Coloque o carro no bolso

Taí um conselho a ser seguido por quem possui lojas comerciais ou costuma fazer compras na avenida Barão de Maruim. Assim, sem quê nem mais, a SMTT decidiu proibir estacionamento de carros naquela importante via pública. Seria mais descente que, antes de tomar essa drástica decisão, o órgão responsável pelo trânsito de Aracaju apresentasse alternativas de estacionamento para quem trabalha ali. Pelo visto, a SMTT preparou um novo espaço para aumentar seu faturamento. E ainda há quem negue que aquele órgão municipal é uma fábrica de multas. Tenham dó!

 

Posse no Banese

O economista Saumíneo Nascimento assumiu ontem a presidência do Banco do Estado de Sergipe (Banese) em substituição a João Andrade, que foi designado pelo governador Marcelo Déda (PT) para a Secretaria de Estado da Fazenda. Ex-superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB) e diretor de Administração da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Saumíneo assumiu a nova função numa cerimônia realizada no Centro Administrativo do Banese (CAB), localizado no Distrito Industrial.

Vendendo mais

As vendas de veículos em Sergipe (automóveis, comerciais leves, motos) caíram -14,92% em janeiro se comparado com o mês de dezembro de 2008. No mês passado foram vendidas 2.994 unidades, registrando um crescimento de 38,10% ante janeiro de 2008. A informação é do Dieese, com base em dados da Fenabrave. Conforme o levantamento, as vendas de automóveis e comerciais leves no Estado tiveram uma queda de -4,54% em janeiro passado se comparado com o mês de dezembro de 2008, somando 1.267 unidades vendidas.


Mais prazo


Os agricultores familiares e assentados da reforma agrária que aderiram à renegociação das dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que não acertaram as contas, ou parte delas, até a data anteriormente estipulada – 31 de dezembro – contam com um novo prazo: 15 de março. Os agricultores que regularizarem a situação poderão ter novas oportunidades de financiamentos rurais do Pronaf, ou seja, vão estar aptos a tomar novos empréstimos para dar continuidade ao trabalho no estabelecimento familiar.


IPC-S maior

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) avançou em 0,03 ponto percentual, passando de 0,80% para 0,83% na quarta semana do mês de janeiro passado. Segundo os dados, o grupo educação, leitura e recreação foi o único que teve acréscimo na taxa, passando de 2,57% para 3,53%. Durante o período, o grupo despesas diversas repetiu a taxa apurada na última semana (0,36%). Os destaques foram a cerveja, que subiu de 1,75% para 1,98%, e o alimento para animais domésticos, que caiu de 0,74% para -0,61%.

 

Muda de comando

Será às 12h30 de hoje a posse do novo presidente do Fórum Empresarial de Sergipe. O arquiteto Aroldo Franco, da empresa PCL, passa o comando da entidade para o engenheiro agrônomo e agropecuarista Geraldo Soares Barreto. A solenidade de posse e transmissão do cargo vai acontecer durante uma reunião-almoço organizada pelo Fórum no Aquários Praia Hotel, localizado na Orla de Atalaia. Na vice-presidência do Fórum, assume o também vice-presidente da Associação Comercial, Alexandre Porto. O tesoureiro será Juliano César Santana Porto e o secretário, Gilson Figueiredo.

Novo produto


A Caixa Econômica Federal lançou no mercado mais uma opção para aplicação em Fundos de Investimento: o Caixa FI Mega DI. É um Fundo referenciado DI destinado a grandes investidores – pessoas físicas e jurídicas consideradas investidores qualificados, exceto fundos de investimento e instituições financeiras. O novo produto amplia as opções de investimentos destinados aos investidores de média e alta renda. A aplicação inicial é de R$ 1 milhão, com taxa de administração de 0,25% ao ano, uma das menores taxas praticadas por fundos de varejo.

Seguro reajustado

O seguro desemprego será reajustado em 12,048%. A informação está na edição de ontem do Diário Oficial da União. Assim, em 2009, o valor médio do seguro desemprego será de R$ 564,40. Segundo a Resolução n.º 587, cada faixa salarial terá um valor básico diferenciado. O benefício tem seu valor atrelado ao aumento do salário mínimo, e as medidas referentes ao seguro desemprego terão caráter geral, mas atenderão a especificidades de cada setor.

Sem crise

A crise não é das micro e pequenas empresas, até porque elas não investem em bolsas de valores. Até o momento, as MPEs não estão demitindo. Diferente das grandes redes internacionais, as empresas de pequeno porte continuam fora do noticiário sobre os efeitos da crise. Estudiosos alertam, contudo, que o segundo semestre deste ano será mais difícil para as micro e pequenas, por conta da queda na demanda. Vamos torcer que eles estejam errados.

Custos menores

Em janeiro passado, o motorista desembolsou 0,16% a menos para colocar combustível no carro, fazer a manutenção e pagar impostos e seguros. No ano passado, os gastos dos proprietários de veículos subiram 5,6%, índice semelhante ao da inflação oficial. É a primeira vez em seis anos que o ano começa com deflação. Os dados são do IMC (Índice de Manutenção do Carro), que levanta os preços de produtos, serviços, impostos e seguros. O item que mais contribuiu para a queda mensal foi a correia dentada, que ficou 8,58% mais barata.

 

Com a boca na “marica”

 

E o super campeão das piscinas, Michael Phelps, pediu desculpas por ter sido flagrado com a boca na “marica”, dando o maior “tapa” na “manga rosa”. Ganhador de oito medalhas de ouro na Olimpíada de Pequim, o nadador americano foi fotografado fumando maconha em uma festa muito doidona. Temendo perder patrocínios e a fama de atleta bonzinho, o moço prometeu nunca mais provar as loucuras da velha Cannabis sativa. Yo no creo, como “no creo en las brujas, pero que las hay… las hay”.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais