Como evitar a Gripe

0

Dr. Almiro Sobrinho

Tenho encontrado pelos lugares que passo pessoas tossindo e espirrando continuamente fadigadas pela gripe. Existe uma necessidade maior da prevenção e cuidados dessa doença para que não atinja a cada um de nós. Temos de fazer a nossa parte para não sermos contaminados e também para não contaminarmos as outras pessoas com essa virose. Como proceder para ficar longe desse vírus que prejudica quem se contagia?

Nada melhor do que falar com um médico especialista a fim de conhecermos a melhor maneira de prevenção e nos deixar longe desse sofrimento. Fui entrevistar o Dr. Almiro Alves Oliva Sobrinho, Médico Pneumologista e especialista em Terapia Intensiva a fim de colher informações úteis na prevenção da gripe.

Na antessala do consultório, encontrei novamente pessoas tossindo, fungando, com feições cansadas, ávidas pela recuperação da saúde. Um senhor grisalho saiu do consultório dele e passou por nós todo animado falando em voz alta para tranquilizar a todos: “esse é um bom médico, consegue elaborar excelentes diagnósticos e curar as doenças”. Mais uma vez sabia que iria falar com um médico conceituado capaz de nos esclarecer sobre a gripe.

Dr. Almiro atende na Clinica Santo André e na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas e no Hospital Universitário.

Entrevista:

Denise
O que acontece que atualmente existe uma incidência maior de pessoas gripadas?

Dr. Almiro
Com as mudanças climáticas que acontecem nos meses de junho e julho várias viroses respiratórias, como a gripe, se alastram facilmente passando de uma pessoa infectada para uma pessoa saudável principalmente através do contágio aéreo, dos espirros e tosses, pelas gotículas de aerossol que caem no ar. O vírus mais frequente é o da Influenza.

Denise
Quais os cuidados que devemos ter para não pegarmos esses vírus?

Dr. Almiro
1º Higiene pessoal. As mãos são elementos transmissores e devem ser lavadas com água e sabão ou com álcool gel;
2º Evitar lugares de aglomeração;
3º Evitar choques térmicos. Ex.: Sair de um local gelado e entrar num quente;
4º Proteger-se diante de uma pessoa contaminada. Ex.; Evitar beijos sociais, arejar o local abrindo janelas;
5º Evitar ar-condicionado com temperaturas muito baixas;
6º Usar roupa adequada que o deixe aquecido quando estiver em ambientes frios;
7º Evitar correntes de ar;
8º Quando for espirrar ou tossir cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel e se desviar de outras pessoas para evitar a disseminação do vírus no ar.

Denise
Por que uma gripe deixa algumas pessoas mais debilitadas do que outras?

Dr. Almiro
A infecção viral “abre portas”  para outras infecções bacterianas que fragiliza o doente de gripe e que pode ser fatal nos idosos, portadores de Enfisema, Bronquite crônica ou outras doenças crônicas pulmonares; por isso atinge mais algumas pessoas do que outras. Daí a necessidade e a orientação para que se vacinem sistematicamente e anualmente as pessoas maiores de 65 anos de idade ou portadores de doenças crônicas pulmonares.

Denise
Uma pessoa que não se enquadra nesse grupo de maior risco e que deseja se vacinar juntamente com a sua família e os seus filhos para poderem se proteger mais das viroses, também podem se beneficiar com a vacina?

Dr. Almiro

Sim. A vacinação é direcionada mais para os idosos pelo maior risco de a gripe trazer complicações mais sérias e até a morte.

Denise
Quais os sintomas que sente uma pessoa quando é contaminado pelo vírus influenza?

Dr. Almiro
Mal estar, fadiga, coriza, dores no corpo e febre. Espirros e tosse.

Denise
Quais são as complicações da gripe quando ela deixa de ser inofensiva?

Dr. Almiro
A gripe sempre é ofensiva. Debilita todos que a contraem principalmente os mais idosos e as crianças menores trazendo complicações como Pneumonia, Bronquite, exacerbação de DPOC (Enfisema), desencadeia crises asmáticas nos portadores de Asma.

Denise
Como proceder no período da doença para melhorar o estado gripal e acelerar a recuperação?

Dr. Almiro
Repouso, boa alimentação, boa hidratação e uso de medicações para alívio de sintomas.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais