Coisas de Política

0

 

3º ENCONTRO DE FILHOS DE AQUIDABÃ & AMIGOS EM ARACAJU

Será realizado o 3º Encontro de Filhos de Aquidabã & amigos em Aracaju no próximo dia 28 do mês em curso no IATE CLUBE DE ARACAJU.

Os organizadores do mega evento são eles: Ludwig, Albertinho, Chico Buchinho, Eurico e Joaquim Macedo.

Atrações musicais: Grupo Memory, Amigos do Ritmo e o grande show baile com Auvanildo & Orquestra.

Convites ainda à venda pelo fone: 9977-3304.

Dia 28 de abril às 21 h. no Iate Clube de Aracaju.IMPERDIVEL!!!!!!!!!!

 

O DEPUTADO VENÂNCIO FONSECA disse que o Diário Oficial do dia 09 de abril só está circulando hoje, dia 26 de abril. O deputado falou que esse atraso está prejudicando vários empresários que queiram participar de concorrências. Venâncio lembrou de seu projeto de lei, encaminhado ontem (dia 25), em que se regulamenta a distribuição do Diário Oficial.

O deputado pediu a Francisco Gualberto, líder do governo, que tomasse providencias e trouxesse a esta casa o diretor do Degrase para fazer explicações ao deputados sobre essas falhas.

 

 O DEPUTADO AUGUSTO BEZERRA aproveitou o pronunciamento de Venâncio Fonseca e também convidou o diretor da Degrase para vir trazer explicações sobre falhas na distribuição do Diário Oficial.

Logo em seguida o deputado falou sobre a visita ao Hospital João Alves Filho e lembrou suas carências. Reclamou da situação de crianças, com doenças diferentes, que estão dividindo uma mesma maca. E suas mãe que ficam em pé, pois não tem nenhuma cadeira para sentar.  Segundo o deputado, o hospital não serve nenhuma alimentação para as mães.

Augusto Bezerra disse que está tomando providencias e buscando saídas junto a organizações, como o Ministério Público, para sanar essas carências.

 

O DEPUTADO FRANCISCO GUALBERTO respondeu ao deputado Venâncio Fonseca e disse que não há prejuízo para os empresários. O deputado também falou que não há nenhum tipo de resistência, por parte da bancada do governo, em trazer o diretor da Degrase para fazer esclarecimentos.

Ainda segundo Gualberto, Diário Oficial era coisa rara no governo passado, pelo menos em seu gabinete.

 

O DEPUTADO GILMAR CARVALHO disse que vai apresentar nessa casa a sugestão de que se aplique em Sergipe, ou que pelo menos o governo estude, o que foi aplicado no estado do Mato Grosso do Sul. Antecipação do 13o salário, caso o governo não possa pagar todos em dia.

O deputado disse segundo o DIEESE é prática comum nos bancos, a cobrança de juros sobre juros, fato que é considerado ilegal pelo STJ e inconstitucional pelo STF. Falou isso para justificar a cobrança de juros sobre a antecipação do FUNASERP.

 

O DEPUTADO PROFº WANDERLÊ informou sua filiação ao PMDB, ontem em Brasília. E disse que com ele também se filiaram vários prefeitos. Wanderlê lembrou que hoje o PMDB conta, em Sergipe, com 3 deputados estaduais e 17 prefeitos que até o final do mês pode passar para 20. Segundo o deputado, essa ação acaba com a tentativa insana de dissolução do partido no estado.

Ainda segundo o Prof º Wanderlê, a coordenação do partido em Sergipe foi elogiada por lideranças nacionais do PMDB.

 

Venâncio apresenta projetos que

regulamentam Diário Oficial e propaganda

 

Venâncio Fonseca, líder da oposição, encaminhou hoje (25) dois projetos de lei para análise pelo plenário da Assembléia Legislativa. O primeiro dispõe sobre a edição e a circulação do Diário Oficial do Estado (DO). “É na verdade uma normatização, porque como noticiou o Jornal da Cidade, o Diário Oficial está como ‘perna de cobra’, ninguém vê. Por isso estamos dando entrada neste projeto para que regularize a circulação. Queremos ajudar, pois somos uma oposição construtiva”, observou.

O segundo projeto trata da propaganda oficial do governo, as logomarcas. O deputado criticou a exposição ostensiva de propaganda em órgãos públicos. “Se chegar no Palácio está lá uma propaganda. Se chegar no Hospital João Alves está lá outra propaganda. Quem chega na Secretaria da Fazenda se depara com outra propaganda. Isso não é possível”, queixou-se.

O parlamentar do PP solicitou o apoio dos deputados, especialmente os membros da bancada do governo, para a provação dos projetos que, segundo ele, servem para regular atividades do governo como a propaganda e o Diário Oficial do Estado. “Eu tive conhecimento que o Ministério Público já tomou as devidas providências e o governo do Estado ainda não obedeceu. Estamos fornecendo subsídios para o Ministério Público para que a lei seja cumprida”.

O Projeto de Lei 57/2007, apresentado hoje pelo deputado Venâncio Fonseca, prevê a constituição do Diário Oficial em três partes, que serviriam ao Judiciário, ao Legislativo e ao Executivo. AS publicações do Ministério Público seriam veiculadas pela parte do Judiciário.

O Artigo 4o do projeto estabelece, entre outras normas, a obrigatoriedade da circulação na mesma data de sua edição. Outro ponto do projeto de autoria de Venâncio Fonseca dispõe sobre as matérias jornalísticas publicadas no DO que devem obedecer aos princípios constitucionais da legalidade, da moralidade e da impessoalidade.

Já o projeto 58/2007 dispõe sobre a utilização de símbolos estaduais oficiais em documentos, atos normativos, veículos, obras, entre outros. O projeto prevê a apresentação de documentos, atos normativos com o Brasão de armas do Estado acompanhado da inscrição “Estado de Sergipe” e do nome do órgão ou entidade. O projeto trata ainda da colocação de propaganda em obras, placas, veículos, entre outros.

CRÍTICAS – A publicação de uma nota no Jornal do Dia informando o encontro entre o deputado federal Albano Franco (PSDB) e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, mereceu duras críticas do deputado estadual Venâncio Fonseca. O parlamentar disse que o secretário apresentou a nova política de desenvolvimento do setor produtivo ao deputado. Venâncio disse que, ao contrário de Albano, não sabe da existência de nenhum projeto elaborado pelo novo governo.

“O projeto não veio para a Assembléia. Ninguém sabe de nada. Como eu estou doido para conhecer um projeto deste novo governo, solicito informações para que envie e os deputados estaduais tomem conhecimento deste projeto”, declarou Venâncio, que teve requerimento neste sentido aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

 

Conceição recebe visita

 de representante do BNB

 

O responsável pela execução do Projeto de Responsabilidade Social Empresarial do Banco do Nordeste (BNB) no Estado de Sergipe, Astrolábio Lima, visitou na segunda-feira, dia 23, a deputada estadual Conceição Vieira (PT), para mostrar um balanço das ações do banco no Estado de Sergipe, levando ao conhecimento da parlamentar os caminhos trilhados pelo BNB no Estado, que hoje está sob o comando do superintendente Saumíneo Nascimento.

De acordo com Astrolábio Lima, foi apresentado também o trabalho desenvolvido pelo COEP-SE (Comitê de Entidades no Combate a Fome e Pela Vida), pelo qual responde no Estado, como secretário-executivo. O COEP é composto por inúmeras instituições federais e estaduais, como o BNB, CODEVASF, EMBRAPA, CORREIOS, BANESE, BB, Ministério da Agricultura, Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, CEF, DRT, INSS, INCRA e SERPRO.       

Foi mostrado à parlamentar a geração de emprego e renda, por meio de Ongs e Oscips, que vêm recebendo apoio e que viabilizam projetos como Horta Comunitária, veículos, recursos financeiros, máquinas e equipamentos, concretizando as suas respectivas missões. “Também ouvimos as reivindicações da deputada, o que é inclusive muito competente”, disse Astrolábio. 

Em Aracaju, o COEP trabalha com a comunidade Pantanal, situada no Bairro Inácio Barbosa. Para implementação do Projeto de Desenvolvimento Comunitário foi identificado a existência de um grupo de 17 moradoras com habilidades para realização de trabalhos manuais e artesanato. Este grupo estava sendo orientado e incentivado por voluntárias ligadas à Igreja Católica do bairro – Escola de Formação Mãe Rainha – que desenvolviam as potencialidades individuais das moradoras através de cursos para repasse de técnicas de artesanato.

 

Angélica diz que direção de hospital

 busca solução para problemas

 

A deputada estadual Angélica Guimarães, membro da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social, relatou hoje (25) a visita que um grupo de deputados estaduais fez ao Hospital Geral Governador João Alves Filho na manhã de ontem (24). A parlamentar se mostrou preocupada com o cenário visto na unidade de saúde e destacou o empenho da direção do hospital em buscar soluções para os problemas, adotando a transparência em sua gestão.

“Estivemos visitando o pronto-socorro. Observamos que na parte de clínica médica houve redução de macas nos corredores, mas por conta dessa virose que acomete crianças e adultos, percebemos que a pediatria estava superlotada”, comentou Angélica, lembrando que os parlamentares visitaram todas as dependências da unidade, a exemplo do Hospital Pediátrico erguido pelo ex-governador João Alves Filho.

“O Hospital João Alves precisa melhorar a oferta de seus serviços. É necessário que sejam transferidos os pacientes do pronto-socorro para o Hospital Pediátrico. É importante que se faça esse remanejamento”, disse Angélica, reconhecendo, entretanto, que aquela unidade recém-construída necessita de reparos, como a instalação de um elevador e a implantação de uma central elétrica.

Angélica Guimarães disse que o Hospital Pediátrico necessita ainda da construção de um centro de diagnóstico que abrigará a Tomografia, a Ressonância Magnética, o setor de Raio X e a Eletrocardiografia. “É preciso a construção de um espaço físico para o centro de diagnóstico para que haja a transferência das crianças do pronto-socorro”, destacou a parlamentar, que considerou proveitosa a visita do grupo de deputados ao João Alves.

Angélica pediu agilidade na adoção destas medidas, embora admita que levará tempo para que as soluções sejam colocadas em prática. “Vai demandar pelo menos uns 90 dias para que sejam feitos reparos para que haja essa transferência”, lembrou.

A deputada disse que a secretária-adjunta da Saúde apresentou o projeto de construção do novo pronto-socorro do hospital, que terá áreas de maior e menor complexidade, ‘áreas azul, amarela, verde e área vermelha’. “É necessário que haja essa construção, mas entendo que esse projeto é fundamental para desafogar o hospital João Alves Filho”, disse Angélica, que elogiou a atitude do secretário Rogério Carvalho em adotar as medidas para ajustar o atendimento. A deputada cobrou também a reestruturação dos hospitais do interior do estado, medida que ajudaria a desafogar o João Alves Filho, em Aracaju.

Sessão é suspensa para que deputados visitem o Hospital Geral GJAF

A sessão legislativa desta terça-feira (24) foi abreviada pela presidente da Mesa, deputada estadual Angélica Guimarães, para que uma comissão de parlamentares fosse ao Hospital Geral Governador João Alves Filho (HGJAF). A ida dos deputados, acertada pela Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social, prevê uma visita à unidade de atendimento à população e a análise dos preços dos remédios e descontos oferecidos.

De acordo com o deputado estadual Luis Mitidieri, que é médico, os parlamentares estarão verificando as condições de atendimento à população, o trabalho prestado pelos profissionais da área da saúde.

Os deputados inscritos para discursar no pequeno e no grande expediente vão falar na sessão desta quarta-feira, 25. O acordo permitiu que um número expressivo de deputados formasse a comissão. Luis Mitidieri afirma que a visita – que será repetida em outros hospitais da rede pública – é importante para se avaliar a situação do setor.

“É uma área delicada e tem que ser amplamente discutida, inclusive com a participação do Ministério Público Estadual e com subsídios de outros Estados, que já vêm fazendo um debate sobre os surpreendentes descontos nos preços dos remédios” observou ele, que preside a Comissão de Saúde.

 

Gualberto intermediará conversa de

sindicalistas com o governo do Estado

 

Representantes de diversos sindicatos de trabalhadores do Estado de Sergipe foram recebidos hoje (24), na Assembléia Legislativa, pelo deputado Francisco Gualberto (PT). O objetivo foi solicitar do deputado, que é líder do governo, uma audiência com o governador Marcelo Déda (PT) para discutir assuntos pertinentes à devolução do Funaserp e ao reajuste salarial já anunciado pelo governo.

“Na verdade eles solicitaram uma intermediação para que a gente busque uma audiência com setores do governo para que possam discutir sobre esses assuntos que dizem respeito ao movimento sindical e também ao governo”, informou Gualberto. “Nós vamos cumprir o papel de fazer essa intermediação. Até porque é legítima”, disse, lembrando apenas que o governador Marcelo Déda se encontra fora do país, em missão oficial.

O deputado Francisco Gualberto lembrou apenas a alguns sindicalistas que cumprirá seu papel de parlamentar da situação, mas em hipótese alguma fará palanque para o ex-governador João Alves, responsável direto, segundo ele, pela retirada do dinheiro dos servidores. “Quando João Alves retirou o dinheiro do O Funaserp, não vi nenhum sindicalista dar entrevista protestando nem muito menos vir aqui na Assembléia fazer reivindicações”, frisou Gualberto. 

 

Deputada promove 1° Seminário

 Participativo e Popular em Simão Dias

 

Conhecer a realidade local, aproximar da população e consolidar o mandato participativo e popular nos municípios sergipanos, a fim de discutir as ações que visem trazer melhorias para a qualidade de vida do povo sergipano. Estes são os objetivos dos seminários que estão sendo organizados pelo mandato da deputada Tânia Soares (PCdoB-SE) em diversas cidades de Sergipe. O município de Simão Dias foi o primeiro interior a receber o Seminário Participativo e Popular do Mandato da deputada Tânia Soares. O evento aconteceu esta semana, nos dias 18 e 19, no município sergipano, localizado na região oeste, a 100 quilômetros de Aracaju.

No primeiro dia os participantes se dividiram em grupos temáticos, na Escola Fausto Cardoso, para levantar problemas relacionados à cidade e sugestões de como a parlamentar pode contribuir para ajudar resolvê-los. Os grupos discutiram assuntos separados em 7 áreas: Saúde; Educação e cultura; Meio Ambiente, infra-estrutura e agricultura; esportes; Segurança Pública; Assistência Social e Cidadania; Trabalho, juventude e Mulher. Participaram dos debates entidades representativas da sociedade civil, alunos de diversos colégios e a população no geral, que criaram propostas e identificaram as necessidades nas suas áreas. No segundo dia um representante de cada grupo foi designado para ler o relatório final. As apresentações dos trabalhos e a entrega do documento à deputada estadual Tânia Soares (PCdoB-SE) aconteceu no Clube Caiçara.

A deputada ficou bastante entusiasmada com a participação da população. “Este é o primeiro seminário do mandato de deputada. Estamos organizando eventos parecidos em todos os municípios do Estado. Para mim, a participação da população é a forma de aproximar o mandato da sociedade, dos trabalhadores, dos estudantes, discutindo ações do mandato e identificando as necessidades regionais”, afirma.

“Servirá também para apresentarmos propostas, ações e acompanhamento legislativos e proposições do executivo que irão refletir para todos”, diz a comunista. O coordenador do avento, Abraão da Conceição, ressaltou que o seminário atingiu seus objetivos. “Tivemos uma grande participação da população simãodiense e conseguimos identificar os anseios da população”, diz.

 

Aniversariantes do dia de hoje (26/04/2006), é o Deputado Estadual Augusto Bezerra e os festejos será na Boate Buana.

A outra personagem importante, que também troca de idade é o nosso amigo José Nivaldo de Lima (Dinho), este é funcionário do Poder Legislativo Estadual. Nossos parabéns aos aniversariantes.

 

VENDE-SE OU TROCA POR CARRO

 

TERRENO MEDINDO 15X30 NA PRAIA DO ROBALO PROXIMO AO SÍTIO DO TERENSO NO CONDOMINIO DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE – VALOR R$ 15.000,00 – TRATAR PELO TELEFONE: 9959-2600.

Informações e sugestões para esta coluna enviar para e-mail: joaoevangelista@infonet.com.br

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais