Como manipular uma pesquisa

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog publica um texto do jornalista Luciano Martins Costa – publicado ontem no Observatório da Imprensa – que reforça ainda mais a tese deste espaço que pesquisas devem ser realizadas apenas para consumo interno.

As duas pesquisas de intenção de voto divulgadas na quinta-feira (16/10) proporcionam um bom exemplo para a análise do protagonismo da imprensa na disputa eleitoral. O Estado de S. Paulo proclama: “Aécio e Dilma mantêm empate técnico, apontam pesquisas”. A Folha de S. Paulo anuncia: “A 11 dias da eleição, Aécio e Dilma mantêm empate”. O Globo afirma: “Disputa fica estável apesar de agressões”.

Nas linhas finas, os três jornais procuram destacar uma suposta vantagem numérica do candidato do PSDB, sendo que o Globo faz uma relação direta entre as trocas de acusações nas propagandas eleitorais e o resultado das consultas do Ibope e do Datafolha.

Também há análises observando que o apoio dado ao senador Aécio Neves pela ex-ministra Marina Silva e pela família do falecido ex-governador Eduardo Campos não ajudou muito o candidato. O Datafolha sugere, aliás, que o apoio de Marina mais atrapalha do que favorece o ex-governador de Minas.

Pesquisas devem ser levadas a sério, porque são usadas intensamente pelos partidos políticos e alimentam a pauta da imprensa. No entanto, é preciso desconfiar quando duas consultas feitas em datas diferentes apresentam resultados iguais, principalmente se se considerar que entre uma e outra ocorreram fatos relevantes, capazes de mudar as convicções de muitos eleitores.

O Ibope colheu seus dados entre os dias 12 e 14/10, antes do debate realizado pela TV Bandeirantes na noite de terça-feira (14), e o Datafolha saiu a campo no dia 14 e no dia seguinte, ou seja, sua amostragem foi parcialmente influenciada pelo debate.

Os analistas da mídia reconhecem que esse foi um divisor de águas, por colocar os oponentes, pela primeira, questionando-se diretamente um ao outro, sem a intervenção de jornalistas e de outros candidatos.

O Estado de S. Paulo apresenta um quadro onde considera o debate relevante para as escolhas dos eleitores, mas não explica por que ele foi parar ali, uma vez que o fato aconteceu depois da pesquisa Ibope. Portanto, seria de se esperar que o resultado do Datafolha viesse ao menos ligeiramente diferente dos indicadores do Ibope.

Mas essa ainda é uma questão menor.

A lavagem de factoides

Nos anos 1980, jornalistas da revista Veja chamavam de “a mão peluda” as intervenções do então diretor de redação, Roberto Guzzo, em seus textos. Era uma forma bem-humorada de protestar contra a homogeneização do estilo, que, posteriormente, degenerou para o panfletarismo puro e simples.

Pois a “mão peluda” pode ser flagrada na cobertura eleitoral dos principais veículos de comunicação do País, num jogo que começa na pauta e continua nas pesquisas de intenção de voto.

Vejamos, então, como funciona: a imprensa hegemônica martela sem cessar um assunto que é desfavorável a um dos candidatos. Nem é preciso demonstrar, mas até mesmo o leitor mais fiel sabe que o noticiário é predominantemente negativo para a candidata do Partido dos Trabalhadores, enquanto seu oponente é poupado em nível de vassalagem. Então, o tema central do bombardeio contra a candidata petista vai parar nos formulários que os pesquisadores levam a campo. E muitas respostas, evidentemente, podem ser influenciadas.

A manobra é denunciada por eleitores nas redes sociais, e o questionário inteiro da pesquisa pode ser conferido no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Na pergunta 22 da pesquisa Datafolha, por exemplo, o eleitor ouve o seguinte: “Você tomou conhecimento das denúncias de um ex-diretor da Petrobras que envolvem o pagamento de propinas em contratos da empresa para três partidos: PT, PP e PMDB?” Então, o pesquisador pergunta se o entrevistado acredita ter havido o pagamento de propinas, e depois questiona se essas denúncias deveriam ser divulgadas durante a campanha ou só depois do segundo turno. Nas duas perguntas seguintes, o pesquisador envolve diretamente a presidente da República no escândalo, com a seguinte pergunta (P.25): “Na sua opinião, a presidente Dilma Rousseff tem ou não responsabilidade no caso de corrupção em negócios da Petrobras?” E o pacote é fechado por uma questão sobre a eventual influência das denúncias na definição do voto do pesquisado.

O escândalo montado pela imprensa a partir de declarações fragmentadas, vazadas seletivamente de um processo criminal, vai para a pesquisa e depois volta para o noticiário. É assim que funciona a “lavagem” de factoides.

Jornais em dificuldades financeiras
O blog foi informado ontem que um jornal semanário vem atrasando mensalmente os salários dos funcionários. E procura um novo dono. Já um Jornal do dia a dia também tem problemas. Reduziu o número de jornalistas e vem pagando a conta gotas os salários de setembro.

SMTT e a fiscalização dos clandestinos
O vereador de Aracaju, Adriano Taxista (PSDB) foi correto no discurso ontem na Câmara quando criticou a falta de fiscalização da SMTT nas ruas e avenidas. Enquanto fiscalizam os taxistas legais, deixam de lado os clandestinos que estão por todos os cantos. Basta ficar em um ponto de ônibus para que um clandestino pare no local chamando os passageiros.

700 clandestinos em Aracaju
“Tenho que ser justo e reconhecer que os clandestinos já vêm da gestão anterior, mas foi na gestão atual que criaram as linhas do Santa Lúcia e do Augusto Franco! Hoje são de 600 a 700 particulares fazendo esse serviço pelas ruas e avenidas da capital. Em contrapartida, são 2.080 táxis em Aracaju, fazendo duas corridas pela manhã e duas à tarde. Isso pode? Como sobreviver assim?”, questionou, lembrando que a SMTT tem técnicos com experiencial policial e não resolvem nada.

Vice-prefeito  Machado tem que chamar a atenção do PSDB. Invadiu a calçada
No momento em que a Prefeitura de Aracaju a todo momento vem anunciando ações para melhorar a mobilidade, principalmente dos pedestres, o PSDB, cujo presidente é o vice-prefeito Machado, invadiu a calçada da sede (Rua Duque de Caxias), com uma tenda e de quebra ainda colocam mesas e cadeiras para divulgar o candidato do partido a presidente. Ao invés de conquistar votos está recebendo criticas dos pedestres que passam no local ao lado da Secretaria do Planejamento.

Ato Pró Aécio em Sergipe
O Diretório estadual do PSDB, juntamente com o PSDB-Mulher de Sergipe, convida toda a sociedade sergipana a participar de um novo ato em favor da candidatura do senador Aécio Neves (PSDB), que disputa o segundo turno das eleições. O evento está marcada para as 16h30, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, localizada à Rua  Santa Luzia, em Aracaju.

Da tranquilidade das eleições em Sergipe
A sociedade sergipana – através dos segmentos organizados , como a OAB/SE – deveria homenagear o Tribunal Regional Eleitoral, a Procuradoria Regional Eleitoral e a Polícia Federal pela tranquilidade como ocorreu as eleições estaduais deste ano. Compra de voto teve sim, como em todo país, mas é preciso lembrar que a responsabilidade também é do eleitor.O presidente do TRE/SE, sem alarde, sem aparecer muito na mídia, desembargador Cezário Siqueira Neto, fez um trabalho árduo juntamente com todos os membros e a equipe do órgão. A PRE também fez a parte dela com as denúncias e pedidos de cassação de candidaturas.

Presidente do TRE/SE visita Locais de Votação
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), Des. Cezário Siqueira Neto, realiza  hoje, 17, uma visita a alguns Locais de Votação das 27ª e 36ª Zonas Eleitorais. A visita objetiva a certificação e garantia do bom funcionamento desses Locais de Votação no dia da realização do segundo turno do Pleito, bem como o conhecimento da logística que será utilizada para a distribuição dos eleitores nessas localidades, no dia 26 de outubro.

Locais
Na 27ª Zona, o Presidente do Tribunal comparecerá à Escola Municipal Diomedes Santos Silva; Escola Estadual Prof. André Mesquita e Escola Estadual Vitória de Santa Maria, todas situadas no Bairro Santa Maria. Visitará também o Campus Farolândia da Universidade Tiradentes.  Já na 36ª, o Desembargador comparecerá aos Colégios Master e Americano Batista. Com início às 8h, a visita se estenderá durante toda a manhã da sexta-feira.

Diálogo Político OCDE/Brasil: Governança da Água
Ailton Rocha, Superintendente de Recursos Hídricos da SEMARH, participou nos últimos dias 15 e 16 de outubro, em Brasília/DF, a convite da ANA e da OCDE do Diálogo Político OCDE/Brasil para a Governança da Água.

Fórum
A OCDE é um fórum no qual os governos comparam e trocam experiências de políticas e identificam boas práticas, tendo em conta os desafios emergentes, além de promoverem decisões e recomendações para criação de melhores políticas para uma vida melhor. A missão da OCDE é promover políticas que melhorem o bem-estar econômico e social das pessoas em todo o mundo.

Patrocínio Caixa para clubes sergipanos. Justa reivindicação
O vereador Max Prejuízo (PSB), voltou a defender, o patrocínio da Caixa aos times sergipanos. Por ano o banco investe cerca de R$ 100 milhões em clubes das séries A, B e C, informou o vereador.

Apoio em Aracaju
“Fiz algumas pesquisas e segundo o jornal O Estado de São Paulo, a Caixa condiciona o apoio a clubes a folha de pagamento do município. Ora, a Caixa já detém a folha do município de Aracaju e, nada mais justo, que olhe para os times sergipanos”, defendeu Max. “O Confiança tem feito bonito, defendendo o estado de Sergipe no Campeonato Brasileiro. Nossos times fazem o possível, mas precisam de um apoio”, disse Max.

Abrigos de ônibus
O vereador Jailton Santana (PSC) destacou, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), as reclamações dos usuários do transporte público sobre os abrigos de ônibus na capital. Segundo o parlamentar, moradores da Zona de Expansão e do Bairro Atalaia pediram ajuda para que a Prefeitura instale novos abrigos. De acordo com Jailton, nos últimos meses, a Prefeitura está realizando a substituição de abrigos em alguns bairros da cidade.

Abrigos de ônibus II
No entanto, o parlamentar lamentou os atos de vandalismo, que deterioram o patrimônio público. “Eu não consigo entender como uma pessoa, que utiliza o transporte coletivo, pratica atos de vandalismo, destruindo o patrimônio público. O investimento da Prefeitura é alto e é o dinheiro do povo que está ali. Todos devem ter consciência disso”, frisou. O parlamentar pediu o apoio da população na conservação do patrimônio público e garantiu que vai apresentar à SMTT as demandas dos moradores

Ceac Itinerante
O Governo de Sergipe, através do CEA Itinerante, atendeu cerca de 600 pessoas no município de Maruim, cidade pela qual a ação passou toda a semana. Dentre os diversos serviços, as emissões da Carteira de Identidade e da Carteira de Trabalho foram os mais procurados. Até o final do mês, a ação coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), irá passar pelos municípios de Campo do Brito, entre os dias 21 a 23, e Malhador, de 28 a 30 de outubro.

Novidades para Sergipe
Os representantes das entidades filiadas ao Fórum Empresarial de Sergipe receberam na terça-feira, 14, a presença de Saumíneo Nascimento na reunião-almoço deste mês, realizada no Hotel Aquários. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia falou sobre ´As Ações e os Objetivos da atual Gestão para a Sedetec´. O evento contou também com a participação da superintendente da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Silvana Lisboa, e dos procuradores de Estado Carlos Monteiro e Conceição Barbosa, que apresentaram o projeto ´Conciliar para Crescer´.
Informações
Para o coordenador do Fórum Empresarial, Ancelmo de Oliveira, a reunião-almoço extrapolou as expectativas. “A palavra abalizada do secretário Saumíneo trouxe quantidade e qualidade de informações. Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia são áreas do maior interesse do setor empresarial. As perspectivas são boas diante das novidades apresentadas no encontro de hoje”, comenta Oliveira.

Novidades
Dentre as informações e novidades da Sedetec, o secretário destacou algumas medidas lançadas recentemente pelo Governo do Estado, a exemplo do fim do subteto do Simples. Informou também que os representantes da Vale irão, no final deste mês, apresentar o Projeto Carnalita para alguns empresários do setor da construção civil. Além disso, anunciou que duas fábricas de cimento já iniciaram o processo de legalização junto ao DPM para dar entrada na licença ambiental. “Estes dois juntos somam quase R$ 2 bilhões em investimentos para Sergipe”, revela Saumíneo Nascimento.

Volume
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto, os gráficos apresentados pelo secretário, em especial sobre o volume bruto agregado, empregos e estabelecimentos, mostraram que o comércio está totalmente desproporcional. “Não sei se isso é também um retrato nacional, mas é fato que o comércio está em desequilíbrio no nosso Estado. Isso exige um estudo mais aprofundado para encontrarmos soluções”, pontua Porto.

Jornalistas:Curso de Marketing Digital terá desconto para sindicalizados
Nos dias 19 e 20 de dezembro, Aracaju vai receber o curso de Marketing Digital ministrado pela agência web CreativeBizz, que atende grandes marcas. Por serem abordados temas diversos interessantes para o nosso dia-a-dia, o Sindijor fechou uma parceria com a organização do curso: 5% de desconto para jornalistas sindicalizados. Para solicitar a condição especial, basta citar o Sindijor na solicitação da inscrição.

PROMOÇÃO
Até este domingo, há valor promocional de primeiro lote: R$ 360 (ao qual podem aplicar os descontos). O pagamento pode ser feito em até 3x sem juros (cartão) ou com outros 5% de desconto (à vista). Mais informações no seguinte link: http://creativebizz.com/curso-marketing-digital-aracaju/

BPRp apoia Projetos Sociais na capital
A Polícia Militar de Sergipe, através do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), vem apoiando o desenvolvimento de ações sociais na capital sergipana, visando a integração da sociedade com a corporação.

Projeto "Fumaça Zero"
O Projeto Social "Fumaça Zero" é uma iniciativa da comunidade do Bairro Aeroporto e adjacências no sentido de promover ações sociais visando orientar as crianças e adolescentes para a prática das boas maneiras, inserindo-os em atividades esportivas, culturais e educativas. Neste projeto estão matriculados aproximadamente 100 crianças carentes que são assistidas semanalmente com diversas atividades, principalmente, àquelas voltadas para as orientações com o objetivo de prevenção às drogas e ao cometimento de atos infracionais.

Apoio
O Projeto "Fumaça Zero" conta com o apoio da Associação de Moradores do Santa Tereza e Adjacências, Sesi, Senac, Igreja locais (Católica e Evangélicas), empresários locais e da Polícia Militar através do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha.

Visita ao Orfanato no Santos Dumont
Em outra ação, orientada pelo Cap PM Teixeira, policiais do BPRp realizaram a distribuição de presentes e lanches às crianças que são apoiadas por uma creche, coordenada por uma entidade católica no Bairro Santos Dumont. Os radiopatrulheiros fizeram uma campanha no âmbito da unidade, arrecadando presentes, lanches e brindes. Após escolher a creche que atende crianças carentes naquela comunidade, aproveitando a passagem comemorativa ao Dia das Crianças, foram a referida creche e efetivaram o ato, inclusive interagindo com as crianças em atividades lúdicas na tarde da última segunda-feira.

Momento especial
Para o Capitão PM Teixeira – Ajudante do BPRp – "Foi um momento especial, pois além da importância do dia festivo, o evento proporcionou o estreitamento dos laços de amizade entre a comunidade e a PMSE".  De acordo com o Ten Cel PM Carlos Rolemberg – Comandante do BPRp – "Estas ações demonstram o comprometimento dos valorosos radiopatrulheiros com a sociedade, salientando a importância da unidade no contexto social, nas atividades que vão desde o policiamento ostensivo radiomotorizado na minimização do índices de criminalidade, como, em ações sociais que fortalecem a cidadania e por consequência a imagem da corporação perante a sociedade".

Karatecas sergipanos participarão de Campeonato Mundial em Buenos Aires
De 12 a 19 de novembro deste ano, karatecas sergipanos, do Clube Karatê União, da PM e das escolas Salesiano, Bom Pastor e Castelo Branco participarão do Campeonato Mundial de Artes Marciais em Buenos Aires. Todo esforço do professor e atleta Yoacan Jócelis, sempre na luta, descobrindo novos atletas, abrindo oportunidades e mostrando que o esporte é um dos caminhos para o sucesso e contribuinte da formação.

Seleção
Os atletas sergipanos que irão compor a seleção brasileira: Yoakan Jócelis ,  Thiago Loeser, Emerson Thaislan, Gilmara Adriana, e Anderson Andrade. Todos estão treinando forte e participando de eventos regular durante todo o ano e a vaga foi conquistada no nacional escolar (RN) e no Panamericano Imat (Brasília).

Maturidade
Será a segunda vez que Sergipe participará do mundial de artes marciais. Na primeira vez Sergipe levou oito atletas e o resultado foi o melhor possível. Agora, levando um número menor, a maturidade do professor e atleta Yoacan será fundamental para os jovens atletas.

Karatecas precisam de apoio dos empresários
O Clube de Karatê União a cada dia, a cada ano surpreende, com novidades e com a descoberta de novos alunos. Este grupo ainda está precisando de apoio dos empresários sergipanos quem puder e quiser ajudar é só ligar:9938 – 79 34 ou 8809 – 0037. Sua marca além fronteiras, para o Mercosul. O grupo agradece a parceria: Sejesp, Trimídia, Ponto do Frango, Fitnnes, Poul e Nassal.

Centro Cultural
No dia 20 de outubro será inaugurado o novo Centro Cultural de Aracaju, localizado no prédio da Antiga Alfândega. As instalações do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, unidade da Funcaju, já foram transferidas para um dos diversos espaços do Centro, que conta ainda com uma biblioteca, teatro, memoriais, salas de exposição e oficinas, entre outros.

IGB recruta professores
O Instituto GBarbosa (IGB) divulga novo edital com vagas de professores nas áreas de Contabilidade e Finanças; RH e Direito; Marketing e Publicidade; e Informática. Os docentes contratados atuarão no projeto Reciclando Realidades, realizado em parceria com a Central Recicle e Ministério do Trabalho, através da SENAES. A iniciativa  capacita catadores de resíduos sólidos, organizados ou não, residentes em Aracaju e na Grande Aracaju. As informações e pré-requisitos para participar da seleção constam no edital publicado no portal da transparência do IGB http://www.gbarbosa.org/16_10_2014_Convocacao_2_Edital_Professores_15_2013.pdf

Agenda
17 de outubro, sexta-feira. Faltam nove dias para o segundo turno das eleições. Hoje é o dia internacional da erradicação da pobreza. E também do eletricista e da apicultura.
Preço do petróleo desaba. O governo já cogita não reajustar os combustíveis neste ano. Justiça proíbe a Cielo de usar o nome do nadador brasileiro em seus produtos e serviços. Falta de água atinge todas as regiões de São Paulo. A Apple remove app de sexo consensual. Hillary Clinton defende, em palestra, a internet aberta. Auditoria pede blindagem em fundo do FGTS. As térmicas vão reduzir ganhos do horário de verão, que começa a vigorar no próximo domingo, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Curtas
ALCKMIN NEGA QUE A ÁGUA VÁ ACABAR EM NOVEMBRO EM SÃO PAULO. /// ECONOMIA CRESCE 0,27 POR CENTO EM AGOSTO, SEGUNDO O BANCO CENTRAL. /// FRANÇA TEM CASO DE SUSPEITA DE EBOLA. /// SURTO DA DOENÇA NO OCIDENTE É IMPROVÁVEL, DIZ A OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. /// SUSPEITO DE MATAR 39 PESSOAS EM GOIÁS TENTA SUICÍDIO NA CADEIA, INFORMA A POLÍCIA. /// ANVISA MANDA RECOLHER 12 LOTES DE VACINA CONTRA MENINGITE C.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Aniversário do Mais Querido
O Club Sportivo Sergipe, também chamado de “O Derrubador de Campeões”, completa, hoje, 105 anos de existência. Uma semana após a criação do Cotinguiba, surge outro clube que também seria voltado, em sua primeira fase, para a prática de esportes náuticos, em especial o remo. Em 17 de outubro de 1909, era eleita a primeira diretoria do Sergipe, assim constituída: Presidente de Honra – Coronel Lourenço Pinto Monteiro; Presidente – Tancredo de Souza Campos; Vice-presidente – José Vítor de Matos; Primeiro secretário – José Couto de Farias; Segundo secretário – Adalberto Monteiro; Tesoureiro – José Fernandes de Oliveira; Orador – Hemetério Gouveia; Diretor de regatas – Américo Silva. Comissão fiscal – Dr. Alexandre Lobão, Coronel Terêncio Sampaio e Jucundino Souza Filho.

Polêmica
Apesar da lenda que tem atravessado décadas, a fundação do Club Sportivo Sergipe não foi originada de desavenças entre os fundadores do Cotinguiba. Houve sim, entre os presentes na sessão de instalação do decano, os que achavam que o nome do rio que banhava Aracaju não era Cotinguiba e sim Sergipe. O nome do Rio Sergipe foi confirmado oficialmente pelo Decreto-Lei 931, de 10 de novembro de 1925. O rio Cotinguiba é apenas afluente do Sergipe.

Fonte
Os dados sobre a fundação do Sergipe foram extraídos de A HISTÓRIA DO FUTEBOL SERGIPANO, obra de autoria de Viana Filho.

Parabéns
Ao atual presidente rubro Reinaldo Moura, em cujo nome saudamos efusivamente todos os que compõem a família rubra.

Cotinguiba
O Cotinguiba Sport Club foi fundado no dia 10 de outubro de 1909, sendo, portanto, exatamente uma semana mais velho do que o Sergipe. Daí resulta ser cognominado “O Decano da Fundição”.

Semana decisiva
O Confiança poderá ascender à Série C no próximo domingo. A torcida proletária deverá lotar o Presidente Médici, na partida do próximo domingo, contra o Jacuipense. O Dragão atingirá seu objetivo mesmo se perder por 1 X 0. Por sua brilhante campanha, mantendo-se invicto, o quadro proletário credencia-se a mais um resultado positivo.

Modificações
Platini defende mudanças no futebol: 5 substituições e cartão branco.

Líder negativo
O Sheik (Emerson) rebate essa acusação.

Estreia de Zico
Na Índia, Zico estreou como técnico do GOA. Seu time perdeu por 2 X 1. Elano, do CHENNAIYIN, marcou um golaço, no estilo de Zico…

PELO TWITTER

www.twitter.com/LiberdadeFM997  "A credibilidade dos políticos está em baixa, e isso é muito ruim. Está difícil pedir votos", Garibalde Mendonça.

www.twitter.com/clovis_silveira  Nunca desista. Grandes coisas levam tempo!

www.twitter.com/palmeriodoria  Ecos das manifestações de junho de 2013. Alckmin eleito em SP. Pezão, do Cabral, na frente em todas as pesquisas no RJ.

www.twitter.com/MarcelodaTaboca  Deus é forte, Ele é grande, e quando Ele quer não tem quem não queira.

www.twitter.com/SueliCarvalho1  Nas redes sociais cada um defende o que melhor lhe convém.

DO LEITOR

Ditadura no MP de Sergipe
De um servidor do órgão: “Instituição criada para defender o patrimônio publico e social, bem como ser o fiscal da lei, é hoje um dos órgãos mais violadores da legalidade.Não obstante o pagamento discriminatório de gratificações e relotações de oficio para apadrinhados, hoje o Ministério Publico, cujo chefe máximo é o Sr. Orlando Rochadel, passou dos limites violando inclusive, o direito de manifestação dos servidores do MPSE, garantido na Constituição Federal.Cansados de tanta exploração, com um dos salários mais baixos do pais, os servidores do MPSE organizaram uma manifestação pacífica por melhores condições de trabalho.A manifestação seria através da confecção de blusas com os seguintes dizeres: "Servidores do MPSE pedem melhorias para categoria" Sabendo da mobilização da categoria, o PGJ, no mais puro ato de arbitrariedade, proibiu a empresa "Casa das Cópias" (onde se encontrava o arquivo para a confecção das blusas), de imprimir qualquer coisa e mandou que apagassem o arquivo, relembrando os velhos tempos da ditadura, em que os sindicatos eram perseguidos.”

Estacionamento Proibido na praça Tobias Barreto: desrespeito diariamente
Do leitor Luiz Brandi: “É impressionante como os motoristas desrespeitam a sinalização de Estacionamento Proibido na Praça Tobias Barreto, em frente ao prédio da SSP, pois comumente a exemplo de hoje às 9,30h não tinha “nenhuma vaga disponível”, e já estão estacionando também erradamente no lado esquerdo na continuação da rua até Rua de Campos. Hoje tinha 02 veículos de órgãos de comunicação plotados, um de funerária, e os outros particulares.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
   
Frase  do Dia
“Quem sabe rir de si mesmo se diverte muito mais.” Conde de Saint-Simon, teórico do socialismo utópico, nasceu em 17 de Outubro de 1760 e morreu em 1825.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais