Como calcular o engajamento da sua fan page

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Em menos de um mês, a página que a sua empresa mantém no Facebook – também conhecida como “fan page” – saltou de 150 para 15.000 “curtidas” (sendo que cada uma delas equivale a um “fã”, pessoa que gostou da sua marca). A diretoria está bastante entusiasmada com os fabulosos 10.000% de crescimento no número de seguidores, que vieram acompanhados de um aumento igualmente significativo de internautas “falando sobre isso”: de 30 para 90 (ou seja, três vezes mais). Em outras palavras, são mais usuários da rede social que publicaram postagens relacionadas à sua empresa, e isto considerando as mais diversas esferas: curtindo ou compartilhando um dos seus conteúdos, fazendo check-in, publicando no seu mural… E por aí vai.

De fato, a situação parece promissora. Porém, o que muita gente esquece é que “curtidas”, por si só, podem não significar muita coisa. Na verdade, mesmo um incremento substancial na quantidade de fãs corre o risco de representar algo negativo para a sua empresa. Isto porque, no fim das contas, o que vale realmente a pena é o engajamento dos seus seguidores. O quanto eles efetivamente se interessam pelos conteúdos que são disponibilizados e, especialmente, em que nível interagem com os mesmos.

Pense comigo: o que é melhor? Um monte de usuários desinteressados, ou um grupo menor de adeptos, mas altamente engajados com as suas publicações? Para o seu negócio, acredite: a segunda opção é bem mais interessante! Afinal, de nada adianta uma loja cheia, se ninguém comprar os seus produtos. É preferível contar com menos clientes olhando as vitrines, mas comprando com qualidade.

E como saber a quantas anda o engajamento das suas publicações? Pois saiba que há uma fórmula matemática específica para quantificá-lo. Lá vai (lembrando que os números do “falando sobre isso” e a quantidade de “fãs” – ou “curtidas” – você encontra logo abaixo do nome/marca da sua empresa, assim que acessar a fan page da mesma):

Já para classificar o resultado, o Social Bakers (grupo especializado na geração de indicadores sobre as mídias sociais ao redor do mundo) estabelece os seguintes parâmetros: baixo, se a divisão der menos que 0,01; médio, se ficar entre 0,01 e 0,1; e alto, se ultrapassar a marca do 0,1.

Vamos aplicar esta equação no exemplo que utilizamos na abertura do nosso texto. Antes, 30 pessoas “falavam sobre isso” e havia 150 "fãs". O engajamento, portanto, era de 0,2. Depois, passamos para 90 internautas “falando sobre isso”, contudo, num universo de 15.000 “curtidas”, o que nos deixa com um engajamento de 0,006. Trocando em miúdos, não apenas temos um resultado 33 vezes inferior, quanto também observamos o rebaixamento do engajamento de “alto” para “baixo”. Algo, portanto, nada positivo, mesmo envolvendo uma quantidade maior de seguidores.

E a sua empresa? Tem conseguido engajar os internautas a contento? Nas próximas semanas, daremos novas dicas de como avaliar a adequação da sua fan page no Facebook. Aproveite para colocá-las em prática… E bons negócios virtuais!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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