneiro, Deodato da Silva Maia, Martinho Garcez, Firmo Freire do Nascimento, Antônio Garcia Rosa, Fausto Cardoso, Alberto Deodato Maia Barreto, Santos Souza, Dr. Augusto Leite, Carlos Firpo, Antônio Torres Júnior, Gentil Tavares, Padre Pedro, Jota Inácio, Prof Franklin, Luiz Antônio Barreto, Dr. José Augusto Barreto, Dr. José Augusto Filho, Leandro Maciel, Dr. João Garcez, Gal. Djenal Queiroz, Motinha, Francisco Passos, José Dantas Cruz, Ivan Paixão, Raimundo Souza Dantas, Horácio Góes, Francisco Teles de Mendonça, Artur Reis, Rosendo Ribeiro Filho, Celso de Carvalho, Paulo Barreto de Menezes, Manoel Conde Sobral, Augusto Franco, Mamede Paes Mendonça, João Carlos Paes Mendonça, Gentil Barbosa, Antônio Carlos Franco, Augusto Franco, Dom Luciano José Cabral Duarte, Prof. Benedito, Prof. Sebastião, Prof. Jouberto Uchôa de Mendonça, José Queiroz da Costa, Jerônimo Peixoto, Vladimir Souza Carvalho, Tertuliano Azevedo, Antônio Carlos Valadares, José Matos Valadares, Prof. Iran, Garibalde Mendonça, Gilmar Carvalho, Adailton Martins, Airton Martins, Ariston Porto, Francisco Gualberto, Belivaldo Chagas, Profa. Ana Lúcia, Laonte Gama, Carlos Alberto Sobral, Sérgio Monte Alegre, Guido Azevedo, Jacinto Filho, Agonalto Pacheco, Profa. Aglaé Fontes de Alencar, José Joaquim Macedo, Maria Thétis Nunes, Ofenísia Freire, Terezinha Oliva, Ver. Ângela Melo, Conceição Vieira, Profa. Maria da Glória, Maria da Glória Portugal, Prof. Alcebíades, Prof. Magno Brasil, Profa. Carla Eugênia, Prof. Jonofon, Pe. Antônio Padilha, Prof. João Costa, Prof. Getúlio, Luiz Eduardo Costa, Luciano Alves, Jairo Alves de Almeida, Cláudio Leite, Kátia Santana, Gilvan Manoel, Jozailto Lima, Santos Mendonça, Santos Santana, Antônio Saracura, Murillo Melin, Amaral Cavalcante, Zé Peixe, Eduardo José, Manequito, Marcelo Ribeiro, Welington Elias, Gilvan Fontes, João Augusto Freitas, Susane Vidal, Ana Fontes, Ceiça Dias, Raimundo Luiz, Ivan Valença, Cláudio Leite, Cláudio Messias, Cláudio Nunes, Célio Nunes, Marcos Santana, Cristian Góes, Dr. José Machado, Leandro Maciel, José Rolemberg Leite, Profa. Lindalva Cardoso Dantas, José Carvalho, Mons. Carvalho, Petrônio Gomes, Pedro Barreto, Barreto Mota, José Eugênio, Rosa Farias, Carlito Melo, Laurindo Campos, Fábio de Jesus Machado, Dra. Samantha Machado, Dr. Marcos Ramos Carvalho, Dr. Marconi Ramos Carvalho, Dr. Elisânio de Souza Cardoso, Dr. Lélio Silva de Azevedo, Dr. Marcos Alves, Dr. Edgar Fernandes Silveira Filho, Dra. Zulmira Freire Resende, Dra. Priscila Oliveira Percout, Luiz Carlos Resende, Carlos Magalhães, José Teles de Mendonça, José Augusto Filho, José dos Santos Menezes, José Carlos dos Santos (Carlinhos de Josa), Dr. Luciano Oliveira, Dr. Washington Coutinho, Dr. José Aderval Aragão, Dr. Antônio Samarone, Dr. Marcos Aurélio de Almeida Alves, Dr. Marco Aurélio Oliveira Góes Dr. Jilvan Pinto Monteiro, Dr. Antonio Augusto Machado Teles, Dr. César Augusto Passos, Dr. Rinaldo Prado, Dr. Ubirajara Mendes Filho, Luiz Carlos Maciel, João de Seixas Dória, Oviedo Teixeira, José Carlos Teixeira, José Carlos Machado, José Conrado de Araújo, Otávio Penalva, Passos Porto, Dr. Gilvan Rocha, Joaquim Pinheiro Chaves Resende, José Augusto Resende, José Sobral, Maria Mendonça, Luciano Nascimento, Dr. Luiz Mitidieri, Fábio Mitidieri, Dr. Francisco Rolemberg, Heráclito Rolemberg, Nelson Araújo, José Carlos Mendonça (Pinga), Bosco Mendonça, Walter Franco, Manoel Aguiar Menezes, Henrique Aguiar Menezes, Alberto de Carvalho, José Augusto Vieira, Albano do Prado Pimentel Franco, Orlando Dantas, Murilo Dantas, João Alves (Pai), João Alves Filho, Jackson Barreto, Jugurta Barreto, Pedro Chaves, José Barbosa Filho, Aroaldo Santana, Frei Angelino, Constâncio Vieira, Luciano Barreto, Luiz Garcia, Gilton Garcia, José Carlos Silva, Paulo Nunes, Carlos Luduvice, Raimundo Juliano, José Aloísio de Campos, Prof. José Barreto Fontes, Dr. Luiz Carlos Fontes de Alencar, Clodoaldo de Alencar, Unaldo Alencar, João Oliva, Ismar Barreto, Edgar do Acordeon, Josa: o Vaqueiro do Sertão, Mário Sérgio, Antônia Amorosa, Meloso, Severo D’Arcelino, Erivaldo de Carira, Mestrinho, Rogério (cantor), José Souza (sindicalista), Prof. Diomedes Santos Silva, Joel Fontes Costa, José Belém, José Gomes, Gilson Barbosa, João D’Ávila, Manoel Cabral Machado, Manoel Cabral Machado Neto, Emanuel Franco, Dr. Nestor Piva, Dr. Costa Pinto, Luiz Rêgo, Prof. Monteirinho, Silvério Fontes, Wagner Ribeiro, Eugênia Ribeiro, Kátia Gama, Moacir Mota, Antônio Góes, Prof. Oscar Déda, Profa. Juçara, Adélia Passos, Fernando Mota, Maria Teles dos Santos, Dr. Carlos Ayres Britto, Dr. Anderson Nascimento, Prof. Daltro, Dalva Nou, Prof. Jô Carvalho, Fernando Ferro, Julieta Rolemberg, Prof. Jorge Silveira, Gandarela, Prof. Edson, Prof. Odilon Machado, Prof. José Augusto, Prof. José Wilson, Profa. Lília, Prof. Bastos, Carlos Alberto Travassos, Prof. Zoroastro, Prof. Chico, Eduardo Cabral, Aloísio Abreu, João Hora, Pascoal Nabuco, Prof. Corbal, Roberto Eugênio Porto, Dr. Cezário Siqueira, Dra. Yolanda Guimarães, Margarete Abreu Lima, Dr. Diógenis Barreto, Dr. José dos Anjos, Des. Gilson Felix Santos Dr. José Medeiros, Des. Edson Ulisses de Melo, Dr. Eduardo d’Ávila, Dr. Silvio Roberto Matos Euzébio, Dr. Deijaniro Jonas, Dilson Menezes Barreto, Deoclécio Vieira Filho, Dr. Carlos Magno, Dep. Fábio Henrique, Roberto Góes, Dr. Marcos Melo, Dr. Sérgio Lucas, Dra. Eunice Dantas, Dra. Fátima Barros, Dra. Eusa Missano, Dra. Georlize Teles, Antônio Góes (Goesinho), Sérgio Bezerra, Demóstenes Ramos de Melo, Marcos Torres de Brito, João Santana, Marcos Santana, Pedro Moura, Cons. Ulices Andrade, Dep. Jeferson Andrade, Paulo Barbosa, Luciano Bispo, Francisco Pereira de Campos, Adail Vilela de Almeida, Dr. Roosevelt Batista de Carvalho, Dr. Gilton Feitosa, Dr. João Santana Filho, Marcos Santana, Orlando Porto de Andrade, Antônio Carlos Porto de Andrade, Carlos Acácio Barbosa, Dr. Walter Barbosa, Lizaldo Vieira Santos, Luiz Roberto Dantas de Santana, Geraldo Resende, Marcos Santa Rita, Marcos Garcez Vieira, Carlos Rêgo, Elito Vasconcelos, Aida Campos, Conceição Mendonça, Rosicléia Queiroz, José Roque da Cruz, Ascendino Souza, Marcos Cruz, Cel. Vivaldo, Cel. Vivaldi Cabral, Profa. Lenalda Moraes, Lygia Travassos, Zelita Correia, Inácio José Krauss, João Maria, Paulo Ernane, André Pereira, Sóstenes Rolemberg Albuquerque, Antônio Santos Neto, Jorge Bomfim Menezes, Jorge Sotero, José Alves Nunes, Zizi Andrade, Vardo da Lotérica, Jorge Sotero, Miguel Rocha, Arício Resende, Ary Resende, Wolney Brito, Lizaldo Vieira Santos, Edidelson Silva, Adiberto de Souza Oliveira, José Lima, Arnaldo Santos, Nailson Moura, José Emerson Albuquerque Resende, Hugo Albuquerque Resende, Nelson Resende, Antônio Rolemberg, Antônio Resende, Manoel Vieira de Souza, Antônio Pinto Lino, José Antônio Andrade, Flamarion Luiz Tavares, Flávio Luiz Tavares, João Luiz dos Santos, Jânio Dantas, Manoel Umbelino, João Nepomuceno, Antônio Valdione Sá, Zé de Lau, Dr. Geraldo Nunes de Almeida, Diógenis Almeida, Zé Franco, Sérgio Araújo, João Batista, José Antônio Ribeiro, Roquennedy Cruz, Elísio Araújo, Vitória Araújo, Antônio Carlos Nascimento Santos, Roosevelt Batista de Carvalho, Marcélio Bomfim, Eduardo do Acordeon, Ninho de Capela, Reinaldo Moura, Alberto Garcez (Beto), André Moura, Nicanor Moura Neto, Adalberto Pereira de Figueiredo, José Antônio dos Santos (Sindifisco/SE), Djalma Maciel, César Freitas, Fausto Rocha, Luiz Santa Rosa Filho etc.

PARABÉNS! SERGIPE, PELOS SEUS 202 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!

“SAECULA SAECULORUM!”


PELO TWITTER

www.twitter.com/J_LIVRES Por Toni d’Agostinho @tonidagostinho Mais um perturbado mental indicado por Bolsonaro para um cargo fundamental para o país… #assedio

 

 

 

 

 

 





www.twitter.com/lula_ribeiro Devido o feriado do dia 8 de julho, em Sergipe, o quadro “E aí, Lula Ribeiro?” será apresentado amanhã, destacando o novo single do querido amigo @djavanoficial . Espero vocês a partir das 11h, na @aperipesergipe . O programa está imperdível. Até lá. #musica #radio #aperipefm


www.twitter.com/MirtiMedeiros Em entrevista à Reuters, Papa Francisco adianta que duas mulheres serão nomeadas para a Congregação para os bispos, organismo responsável pela escolha dessas autoridades. É a primeira vez que isso acontece nesse departamento da Cúria Romana.

www.twitter.com/joangeloDivino “Ninguém assimila conhecimento nenhum de barriga vazia”. Chico Xavier

www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Frase do Dia
“Hoje, muitos de nós já abrimos mão de nossa privacidade e individualidade, registramos cada uma de nossas ações, conduzimos nossa vida on-line e ficamos histéricos se nossa conexão com a rede se interrompe mesmo que por alguns minutos.” Yuval Noah Harari.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça a reportagem e compartilhe:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-07/papa-francisco-reuters-mulheres-dicasterios-bispos-nomeacao.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais