COISAS DE POLITCA

Mardoqueu adverte sobre o crescimento da violência

 

O deputado Mardoqueu Bodano avaliou o crescimento da violência em Sergipe, citando matérias de jornais, destacando assassinatos de inocentes. Mardoqueu destacou o depoimento de uma mãe que teve o filho assassinado num ponto de ônibus.

Bodano ressaltou depoimento do sindicalista Manoel Nascimento que vê na política salarial perversa um dos problemas para os policiais civis. Manoel ressalta que a gratificação de periculosidade de um delegado é de R$ 1,5 mil, enquanto que o salário básico de um agente de polícia, com 15 anos de carreira, é de R$ 800,00.

Mardoqueu também chamou a atenção para os radares eletrônicos que multam os motoristas. Ele acha que devem ser desligados, a partir das 20h, porque muitas vezes o motorista pára e não tem segurança, podendo ser assaltado.

 

Jorge Araújo quer criar Tribuna Livre na AL

 

Jorge Araújo, PSDB, antes de começar o discurso do tema principal que iria destacar, disse que votaria contra os projetos encaminhados pelo Governo do Estado. O deputado quer discutir os projetos. O deputado estadual Jorge Araújo, PSDB, apresentou Projeto de Resolução, criando a “Tribuna Livre”, que se constitui em espaço democrático reservado a todo cidadão ou entidade que deseje trazer ao conhecimento deste parlamento, bastando para tanto, se inscrever em livro específico no gabinete da 1ª Secretaria da Assembléia Legislativa.


A proposta de Jorge Araújo é de que a Tribuna Livre ocorra sempre às segundas-feiras, com direito a exposição de 20 minutos e mais vinte para debate.

Em sua justificativa, Jorge Araújo disse que em várias Assembléias Legislativas existem a “Tribuna Livre”, como também em várias Câmaras Municipais, a exemplo do que acontece na de Aracaju, por projeto criado pelo então vereador Edvaldo Nogueira (hoje vice-prefeito da capital), PC do B.

 

De Jeremoabo para o mundo

 

A Cidade de Jeremoabo/BA, hoje vive uma nova realidade com a administração do prefeito Dr. Spencer, que tem mudado a cara da cidade no dia-a-dia, levando aos seus munícipes mais desenvolvimento e crescimento da cidade, lutando pela igualdade social, melhoramentos e condições de vida para a sua gente querida, que com muita competência o conduziram ao maior cargo do município, que o de governo municipal.


Realizando grandes obras nas áreas da educação, saúde, segurança, esporte, agricultura e em outras áreas, que sabe é do conhecimento de toda a população de Jeremoabo. Dr. Spencer está programando para os festejos juninos deste ano, uma festa jamais vista na região, trata-se da 1ª Vaquejada de Jeremoabo, é claro que para a realização desta vasta programação o Chefe do Executivo, conta com o total apoio do amigo e irmão, empresário Everaldo Gama, que é filho de Jeremoabo e não esquece suas origens, mesmo trabalhando no querido vizinho Estado de Sergipe.

Nos dias 24 e 25 de junho, será realizado a 1ª Vaquejada de Jeremoabo, que contará com a animação de Cláudio Rios, Mano Valter, Marcelo Silva e outros, se a vaquejada vai ser arretada, imaginem o tradicional São João que Dr. Spencer e Everaldo Gama irá realizar. O povo de Jeremoabo é mesmo de sorte grande, por ter duas personalidades que se dedicam de corpo e alma por sua gente.

O povo merece, Jeremoabo agradece e Dr. Spencer com Everaldo Gama faz e acontece.

        

Antônio dos Santos destaca horas extras para policiais

 

O pastor deputado Antônio dos Santos, PSC, destacou na sessão de hoje o pagamento de horas extras para os policiais militares, incluindo os bombeiros. Enfatizou que o Projeto de Emenda Parlamentar foi uma idealização dele com apoio de Angélica Guimarães, PSC, aprovada pelos demais deputados estaduais.

Antônio dos Santos informou que esteve na Secretaria de Estado da Educação e foi informado de que já está regularizada a distribuição da merenda escolar em todo Estado de Sergipe. Esclareceu que a demora foi por conta da licitação, uma vez que na primeira concorrência apenas uma empresa compareceu, mas como houve uma nova licitação e a participação de mais empresas, houve até a diminuição do preço.


Deputado Belivaldo Chagas Assume Secretaria do município de Aracaju


O deputado Estadual Belivaldo Chagas (PSB), foi empossado ontem, dia 29, na Secretaria Municipal de Articulação com os municípios sergipanos. Na sua vaga de deputado assumiu o 1º suplente Edson Caetano também do PSB, falta agora escolher o líder da oposição na Assembléia Legislativa.

 

Sugestão ao nosso governo

 

A Secretaria de Assuntos Parlamentares, que tem a frente Clovis Silveira deveria ser acumulada com a Secretaria de Governo que hoje está à frente o ex-deputado Nicodemos Falcão, que com muita competência exerce as duas secretarias sem deixar nada a desejar, alem se relacionar muito bem com todos os parlamentares do Legislativo Estadual.

A sugestão não é apenas desse jornalista e sim dos demais colegas que cobrem os trabalhos da Casa, até por uma questão de justiça. “Dos secretários do governo de todos os sergipanos sem sombra de dúvida Nicodemos Falcão é um dos melhores”.

João quer Polícia Federal dando proteção a Gilmar

 

O governo de Sergipe pediu a colaboração do Ministério da Justiça para dar segurança ao deputado Gilmar Carvalho, que vem recebendo ameaças de morte. O líder do governo, Venâncio Fonseca (PP), lembrou a execução do deputado Joaldo Barbosa e comparou a suspeita levantada por Gilmar contra o governador João Alves. “Eu e toda a minha família estivemos sob suspeita até ser esclarecido o crime e apurados os verdadeiros culpados”, desabafou.
 

Fonseca divulgou, nesta quarta-feira, um ofício dirigido ao ministro Marcio Thomaz Bastos, no qual o governador João Alves propôs a entrada da Polícia Federal na proteção direta a Gilmar. Durante a leitura do ofício, Fonseca lamentou as acusações de Gilmar Carvalho ao governador João Alves, que na opinião do deputado-radialista teria interesse na sua morte e seria o mandante da sua eventual execução.

 

 “O governador João Alves foi acusado por Gilmar Carvalho de ordenar a sua eliminação física”, constatou o deputado Venâncio Fonseca. O líder do governo também falou que João Alves sentiu “dor muito grande” por ter sido chamado de “moleque” pelo deputado.

 

Francisco Gualberto torce por João no debate do Velho Chico

 

O deputado estadual Francisco Gualberto, PT, usou da Tribuna da Assembléia Legislativa para mostrar ao líder do Governo, deputado Venâncio Fonseca, PP, que não tem má vontade com o governador João Alves Filho, PFL-SE, disse que torcerá para que João dê de sete a um em Ciro Gomes, no debate de segunda-feira, na sede da OAB Nacional, em Brasília, quando a transposição das águas do rio São Francisco estará em discussão.

Depois disso, Gualberto reclamou da demora na apreciação dos seus projetos, enquanto que as propostas do Executivo tramitam de forma rápida. Entre os projetos de Gualberto está o que prevê a isenção da taxa de inscrição para os desempregados que desejarem participar de um concurso público.

Gualberto disse que o doador de sangue não paga taxa na inscrição de concurso. E existe a lei, dizendo que o valor da taxa não pode ultrapassar a 10% do salário pretendido pelo inscrito no concurso.

 

Fabiano Oliveira sugere a divisão de Secretarias para evitar conflito

        

O deputado Fabiano Oliveira, PTB, fez uma análise rápida sobre os projetos encaminhados pelo Governo do Estado, sobretudo, com relação à criação da Secretaria Especial para Assuntos da Juventude.


Conforme avaliação de Fabiano Oliveira, já existe a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e, com a criação de uma nova pasta, haverá desentendimento. Ele sugere que fique a Secretaria de Esporte e Lazer e não a Secretaria Especial para Assuntos da Juventude, para não se ter duas tratando do mesmo assunto.

 

João Evangelista é jornalista, publicitário, assessor de Comunicação do CRC/SE, bacharel em Direito, pós-graduado em Jornalismo “Político/Econômico” e professor universitário.
joaoevangelista@infonet.com.br

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais