Qual objetivo ministro Defesa tentar interferir processo eleitoral?

                                           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
             “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


As urnas eletrônicas estão em uso há mais de 20 anos sem nenhum problema de fraude e o próprio Bolsonaro e seu clã sempre se elegeram com o uso das urnas eletrônicas.

Essa radicalização das Forças Armadas começa a chamar a atenção do mundo. Ontem, no jornal FSP, o jornalista Nelson de Sá alertou para uma matéria do New York Times na sua página principal mostrando o fato de militares estarem agora, como Jair Bolsonaro, “levantando dúvidas sobre o processo eleitoral do Brasil, apesar da pouca evidência”.

No resumo do correspondente Jack Nicas: “Faltando quatro meses para uma das votações mais importantes da América Latina em anos, um confronto de alto risco está se formando. De um lado, o presidente, alguns líderes militares e muitos eleitores de direita argumentam que a eleição está aberta à fraude. Do outro, políticos, juízes, diplomatas estrangeiros e jornalistas estão soando o alarme de que Bolsonaro prepara o cenário para tentativa de golpe.”

O principal jornal americano destaca, do ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral: “Esses problemas são criados artificialmente por aqueles que querem destruir a democracia brasileira. O que está em jogo no Brasil não é só uma urna eletrônica. O que está em jogo é manter a democracia.”

Etapas de auditoria do sistema

o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) detalhou as etapas de auditoria dos sistemas que serão utilizados nas eleições deste ano, com cronograma de atuação, e confirmou as Forças Armadas como uma das entidades fiscalizadoras do processo. As informações foram enviadas pelo presidente da Corte, Edson Fachin, aos ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento lista 16 entidades que poderão participar das etapas do processo de fiscalização.

44 sugestões atendidas e entre as entidades fiscalizadoras estão as Forças Armadas

No sábado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia divulgado um levantamento apontando que, das 44 sugestões recebidas pela Comissão de Transparência das Eleições (CTE), 32 foram total ou parcialmente acolhidas. De acordo com o texto de ontem, as Forças Armadas estão entre as entidades fiscalizadoras do processo de votação e de auditoria das urnas, junto com outros órgãos e entidades, como partidos políticos, federações e coligações; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Ministério Público; Congresso Nacional; STF; Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), os integrantes do Sistema S; entidades privadas brasileiras sem fins lucrativos e departamentos de tecnologia da informação de universidades credenciadas junto ao TSE.

Qual o objetivo do ministro da Defesa tentar interferir no processo eleitoral?

As forças armadas têm uma função na Constituição Federal. É lamentável um general, ministro da Defesa, embarcar na politicagem desesperada de um presidente que sabe que será derrotado em outubro.

O general rasgou a farda e vestiu a camisa da politicagem da extrema-direita comandada por Bolsonaro. A tentativa de desmoralizar as urnas eleitorais tem um fim claro: justificar a derrota fragorosa e tentar um golpe em nome da justiça e contra a fraude eleitoral.

Ao tentar um golpe, Bolsonaro vai parar onde deveria estar há muito tempo: na cadeia.

 

 

 

 

 

 

Atenção governador: PM batendo cabeça em Sergipe. Comandante desmente furtos e blog prova com uma das ocorrências  É lamentável! O blog informou ontem a ocorrência de furtos na região das praias do Abais e Saco, no município de Estância e o comando do 6º Batalhão ao invés de procurar se informar apenas desmentiu através da imprensa. Pois bem, na quinta-feira, 09, a foto acima mostra o carro da polícia científica da SSP em frente a residência cujo proprietário teve alguns objetos furtados. O blog tem a cópia do boletim de  ocorrência feito na Delegacia Regional de Estância. Pelo jeito a PMSE anda a passo de tartaruga. Deveria checar com a PC…

Comunicação governamental capenga e morosa E ontem, 13, após o blog publicar que vários meios de comunicação de pequeno e médio porte têm faturas a receber da superintendência de comunicação do governo estadual (sem contar os prestadores de serviços), foram várias mensagens e contatos. Pelo visto só não reclama as duas maiores redes de televisão, uma emissora de rádio prestigiada e uma TV indoor (instalada em restaurantes e similiares) que tem um padrinho forte. O resto é resto mesmo para o superintendente. Detalhe: teve gente ligando até para perguntar qual o débito que este jornalista tinha para receber. Tem nenhum não, mas os amigos pequenos empresários estão em dificuldades porque pagam seus impostos para emitir as notas fiscais e ficam meses sem receberem.

Morosidade Tomara que o governador que chegou para resolver e resolveu em várias áreas, consiga acabar com a morosidade da comunicação. Parece até que o superintendente é discípulo do pior governador da história de Sergipe, pela morosidade instalada.

TJSE sediará II Encontro Nacional do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça. De hoje, 14 até sexta-feira, 17 O Poder Judiciário de Sergipe sediará o II Encontro Nacional do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça (Consepre). O evento acontecerá de hoje, 14 a sexta-feira, 17, em Aracaju e contará com debates jurídicos, palestras e discussões administrativas e tecnológicas, objetivando uma maior eficácia e eficiência nos serviços prestados pelos Tribunais de Justiça do país, que reflitam na melhoria para toda a sociedade.

Troca de experiências Segundo o Presidente do TJSE, Des. Edson Ulisses de Melo, Sergipe recepcionará os 27 presidentes e assessores dos Tribunais de Justiça do país, fato que proporcionará uma rica troca de experiências em busca de caminhos para a consecução do principal intento do Judiciário, que é a prestação efetiva da Justiça à sociedade. “Além da pauta jurídica e das discussões sobre o avanço da tecnologia em benefício do Judiciário e da sociedade, o evento contará com um seleto público de cerca de 250 formadores e multiplicadores de opinião, o que representa visibilidade das riquezas sergipanas a exemplo da cultura popular, história, belezas e pujança, especialmente por estar sendo promovido no mês das festas juninas, com suas cores e músicas marcantes e alegria”, ponderou o Des. Edson Ulisses, que também integra a Diretoria do Consepre como Secretário de Relações Institucionais.

Comissão dos Direitos Humanos do Senado: caso Genivaldo dos Santos Ontem, 13, o governador Belivaldo Chagas se reuniu, no Palácio dos Despachos, com o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), no Senado Federal, o senador Humberto Costa, que está em Sergipe para acompanhar a elucidação do crime que vitimou Genivaldo de Jesus Santos, em Umbaúba.Ao lado da vice-governadora Eliane Aquino, o governador recebeu os cumprimentos e os agradecimentos dos membros da comissão pelo empenho e disponibilidade do Governo de Sergipe na elucidação do crime e no trabalho da CDH no estado.

Apuração “Não podemos aceitar que imagens tão brutais como aquelas que vivenciamos se repitam em qualquer lugar do país, em especial no nosso estado. Mesmo sendo uma ocorrência de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal e de apuração de órgãos federais, portanto, o Governo do Estado está dando total apoio às investigações através do corpo técnico de peritos da nossa Secretaria da Segurança Pública e da Polícia Civil, em especial”, disse Belivaldo Chagas.

Suporte técnico O governador Belivaldo reiterou que desde o início das investigações, o governo do Estado assegurou suporte técnico às autoridades federais para elucidação do crime. “Desde o primeiro momento, a estrutura do Governo do Estado foi colocada à disposição para apurar dentro do nosso limite e, assim continuamos à disposição para colaborar no que for possível. Como também para a Comissão de Direitos Humanos do Senado que veio a Sergipe e a gente tem dado todo apoio para que se esclareça de uma vez por todas o que aconteceu e para que não se repita”, reforçou.

Pressão social “Nós saímos daqui com a consciência do apoio do Governo estadual e das instituições que têm grande representação social, assim como dos parlamentares de Sergipe que se manifestaram em relação a essa questão. Acredito que essa nossa agenda aqui, reforça esse aspecto de pressão social para que nós tenhamos respostas”, declarou o senador Humberto Costa.

DC em Sergipe No próximo sábado dia 18, às 15h no Hotel Real Classic, será realizado o lançamento das pré-candidaturas do DC – Democracia Cristã de Sergipe, para Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual. Todos os militantes, simpatizantes, filiados e dirigentes estão convidados a participarem desse grandioso evento. Para o governo o DC lançará o médico geriatra Dr. Cláudio e para o Senado, o dirigente Airton Costa.

Estância: Cortejo dos Marujos de Chico Surdo alegra noite junina O município de Estância segue exitosamente com a sua programação junina de 2022, a qual elenca uma infinidade de atrativos que faz da cidade de Gumercindo Bessa um dos roteiros juninos mais disputados deste São João. No último sábado (11) a programação foi ainda mais pujante com o cortejo “Os Marujos de Chico Surdo”, composto de fogueteiros, grupos folclóricos, repentistas, soltura de espadas, samba de coco, com desfile que se iniciou no tradicional Bairro Porto D’Areia, onde a cultura junina é colossal. O cortejo, que tem por finalidade fazer uma deferência ao inventor fogueteiro Chico Surdo, puxou um imenso cordão de brincantes, de agentes culturais e admiradores que percorreu as principais ruas do comércio.

Legado de Chico Surdo Os marujos ressaltam que o objetivo é enfatizar o legado de Antônio Francisco da Silva Cardoso, conhecido por Chico Surdo, que lá pelo final da década de trinta, do século XX, cristalizou o seu invento, sendo atualmente uma das principais identidades do São João estaciano. As noites juninas de Estância têm sido marcadas pela presença de visitantes e turistas de várias regiões do país que lotam os espaços de festa. A turista, Fabiana, de São Paulo, classificou muito interessante a forma que é festejado o São João em Estância. “Eu vim para conhecer o barco de fogo que é muito famoso. Estou apaixonada. Pretendo voltar no ano que vem”.

Legado de Chico Surdo II Igualmente expressou o turista Bruno, de São Paulo: “Costumo vir a Estância nesta época. Há dois anos deixei de vir por conta da pandemia. É uma beleza aos olhos o barco de fogo, um encanto, muito bonito. Toda vez que venho aqui parece a primeira vez”, salientou. A data 11 de junho é o dia em que se festeja o Dia do Barco de Fogo em Sergipe. Dia do nascimento de Chico Surdo (11/6/1907). Da autoria do ex-deputado Gilson Andrade, a Lei nº 7.301/2011 instituiu a data 11 de junho no Calendário Oficial do Estado de Sergipe como uma forma de homenagear Chico Surdo e difundir a cultura do Barco de Fogo, carro-chefe dos festejos juninos da cidade..

Grande homenagem A presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Conceição Vieira, representou o governo do Estado e se encantou com a dimensão que o evento auferiu. “É dia de alegria que torna Estância um patrimônio na inteligência de toda gente brasileira com o seu barco de fogo. Trago aqui o abraço do governador Belivaldo Chagas, o abraço ao prefeito Gilson Andrade que faz um excelente trabalho à frente deste município, bem como a todos os que fazem esta grande homenagem a Chico Surdo”, pontuou. “Depois de dois anos sem São João, agora retornando, todas as noites temos atrativos no arraial. Com toda essa energia do nosso povo, a gente compartilha com os munícipes e visitantes a alegria de ver o barco de fogo e de prestar essa homenagem ao saudoso Chico Surdo”, disse o vice-prefeito André Graça.

Cultura popular fortalecida O prefeito Gilson Andrade lembrou que o cortejo Marujos de Chico Surdo, pela primeira vez, desfilou no São João de 2019, homenagem idealizada por Reginaldo Lima, Gil e Breno Vitor. Após o intervalo de dois anos, volta com força total diante da apoteose vista na data em tela. “Hoje estamos aqui fortalecendo ainda mais a cultura popular. Não é a toa que a representante do Estado está aqui nesta noite. Sai de Aracaju, com uma extensa agenda, dá prioridade à festa de Estância. Sua presença, Conceição, valoriza este movimento. O nosso barco de fogo hoje representa o símbolo dos festejos juninos de Estância e de Sergipe. Estância é lembrada nos quatro cantos deste país pela força dos seus fogueteiros e beleza do seu barco de fogo. Não somos de qualquer lugar, somos da Capital Brasileira do Barco de Fogo”, completou. Manoel Barraca era o xamã do Tabuleiros dos Caboclos, antigo quilombo de negros paneleiros. Foi lá que nasceu o futebol em Itabaiana. Os ricos da Praça levavam a bola de couro feita por Mestre Dé. A bola era artesanal.

 

Socorro: 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental, hoje, 14 Com o objetivo de discutir o desenvolvimento da saúde mental no município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizará hoje, 14, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (SEMED) e Cultura (SEMCULT), e acontecerá a partir das 8h, na Escola Municipal José do Prado Franco Sobrinho, localizada no Marcos Freire I. O público-alvo da 2ª Conferência será os profissionais de saúde, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e toda a comunidade socorrense.

 

 

 


Protocolo de Intenções com a Petrobras para estímulo da exploração do gás natural no estado No intuito de criar condições para estímulo do novo ciclo de petróleo, gás e fertilizantes, de forma a desenvolver a economia sergipana, por meio da atração de investimentos e criação de oportunidades, o governador Belivaldo Chagas assinou na segunda-feira (13), Protocolo de Intenções com a empresa Petrobras, representada pelo diretor-executivo de Refino e Gás Natural, Rodrigo Costa Lima e Silva, e pelo gerente-geral de Gás e Energia, Álvaro Ferreira Tupiassú.O documento é uma sinalização conjunta da empresa e do Governo de Sergipe acerca do suprimento de Gás Natural disponível para as indústrias que vierem a se instalar território sergipano, com o uso do combustível proveniente do campo Sergipe Águas Profundas.

Consolidação Para o governador Belivaldo Chagas, a ação consolida Sergipe ainda mais como a nova Estrela do Gás do Brasil. “Está no planejamento da Petrobras que a partir de 2026, sejam produzidos 20 milhões m³ /dia de gás canalizados do mar, num gasoduto com cerca de 100 km de extensão nas águas, com mais 25 km em terra, prospectando a quase 2 mil metros de profundidade. Sergipe sozinho seria responsável, desta forma, por 20% da produção do Brasil. Tudo isso dá mais garantia ao setor industrial de que teremos estrutura de energia para a chegada de mais investimentos, em especial para termoelétricas, como a Celse, e empresas de fertilizantes, como a Unigel, assim como de outros nichos de mercado. Temos trabalhado desde o início da gestão para a criação deste ambiente favorável na prospecção de novos negócios que gerem desenvolvimento para o estado, emprego e renda para o nosso povo, e esta assinatura significa um novo marco para Sergipe neste mercado”, pontuou.

Centro das atenções no país Para o deputado federal Laércio Oliveira (PP), que participou da assinatura do Protocolo de Intenções, e que foi o relator da Lei do Gás no Congresso Nacional, Sergipe passou a ser o centro das atenções no país com a possibilidade de desenvolvimento a médio e longo prazo. “As perspectivas são as melhores possíveis. As empresas querem vir para Sergipe vislumbrando tudo que vai acontecer no Estado a partir da Lei do Gás. Novos tempos virão, mais prósperos e de muito crescimento para o nosso Estado”, disse.

Assinatura de contrato entre a TAG e a Celse À tarde, Laércio Oliveira participou da assinatura de Contrato de Conexão de acesso para interligação do Terminal de GNL da Centrais Elétricas de Sergipe S.A. (Celse) com a Rede de Transporte da Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG). Pelo acordo, a TAG ficará responsável pela implementação de um gasoduto, de aproximadamente 25 km e das infraestruturas de acesso necessárias, para conectar o Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da Celse à Rede de Transporte de gás natural da TAG. Já a Celse, ficará responsável pelo pagamento mensal de uma Tarifa de Conexão, ao longo de 30 anos, para remunerar os investimentos que serão realizados pela TAG.

Papel fundamental As perspectivas de desenvolvimento do Estado de Sergipe a partir desse acordo foi elogiado pelo diretor Presidente da TAG, Gustavo Labanca, que destacou a importância da Nova Lei do Gás para a criação desse cenário de competitividade no país. “Laércio teve um papel fundamental como relator da Nova Lei do Gás, alinhando as boas práticas, estando na linha de frente dos debates. Quem está no congresso sabe que não é fácil aprovar uma lei desse porte, então todo o trabalho que ele realizou foi fundamental para que isso acontecesse”, disse.

Festa do Catete Milhares de pessoas compareceram à abertura da tradicional Festa do Catete, realizada de 10 a 12 de junho de 2022, na Praça de eventos, em Rosário do Catete/SE. De acordo com a comissão organizadora, mais de 20 mil pessoas compareceram à festa, considerada a maior prévia junina de Sergipe. O prefeito de Rosário do Catete, César Resende, destacou o sucesso da festa. “A Festa do Catete representa o nosso povo e é muito importante, sobretudo, neste novo cenário, onde o dinheiro circula, movimentando ainda mais a nossa economia. Eventos desta magnitude são essenciais na geração de empregos diretos e indiretos. Nossa equipe elaborou um plano estratégico com todo aparato necessário, de segurança e saúde, que garantiu um atendimento ágil para milhares de pessoas que compareceram ao evento. A festa foi um sucesso”, destacou.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018


MAIS CLARIDADE DO QUE A LUZ SOLAR! Por Clarkson Ramos Moura

A CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA, A PRESERVAÇÃO DAS TERRAS INDÍGENAS E A SOBREVIVÊNCIA DAS REMANESCENTES E RESPECTIVAS COMUNIDADES, AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO.

EIS, AÍ, A RAZÃO DO DELIBERADO, PLANEJADO E ENCOMENDADO SUMIÇO DA DUPLA DE AMBIENTALISTAS.

QUEREM MAIS EVIDÊNCIA DA COVARDE E TRAIÇOEIRA EXECUÇÃO DESSES HERÓIS E MÁRTIRES PLANETÁRIOS?!

“PROBATUM EST!”

ESTÁ PROVADO!

“INTELLIGENTI PAUCA!”

PARA BOM ENTENDEDOR, MEIA PALAVRA BASTA!

“VEL CAECO APPAREAT!”

É EVIDENTE ATÉ PARA UM CEGO!

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 

OPINIÃO

 Talentos Sergipanos. Por Antonio Samarone, médico sanitarista

 Além da secular devoção à Santo Antonio, a procissão desse ano em Itabaiana teve um andor deslumbrante, como destaque. Andor é o jeito de dizer. Santo Antonio desfilou num carro alegórico gigantesco e de bom gosto. Trabalho de um artista plástico humildemente escondido no ofício de decorador.

 Quem é esse talentoso gênio encoberto, produtor do monumental pedestal. Santo Antonio parecia voar entre as flores.

 Estou falando de José Valder Santos (Val de Euclides Barraca, para os antigos), nascido em Itabaiana em 06 de novembro de 1951, filho de Euclides Fiel dos Santos e Dona Maria José Santos. Val é neto de Sá Rita, descendente direta de escravos.

 Val Decorador, como é conhecido pelo mais novos, fez o primário com as professoras Maria de João Fagundes, na Rua do Tanquinho e com Dona Joseíta, no Beco Novo. Terminou o primário no Grupo Escolar Guilhermino Bezerra. Parou por aí.

 Como acontecia, foi para São Paulo em busca de sonhos. Foi trabalhar com repositor no Grupo Pão de Açúcar. Começou ajudando na decoração das lojas, logo descobriram o seu talento. Virou o principal decorador da Rede Pão de Açúcar.

 Em 1987 retornou a Itabaiana. Começou realizando decorações de festas particulares. A primeira festa decorada por Val, foi o aniversário de José Hermógenes Neto, filho de Cambaio, o borracheiro mais antigo da cidade.

 Há mais de 30 anos é o decorador oficial do andor de Santo Antonio, uma coisa sagrada em Itabaiana. A cada ano cria-se uma expectativa na cidade: como será o andor desse ano?

 Todo dia 13 de junho, junta uma multidão nos fundos da Matriz esperando o andor de Santo Antonio sair. Esse ano o andor se transformou em carro alegórico, uma gigantesca plataforma decorada, e saiu mais cedo, na festa dos caminhoneiros. Soube que custou uma pequena fortuna.

 Esse ano o carro alegórico de Santo Antonio viralizou nas redes sociais, pela beleza, imponência e harmonia. O glorioso Santo Antonio merece todas as homenagens.

 O talentoso Val de Euclides Barraca sempre se supera. Respeitosamente, é o Joaozinho Trinta das procissões.

 As manifestações de fé e devoção também acompanham o seu tempo.


PELO TWITTER

www.twitter.com/minc_rj

TSE acolhe 10 de 15 propostas de militares sobre urnas (O Globo)
Militares silenciaram sobre urnas por 25 anos. Sob Bolsonaro surgem 88 dúvidas (FSP)
Cooptação+uso político das FA é flagrante
Há maioria não golpista- silencia por normas.
+ Vigilância, sem inflar tese derrotista!

www.twitter.com/blogdosakamoto É irônico que militares digam que se sentem desprestigiados pelo TSE. Porque desprestigiam o povo quando não evitam que a fronteira da Amazônia seja uma peneira, permitindo o crime organizado onde Bruno e Dom foram atacados. Ou executam cidadãos. Ou compram próteses penianas.

www.twitter.com/marciatiburi Bruno Pereira e Dom Phillips foram executados na guerra do governo atual contra a floresta amazônica e contra quem a defende. O presidente do Brasil apoia o garimpo ilegal e tripudia dos mortos. Esse é o Brasil de Bolsonaro. A matança e a destruição não podem continuar.

www.twitter.com/braynerr Os assassinatos de Bruno e Dom consagram o banditismo na Amazônia. A leniência e o corpo mole nas buscas enviam um sinal a garimpeiros, traficantes e outros marginais.

www.twitter.com/Rafael_Parente Se Bolsonaro e os militares se preocupassem com a Amazônia da mesma forma que se preocupam com as urnas, não teríamos recordes de desmatamento, nem jornalistas sendo assassinados.

www.twitter.com/Prof_ChristianL Argentina e o Chile têm a democracia mais consolidada do que a do Brasil. Talvez o ponto em comum dos 2 países é o fato de terem passado a limpo suas ditaduras, punindo os militares que torturaram e mataram opositores. Na Argentina, em todo lugar, tem memórias da época de chumbo+

www.twitter.com/hilde_angel  Vão fazer com a morte de Dom e Bruno o mesmo que fizeram com as mortes de Marielle e Anderson: não esclarecer nada, não apurar coisa alguma, e o que aparecer, tipo os corpos, esconder. Só “aparecerão” após a eleição. Se “aparecerem”.

www.twitter.com/BlogdoNoblat

 

 

 

 

 

 

 

 






Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Twitter


Frase do Dia
“O diabo na rua, no meio do redemoinho” Dito nordestino em Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa. Excelente frase para o atual momento que o Brasil passa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça a reportagem e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-06/papa-francisco-corpus-christi-saude-papa-gonialgia-dor-no-joelho.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais