Combate a poluição sonora

Reconheça-se que está ocorrendo uma maior atenção para o combate e proibição a poluição sonora, especialmente emitida por alto falantes de carros de som e carros particulares que os proprietários (mal educados) colocam aparelhos potentes de som e ligam os mesmos para toda rua ou bairro ouvir …ou se atormentar.

 

Mas a proibição quando existe vem se limitando as zonas Sul e a Norte, onde mira os pobres, porém na classe média baixa, quase nada se faz. Qualquer um de carro ou até de bicicleta emite sons altos e dissonantes, atormentando os moradores. Sem falar nas badalações dos sinos e chocalhos (!) das empresas vendedoras de botijões de gás, especialmente  Butano e outras, que a partir de antes das seis da manhã até depois das 18h da noite atormenta as residências com esse barulho.

 

 Coisa que não é mais necessária, a toda hora caminhões e motos com botijões passam e os moradores ficam nas portas chamando quando querem ou usam o telefone de pronta entrega. Não proibiram a infernal música emitida pelos caminhões vendedores de gás de cozinha? por que não proíbem esses chocalhos também? As residências, casas comerciais e escritórios devem ser respeitadas, ali se trabalha, se conversa, se estuda, se conversa, se descansa, ou existem pessoas doentes ou crianças dormindo.

 

Viver em comunidade – esse o ensinamento que todos devem saber e se não souberem devem ser obrigados a respeitar, como nos condomínios. Ninguém individualmente é dono da rua, que é pública, e certas regras devem se obedecidas.

 

José Guimarães em Poço Verde? I

Ontem, 05, um baneseano enviou e-mail para este colunista informando que o ex-superintendente do Sebrae/SE, José Guimarães, que é funcionário de carreira do Banese tinha sido requisitado para ficar a disposição da Prefeitura Municipal de Poço Verde. Este jornalista tentou confirmar a informação, mas não conseguiu. O prefeito de Poço Verde é Tonho de Dorinha do PSB, partido aliado ao governador Marcelo Déda. Ou seja, requisitar José Guimarães seria o mesmo de Tonho de Dorinha anunciar que deseja romper com o governo do Estado.

 

José Guimarães em Poço Verde? II

O certo é que José Guimarães, depois de tanto tempo, não retornará para trabalhar no Banese. Com alguns aliados políticos no interior é fácil ele conseguir, como por exemplo, que os prefeitos de Itabaianinha ou Santa Rosa de Lima façam a requisição junto ao Banese. Essa história de Tonho de Dorinha não deve ser verdade. Se for é porque Tonho de Dorinha deseja ser oposição. E mais: se requisitou vai levar um “pito” do comando do PSB e desfazerá a requisição. Obs: este jornalista ligou duas vezes ontem para o celular do prefeito, mas estava “fora de área” todo o tempo.

 

Audiência com prefeitos

O governador Marcelo Déda vai incorporar um novo e fundamental elemento ao “Sergipe de Todos”, projeto que leva os serviços do Governo ao interior do Estado. Na edição desta sexta-feira, 6, em Pirambu, Déda vai receber em audiências individuais todos os prefeitos do território Leste Sergipano. As audiências com os prefeitos de Santa Rosa de Lima, Divina Pastora, Siriri, Capela, Pirambu, Maruim, Rosário do Catete, General Maynard Carmópolis e Japaratuba refletem a preocupação do governador com a interiorização das ações.

 

Sem distinção de cor partidária

Na prática, em 2009 o “Sergipe de Todos” vai transformar cada cidade por onde passar na sede do Governo do Estado por um dia. “A interiorização de ações não é apenas um discurso. É uma ação concreta de um Governo que é de todos e trabalha para todos sem distinção de cor partidária ou de qualquer ordem”, enfatizou Déda.

 

MP, dois pesos e duas medidas I

O Ministério Público de Sergipe tem um papel importante. Os promotores tem atuado com eficácia em diversos problemas a pedido de setores da sociedade. Porém, o MP precisa ter uma linha só em todo o Estado. Este espaço já cobrou, por exemplo, que o MP atue igualmente em todos os municípios acabando com os nomes de pessoas vivas em prédios públicos. Em alguns municípios, o promotor proíbe, em outros nada faz. Isso desgasta o órgão perante a comunidade.

 

MP, dois pesos e duas medidas II

Recentemente mais um exemplo de contradição do órgão que deve zelar pelo cumprimento da lei. O MP defende a licitação do transporte público, conforme a lei, mas ao mesmo tempo atua para fazer um acordo onde permite que os taxistas que utilizam as chamadas “lotações” possam continuar transitando, como por exemplo, da Barra para Aracaju. O MP esquece que o Contran, baixou uma norma proibindo este tipo de transporte no final do ano passado. Ou seja, cabe ao MP cumprir a lei e não “dá um jeitinho” de acordo com a conveniência de alguns, passando por cima da legislação.

 

SE na Gazeta Mercantil

Jornalistas de O Globo, Folha Online, Revista Época e Gazeta Mercantil estiveram no Estado durante o Verão Sergipe em Pirambu para conhecer a festa, as potencialidades turísticas do estado de discutir diversos temas de interesse político e econômico com o governador Marcelo Déda. Os resultados desta aproximação já começam a aparecer com a publicação de três páginas sobre o turismo em Sergipe na edição da Gazeta Mercantil da última quinta-feira, 5. A matéria escrita pelo jornalista Luiz Silveira com fotos de Genésio Lopes mostra as belezas da capital Aracaju e seus mercados, de Mangue Seco, São Cristóvão e dos Cânions do Rio São Francisco, em Xingó. É através de divulgações como estas articuladas pelo Governo que Sergipe tem se destacado nacionalmente como destino turístico conseguiu atingir 100% de lotação de deus hotéis neste verão.

 

Telemar manda conta quando quer I

Essas grandes empresas que vêem dominando o país, agora até no ramo dos supermercados, estão fazendo o que quer com os consumidores. Coisas que elas não fazem nas suas sedes, países onde respeitam os consumidores e existem leis para cumprir. Mas no Brasil não. Aqui mandam como se aqui fosse uma colônia. A Telemar, por exemplo, agora manda a conta detalhada para os clientes quando quer. Um leitor reclama que conta vencida no dia 2 passado, não foi mandada, ele teve que pedir no caixa da Loteca para “puxar” eletronicamente a conta e pagou, sem detalhamento. Pagou sem saber o que consumiu! Agora explicam que quem quiser pode “puxar” a conta detalhada pelo computador, como se fosse a coisa mais natural do mundo o próprio consumidor providenciar tudo, até saber o que consumiu e o que vai pagar.

 

Telemar manda conta quando quer II

E a pessoa que não tiver computador ou não souber fazer isso? A obrigação de mandar a conta, pelo menos com 5 dias de antecedência, é da empresa, como sempre se procedeu. É isso aí: cartões de hiper, agora que são de estrangeiros, fazem isso também. Ninguém fiscaliza e defende o consumidor. Além de consumir, temos que providenciar a fatura e pagar! “Guenta,” consumidor espoliado! o pior é que muitos se conformam. Mas é hora de recorrer ao Procon e ao MP, considerando que a Anatel parece nem ligar para isso, para a defesa do consumidor, a exemplo de exigir que as empresas telefônicas forneçam e entreguem gratuitamente ao cliente o catálogo residencial de telefones, o que não vêem fazendo.

 

Valadares Filho pode presidir comissão

 Após participar da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o deputado federal Valadares Filho (PSB), passou toda a semana em Brasília e além de comparecer as sessões ordinárias ajudou ao líder do PSB, Rodrigo Rolemberg nas articulações para a participação do partido nas comissões do legislativo.  Entre os pleitos do PSB está a presidência da Comissão de Turismo e Desporto e se o partido conseguir a indicação a liderança do partido já definiu pelo nome do deputado Valadares Filho que já é membro da comissão e no ano passado se destacou com diversas ações e trabalho no sentido de fortalecer o turismo e o desporto em todo país. 

 

Lançamento do “Sábado cultural”

A prefeitura Municipal de Carmópolis promove no próximo dia 07, o Sábado Cultural. Será na praça de eventos do município. A programação engloba shows com grandes nomes, como THE FEVERS. Haverá apresentações dos grupos culturais da cidade e show com a banda Corium. O intuito do evento é divulgar a cultura local.

 

Ato Público em Malhada dos Bois

Hoje, 06, A Central Única dos Trabalhadores – CUT/SE, Federação dos servidores públicos municipais de Sergipe e diversos sindicatos do Estado estarão em Malhada dos Bois apoiando a luta dos trabalhadores daquele município, contra o prefeito que escraviza os servidores. A concentração é na praça da delegacia.

 

Celi prepara muitas emoções para 2009

A Construtora Celi é reconhecida em Sergipe e além fronteiras pela sua forte atuação no mercado imobiliário, com uma respeitada capacidade técnica, traduzida na qualidade dos seus empreendimentos, na competência de toda sua equipe, na velocidade da execução das suas obras e, principalmente, pelo rigoroso cumprimento dos prazos. No último mês de janeiro, a Celi mais uma vez cumpriu a filosofia do Selo de Entrega Garantida (uma exclusividade da construtora sergipana, que garante o dia, mês, ano e hora em que o empreendimento será entregue já no lançamento), com a inauguração do Terra Brasilis, na Alameda das Árvores, entre as avenidas Hermes Fontes e Nova Saneamento. E para 2009, a construtora prepara mais emoções: serão entregues o Piazza Bella, o segundo inaugurado na Alameda das Árvores, e o Maison Lá Référence, no Garcia, em frente à Praça Luciano Barreto Júnior. A cada dia o compromisso e o profundo respeito que a Celi tem pelo cliente são renovados com muito empenho e trabalho. Reflexo de tudo isso está na solidez fortificada ao longo de 40 anos.

 

DO LEITOR

 

De um leitor: “Venho dispor deste espaço para questionar algo que nem sei se há alguma solução: que é o mau uso dos carros da polícia. Todos os dias tenho presenciado dois  veículos (Astra) da policia estacionados por volta das 6h30 da manhã, com indícios que passaram a noite no local. Um fica na rua Mem de Sá o outro na Canadá, (bairro América). Enquanto isso faltam viaturas para atender a população, até do próprio bairro mesmo, onde a violência estar crescendo assustadoramente. Quem é o responsável pelo controle desses veículos? Ou será que agora é norma de policiais dormirem em suas casas com os veículos de atendimento a população? A mesma coisa acontece com carros da Secretaria da Fazenda”.

 

Dengue e Deso

Do leitor Ubiratan Ramos: “Enquanto os  Governos  Marcelo Deda(estado) e Dilson de Agripino (município de Tobias Barreto), travam uma guerra contra a Dengue, a DESO (órgão do governo estadual)  , faz questão de ajudar ao mosquito que aterroriza a população. Senão vejamos: O mosquito se proliferava em águas “imundas”; agora tem outro tipo que se prolifera em água “destilada” (água da chuva). Fazendo a minha caminhada matinal (das 06:00 às 07:00 hs. pela av. Luiz Alves Filho, o que apreciamos, é uma verdadeira cachoeira de água ladeira a baixo.O líquido precioso. que é um bem finito, certamente um dia vai faltar, não para mim que já estou nos meus  quase 60 anos, faltará para os netos do meu prefeito Dilson e do meu governador Deda. Pelo amor de Deus, vamos tomar uma providência com esse desperdício de água. É vazamento no asfalto, no calçamento,nas caixas de hidrômetros das residências e tudo mais. E a DESO, como dizia um amigo meu: nem chit. Ou tomam providência ou vam os pagar pelo desperdício”. Ubiratan Ramos – Radialista.

 

Sobre médicos e ponto eletrônico

De um servidor do Ipes, sobre matéria divulgada: “Os médicos que trabalham no Ipes Saúde participaram de assembléia na  manhã desta quinta-feira, 5. Cerca de 60 profissionais estiveram  presentes à reunião que tinha como pauta a discussão do Plano de  Cargos Carreira e Vencimentos (PCCV) e a implantação do ponto  eletrônico. Ao final, a categoria decidiu que irá fazer uma nova  reunião dentro de 90 dias para discutir algumas questões pendentes. Na reunião, foi colocado pelo médico José Aragão, funcionário do IPES  Saúde, diretor do Sindimed e membro da Comissão para a elaboração do   PCCV, junto à diretoria do órgão, que o esboço feito do Plano está   sofrendo os ajustes necessários e sendo estudado pela diretoria  técnica e apreciado pela Procuradoria Geral do Estado. Indago: Aragão é médico no Tribunal de Contas. Lá não devia ter ponto também?   Ou será por que lá não precisa Plano de Carreira?”

 

Frase do Dia

“Ouve-me, ouve o meu silêncio. O que falo nunca é o que falo e sim outra coisa. Capta essa outra coisa de que na verdade falo porque eu mesma não posso.” Clarice Lispector.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais