Colostomia, Augusto e Ananias

 

 

O deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) deveria dar graças a Deus por não precisar usar uma bolsa de colostomia. Para quem não sabe, a bolsa de colostomia é utilizada para a saída dos dejetos fecais no final do intestino que está com sua saída diferente do reto (normalmente, de lado, no nível do abdômen) devido à realização de cirurgia corretiva de tumores ou obstruções que exigiram manipulação. É literalmente ter uma bolsa de m… pendurada na cintura.

 

Nesta semana, Augusto Bezerra denunciou o que chamou de “superfaturamento” da Secretaria de Estado Saúde ao realizar um registro de preços – não foi licitação não, deputado – para a aquisição de bolsas de colostomia.

 

O que o apressado parlamentar não sabe é que em Aracaju existe uma Associação dos Colostomizados de Sergipe que provocou várias reuniões no Ministério Público Estadual, onde ficaram definidas as especificações técnicas que o Estado deveria seguir para adquirir tais bolsas.

 

Os colostomizados reclamaram ao Ministério Público que o incômodo equipamento quando adquirido sem seguir características especificas costuma ocorrer vazamentos inconvenientes. Augusto Bezerra realmente tem sorte de não precisar da tal bolsa de colostomia e de não ter que passar pelo constrangimento dos vazamentos a que os pacientes do Estado estão sujeitos. Imagine o que aconteceria se houvesse um vazamento no plenário da Assembléia, deputado… Este espaço pede desculpas aos leitores, mas não pode aceitar que tentam fazer politicagem com algo sério: a saúde de alguns que necessitam usar uma bolsa de colostomia. É preciso respeito.

 

E sobre o Ananias do título do artigo, o leitor mais atento já conhece bem. Ananias, para quem não sabe, é uma personagem bíblica, apresentada no livro dos Atos (capítulo 5), que se desfez de um terreno por certa quantia, sob a desculpa de que doaria o produto da venda para a obra de pregação cristã, quando, na verdade, só doou a metade. Sua esposa, Safira, outra loroteira, compactuou dessa pouca vergonha. E o pior: tanto Ananias quanto sua mulher se apresentavam como paladinos da moralidade. O resultado é que o apóstolo Pedro descobriu tudo e lançou uma maldição sobre os dois. Ambos morreram. Que coisa!

 

10% do zelo com recursos públicos

Já pensou se Augusto Bezerra tivesse, no governo passado, 10% do zelo que tem hoje com os recursos públicos? Sergipe seria outro…

 

Déda e Nilson Lima

Na última sexta-feira, 05, o governador Marcelo Déda Chagas, despachou no Palácio de Veraneio onde recebeu alguns secretários. Entre eles, o secretário Nilson Lima, da Fazenda. Uma conversa de aproximadamente três horas acabou com alguns atritos que vinham sendo divulgados na imprensa fruto ainda da campanha eleitoral deste ano. Quem testemunhou o final do encontro diz que os dois saíram felizes.

 

PSDB pode mudar de mãos em Sergipe

Anote: o DEM está trabalhando nacionalmente para que o PSDB de Sergipe mude de mãos ainda em 2009. O principal coordenador dentro do PSDB nacional é Sérgio Guerra que desejar retirar o partido das mãos de Albano Franco. Já tem até um nome para comandar o PSDB em Sergipe com o aval do DEM: o ex-deputado federal Pedro Valadares.

 

Diploma e adesão

 A Justiça Eleitoral diplomou, na última quinta-feira, a prefeita Esmeralda França (PT) e o vice-prefeito João Gilberto-Gil (PSB), em Carmópolis. Dos nove vereadores eleitos, a coligação de Esmeralda tinha apenas quatro. Mas, o quadro já mudou. O Vereador José Augusto Santos (DEM), amigo da família, acaba de anunciar sua adesão e, assim, já garante ao PT a eleição da Mesa da Câmara.

 

Ajuda dos leitores

Este jornalista cansou da intimidação por parte de uma categoria importante do Estado – a qual respeita e tem na sua esmagadora maioria profissionais respeitados – e vai começar a fazer uma análise do trabalho realizado em cada município. Por isso vai precisar da ajuda dos leitores espalhados em todos Estado para mostrar a realidade município por município.

 

 Voando Alto

O prefeito de Capela Sukita (PSB) articula sua candidatura a Deputado Estadual em 2010. Pretende fazer uma dobradinha no Vale Japaratuba com o deputado André Moura (PSC) que se candidataria a deputado federal.

 

Link Sergipe

Pesquisas de institutos nacionais que avaliam a qualidade da propaganda institucional, em Sergipe, aprovam peças veiculadas, durante esse ano, pelo Governo do Estado. Em destaque as campanhas assinadas pela Link Propaganda, uma das empresas brasileiras com maior experiência em atendimento de contas públicas do País.

 

Péssimo serviço da Claro em Frei Paulo

O blog vem recebendo diversas reclamações sobre os serviços prestados pela operadora Claro no município de Frei Paulo. Há mais de uma semana que parte da cidade esta impossibilitada de originar ou receber ligações através dos celulares desta operadora. Para se ter uma idéia, quem reside a cem metros do local onde esta instalada a antena da Claro, não consegue falar pelo celular. Sempre que o usuário aparece uma mensagem “ligação interrompida” ou “chamada terminada”. Já foram realizados vários contatos com o call center, mas até agora nenhuma providencia efetiva. A cada contato a informação é que a empresa não reconhece nenhum problema na rede e pede 24 ou 48 horas úteis para dar uma posição. Pede que o usuário anote o protocolo e retorne a ligação no prazo estipulado.  Mas não fala em redução do valor do plano que foi contratado, mas que não está sendo utilizando por conta deste problema.

 

Travessia Porto do Cavalo/ Terra Caída volta a funcionar

Quem estiver pensando em viajar para o sul do Estado ou rumo ao litoral baiano vai poder contar a partir desse sábado, 6, com os serviços de travessia hidroviária da balsa Atlântida, que liga as localidades de Porto do Cavalo, em Estância, a Terra Caída, em Indiaroba. O serviço havia sido suspenso pela Secretaria de Estado dos Transportes e da Integração Metropolitana (Setram) por questões de segurança.

 

Condições de navegabilidade

Por conta do tempo de uso da embarcação foram realizados testes para aferir as condições de navegabilidade. Segundo o secretário de Transportes e da Integração Metropolitana Bosco Mendonça, a embarcação passou por uma fiscalização da Marinha e atendeu posteriormente as exigências da inspeção. “A balsa Atlântida volta a funcionar esse sábado, saindo a partir das 6h de Terra Caída e com a última viagem saindo de Porto do Cavalo às 17h30”, informou o secretário. O preço da travessia permanece o mesmo: R$ 9 para automóveis. Bosco ressalta que o empenho da Capitania dos Portos de Sergipe, através do comandante Vanley Monteiro Soares, foi fundamental para que o serviço voltasse o mais rápido possível e a travessia não ficasse prejudicada no Verão.

 

Eleições nas capitais nordestinas

Como vem ocorrendo em cada ano eleitoral, realizou-se em Recife, de 03 a 05 de dezembro de 2008, mais um Simpósio sobre “As eleições nas capitais nordestinas” com a participação de cientistas políticos de cada Estado. O representante de Sergipe foi o escritor e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, José Ibarê Costa Dantas. O evento foi aberto com a conferência de  Maria do Socorro Braga (cientista política) e foi promovido pela Fundação Joaquim Nabuco, pela  UFPE  e pela Fundação Konrad Adenauer.

 

Aracaju cumpre metas fixadas pela LRF

Aracaju está entre as capitais brasileiras que cumprem integralmente as metas fixadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. É o que diz notícia publicada no jornal O Estado de São Paulo, também publicado na versão on line (www.estadao.com.br), retratando a realidade fiscal das capitais de acordo com os relatórios de gestão elaborados até o mês de agosto deste ano. A saúde fiscal dos municípios leva em consideração critérios como os gastos com pessoal, a dívida consolidada líquida e as operações de crédito externas e internas.Buscando mecanismos de acompanhamento e controle, a capital sergipana vem seguindo à risca os limites estabelecidos pelo Governo Federal. “Observar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) hoje, além de ser uma obrigação do gestor, também permite que tenhamos mais tranqüilidade na administração, viabilizando, por exemplo, a captação de recursos e o recebimento de transferências da União”, revela o prefeito Edvaldo Nogueira.

 

Melhorando índices e ampliando investimentos

Mostrando comprometimento com uma gestão de qualidade, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem conseguido melhorar os índices ao mesmo tempo em que amplia os investimentos em melhorias que beneficiam a população. “Uma administração organizada, com endividamento baixo, observando limites como o de despesa com o pessoal, acaba se tornando uma administração que consegue viabilizar investimentos”, destaca Edvaldo. Segundo o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, a Lei de Responsabilidade Fiscal se preocupa em assegurar que a saúde financeira dos municípios seja boa, sem descontroles, para que os gestores não deixem de cumprir com suas obrigações. “Nesse sentido, a administração municipal fez um esforço significativo, já que num passado recente Aracaju estava bem próximo do limite prudencial em alguns itens. Então, a Prefeitura reduziu o endividamento do município e se adequou aos limites”, conclui.

 

Exposição irá apresentar a obra completa de Carvalho Déda

Na próxima terça-feira, 9, às 19 horas, na Galeria Álvaro Santos, haverá a abertura da exposição “Carvalho Déda: Vida e obra”, que faz parte do projeto “O mundo de Carvalho Déda”. O curador do projeto, professor-doutor, Jorge Carvalho do Nascimento, explica que se trata de uma exposição onde praticamente toda a obra de Carvalho Déda será exibida para que o público possa conhecer um pouco mais deste ilustre sergipano que marcou sua época pela sua importância no mundo político, jurídico, cultural e jornalístico.“Carvalho Déda era um homem versátil, que desenvolvia seu trabalho em diversas frentes. Ele foi político, sendo prefeito de Simão Dias e deputado estadual por três legislaturas, foi um brilhante advogado, exerceu funções importantes na imprensa sergipana como diretor do Jornal Correio de Aracaju, e do jornal A Semana em Simão Dias, escreveu livros sobre folclore, história e um romance inédito que será lançado na exposição, além de ter sido xilogravurista”, disse Jorge Carvalho.

 

 

Celebrações dos 110 anos de nascimento

Segundo Jorge Carvalho, esta exposição marca o início das celebrações dos 110 anos do nascimento de Carvalho Déda, bem como dos 40 anos de sua morte. “Carvalho Déda nasceu em 1898 e morreu em 1968. Estamos, portanto, num ano simbólico para realizarmos este importante trabalho de resgate da vida e da obra deste grande sergipano”, lembrou Carvalho. Na exposição, que será hospedada durante todo o mês de dezembro na Galeria Álvaro Santos será lançada uma caixa contendo os livros “Brefaias e Burundangas do Folclore Sergipano” (3ª Edição), “História de Simão Dias” (2ª Edição), e do inédito romance “Formigas de Asas”, além de um documentário denominado “Carvalho Déda: Vida e Obra”, e um CD-Rom contendo os exemplares do jornal “A Semana”, que foi criado por ele em Simão Dias, sobrevivendo até 1949, um ano após sua morte.Em janeiro a exposição segue para Simão Dias, e de lá para diversas outras cidades do Estado. “O objetivo é disseminar a vida e a obra de Carvalho Déda para que a atual e as novas gerações possam conhecer melhor a história de um homem que foi muito importante para Sergipe e que deixou uma obra significativa e que não pode e não deve ser esquecida”, disse Jorge Carvalho

 

 

DO LEITOR

 

Pergunta que não quer calar

De um leitor: “Frente à tragédia que está ocorrendo em Santa Catarina, vocês viram algum “movimento social” se apresentar para realizar trabalhos voluntários? Uma caravana do MST? Um grupo do movimento dos assentados de barragens? Uma equipe dos padrecos que insuflam os índios? A turma dos quilombolas? A UNE e o pessoal da sua “caravana da saúde”? Onde estão os ditos “movimentos sociais”, tão solidários consigo mesmos?”.

                                                                                                                                 

Restauração da malha rodoviária

Da Comunicação do DER – “Agradecemos o reconhecimento do leitor, Romualdo, referente à restauração rodoviária desenvolvida pelo Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER), na Rota do Sertão, em especial, no trecho que liga as cidades de Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Glória, que se encontra em operação. Aproveitando o precioso espaço, esclarecemos que o serviço de rejuvenescimento realizado no ano passado, com a finalidade de proteger a superfície asfáltica existente, através da aplicação de “Lama asfáltica”, foi uma ação emergencial desenvolvida pelo órgão estadual com a finalidade de eliminar os problemas nos trechos mais afetados, que incluiu também, a operação tapa-buraco, eliminação de trincas, seguida da aplicação da “lama”, propriamente dita. Foram atendidos aproximadamente 675 quilômetros e investidos R$ 15 milhões, dando uma vida útil à rodovia, e diminuir a freqüência de novos buracos na extensão da via. Ressaltamos ainda, a continuidade da operação tapa buracos em alguns outros trechos. Já a restauração, que está sendo executada na Rota do Sertão, O Governo do Estado está reconstruindo 216,5 quilômetros, e investindo mais de R$ 40,5 milhões, assistindo cerca de dez municípios do agreste e sertão sergipano. Quanto o trecho questionado, na extensão entre os municípios de Feira Nova e Itabi, até Propriá, será trabalhada em sua manutenção e conservação por equipe operacional do DER. O órgão está atuando no trecho em os municípios de Aquidabã e Graccho Cardoso, posteriormente seguira para a extensão entre Itabi e Graccho Cardoso”.  

 

Situação dos 600 funcionários da Postada

E-mail recebido: “Gostaria de mostrar a situação da Postdata em Aracaju ela que presta serviço a SEFAZ e ao DETRAN são ao todo 600 pessoas que estão muito tristes. Não recebemos 2 vales alimentação e estamos com o salário de novembro em atrás. Não recebemos nem a primeira parcela do décimo terceiro ainda e não temos nenhuma informação quando receberemos. A Posdata nos encaminhou aviso e nem o SINDPD sindicato dos digitadores, nem SEFAZ e DETRAN estão falando a mesma língua quando o assunto são os vencimentos que devem ser pagos. Imaginem como vai ser este final de ano para estas 600 pessoas gostaria que se possível você pudesse se interar sobre este assunto e quem sabe nos passar uma informação concreta logo que o fim de ano esta chegando e cada dia que passa a angustia aumenta só de pensar que o fim de ano chegando e ficaremos literalmente sem dinheiro algum..”

 

Frase do Dia

“A guerra é uma coisa muito grave para ser confiada aos militares”, Georges Clemenceau (estadista francês).

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais