Risco de Covid é maior para 1/5 do mercado de trabalho

             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo


Estudo da consultoria IDados, divulgado pelo jornal Valor, aponta ocupações mais sujeitas à exposição e ao contágio de doenças infecciosas.

Quase 20% dos trabalhadores brasileiros estão em ocupações de alto risco para o contágio por doenças infecciosas, como a covid-19. Um estudo da consultoria IDados mostra que 15,98 milhões de pessoas (19,2% dos trabalhadores) se encontram em postos de trabalho que demandam maior proximidade física ou estão mais expostos à contaminação. Essas ocupações se situam principalmente na área de saúde, mas também no setor de serviços, como vendedores, cabeleireiros e garçons.

“A maior exposição se dá principalmente entre aqueles estão na linha de frente da área de saúde, mas quem lida com pessoas, em ambientes com alta proximidade física, também está exposto, como vendedores, cuidadores e policiais, por exemplo”, afirma a economista Ana Tereza Pires, pesquisadora responsável pelo estudo.

A pesquisadora explica que, dentro das mesmas atividades profissionais, a probabilidade de contaminação tende a ser maior entre os cargos com menos prestígio e mais distantes das hierarquias mais altas. Em um restaurante, por exemplo, os garçons enfrentam mais risco de contaminação que gerentes e proprietários.

Outro aspecto apresentado pelo estudo é a diferença na parcela de trabalhadores em ocupações de alto risco quanDo se compara a situação entre os gêneros: há uma maior prevalência das mulheres nos cargos considerados de alto risco. Das mulheres, 26,3% (9,62 milhões) se enquadram nesse perfil, frente a uma fatia de 13,6% (6,36 milhões) entre os homens.

“O recorte de gênero reflete a distribuição de homens e mulheres no mercado de trabalho. Na saúde, tirando os médicos, as mulheres são maioria entre enfermeiros, cuidadores e assistentes sociais, por exemplo. Também estão mais presentes no comércio e em serviços pessoais. Há uma parte disso que se explica por preferência pessoal, mas também pode estar ligada à maior dificuldade feminina de subir na hierarquia das empresas”, aponta Ana Tereza.
Toda matéria aqui: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/03/29/risco-de-covid-e-maior-para-1-5-do-mercado-de-trabalho.ghtml

Excelente reflexão nas redes sociais  Do jornalista e radialista Carlos Ferreira: “Quando um político de posição age pelo ódio, com baixaria e adota o radicalismo como conduta, agrada seu chefe politico e desagrada a população. Se torna uma marionete. Nada do que diz, ou faz, tem apoio popular. O povo sabe que ele é um opositor odiento, baixo, radical e despreparado. Não acredita em nada. Simples assim.” Sábias palavras.

Buraco na saída de Aracaju, na Praça Dom José Thomaz, no Bairro Siqueira Campos vai completar aniversário Enquanto isso, na saída de Aracaju, em frente ao ponto de ônibus da Praça Dom José Thomaz no Siqueira Campos (e da lateral do supermercado Bompreço) um buraco vai completar aniversário. E a Prefeitura ainda fala de mobilidade urbana…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enquanto isso, na ex-capital da qualidade de vida… situação absurda constatada nos bancos do Calçadão da João Pessoa – Cartão Postal da cidade de Aracaju (SE).


Bandido não tem jeito: à noite prédio na Avenida Osvaldo Aranha está sendo saqueado e a polícia não aparece O jornalista Douglas Magalhães, do Caranguejo News, postou nas redes sociais um vídeo estarrecedor: num prédio onde funcionava uma oficina de funilaria – na Avenida Osvaldo Aranha, número 40 – os marginais entraram e roubaram praticamente tudo e quebraram o forro, as portas e janelas de brindex para retirarem o alumínio ao redor e vender. “Está faltando policiamento”, disse Douglas no vídeo mostrando a documentação espalhada pelo chão e que os marginais estão saqueando tudo até peças do telhado. Douglas entrevistou o proprietário que denunciou que a noite os marginais estão levando tudo, como as instalações elétricas e hidráulicas e tudo que é de ferro e alumínio. “Agora estão levando o telhado”. Além do prédio os proprietários de lojas vizinhas estão assustados e cobram policiamento urgente. Assista o vídeo no instagram do Caranguejo News: https://www.instagram.com/tv/CM4i6VgFV5E/?igshid=10zoq6nlssqtq

Indiaroba: governo indenizou cerca de 2 metros para pavimentar estrada entre os povoados Convento e Pontal e antigos proprietários refazem as cercas. Cadê o DER/SE para notificar e chamar a polícia? Alguns moradores do município de Indiaroba mais de perto dos povoados Convento e Pontal estão revoltados porque quando da pavimentação da estrada ligando os dois povoados o governo do Estado, através do DER/SE, indenizou os proprietários em cerca de 2 metros para construção do acostamento. Agora, por falta de fiscalização, estão refazendo as cercas para o local onde o governo pagou pela área. Estão invadindo o acostamento da rodovia mesmo depois de receberem a indenização. Com isso a estrada fica mais perigosa sem acostamento. Falta fiscalização ou omissão proposital? Cadê o DER-SE? Será necessária uma denúncia ao MPE para que entre com uma ação por omissão do poder público?


Recursos para Nossa Senhora das Dores E o prefeito de Nossa Senhora das Dores, Mário, esteve com a senadora Maria do Carmo, DEM, onde solicitou  a liberação de recursos parlamentares para o município. A solicitação foi de 2 milhões e 800 mil reais para investir em PAB, equipamentos e pavimentação. “É muito gratificante o apoio dos senadores e deputados nos projetos de nossa cidade. Por isso, é importante mantermos a transparência da aplicação dos recursos e para as futuras realizações no desenvolvimento dos diversos setores. Com a liberação de recursos e convênios, o município consegue custear essas despesas em benefício da população. Agradeço à Senadora Maria do Carmo pelo apoio nas emendas que são revertidas em serviços e obras para nossa cidade”, reforçou o prefeito nas redes sociais.


Sugestão ao governo do Estado em tempo de pandemia: ao invés de levantar hospital de campanha tem um pavilhão feito para ser hospital infantil na Grande Aracaju O blog não sabe informar se o governador Belivaldo Chagas tem conhecimento, mas em Riachuelo, na Grande Aracaju, ao lado do Hospital de Caridade, administrado por uma associação beneficente, tem um pavilhão construído para ser um hospital infantil que nunca se concretizou. O local pode servir para montar a estrutura para receber dezenas de pessoas nesta pandemia de Covid-19, atendendo boa parte dos municípios sergipanos. Fica a dica!

Propriá: Calçamento de ruas do conjunto Maria do Carmo entra em fase final Na tarde da segunda-feira, 29, o prefeito de Propriá, Valberto Lima, esteve visitando o Conjunto Maria do Carmo com o objetivo de acompanhar de perto a fase final do projeto que tem início previsto para o segundo semestre deste ano. O projeto irá permitir melhor urbanização e mobilidade para a comunidade.

Esforço coletivo Para Valberto, o esforço está sendo coletivo para a realização do sonho da pavimentação do conjunto. “Assumimos a missão de oferecer aos propriaenses qualidade de vida. Pouco a pouco, estamos conseguindo trazer mais infraestrutura para nossa cidade. Estamos dando passos curtos, mas firmes. Queremos melhor qualidade de vida e mais infraestrutura para nossa população, trabalhando com honestidade e transparência”, disse. O projeto encontra-se em fase final no setor de engenharia. No mês de abril, por se tratar de convênio federal, será enviado para análise técnica na Caixa Econômica, em seguida haverá a licitação. O valor da obra estima-se em torno de um milhão de reais e a previsão do início das obras logo no começo do segundo semestre.

Outros locais Valberto Lima também esteve visitando a Rua Aldeia, no Conjunto Maria do Carmo, que também contará com serviços de pavimentação. As visitas técnicas foram finalizadas no Bairro Matadouro para conferir de perto o serviço de pavimentação que está em fase de conclusão.Estiveram presentes na visita, o Secretário de Governo Luã Lima, o Coordenador de Planejamento Antônio Souza, os Engenheiros José Antônio Dias Neto e Francisco Xavier Neto.

TJSE conversa com entes devedores de precatórios sobre adimplemento O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) realizou ontem, 30, uma reunião virtual com representantes dos entes devedores de precatórios, com o intuito de estabelecer um diálogo aberto para tratar das questões relativas ao cumprimento das obrigações referentes ao adimplemento dos precatórios. A reunião esteve sob a direção do Presidente do TJSE, Desembargador Edson Ulisses de Melo, e do Gestor do Departamento de Precatórios (Deprec), o Juiz Fernando Clemente.

Presenças Foram convidados, por meio de ofícios expedidos pelo Deprec, todos os Municípios, o Estado e as entidades representativas de credores e devedores. O diálogo entre o TJSE e os entes devedores buscou tratativas para o adimplemento dos precatórios, considerando as dificuldades que os entes devedores estão enfrentando com o impacto dos efeitos da pandemia da Covid-19, sem, entretanto, se afastar da obrigatoriedade de corresponder com os anseios dos credores que estão na expectativa de perceber seus créditos.

Interesse comum O Desembargador-Presidente Edson Ulisses de Melo fez a abertura. “Esta reunião é para tratar de um interesse comum, a fim de encontrar uma melhor saída. Nosso objetivo comum é solucionar um problema que é comum a todos nós. Os senhores têm a obrigação de pagar e o Poder Judiciário tem a função especialíssima de intermediação, na busca por soluções factíveis. O TJSE, nessa gestão, tem como propósito o diálogo, a conversa para encontrarmos soluções, construirmos pontes e não criarmos dificuldades. Esta é uma pauta de ordem constitucional e legal e contamos com a colaboração dos senhores, porque a dívida é indiscutível e precisamos encontrar, dentro das possibilidades de cada um, uma programação de pagamento  Sabemos que existem dificuldades, mas os senhores, como responsáveis pela condução do Poder Público, precisam conciliar os interesses da gestão e dos credores, estes que vêm sofrendo de longa data com o não adimplemento da dívida”, salientou o Presidente.

Importância do pagamento O Juiz Gestor dos Precatórios, Fernando Clemente, trouxe uma reflexão didática sobre a importância do pagamento dos precatórios e da responsabilidade dos gestores públicos. “As instituições, hoje, estão com essa oportunidade de dialogarem em prol da sociedade, em prol de interesses superiores. A finalidade é traçarmos algumas ideias para discussão quanto à dívida dos precatórios, uma vez que se trata de um dever de quem gera a coisa pública, um dever de zelo. Neste encontro, temos gestores que estão iniciando a carreira pública e outros com mais tempo de experiência e, digo isso, porque alguns, de forma errônea, podem pensar que a dívida de precatórios pertenceria à gestão passada e não buscam o seu devido e efetivo cumprimento. Estamos falando do Regime Especial, de dívidas não adimplidas pelos entes devedores, uma vez que o precatório é uma dívida que já transitou em julgado, contra a Fazenda Pública e, portanto, deve ser adimplida. Precisamos encarar essa situação e considerar o momento de pandemia pela qual estamos inseridos, uma vez que muitos dos credores são pessoas físicas, até idosas, detentoras de créditos alimentares, que precisam ter sua dignidade respeitada, além de pessoas jurídicas que cumpriram um serviço e não obtiveram uma contraprestação. Todo gestor da coisa pública precisa ter a consciência de que está servindo à sua comunidade quando cumpre a responsabilidade com o pagamento do precatório”, enfatizou.

PEC O magistrado falou da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, a qual estende de 2024 para 2029 o prazo para que Estados e Municípios paguem seus precatórios. Ainda, mencionou a possibilidade dos entes devedores contraírem empréstimos e linhas créditos, junto às instituições financeiras, para adimplemento dos precatórios. Também defendeu que os precatórios sejam considerados como obrigações prioritárias, uma vez que o devido pagamento também se reverte em receita para os entes devedores, quando os credores utilizam o valor pago para consumo de bens e serviços onde residem, gerando, portanto, um equilíbrio econômico e a arrecadação de impostos para o Estado e para os Municípios.

Papel social O representante da Comissão de Credores, Ernesto Barreto, falou sobre a importância da reunião e da abordagem trazida pelo Deprec. “Relevante essa reunião com os prefeitos, em especial, mostrando o papel social que cada um deve assumir. Destacar realmente que não se trata de dívida anterior da gestão, mas de dívida do ente público. Temos pessoas carentes, doentes e que precisam receber o que lhe é devido, e por isso o papel social do ente, nesse momento, é essencial. Importante destacar, como bem o fez o Juiz Fernando Clemente, que o pagamento do precatório é parte dessa engrenagem, porque a partir do momento que a pessoa recebe o precatório, ela irá movimentar a economia do Município, gerar recolhimento de impostos e isso surte um efeito positivo, não tenho dúvida”, ressaltou Ernesto, lembrando que o TJSE promoveu, no ano passado, o acordo direto e estão em fase de cálculos.

Novos porta-vozes da Rede Sustentabilidade no Brasil O vereador Ricardo Vasconcelos usou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju para parabenizar a eleição, por unanimidade, dos novos Porta-vozes nacionais do seu partido, Rede Sustentabilidade. A ex-senadora Heloisa Helena (AL) será a Porta-voz Feminina e o engenheiro ambiental Wesley Diogines (CE) será o Porta-voz Masculino.O Congresso Nacional da Rede Sustentabilidade aconteceu no último fim de semana (de 26 a 29 de março), de forma online, e contou com a participação de mais de 800 pessoas entre delegados, suplente e filiados.

Nova direção Além dos Porta-vozes, o IV Congresso da REDE elegeu a nova Direção Nacional, que será composta pela ex-senadora e fundadora da legenda, Marina Silva, pelos senadores Randolfe Rodrigues (AP) e Fabiano Contarato (ES), pela deputada federal Joênia Whapichana (RR), pelos deputados estaduais Leandro Grass (DF), Ana Paula Siqueira (MG), Marina Helô (SP), Chió (PB) e Victor Amoras (AP), além de representantes de vários estados. Sergipe que não ocupava nenhuma cadeira no Elo (a Executiva Nacional da Rede) agora conta com 3 membros. Porta-vozes Elane Alvarenga (estadual ) e Werden Tavares (municipal de Aracaju), como membros do Elo Nacional e Aldir Ferreira no Conselho Fiscal.

Nomes O Congresso Nacional da  Rede contou ainda com a participação de grandes nomes de outras agremiações como Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Manuela d’Ávila (PCdoB) e Benedita da Silva (PT). Além desses nomes nacionais, a Rede também contou com um vídeo enviado pelo representante do PAN (Pessoas-Animais-Natureza), Daniel Silva, que é um partido de Portugal que defende ideias similares as que a Rede defende no Brasil. Outrossim, foi decidido no Congresso que o partido adotará políticas não-especistas como a redução do consumo de carne vermelha em seus eventos e outras atitudes que respeitem a vida dos animais não humanos. Essa iniciativa é difundida pelo PAN em Portugal, mas é inédita na América Latina. Por fim, foram discutidas as estratégias para a Rede ultrapassar a cláusula de barreira em 2022 e a criação de uma frente ampla de combate ao negacionismo e pelo fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

Fórum de Arte, Cultura e Sustentabilidade realiza ação de Educação Ambiental e coleta de resíduos sólidos em áreas de preservação permanente (Banho Morno e Rio das Moças), no município São Cristóvão/SE Em alusão à Semana da Água, entidades ambientalistas somaram forças para sensibilizar a população local acerca do descarte de resíduos sólidos nos mananciais. Durante a atividade de Educação Ambiental, foram feitas coletas de resíduos deixados por frequentadores dos locais, plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e também foram produzidas placas pelos artesãos e artistas da localidade e colocadas nas áreas de preservação para sinalização e orientação acerca dos mananciais e de como preservá-los.

Participação A ação educativa contou com a participação do IDESA-BRASIL, na mobilização das entidades que compõem o fórum. Essa atividade faz parte do plano de ação do Coletivo Sol, como é chamado o Fórum de Arte, Cultura e Sustentabilidade de São Cristóvão/SE que prevê as recomendações das ODS da ONU. As atividades estão sendo realizadas dentro das normas de bio-segurança em função da pandemia COVID-19.Também se fizeram presentes as entidades do município: Educando e Preservando e a Associação Filarmônica de São Cristóvão. Além disso, esteve presente o vereador Marcus Lázaro, membro do fórum e presidente do CBH RIO SERGIPE.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Associação vê esperança em carta dos governadores A vacinação prioritária para as forças de segurança, motivo de tantas lutas travadas pela categoria, nas últimas semanas, foi reconhecida pelo Consórcio Nordeste, que reúne os nove governadores da região. Nesta terça-feira (30), o Consórcio emitiu ofício solicitando ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a revisão do Plano de Imunização, a fim de incluir a Segurança Pública nas primeiras fases como “prioridade das prioridades”. A carta corrobora ainda com o apelo incansável travado pelas associações representativas da categoria em todo Nordeste [em Sergipe pelas Movimento Polícia Unida], mostrando a natureza excepcional da atividade dos profissionais da segurança, que se manteve de forma ininterrupta, mesmo diante do agravamento da pandemia. “É incontornável a urgência de adaptarmos o PNI”, diz o documento emitido pelo Consórcio Nordeste. Depois de tantos atos realizados para sensibilizar o governador, Belivaldo Chagas, a categoria vê esperança na iniciativa. “Era tudo que esperávamos e vínhamos cobrando: o empenho do chefe do Executivo em nosso estado na proteção de sua tropa. Ele conta, desde sempre, com essa categoria para fazer respeitar as medidas de distanciamento social e contigenciamento das aglomerações e, portanto, sabe da realidade e da exposição imposta a todos os profissionais envolvidos nessa atividade. Hoje, só temos a agradecer, mesmo demorando em abraçar a nossa causa, o governador de Sergipe teve disposição para assinar o documento.”, diz o presidente da Assomise, coronel Adriano Reis.


Somos feitos de Esperança Por David Leite nas redes sociais: “A OMS (Organização Mundial da Saúde) atesta que a fé influencia na saúde física, mental e biológica. A crença pode reduzir os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral. Em 2004, a Associação Paulista de Medicina publicou uma pesquisa que sugere o poder da prece na recuperação de pacientes com câncer. A ciência começa, por fim, a entender e se reconciliar com a fé e seus milagres. Sabe-se agora que a fé vai além do que se espera e do que se pode ver. O seu poder “modulador” – ou seja, o poder de amplificar e energia mental– interage com o campo quântico e promove mudanças nos campos elétricos, dentro e fora dos nossos corpos. E o modo como melhor ela se manifesta é através da oração e da meditação, não importando o credo religioso, ou a falta dele. Oremos por todos os enfermos e suas famílias, e por aqueles que perderam seus entes queridos. Oremos em especial pelos amigos João Pimentel, Leonor Lula, Mequinho Carvalho, Mário Sérgio, Dona Dodorinha, Danilo Almeida e Emanoel Sobral. Oremos ao meio dia e às 18 horas.”

Nota de Pesar O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Sergipe lamenta a morte do diretor técnico e ex-superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral, aos 68 anos. Em tempo se solidariza com a família, amigos e admiradores deste que contribuiu muito para o desenvolvimento do comércio, turismo e empreendedorismo sergipano. Nossa solidariedade aos colaboradores do Sebrae, entidade co-irmã, cuja atuação de Emanoel foi significativa ao longo dos anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Recado dos moradores do Pontal: “Um alô pra aquele casal (um médico e uma advogada) no povoado Pontal, que não respeita as regras para todos e ainda agride verbalmente funcionários públicos, inclusive com ameaças ao senhor Prefeito, passem a se comportar com respeito. Já estamos levantando detalhes, inclusive com os nomes de vocês. Os moradores do Pontal merecem respeito.”
                               
Gutenberg e os tipos móveis “Processado por dívidas, pelo sócio financiador, Gutenberg perdeu a oficina em 1455, e a impressão da Bíblia que já estava sendo confeccionada, foi concluída por Schoeffer e Fust. Gutenberg faleceu em 3 de fevereiro de 1468, porém seu invento propagava-se rapidamente por toda parte’. Por Gilfrancisco leia todo o texto aqui: http://evidencie-se.com/gutenberg-e-os-tipos-moveis/

 

 

 



EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

                             

Mais atual do nunca, hoje, 31, às 14h. Live Estado de intimidação e silenciamento: os ataques à liberdade de expressão Nesta quarta-feira, 31, a partir das 14h, a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, presidida por Humberto Costa, fará a live “Estado de intimidação e silenciamento: os ataques à liberdade de expressão.” Com a presença do youtuber Felipe Neto, da jornalista Patrícia Campos Mello e o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. Aqui:
https://www.facebook.com/senadorhumberto ou https://www.instagram.com/senadorhumberto/?hl=pt-br




PELO TWITTER

www.twitter.com/J_LIVRES  Por Quinho



www.twitter.com/FlavioDino Criminosos espalharam que governadores receberam trilhões de reais e não gastaram no combate à pandemia, o que é mentira. E estão agora espalhando que governadores estão escondendo vacinas, omitindo que a vacinação é executada pelos municípios. Fake news é coisa de bandido.

www.twitter.com/ojoaoaugusto Que opção terá o povo? Comer está se tornando luxo. Só resta jejuar!

www.twitter.com/profanselmo Quando a política entra nos quartéis estamos próximos de um golpe autoritário para manter o governante de plantão no poder. O Brasil já viu isso várias vezes, e é preocupante o que estamos a assistir.

www.twitter.com/jgprates Acabei de ler no Instagram, uma amiga que estuda na Argentina dizendo que recebeu mensagens do tipo: “fez bem o governo em fechar fronteiras. Além disso, vcs brasileiros passaram as férias pegando COVID aí e estão trazendo pra cá!” Viramos párias mundiais.




Siga Blog Cláudio Nunes:                                 

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã.” Chico Xavier. Nasceu em 02 de abril 1910.
https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2021-03/santa-se-uniao-mundial-organizacoes-femininas-catolicas-abusos.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais