Um erro e uma aposta. Uma reflexão cuja carapuça pode servir p/ AJU

                                Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog publica hoje uma reflexão postada no blog “Não é heresia”( https://www.naoeheresia.com.br/post/um-erro-e-uma-aposta  ) abordando que a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro tem sido um real problema na ação pastoral urbana. A carapuça pode servir para Aracaju também.

Um erro e uma aposta.  Por Romero Venâncio*

Sobre um erro estratégico-teológico e uma aposta.

Não é segredo para ninguém e menos ainda para quem estuda o catolicismo romano no Brasil que a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro tem sido um real problema na ação pastoral urbana. Desde a década de 70, os Bispos/Cardeais que governam a Igreja no estado, alimentam uma postura conservadora que beira ao anacronismo em termos de prática pastoral e leitura teológica do mundo.

Sempre tem as exceções, mas a regra é um distanciamento do mundo dos mais pobres e das imensas periferias que definem o Rio de Janeiro real. Esses prelados que atuam no Rio acreditam piamente que a administração dos sacramentos nas periferias é a forma mais certeira de evangelização. Tendo as missas diariamente e outras práticas sacramentais, o catolicismo tem seu lugar garantido na vida das pessoas.

As classes médias católicas têm suas “confrarias conservadoras” propaladas em redes sociais e criando confusões teológicas sempre que possível. Não precisamos prosseguir mais nestes equívocos lamentáveis numa “pastoral urbana”. A prova disto? O rio de Janeiro é hoje o estado mais “pentecostal” do Brasil. Com isto, não queremos aqui fazer apenas uma crítica ao movimento pentecostal (mais complexo do que imaginamos) ou demonstrar alguma superioridade do catolicismo em relação a eles. Não se trata disto. Se trata de identificar uma prática pastoral profundamente equivocada e sem uma estratégia eficiente num mundo urbano, periférico e em constante mutação.

O capitalismo numa cidade como o Rio de Janeiro tem peculiaridades e que foram dinamizadas cada vez mais no Século XX. Era preciso ter uma atividade pastoral moderna e antenada com as mudanças nas periferias de uma cidade que cresce desordenadamente e exclui constantemente os mais pobres.

A história das práticas dos cardeais e bispos do Rio de Janeiro desde Dom Sebastião Leme é acreditar e implementar uma política de aproximação com os ricos e os políticos no poder de plantão. Se a Igreja evangeliza os poderosos e mantém bom relação com eles, estaria ela fazendo a política pastoral correta. Evitar a todo custo conflitos e embates passa a ser a missão da Igreja (ver as pesquisas de Riolando Azzi). Nunca defendemos que Igreja deva ter um partido político ou fazer campanha para candidato algum. Essa não pode ser a tarefa da Igreja. Mas jamais deveria se afastar da luta contra a pobreza ou por ações sociais efetivas que beneficiem os mais vulneráveis.

Não se constrói uma efetiva pastoral urbana sem uma profunda sensibilidade social coletiva. A atitude dos últimos cardeais do Rio de Janeiro tem demostrado exatamente o contrário: uma insensibilidade social e uma aposta em defesa de temas morais como prática pastoral. A pobreza e seu combate têm bem menos importância do que coisas sem sentido como “ideologia de gênero”. Cada vez mais fraca e desatualizada a formação teológica dos seminaristas em seminários católicos no Rio. Uma formação teológica fechada, afastada do povo, com uma cultura pré-Vaticano II. Com essas práticas, não tem catolicismo sério que resista. Estão à anos luz dos objetivos do Papa Francisco. Sinodalidade e “Igreja em saída” não fazem parte das ações pastorais da Arquidiocese do Rio. Não temos nenhuma possibilidade de diálogo entre a Igreja católica no Rio e a cultura intelectual consolidada na cidade, nas universidades ou nos meios de comunicação. Uma Igreja à deriva se achando no melhor dos mundos possíveis.

Uma aposta. Espero que o Papa Francisco tenha vida longa em seu pontificado para conseguir emplacar um bispo/cardeal antenado com uma pastoral urbana eficiente e justa no Rio de Janeiro quando gente como Dom Orani Tempesta chegar ao fim. Temos até um nome que seria ideal nesta atual conjuntura para ser pastor-bispo na terra de São Sebastião: Dom Vicente Ferreira. O bispo mais inteligente que conhecemos e ligado à vida urbana que vemos na Igreja do Brasil.

Atualmente, Dom Vicente é bispo auxiliar na cidade de Belo Horizonte. Acabei de ler suas reflexões no livro: “Brumadinho. 25 é todo dia” publicado pela editora Expressão popular (2020). O livro é o resultado do envolvimento de Dom Vicente com a comunidade, depois da destruição de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2018. Uma espécie de crônica poética que expressa o pensamento, o sentimento, a dor e a revolta daqueles que perderam seus parentes e amigos com o rompimento da barragem de rejeitos pela mineradora Vale. Em alguns momentos, o autor nos faz ouvir as vozes daqueles que foram levados pela lama tóxica, com a reconstrução dos fatos do crime ambiental e social. Os católicos do Rio de Janeiro precisam de um pastor como Dom Vicente.

* Romero Venâncio é professor de Filosofia (Graduação e Pós-graduação) e Cinema (Pós-Graduação) na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui formação nas áreas de Filosofia, Teologia e Sociologia.


Piada de mau gosto Parece que o ministro da propaganda da arquidiocese de Aracaju vive no mundo da lua e pensa que o povo de Sergipe é idiota. Não é que publicaram no site e nas redes sociais da arquidiocese que o núncio apostólico, o representante do papa no Brasil, virá a Aracaju com “o propósito, segundo o arcebispo metropolitano, dom João Costa, de conhecer e confirmar a caminhada sinodal da nossa Arquidiocese.” Arrepare, Osmário, que mentira, que lorota boa.

Precisa renunciar Um carmelita muito conceituado e respeitado disse ao titular deste espaço que a situação do arcebispo de Aracaju, d. João Costa, está insustentável. “Ele está doente e precisa renunciar. Retardar o processo é prejudicar mais ainda a arquidiocese. É preciso pacificar a igreja sergipana e passar uma borracha em toda essa situação.” Misericórdia.

Contratação de claques O blog adverte o núncio apostólico, o representante do papa, de que um comunicador-religioso, conhecido pela sua arte de bajular, estaria contratando claques para fazer manifestação de apoio ao arcebispo d. João Costa no período da sua visita a Aracaju. É bom se prevenir, pois a bajulação do religioso é insuperável.

Lei aprovada na Alese que permite o regime dúplice para manejo dos resíduos sólidos: MPE mantém decisão nos termos da liminar existente e a defesa do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos   Na última terça-feira, 28, foi realizada uma audiência de conciliação no MPE, com diversos segmentos sobre os centros de triagem de resíduos sólidos em Sergipe e o Plano Estadual. O promotor Eduardo Matos deixou claro que o MP não fará conciliação por conta da lei estadual aprovada na semana passada, numa enorme celeridade e sem discussão, que determina o regime dúplice (um regime vinculado à gestão integrada e de acordo com o Novo Marco do Saneamento e outro sem qualquer vinculação com o Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PEGIRS, em ofensa à legislação federal) para o sistema de resíduos sólidos.

Luta de vários anos O promotor disse que o MPE manterá o termo da petição inicial cuja liminar dada pela Justiça suspendeu as licenças dadas pela Adema para centros de triagem. Eduardo Matos disse que respeita o regime democrático e a decisão da Assembleia, mas o MPE continuará na luta pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos, uma luta de vários anos, com diversos milhões gastos e que tem o respaldo de todos os consórcios que devem lançar seus editais na próxima semana. O promotor entende que na época os licenciamentos foram dados pela Adema contrariando o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Eduardo Matos defende também que a Adema seja vinculada a uma pasta do meio ambiente e não a área de obras, como está agora após a extinção da pasta do Meio Ambiente estadual.

Atraso faturas comunicação Governo estadual. A culpa agora é do Queiroz? Ou estão usando o nome dele indevidamente para encobrir a própria incompetência? Nas últimas semanas – a pedido de colegas da comunicação – o blog vem cobrando uma postura transparente da superintendência da comunicação do governo do Estado sobre a demora para pagamento de faturas às médias e pequenas empresas da área que passam por dificuldades. Tem gente que ainda tem para receber faturas do ano passado. Agora, o blog foi informado por alguns amigos que a desculpa da superintendência da comunicação e de outras pastas (como educação, inclusão, etc..), é que a Secretaria da Fazenda não libera os pagamentos das faturas. O interessante é que as duas principais redes de TV não têm suas faturas atrasadas, além de uma mídia indoor que tem um padrinho muito forte. Será que a culpa é mesmo do Queiroz, secretário da Fazenda? Ou estão usando o nome dele indevidamente para encobrir a própria incompetência?

 


Atenção! Cadê a “tão” propalada mobilidade prefeito Edvaldo? Como a Prefeitura aprovou este projeto? Dois postes, um deles no meio da calçada. A rua estreita e a calçada ocupada, os pedestres que se virem…. Avenida Jorge Amado, bem em frente a Drogasil. Será que foi privilegio para a VerdFrut Hortimercado que tem lojas em quase todo Nordeste?




Calçadão Radialista Reinaldo Moura é inaugurado em Japaratuba Em uma tarde histórica na terça-feira (28) em Japaratuba, o ex-deputado federal André Moura acompanhou a prefeita Lara Moura, familiares, vereadores, amigos e moradores durante a entrega da reforma do Calçadão Radialista Reinaldo Moura. A obra foi viabilizada com recursos de André Moura e garante aos moradores um novo espaço de lazer e turismo, valorização para o comércio local, além da beleza da obra que conta com pergolados, canteiros centrais, jardinagem, acessibilidade e iluminação pública em Led.

Homenagem Durante a inauguração, diversos grupos folclóricos tradicionais de Japaratuba se apresentaram e prestaram homenagem ao filho ilustre que contribuiu com o desenvolvimento do município. Nas lembranças dos amigos, histórias peculiares sobre a vida de Reinaldo Moura, como o início da carreira radiofônica em Salvador, o legado de dedicação ao rádio, aos amigos, à família e, principalmente, o compromisso com o estado de Sergipe.

Grande homem Em seu pronunciamento, a prefeita do município destacou o quanto essa reforma traz de benefícios para o desenvolvimento socioeconômico do município. “Aqui é uma mistura de sentimentos, junto vem a saudade de Reinaldo Moura, um grande homem que tinha amor a essa terra e que esteve sempre presente em nossas vidas”, ressaltou Lara.

Lembrança viva  Emocionado, André diz que o novo Calçadão Radialista Reinaldo Moura manterá viva a lembrança do pai. “É muito difícil falar do meu pai. Mas ao mesmo tempo fico feliz em ver quantas homenagens foram e estão sendo feitas a ele. Também agradeço a prefeita Lara que teve a atenção e o compromisso de construir esse calçadão que foi o local onde meu pai nasceu, criou raízes e construiu amigos”.

Pastor Igor Batalha é encontrado morto dentro de veículo Infonet:  O pastor Igor Batalha foi encontrado morto dentro de seu veículo na manhã desta quarta-feira, 29, na zona rural do  município de Ribeirópolis. Igor é filho do jornalista Carlos Batalha, atual Diretor de Radiodifusão da Fundação de Cultura e Arte Aperipê. Segundo a Polícia Militar, o corpo foi encontrado dentro de um veículo em uma estrada no povoado Fazendinha no município. Após verificar a presença do corpo, a equipe acionou o Instituto Médico Legal (IML) para fazer o recolhimento e a Polícia Criminalística para periciar o local.

Infarto Por meio de uma rede social, o jornalista Carlos Batalha informou que, conforme diagnóstico do IML, Igor foi vítima de um infarto fulminante. O velório está ocorrendo no Piaf, em Aracaju, mas o sepultamento será realizado em Ribeirópolis.

Salgado: Fábio Reis entrega materiais para a saúde e assina ordem de serviço O deputado federal Fábio Reis e o prefeito de Salgado Givanildo Costa assinaram a ordem de serviço para reforma da Unidade Básica de Saúde Maria das Graças, no povoado Água Fria. A obra, financiada com recursos de emenda parlamentar, terá um investimento de R$ 162 mil e vai melhorar o atendimento para os moradores da localidade. Também foram entregues materiais de ordem primária para saúde pública do município, como: computadores, aparelhos de ar-condicionado, bebedouros refrigerados, geladeiras, equipamentos odontológicos, cadeiras de rodas, entre outros itens.

Saúde Fico muito feliz e orgulhoso em assinar mais essa ordem de serviço e entregar materiais importantes para a saúde de Salgado. Isso prova que as nossas emendas estão sendo bem empregadas” acrescentou Fábio Reis. Em sua fala, o prefeito destacou a importância do trabalho do deputado para a cidade. “Quero mais uma vez agradecer a Fábio Reis pelo compromisso honrado, trazendo investimentos para área da saúde que é tão necessitada.” Estiveram na solenidade a primeira-dama Aldeane França, a secretária da saúde Marilisa Rodrigues, vários secretários, vereadores e moradores.

Itabaiana: Construção de praça no povoado Zanguê segue a todo vapor O Governo de Itabaiana, através da Secretaria de Obras, Urbanismo, Infraestrutura e dos Serviços Públicos, continua a todo vapor na construção de uma praça do povoado Zanguê.A obra está sendo realizada com recursos próprios do município, cujo valor está estimado em 267.774,36. A mesma faz parte da série de obras das ordens de serviço que o município autorizou nos últimos meses.

Ações nos Povoados Para o prefeito Adailton Sousa, a obra é mais uma garantia de que a gestão vai manter o trabalho nos povoados, “assumimos este município que já vinha realizando um trabalho ímpar nos povoados. É nosso compromisso manter o trabalho firme e a atenção não somente com a cidade, mas com todos os nossos povoados”, ressaltou. De acordo com a Secretaria de Obras, o prazo de conclusão é de 05 meses.

Nitinho destaca a necessidade de ações na Economia para geração de mais empregos Dados da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, referentes aos quatro primeiros meses deste ano, mostram que a geração de empregos continua sendo um dos maiores problemas a serem enfrentados no Brasil. Na avaliação do vereador Nitinho (PSD), pré-candidato a deputado federal, os números mostram a necessidade de mais ações para o desenvolvimento da economia.

Mais ações Em Sergipe, de acordo com a PNAD, 51,2% da população economicamente ativa está inserida no mercado de trabalho. “Precisamos melhorar ainda mais esses números”, avalia Nitinho. Em 2021, Sergipe apresentou saldo positivo de 14.694 postos de trabalho entre admitidos e desligados. “Vivemos ainda um momento em que a economia vem se recuperando. E em Sergipe não é diferente. Apesar dos esforços do Governo do Estado, que trouxeram grandes avanços, ainda precisamos de mais ações para ampliar o desenvolvimento econômico e, consequentemente, gerar mais empregos e renda para a população que hoje se encontra desempregada”, afirma Nitinho.

Novas oportunidades A PNAD aponta que a taxa de desempregados em Sergipe é de 14,9%, com um nível de desocupação de 9%. “São 149 mil pessoas que estão em condição de desocupação. Os números demonstram a necessidade de mais investimentos para que o nosso estado consiga atrair novas empresas nos diversos setores da economia”, salienta o pré-candidato. “Com isso, novas oportunidades de emprego poderão ser geradas, proporcionando um cenário mais positivo para os sergipanos. Entendo que essa deve ser a prioridade do próximo gestor do Estado e quero, na Câmara Federal, contribuir para que isso ocorra o mais breve possível”, complementa Nitinho.

Incentivos Para o pré-candidato a deputado federal, o incentivo ao Turismo e a chegada de novas empresas ao estado são pontos importantes para a geração de emprego e renda para os sergipanos. “Na Câmara, vamos discutir emendas junto com a bancada para alavancar o Turismo em Sergipe. Além disso, precisamos fazer com que nosso estado seja atrativo para a chegada de novas empresas”, completa Nitinho.

Nossa Senhora do Socorro – Há mais de 100 anos, uma belíssima tradição se mantém firme na Taiçoca de Fora: a guerra de espadas de fogo. O espetáculo acontece na madrugada do Dia de São João, quando dezenas de fogueteiros se encontram para soltar os fogos e, assim, dar continuidade à cultura que faz parte da história de Nossa Senhora do Socorro. Desde 2017, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado essa festividade para que o brilho da noite de São João nunca se apague no município. Confira:  https://www.instagram.com/p/CfZpkj9JQb2/

 

O primeiro Sergipe Rural de julho mostra que o Governo de Sergipe está monitorando a sanidade de suínos diretamente nas propriedades. O programa vai mostrar ainda dicas de prevenção da mastite bovina, a mudança da data do torneio leiteiro de Santa Rosa do Ermírio e a história de um executivo que mudou de vida para investir no campo. O Sergipe Rural vai ao ar às 7h da manhã do sábado, com reprises aos domingos e quartas – feiras às 8 da manhã. E se perdeu o programa dá para ver e rever tudo em nosso canal YouTube.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 



Por Antônio Samarone: “Arquitetura criativa: Travessa Zé de Hermógenes. Itabaiana está para Melcíades de Souza assim como Barcelona está para Antoni Gaudi. Sem exageros…”

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FAC

EBOOK

OPINIÃO

CASUÍSTICA HERESIA POLÍTICO-JURÍDICA Por Clarkson Moura 

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO,

DE EXCLUSIVA FINALIDADE ELEITOREIRA,

— “PEC DO PACOTE DE BONDADES” —

ATENTATÓRIA À

SOBERANIA POPULAR, O PODER ORIGINÁRIO,

E

À REGULARIDADE INSTITUCIONAL

PORTANTO, URGE QUE O CONGRESSO NACIONAL, O PODER JUDICIÁRIO, O MINISTÉRIO PÚBLICO E A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA — DIANTE DOS EXPLÍCITOS, RECORRENTES, DELIBERADOS E ABERRANTES ATAQUES E AMEAÇAS À CONSTITUIÇÃO, À ORDEM POLÍTICO-JURÍDICA E AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO — ASSUMAM, CONJUNTA E IMEDIATAMENTE, UMA PREVENTIVA, SINÉRGICA E EFETIVA POSTURA DE GARANTIA PLENA DA LISURA, NORMALIDADE E SEGURANÇA DAS ELEIÇÕES GERAIS E DEMOCRÁTICAS DE 2022.

“SUMMA POTESTAS POPULI ANTE QUAM SERA!”

O SUPREMO PODER DO POVO, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS!

PELO TWITTER

www.twitter.com/traumann

Fui ao gastro. O médico:
– Você deveria se preocupar menos
-O senhor quer que eu me mude do Brasil?

www.twitter.com/crisvector Eu fico meio bolado quando faço uma postagem no Instagram e vários advogados ou psicólogos começam a me seguir.

www.twitter.com/MirtiMedeiros Francisco publica carta apostólica exigindo “formação litúrgica do povo de Deus”. Ao mesmo tempo que condena a “rigidez litúrgica e o uso ideológico da liturgia”, também critica o “excesso de criatividade” e desleixo de alguns padres.

 

 

 

 

 

 

 




www.twitter.com/JoseRollemberg Bom dia. No Correio de Sergipe de hoje, 29.06.2022, breves observações sobre o julgamento do caso Dobbs, publicado na sexta-feira, que modificou a disciplina jurídica do aborto nos EUA. Link para a versão web: https://ajn1.com.br/type_blogs/uma-historia-sem-fim/ #pazebem

 

 

 

 

 

 

 

 


www.twitter.com/profanselmo Para onde estamos indo? Num dia, pastores corrompem no MEC. Num outro, um executivo de empresa pública e acusado de assédio sexual. Deus deve estar muito triste com essas pessoas que usam o seu Santo Nome em vão!

 

 




Frase do Dia
“Dispomos de mais opções do que nunca, porém perdemos a habilidade de realmente prestar atenção no que escolhemos.” Yuval Noah Harari.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Ouça e compartilhe:
https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2022-06/papa-francisco-homilia-missa-solenidade-pedro-paulo.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais